Rúben Amorim - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 4

Já o disse mais do q uma vez aqui, nas primeiras 7 jornadas foi garfado de tal maneira q conseguiram fazer de uma equipa q jogava futebol para ser segundo classificado com alguma tranquilidade na Liga terminar em quarto com um empate a 3 na Luz na última jornada.

1 Curtiu

Ruben Amorim
Jorge Jesus
Leonel Pontes
Jorge Silas
Marcel Keizer
Tiago Fernandes
José Peseiro
Marco Silva
Leonardo Jardim
Ricardo Sá Pinto
Jesualdo Ferreira
Franky Vercauteren
Oceano Cruz
Domingos Paciência
Ricardo Sá Pinto
Paulo Sérgio
José Couceiro
Paulo Bento
Leonel Pontes
Carlos Carvalhal
Peseiro
Fernando Santos

Estes são os treinadores dos últimos 20 anos do Sporting, contam-se por uma mão os que tiveram uma carreira de treinador decente, nenhum deles teve o mesmo sucesso no nosso clube.

Obviamente, o clube não acaba com a saída do treinador e muito menos é imune a criticas, que honestamente são unanimes em quase toda a gente mas convém não desvalorizar o trabalho que teve e nem achar que vai ser substituido por outro muito melhor, a troca vai ser complicada precisamente porque tem um trabalho muito vincando, táctico mas também da forma de liderança da equipa.

É teimoso mas a verdade é que tem vindo a evoluir como treinador e vai corrigindo e melhorando a sua equipa, mesmo sistema mas a forma de jogar da equipa de hoje tem pouco a ver com aquela que ganhou o campeonato.

1 Curtiu

És lampião não és? :smiling_face:

Este é daqueles que pela lógica acha o Ancelotti banal também :joy:

1 Curtiu

Eu acrescento-te facilmente.

As dinamicas que a equipa TODA tem, as linhas de pressão, o ataque á profundidade, que já faz desde a primeira época, fez com o Pote a explorar muito essa dinamica.
A Força como atacamos quando perdemos uma bola, mais facilmente lembrando o 1º golo ao benfica, na reacção á perda de bola, em que não somos 100% Agressivos, mas 100% eficazes.

A Calma do inicio da construção na defesa, a forma como os adversários são obrigados a irem atrás da bola sem que os nossos jogadores tenham que fazer grande coisa, e apartir dai arranjar linhas de passe para os 2 do meio, ou alas.

O Gyokeres veio apenas acrescentar uma coisa ao que a equipa fazia desde a 1ª epoca, que é atacar na profundidade mas virado de frente para a baliza e com um nivel de força e finalização incrivel, porque não sei se te lembras mas na primeira época, era bola no Inacio, Feddal e Coates e bola nas costas da defesa para o Nuno Santos, Jovane e Pote atacarem na profundidade, com variações entre o Nuno Mendes e o Porro que eram umas motas.

Na 2ª epoca apanhaste alguem que explorava mais o ataque pelo meio, tinhas um bicho chamado Matheus Nunes, que na epoca anterior não tinhas, tinhas um gajo mais de equilibrios como o João Mário.

O Ano passado perdeste as dinamicas todas da equipa, perdeste as motas da defesa, perdeste a mota do meio campo e o descalabro começa ai, até ao Ruben ajustar e meter o Morita no meio a fazer outro tipo de jogo, tipo de jogo que tens hoje em dia, derivado á disponibilidade tanto dele como do Bragança.

Hoje em dia os gajos mais importantes do nosso jogo são, os 3 centrais e as dinamicas dos 3 da frente, Pote, Gyo e Trincão e principalmente o Geny, que é um extremo basicamente.

O Ruben soube ao fim destes 4 anos adaptar várias dinamicas dentro da sua própria tatica que nunca vi treinadores do Sporting fazer.

Podes falar da insistência no Paulinho e no Esgaio, que até entendo, mas a realidade é que essas 2 insistências não são nada comparadas com as recuperações que ele fez de jogadores DISPENSAVEIS como o Geny, Quaresma, Trincão, Israel e Bragança, tudo isto só numa época, já nem vou falar dos jogadores que ele valorizou.

