Racismo em Portugal e no mundo

Já agora, é de elogiar a conduta da comunidade.

Imobilizaram o velho até à PSP chegar, mas não lhe deram o tratamento que se calhar noutros locais teria.

2 Likes

Mas Portugal é racista, pá.

Então porque um velho matou alguém que por acaso era preto, Portugal passou a ser um país racista, vamos contudo esquecer o facto que tu indicas-te, que toda a gente na rua foi tentar socorrer o homem e outros imobilizaram o velho.

Já agora.

Quem é que define crime de ódio? A família da vitima, a cmerda tv e companhia ou a PSP?

1 Like

Bem, não é só segundo a moralidade dos dias de hoje. Colombo até para a sua altura não era um santo (bom eufemismo, já agora).

Espera lá, a PSP diz que não houve racismo? Mas para a PSP quando é que alguma vez houve racismo?

Seria uma chatice reconhecer que existe. Lá está: é uma ofensa pessoal, pelos vistos.

Não deixa de ir contra o facto que o homem fez mais pela humanidade, do que qualquer um dos ascos que lhe anda a derrubar as estátuas. Sendo essa a principal razão pela qual o homem é celebrado.
Imagina tu o Neil Armstrong que foi o primeiro humano a pisar na lua, ser escorraçado de todos os livros e ter todas as suas estátuas derrubadas, porque se vinha a saber que era um pedófilo ou algo do género. Lá porque a pessoa em si é uma merda não quer dizer que os seus feitos devam ser esquecidos ou apagados da história, um gajo celebra o que o Colombo fez, não a pessoa que ele era.

2 Likes

Nunca esquecer que Portugal é um país racista, onde não se cataloga racismo de criminalidade trivial apenas para fomentar o ódio e um cartilha de vitimizacso, na expectativa de uma diferenciação de tratamento positivo para outras raças ou simplesmente mais votos.

imagem

2 Likes

Estás-me a dizer que o velho matou o homem por outra razão senão a sua cor da pele? E que no meio das várias discussões que aparentemente teve com ele, usou insultos racistas porque sabia que iam doer? Não acredito, isso deve ser tudo mentira!!!

Que o idoso é racista, para mim, não restam dúvidas.

Já este crime ter motivações racistas, tenho sérias dúvidas.

3 Likes

Não percebo a comparação, porque, que eu saiba, a chegada de Colombo à América (quando pensava estar a chegar à Índia, já agora) foi acompanhada de um autêntico genocídio das populações indígenas. Ao ponto de até a corte espanhola (para quem o Colombo trabalhava) o ter prendido a dada altura.

Ou seja, os feitos de Colombo vieram acompanhados daquela chacina (que não era só agora que é vista como chacina, atenção, já na altura se sabia o que se estava a fazer, mesmo que muitos valores fossem diferentes). A ida do Armstrong à lua não teve nada a ver com pedofilia, mesmo que se viesse a descobrir que o Armstrong era pedófilo.

Então tu achas que comparar um homem que, mesmo inadvertidamente, descobriu o caminho marítimo para 2 continentes, não é uma boa comparação com o primeiro humano a pisar a lua?
Tens duvidas que se hoje sai-se que o Neil Armstrong era um pedófilo, que iriam tentar remover toda e qualquer menção dele dos livros?

O Colombo, muito provavelmente começou essa chacina por auto defesa, já que os povos nativos da América do Norte, também não eram propriamente santos. Mas os crimes que o homem, possa ou não ter feito durante a sua vida, em nada impactam os feitos que fez.
Agora se quiseres argumentar que se deveria colocar uma placa a explicar toda a história do Colombo, junto das suas estátuas, um gajo ainda concorda com essa medida.

O morto ensinou a cadela a fazer as necessidades ao pé de idosos para os idosos reagirem e ele em seguida insultá-los? Para depois ser abatido a tiro e os tolinhos do “racismo em todo o lado” poderem dizer que houve racismo neste caso?

Uau, parabéns.

Já faltou mais para ouvir dizer que o morto tinha um gravador com ofensas racistas que metia a tocar quando os idosos iam falar com ele. Para parecer que lhe estavam a chamar nomes racistas. Bate certo. É preciso muito cuidado com esta gentalha do anti-racismo. Estão contra uma coisa que não existe e mais não querem do que roubar-nos o que é nosso. Cautela!

De que livros é que o Colombo foi removido? Não reparei. A história ser contada como aconteceu não é remover nada.

Mas, bem, eu desisto. Se preferem odiar quem é anti-isto e anti-aquilo, em vez de perceber se o isto e o aquilo existem mesmo, estão no vosso direito.
Ah, ok.

1 Like

Quanto a livros não sei, mas o feriado que celebrava a sua descoberta das Américas, deixou de ser feriado em uns quantos estados nos EUA, e agora as suas estátuas estão a ser vandalizadas ou destruídas.

Quanto ao segundo ponto eu não percebi o que tu queres dizer com isso.

Posso colocar outra questão, então. Para quem já lá estava (nas Américas), a chegada de Colombo não teve assim tanto de positivo. Portugal por acaso celebra as invasões árabes? Segundo consta, trouxeram muitas coisas boas, como tomar banho e assim.

Portugal celebra a ocupação espanhola? A ocupação viking? Qualquer ocupação? Viseu tem estátuas do Viriato ou tem de generais romanos que até deixaram cá pontes, nomes originais das nossas cidades e assim?

Porque é que Portugal não celebra nada disso? Mas as Américas têm de celebrar o Colombo?

