Aqui até acabo por dar razão aos “russo” do fórum. Comunicados “cautelosos”, reflexo de impotência seja ela de que forma fôr. Muita conversa mas o medo dos russos está lá, incrível.
O fdp do putin goza c a UE mas vamos ver durante quanto tempo mais, tendo a Ucrânia de fazer o papel de salvador da Europa. Sem querer…
O drone que atingiu a cidade romena teria como alvo Odessa portanto é plausível ter sido um erro. O que foi mais grave e aconteceu há poucas semanas foi a russia desviar drones ucranianos que iriam atingir território russo e desviou-os atingindo a Finlândia e a Estónia com o claro objectivo de fragmentar o apoio à Ucrânia.
Volto a dizer. A Ucrânia é até um activo muito importante para a Europa por todo o know how e capacidade militar que ganhou nestes últimos anos e que o resto da Europa claramente precisa.
Quando o próprio militar de alta patente da Roménia (vi o vídeo), diz que a Roménia não está a ser atacada pela Rússia, então não há cá intervenção da NATO.
O médio oriente também tem levado com mísseis e drones em cima e ninguém começou guerra nenhuma.
Tu como ex-militar (assim o dizes) deverias perceber que há sempre mais interesse em não partir para a guerra á mínima coisa. Contrário do que acontecia nos inícios de 1900.
De resto a resposta vai sendo assim: 90 mil milhões. Enquanto tu afirmavas que a Europa não fazia nada.
Não vás na conversa do filorusso. Isto não é um jogo de computador. Ninguém tem interesse em começar uma guerra por tão pouco. A Rússia até já fez pior que isto, ao assassinar pessoas em territórios europeus. Queres maior afronta que essa?
O próprio militar Romeno em directo na televisão fez questão de afirmar que a Roménia não estava a ser atacada, tendo diminuído o incidente.
Entretanto estas coisas continuarão a criar anti-corpos aos russos e a pressionar os europeus a continuarem a apoiar a Ucrânia.
Este incidente obviamente que nao ia dar em guerra aberta, mas pedia pelo menos uma atitude forte da NATO Europeia. Bastava por exemplo aumentar o numero de efetivos nas fronteiras da NATO com a Russia como ‘resposta’. Passar uma mensagem clara que este tipo de provocacoes nao ficam sem resposta. Porque sim… pode ter sido um acidente. Mas e a Russia. Nao ha acidentes. Isto foi procurar uma resposta. Testar limites.
Então, onde é que ficamos? Foi ou não um acidente?
É conversa da treta para ti.
Uma NATO a sério nem sequer precisaria de fazer esses golpes de vista, típico de ditadores. Uma NATO a sério, era aquela que mesmo sem precisar de mostrar, se saberia que no momento da verdade estaria lá. Só estás aqui a meter em causa a NATO, porque a casa branca é ocupada por um troglodita pedófilo com simpatias pelos ditadores deste planeta.
Meter mais efectivos na fronteira não era resposta nenhuma. Era fingir uma resposta. Uma resposta séria, era começar a abater drones e mísseis na zona oeste da Ucrânia, porque se não Europa têm receio de o fazer por causa dos detritos, uma Ucrânia em guerra não se importa tanto com esse risco.
Isso sim seria uma mensagem clara.
Exactamente. O apoio á Ucrânia tem sido essa linguagem. Dinheiro, informação, logística, armamento. Não vamos fingir que não temos dado uma resposta. O próximo passo é fazer o que fez a Coreia do Norte, queres já dar esse passo?
Para mim, acho que nao foi acidente nenhum mas um ato de provocacao deliberado que possa ser passado como acidente.
Epa… nem sei o que dizer, sinceramente. Sabes o que fez a NATO mal a Russia invadiu a Ucrania em 2022? Tens nocao do que sao manobras de dissuacao?
Isto e doutrina, nao sao golpes de vista tipicos de ditadores. E uma forma de responder a provocacao ao demonstrar uniao e prontidao. Como tinha acontecido diversas vezes desde 2022 ate a Casa Branca mudar de ocupante…
‘Meter em causa a NATO’… isto e so maluquinhos. Enfim. Alguem le o meu comentario e consegue escrever que estou a meter em causa a…. a NATO. Isto quando logo a seguir vem isto:
Se leres bem o que escrevi desde sempre neste varios topicos, eu acho que andamos sempre a correr atras do prejuizo e que nao deviam existir restricoes no apoio a Ucrania. Em varios momentos a Europa teve ‘receio’ de ir mais longe. O Orban nao ajudou… mas nao vamos agora dizer que fizemos tudo o que era possivel.
E nao, nao e preciso fazer como a Coreia do Norte, mas aquilo que precisamente disseste la atras, criar uma no-flight zone que incluisse territorios da Ucrania mesmo sem o suporte dos US era precisamente aquilo que era necessario fazer se existisse uma vontade maior europeia de se comprometerem na propria defesa.
Nao se trata de ‘comecar uma guerra’, trata-se de responder a forca com forca. E a unica linguagem que os senhores conhecem. Abencoado Macron que nao teve problemas em dizer claro para todos ouvirem que os nukes franceses tambem existem.
A Ucrânia era parte da NATO? O que é que a NATO, uma organização defensiva tinha de fazer?
Os países que compunham a NATO, esses sim, deviam ter logo apoiado a Ucrânia e começado logo a boicotar a Rússia. Não anos mais tarde.
Aliás, eles deviam era ter entrado na NATO antes disto tudo. Aí estariam imediatamente protegidos pelo artigo 5.
Gente na fronteira, quando caem drones, é golpe de vista. Resposta, é abater os drones ou mísseis ainda antes deles cá chegarem. Ponto. E isso, sempre defendi.
Concordo com isso. É o problema de termos de nos juntar a cada crise para dar uma resposta conjunta e que seja do agrado de todos
Solução: Federação. Já o disse milhentas vezes. Não há milagres na resposta imediata quando não há comando centralizado. O facto de logo se seguida mencionares o Orban, diz tudo.
Apenas discordo que meter homens na fronteira, quando todos sabemos (Putin incluído), que não iremos invadir, significa pouco. Pouquíssimo mesmo.
O problema do Macron (e estou quase sempre de acordo com as suas palavras) é que as acções da França nunca correspondem a essas palavras.