Precisas de mais algo objetivo?

4 Curtiram

Dessa lista para mim é o Leonardo Jardim, dado o contexto da equipa e o plantel que teve fez um grande trabalho. Pena ter ficado apenas 1 ano

E não querendo ser pessimista, provavelmente irá ser preciso esperar outros 70…

1 Curtiu

Um dos anos em que melhor futebol praticámos, mas também tinha as suas taras, para ele o Rui Jorge não era defesa esquerdo.

2 Curtiram

Ou é os 2.

Quando li Peseiro, bolsei o almoço.
Este tópico deixa-me com urticária ultimamente.

Vou-me coçar.

3 Curtiram

Do séc. tb não seria difícil.

E é, claramente.

2 Curtiram

Sim, jogava mais adiantado, mas em defesa dele o Rui Jorge jogou muitas vezes assim com o Bobby Robson no Porto.

Mas também foi com ele q o Simão explodiu e trouxe o Duscher, no final de época inventou o problema da doença na coluna para n continuar mas devia estar farto por um lado da vergonha q era as arbitragens na época, depois da merda dos Carlos Janelas, Simões de Almeida e Norton de Mattos.

Estou convencido q foi o melhor treinador estrangeiro q contratámos depois do Robson, mas por uma série de fatores ninguém se vai lembrar dele.

3 Curtiram

Pedro “REMAX” Sepúlveda

No worries, We‘ve Esgalho.

1 Curtiu

Que filme é esse? É para um amigo…

É o “Never Ending Story”

Eu concordo contigo, por exemplo, o campeonato que ganhou e o pior Sporting campeao que ja vi, jogavam miseravelmente.
Tambem odeio a tactica dele, e nao vejo as nuances que toda a gente aqui fala.
Dito isto, ha que reconhecer que evoluiu, o ano passado ficou em 4 mas venderam-lhe o meio campo a 2 semanas do mercado fechar.
A equipa hoje em dia tem um modo de rolo compressor que ainda nao se tinha visto antes. Nao se pode aceitar a tua opiniao que “ah e tal, sem Gyo estava lixado” porque foi para isso mesmo que o compraram, nao da para perceber essa opiniao, ele escolheu o PL que precisava, e o mesmo funcionou, compramos jogadores para fortalecer a equipa e a tornar melhor, nao diriamos que o Napoles dos anos 80 so foi campeao pq tinha o Maradona, afinal foi para isso que o compraram.
A equipa tem evoluido, e quanto a mim a principal peca nem e o Gyo, e o Morten, mas isso sao outras conversas.
Tb nao acho o Amorim a ultima cola do deserto, mas a sua saida da-me medo, no sentido do que esta direcao mostrou nos treinadores que vieram antes dele, e acima de tudo, RA e o projecto, o homem que controla o futebol todo e meteu alguma ordem no caos que havia antes dele chegar.
Just my 2 cents…

2 Curtiram

Tomem lá mais um video, para meter mais nojo

Acho que não dava para escrever mais coisas erradas

2 Curtiram

o Sporting está a caminho de bater o seu recorde de pontos e possivelmente o recorde de pontos da liga.
tem um dos ataques mais concretizadores da história moderna da prova( o seu melhor desde os anos 60) enquanto é a equipa das 7 principais ligas europeias que menos remates concede.
essa conversa do ah e tal os rivais estão abaixo… pura treta. o benfica pode chegar aos 85 pontos que é normalmente pontuação de campeão.
já nem vou falar do “ah se não fosse o gyo éramos exatamente iguais ao ano passado” porque já ouvi essa conversa várias vezes e vieram sempre de rapa valetas.

3 Curtiram

Viste qts pts foram feitos na segunda volta?

O ano passado o campeonato foi perdido logo em Agosto quando ele queria vender o Palhinha para manter o Matheus e ficou sem os dois, isso juntando a teimosia de não arranjar um avançado. Mas mesmo assim a segunda volta foi só das melhores segundas voltas de sempre.

4 Curtiram