O povo que está agora nas Américas não é o mesmo (em grande parte) que estava lá quando o homem lá chegou, e tu sabes bem disso.
As pessoas que lá estão agora são as que beneficiaram directamente da descoberta dos continentes, pelo homem, dai terem criado um feriado em nome do homem.
O povo ibérico, na sua grande parte continua a ser o mesmo que cá estava quando os romanos cá vieram (penso eu, teria que ir procurar artigos sobre genética para confirmar e não tenho vontade), como é óbvio ninguém aqui vai celebrar as invasões de outros povos.

Ah, é uma questão de ver quem tem mais gente agora, ok.

Mas, ou seja, dizimou (ou deu o pontapé de saída) um povo inteiro, só por acaso, o povo que já lá estava (não o que invadiu) e… Haver quem ache que celebrar Colombo não faz sentido é que te faz confusão?

Nesse caso, por que não celebrar também Hitler, se a maioria de um país for ariana? É que os nazis também fizeram coisas boas, como se sabe. A nível de evolução científica, por exemplo. Ao custo que bem sabemos, mas fizeram. Como ficamos?

fdx naquela altura atravessar o atlantico e descobrir a America era se calhar mais dificil do que o Armstrong pisar a lua… levou ao genocidio de milhares/milhoes de nativos? sim… mas infelizmente eram tempos de merda, não era só o Colombo, eram todos os paises colonizadores… o mundo era assim na altura não era um hitler eram todos assim, andava tudo a desbravar para aumentar o império! não se pode comparar…
Agora o que o gajo fez… descobrir a America… foi um feito do caraças para aquele tempo.
Arrisco-me a dizer que se formos esmifrar toda a gente que tem estátuas… nenhuma merece… porque todos temos telhados de vidro, uns mais que outros… mas todos têm… Sejam antigos ou novos (Eusebios, Amálias… como diz o outro… diga-me um…)

2 Likes

Tu sais-te com cada uma. Deu o pontapé de saída no que exactamente? Ou tu achas que o Colombo é responsável pelo que aconteceu aos nativos americanos? Estás a retirar responsabilidades aos próprios nativos, as acções do governo americano quase 400 anos depois de Colombo lá ter chegado e por fim estás-te a esquecer do papel que as doenças transportadas pelos europeus tiveram no genocídio. Atribuir culpas do que aconteceu, exclusivamente sobre o Colombo, é estúpido.
Deve-te causar comichão saber que uma merda de homem, fez tanto para avançar a humanidade. E que esse facto deva ser celebrado, independentemente de a pessoa em questão ter sido um asno.

Para o teu comentário sobre os nazis, tu e a sociedade em geral não têm problema nenhum em utilizar a informação médica que foi adquirida pelos japoneses, através das vivessecções e torturas horríveis, que foram realizadas durante a segunda guerra mundial, em japoneses e chineses. Por isso vamos nos deixar de ser hipócritas, eu não estou a pedir para que se celebre o homem, estou a dizer que se deve celebrar os seus feitos.

1 Like

isto faz lembrar um bocado o conflito Israel - Palestina… a paz até era possivel mas há sempre alguem que se lembra que o outro matou e enviou um missil num especifico dia e as coisas nunca avançam… antigamente havia escravidão, haviam guerras constantes por territorio, a religião era usada erradamente… temos de pegar nos erros do passado e tentar corrigi-los ou erradica-los… e festejar o que correu bem para tentar educar o pessoal sobre o que é correcto e o que não é… o pasado não se pode mudar, só se pode usar para aprender,[quote=“Vinkot, post:369, topic:47040, full:true”]
Se tu fores a ver a lista que deste, ainda existe escravidão, ainda existem guerras constantes por território e a religião ainda é utilizada de maneira errada. A humanidade não muda, nós continuamos a ser os mesmo animais que sempre fomos.
[/quote]

epa, sim… mas nem se compara…
em relação ao sermos animais era mesmo por isso que eu escrevia para o @Tony_Cascarino, não há ninguem que não tenha telhados de vidro, uma coisa é ter uma estátua por um feito brutal (caminho maritimo para as Americas é um feito brutal! não pode haver duvidas disso) outra coisa é a personalidade da pessoa… e o Colombo não foi o responsavel por dizimarem os indios das Americas… ele tem alguma quota porque descobriu aquilo mas quem veio a seguir é que tomou decisões barbaras…
é um bocado como o Jardel poder um dia ter uma estatua no estádio do Dragão… não seria pelo seu caracter e exemplo de cidadão… seria pelos golos e titulos que trouxe ao clube e aos socios… são 2 coisas completamente distintas… mais uma vez algumas vezes exageramos na dose, tudo o que é extremismo não´é bom e às vezes somos um bocado extremistas a analisar as situações…

1 Like

Não atribuí nada exclusivamente. Tu é que atribuis em exclusivo os feitos “positivos”. Sendo que, e para que conste, já muitos outros tinham chegado às Américas antes do Colombo.

Mas onde é que está a hipocrisia? Estou confuso. Há estátuas desses médicos? Há estátuas do Mengele? E faz-me confusão que não haja? É a ti que faz confusão que não queiram que haja estátuas do Colombo. A mim não, quero lá saber de estátuas. Se calhar, se os teus familiares tivessem estado presos no Tarrafal, também faria confusão que houvesse estátuas de Salazar e dias a celebrá-lo. Deve ser como os nativo-americanos se sentem, que chatice.

1 Like