O Atlético de Madrid está interessado na contratação de Rafael Veloso, guarda-redes de 13 anos do Sporting e efectivo da selecção de Lisboa (Sub-13 e Sub-14) que se destaca pela impressionante estampa física (1,87 m, 76 kg).
O jogador ainda não assinou contrato de formação e, tendo em mãos a proposta espanhola, é livre para decidir o seu futuro. Os leões já têm conhecimento da situação e, amanhã, haverá uma reunião entre as partes em Alcochete.
Isto está cada vez mais complicado. Se eles começam a aparecer aí a tentar levá-los com esta idade, ou comelamos a gastar muito dinheiro muito cedo, nunca se sabendo se vale ou não a esforço, ou então um destes dias sabemos que acabou de sair um craque da cantera do Atlético de Madrid que um dia esteve na Academia de Alcochete. >:(
Tenho um colega meu que aos 14 anos tinha perto de 1.90 e uns 90Kg.
O que é certo é que hoje, sendo um homem formado, não cresceu muito mais depois disso, mais ctm, menos ctm.
São casos, mas acontecem, tal como o do Rafael que deverá ser semelhante.
Ser alto, por si só, não faz de ninguém um bom guarda redes. Gostaria de ler mais comentários sobre as qualidades futebolísticas do Rafael, não tanto tendo o físico como ponto de partida, mas sim a técnica.
Dá-me ideia que esta “notícia” foi mais uma daquelas para encher chouriços e para entreter os adeptos com … nada de concreto e puramente especulativo. :
No início do mês de Julho, Rafael Veloso deslocou-se com a família a Madrid para conhecer as infra-estruturas do Atlético. Viu o Vicente Calderón, o complexo de treinos e o colégio, conheceu técnicos e professores, chegou a preencher a ficha de aluno mas, hoje, o jovem guardião dos iniciados do Sporting [b]ainda não decidiu se aceita a proposta[/b] do novo clube de Simão Sabrosa. “Sonho atingir a titularidade no Sporting ou num grande europeu e na Selecção portuguesa”, diz este pequeno... gigante de 1,87 metros.
Nem todos os guarda-redes seniores podem orgulhar-se desta estatura. Rafael, admirador de Buffon e de Ricardo, confessa que poucas vezes viu alguém mais alto nas equipas onde passou. Ainda assim, impõe-se não pelo tamanho mas pela “voz de comando”. Começou no Lourinhanense, um ano depois estava no Torrense, seis meses mais tarde era jogador do Sporting. E agora, após uma temporada na Academica de Alcochete, o Atlético de Madrid vem bater-lhe à porta. O Sporting, atento, tem chamado o pai de Rafael – José Afonso, treinador de quarto nível e antigo guarda-redes, entre outros, de Académica, Penafiel e Alverca – a várias reuniões e uma decisão deve ser tomada em breve. O Sporting não tem miúdo garantido porque, antes dos 14 anos, todos os jovens são livres no final de época.
Rafael conta-nos que as suas melhores defesas aconteceram em dois jogos contra o Benfica. “Um remate ao ângulo e outro ao segundo poste”, conta este vizinho do sénior Tiago, um dos craques que lhe vão passando palavras de incentivo. “O Leonel Pontes dá-me muito apoio. Todos me dizem para continuar a ser humilde, trabalhador e respeitador. E brincam com a minha altura…”
Alguém anda a tentar ganhar uns cobres à custa deste rapaz.
Espero que um deles não seja o pai do jogador pois só iria prejudicar a sua evolução e pôr em causa a sua carreira como jogador. :
Se ele quiser ser um grande jogador o lugar certo para evoluir é onde está: no Sporting.
[i]Rafael escolhe leões
Aos 13 anos declinou proposta do At. Madrid
Rafael Veloso assinou contrato com o Sporting, válido por uma temporada, tendo resistido a várias investidas do Atlético de Madrid.
O guarda-redes de 13 anos, que foi apresentado nas páginas de Record, chegou a estar no país vizinho, no início do mês de Julho, acompanhado do pai, José Afonso, a ver as instalações do Atlético, mas, apesar de ter recebido várias propostas para ficar em Madrid – o facto de ter um avô espanhol facilitaria toda a integração – decidiu-se pela permanência em Alcochete.
Aliás, Rafael Veloso já se encontra a trabalhar na Academia desde dia 20 de Agosto e é considerado, nesta altura, uma jovem promessa da formação leonina, até pela invulgar estatura: 1,87 metros.
Para já, Rafael Veloso escolheu aquela que, no seu entender e do pai, seria a melhor opção no imediato, permanecendo na equipa de iniciados dos leões, pelo menos esta época.
Recorde-se que apenas a partir dos 14 anos é possível assinar contratos com duração superior a uma temporada[/i].
O Rafael não é o miúdo que alinhou hoje nos iniciados contra os lamps??
é muito grande, mas não me pareceu nada de especial…teve culpas nos 3 golos que sofremos
O treinador do Sporting, Paulo Sérgio, chamou o jovem guardião Rafael Veloso aos treinos do plantel principal para colmatar a ausência de Rui Patrício (ao serviço dos sub-21) e Hildebrand (acabado de contratar só chega hoje) e a saída de Vítor Golas (emprestado ao Boavista até final da época).
Rafael Veloso estreou-se junto do plantel principal e hoje voltará a participar na sessão de treino orientada por Paulo Sérgio, que o apoiou e estimulou ontem à tarde na Academia, tal como o único guarda-redes do plantel presente, o veterano Tiago.
Aos 16 anos, o “calmeirão” (1,91 m) da formação leonina teve a primeira oportunidade de se mostrar directamente na equipa profissional. A esperança leonina representa os juniores do emblema e os sub-17 de Portugal com regularidade - embora tenha também nacionalidade espanhola. Rafael Veloso tem mais dois anos de ligação ao Sporting e já despertou, inclusivamente, o interesse de clubes de Espanha, nomeadamente de Desportivo da Corunha, Atlético de Madrid, Espanhol e Barcelona.
No sábado, o jovem estreante deverá regressar aos juniores do clube para mais uma jornada do campeonato daquele escalão e para a semana representará também os leões num torneio internacional que se vai realizar em Angola.