Re: [Computadores] Redes

Tópico criado e mensagens sobre o tema colocadas com relativo sucesso :-[ . Boas discusões sobre redes!

Já tive lá ontem a mudar endereço ip para static e a meter o ip,etc… mas dps fiquei sem net e tive de fazer reset ao router.
Tive a fazer um teste ás portas e deu isto

Note: Host seems down. If it is really up, but blocking our ping probes, try -P0
Nmap finished: 1 IP address (0 hosts up) scanned in 1.563 seconds

é mau? é normal ? como resolvo? ???

Qual é o teu fornecedor de internet?
E o modelo do router?

Mas tens IP estático ou dinâmico? É que isso parece mesmo sintoma de mudança de IP e consequente perda de ligação.

Nick - Netvisão e o Router é um Belkin wireless F5D7230-4

Gabriel Alves eu tive q definir um Static IP nas ligações de rede mas no ip do router tá assinalado Dinamico… ontem tentei meter Static (o ip,etc q tenho nas ligaçoes de rede) mas fiquei sem Net lol

É difícil ajudar-te porque os router configuram-se de forma diferente consoante as marcas. É fundamental que sigas as indicações do manual.

Em princípio, o teu IP deverá ser dinâmico a não ser que tenhas pedido ao teu ISP a mudança para IP fixo.

hum ok obg na mesma

Telefona para o Centro de Atendimento de Clientes Netvisão e pede ajuda :inde:

Supondo que a tua ligação é de IP dinâmico:

-Configura o PC para receber automáticamente o IP;

• Faz um reset ao router;
  • Liga-o ao PC por cabo;
  • Em principio, o serviço DHCP do router estará activo, consulta as propriedades da ligação de rede do PC e vê se tens um IP da gama ‘192.168.2.*’. Se não tiveres, define manualmente o ip do PC para algo dentro dessa gama (por exemplo 192.168.2.100), netmask 255.255.255.0, gateway 192.168.2.1… não metas nada nos DNS para já;
  • Abre um browser de internet e no endereço coloca 192.168.2.1, faz login sem meter password;
  • Se por acaso o teu PC não recebeu automaticamente o IP, no interface web do router vai a ‘LAN’, ‘Lan Settings’ e mete o DHCP Server em On;
  • Volta à configuração da rede do PC, confifura para obter automáticamente o IP;
  • Verifica de novo se já tens um ip da gama que indiquei acima… se sim, segue;
  • No interface web do router vai a ‘Internet WAN’, ‘Connection Type’ e escolhe a opção ‘Dynamic’;
  • Na opção DNS abaixo de ‘Internet WAN’, escolhe a opção de ser atribuido automáticamente pelo ISP;
  • Desliga o router e o modem da Netvisão, liga o router e verifica se o IP foi atribuido correctamente ao PC, depois liga o modem da Netvisão… este passo pode não ser necessário, mas já tive muitos casos de routers que só recebem o IP do ISP desta forma;
  • Por esta altura já deverás ter internet no PC ligado por cabo;

Agora o Wireless:

-Vai de novo ao web interface do router (192.168.2.1);

• Entra em Wireless e escolhe ‘Enable’;

• Entra em Channel and SSID e onde diz SSID coloca um nome ao teu gosto;

• Onde está SSID Broadcast escolhe Enable;

• O Wireless Channel tens que testar para ver qual funciona melhor no teu caso porque depende das interferências na zona… eu costumo dar-me bem com o 3;

• Depois entra em Security;

• Escolhe o tipo de encriptação que pretendes… apesar de menos seguro, costumo usar a WEP 64 bits por ser mais compatível com vários tipos de equipamentos (PDAs, por exemplo);

• Partido do pressuposto que escolhes WEP 64 bits, escolhe a opção HEX e na key 1 mete uma palavra-passe em hexadecimais (só podes usar os caracteres 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F);

• No Default Key ID escolhe 1;

• No portátil onde queres aceder por wireless, vai à lista de redes detectadas pelo Windows e deve-te já aparecer uma com o nome que colocaste no SSID… liga-te a essa rede e quando te pedir a password metes a que colocaste em hexa na configuração da encriptação;

• Se tudo correr bem, o portátil vai-se ligar e vais ter o wireless a funcionar!!

