R (old)

Gostava de saber 3 coisas:

1. Quem aqui usa com regularidade o software estatístico R.

2. Em que ramo de actividade.

3. Se é o “software” principal que usa para fazer análise estatística, ou é apenas complementar a outros, e nesse caso qual o principal.

Respondendo às próprias perguntas, estou a começar o explorar o R para fins de análise estatística geral mas sobretudo para usar em Econometria. Neste momento não uso outros “softwares” porque ultimamente não tenho feito trabalho nesta área, embora já tenha utilizado vários. O maior interesse será aprender a programar para implementar métodos de estimação e testes através de programação, mas ainda é cedo para aferir do grau de dificuldade.

Agradecido pelas vossas respostas. :beer:

Sorry,

Uso o SPSS e o Statistica (da STAT). O primeiro já me habituei a usar há muito quando tive de explorar a estatística descritiva. O segundo ainda estou a aprender a usar e parece-me superior ao primeiro, mas é também mais complexo. Seja como for, a utilizacão que dou a ambos é mais no campo da Medicina.

Quanto ao R, a ideia que tinha é que era excelente, mas para os “estatísticos”, ou seja, tem de se perceber “chinês” ;D e saber usar linhas de comando.

O R ainda é um bocado para “geeks”, e ainda não está muito desenvolvido para Econometria. É mais flexível que por exemplo o SPSS derivado das suas possibilidades de programação. Ainda não cheguei a esta.

Pelo que sei há uma série de “add ons” do R dedicados especificamente à Bioestatística e Epidemiologia. Agora acredito que os custos de mudança (essencialmente aprendizagem) sejam grandes e talvez não compensem para quem tenha perspectivas de acesso ininterrupto aos “softwares” que mencionas, que só são economicamente comportáveis para empresas, Universidades, Centros de Investigação, etc, enquanto o R é gratuito.