Rússia declara guerra e invade Ucrânia - Parte 2

Eu acho que existe a possibilidade real de a Ucrânia recuperar a totalidade do seu território, incluindo a Crimeia.

Isso não me parece que seja possível, principalmente a crimeia

É possível no médio prazo.
A Crimeia é um sorvedouro de recursos.

Aqui está este grupo de professores russos a fazer uma ação com o nome “o trabalho liberta” e com um cartaz que diz “um povo, uma nação, um governante”.
Dizem os imbecis que estes degenerados são sofredores e querem a desnazificação da Ucrânia. :upside_down_face:

1 Curtiu

É obvio que quando se diz que a Rússia perdeu e vai perder a guerra, significa que o objetivo de conquistar toda a Ucrânia em 4/5 dias falhou. E falhou redondamente.

Mesmo o objetivo de conquistar o Donbass (que já estava parcialmente ocupado por pro-russos) está complicado e a levar mais tempos (e vidas e recursos) que moscovo desejava.

As perdas são brutais de ambos os lados. Mas a ninguém acreditava que a russia podia perder mais de 30000 soldados (and counting…).

Quanto mais tempo a guerra demorar maior a probabilidade da russia ter de meter o rabinho entre as pernas. Penso que dificilmente a crimeia volta a mãos ucranianas, já o donbass nem os russos o devem querer uma vez que vai ficar completamente destruído.

1 Curtiu

A Rússia vai ter de devolver a Crimeia a bem ou a mal, nem que seja nas negociações para regressar ao mercado europeu / americano.

Acredito que exista essa possibilidade mas pode levar anos e claro só com a mudança de ditador.

Não é possibilidade, é certeza.
A Rússia não devolver a Crimeia mas levantarem as sanções era admitir que a invasão de 2014 compensa e a de 2022 não é castigada.
Nem o panorama geopolítico no Mar Negro admitia tal coisa.

Ahhh ok… entao e isso, passaram a vender o petroleo em rublos e fica o assunto resolvido. Mas o petroleo e cotado em que moeda? E os paises que compram petroleo trocam rublos porque qual moeda? A decisao de vender Petroleo em rublos nao impacta nada o dolar, e apenas uma forma de ‘forcar’ a compra de rublos.

Mal fora… nao avancar contra um pais como a Ucrania cuja economia e o que e, que ha 8 anos atras nem um exercito digno desse nome tinha, sem material belico e com 1/3 da populacao.

E mesmo assim ja vamos em quase 4 meses de uma operacao especial de 3 dias.

As alternativas ja existem na maior parte dos paises e ate ao inverno os que nao as tem vao-se orientar. E mesmo que cortassem o gas russo hoje, ate a Alemanha tinha sempre opcao de reativar centrais desativadas.

LOL

Mas alguem da a Ucrania como vitoriosa nesta guerra? O que mais se ve aqui e malta a desejar que a Ucrania consiga aguentar o maximo que der e quem sabe recuperar alguns territorios para conseguir umas negociacoes de paz onde perca o minimo possivel, sabendo nos que a perda de territorio e quase garantida.

Obviamente que temos esperanca, mas ha esperanca e ha realidade.

A vantage da inflacao e que nao causa tumulto social. Tens de ler os livros de historia… ou se tiveres idade suficiente, lembrar-te do que foi a contestacao social durante a troika e comparar com as duas anteriores intervencoes do FMI onde se optou por desvalorizacao salarial atraves da inflacao.

Andas com os teus factos trocados. Na 2a semana de guerra discutia-se quando e que aquela coluna de 50kms ia chegar e tomar Kiev

Se falares do ponto de vista estrategico entao sim, a Russia ja perdeu a guerra pois para ganhar um pedaco de terra, vai condenar a populacao a miseria durante anos e o Pais a ficar ao nivel dos seus aliados Africanos

Anunciado pelos proprios, 100 a 150 militares por dia.

Incrivel… da para perceber o impacto que podem ter no campo de batalha, principalmente comparando com os MRLS da idade da pedra da Russia.

E rezar para que consigam mete-los no terreno ASAP. Com estes meninos a trabalhar e intel dos States e possivel quebrar completamente as linhas de abastecimento da frente russa e, no minimo, impedir que continuem a avancar.

1 Curtiu

Parabéns! Chupaste até à última gota, sem vergonha nem remorso. :clown_face:

Agora o Zóscarzinho tem uma segunda prova a superar, mas de um grau de dificuldade mais elevado.

Jogo da Adivinha:

cvcvc

Quem é o cabresto que bateu com os cornos na estrada de Damasco e viu a Luz?

Pista: também come na gamela do whataboutism.

1 Curtiu

estas a falar dos massacres e crimes da guerra dos russos na siria?

moço, ainda estas me a dever uma resposta… mas eu sei sei porque não respondes.

Mas queres mesmo falar da Siria em benficio dos russos? das duas uma ou estas totalmente sobre o efeito de estufacientes, ou es mesmo boneco, and honestly, I think it’s the latter.

2 Curtiram

image

1 Curtiu

Tu es o Gandalf.

Não respondo, nem vou responder, sobre afirmações que eu não fiz.

E porque raio iria discordar sobre um facto tão simples como, os russos e os americanos cometem diariamente crimes de guerra. Eu apenas não uso as tuas palas em que vês os crimes russos mas quanto aos crimes americanos é um silêncio. No vosso pequeno mundo, é tudo a preto e branco, nós os bons, e os outros os maus. E estão tão formatados a relativizar os crimes de uns e a elevar os crimes de outros como bons hipócritas endoutrinados que são.

FVeRooWX0AQKyHC

Acho que depende muito da evolução da economia Russa.

Se vivermos uma queda da URSS 2 tudo é possível.

Esta mensagem foi sinalizada pela comunidade e está temporariamente oculta.