Eu não tenho este router, estas dicas que te dou em cima são baseadas no User Manual do router, por isso é que te pedi o modelo… penso que não devo falhar por muito, tenta seguir à riscas e na ordem correcta os passos que te indiquei em cima.

Foi isto que estive a fazer ontem com a assistência técnica do sapo adsl ao telefone. Mas vou guardar para emergências futuras. Obrigado.

Ja faço isso obg

quanto ao portatil ja resolvi ontem a noite

Bem tá igual ja fiz isso tudo e dá o mesmo lol

Não é necessário abrir o «SSID BROADCAST» e eu nem faria isso, porque é um convite aos hackers. A 1ª coisa que eles vão tentar descobrir é a forma como a ligação está encriptada. Há uma forma mais segura de estabelecer uma ligação wireless entre um PC e um router, que é através do MACADRESS.

Se quiseres estabelecer a ligação dessa forma:

1 - Vai ao PC que pretende aceder ao router e numa janela do DOS, digita:

ipconfig /all

2 - Na descrição de MACADRESS (endereço físico) do sistema wireless do PC, retira esse valor (será algo do género: 00-47-EJ-38-71-18) e aponta-o num papel. ATENÇÃO: é o MACADRESS da placa wireless e não da placa de rede física.

3 - Vai à configuração do router e na secção WIRELESS, escreve esse endereço no local destinado para o efeito. Guarda as alterações.

Se a rede wireless estiver correctamente configurada, o sistema wireless do PC descobrirá fácil e automaticamente o SSID do router, procedendo de imediato a uma ligação wireless. A partir desse momento e independentemente de existir ou não password de acesso, só poderá aceder ao router, a máquina(s) cujo(s) MACADRESS(ES) especificaste. Podes configurar tantos MACADRESSES quantos o router suportar. :wink:

Boas pessoal andei outra x a mexer nas configurações do router (ia definir p Static IP pq netvisão é static) tive a mudar ip,dns etc la nas configs dou router, e agr so consigo aceder a net directamente com o modem, se tiver o router ligado não dá! Já fiz reset,já desliguei pc, ja mudei cabos… nada, fiz um teste e existe um problema qq com os DNS bla bla alguém pode ajudar?

Eu sei, mas a minha ideia era meter a coisa a funcionar… as opções de segurança mais avançadas penso que só fazem sentido a partir do momento que pelo menos as ligações funcionam…

Sem ver estes problemas são difíceis de diagnosticar… tenta seguir novamente as minhas dicas à risca…

Na outra vez fiz o mesmo e bastou-me fazer reset ao router pa voltar ao normal, agora nem isso!

Ja ta bom :rotfl:

A situação é a seguinte:

O meu computador de casa (Vista Ultimate) tem uma ligação Netcabo. Pretendo partilhá-la sem fios com um portátil já velhote (XP Professional) que lá tenho.

Comprei dois adaptadores wireless (USB para o computador de secretária, PCMCIA para o portátil) e segui os passos que encontrei nos tutorials da net.

Acontece que o portátil reconhece a rede ad hoc sem fios, liga-se a ela, mas diz sempre que não tem sinal. O computador de secretária diz que o sinal está no máximo (os dois computadores estão lado a lado).

Segundo percebi das pesquisas que fiz, isto poderá ter a ver com configurações de IP e o caraças, mas isso já é sofisticação a mais para um nabo como eu.

Peço que algum dos muitos experts nesta matéria que aqui temos me dê uma ajuda, explicando-me como se eu fosse o burro que efectivamente sou.

PS- Uma coisa que poderá ou não ter interesse: no computador de secretária consigo configurar tudo, mas o utilitário que veio com o adaptador SMC (EzConnect G) não reconhece a placa. Penso que isto terá a ver com uma incompatibilidade entre o utilitário e o Vista (quanto aos drivers já instalei os mais recentes).