Rúben Amorim - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 3

Um gajo com um curriculo destes é mesmo um gajo que percebia pouco de futebol

Internacional Inglês, selecionador inglês, ganhou titulos em Inglaterra, Holanda, Portugal e Espanha inclusive internacionais.

image

Isto é mesmo apenas de um Gentlemen, nem foi um ótimo treinador como muita gente acha.

2 Curtiram

Segundo o Amorim pode jogar o Essugo ou o Inácio

E o que é que tu achas?

Calma, calma! E isto serve como resposta ao @Yorda9 também

Eu nâo tenho uma opinião muito vinculada sobre as qualidades do Bobby Robson, nem lhe quero tirar (muito) mérito pelos títulos que ganhou (apesar de ter ganho os títulos mais importantes em clubes que na altura tinham muito bons jogadores, o que torna tudo mais fácil).
Estava somente a comentar que há mais quem pense que ele nâo era assim tâo bom treinador (vi e/ou li em entrevistas, já não me recordo). Isto em resposta a um outro forista que tem também essa opinião
Se ele era bom ou mau ou assim-assim a mim dá-me igual!

Eu sei lá. Acho que o Essugo não está pronto. Mas não podes emprestar o Mateus Fernandes e o Essugo e ficar apenas com 4 médios de raiz (já contando com o Pote)…. Mas também não vou pensar agora na possível lesão do Hjulmand ou do Morita.

Todos os treinadores só ganham com bons jogadores.

Eu vi-o treinar e posso te garantir que era bom treinador. Não sei a que entrevistas te referes, não me lembro de nada assim. O Único problema dele na fase final da carreira foi a saúde, o que fez ser substituído pelos adjuntos, talvez esta fase esteja na origem dessa tua imressão. Mas que ele era um grande conhecedor e bom treinador, era…

2 Curtiram

Há muitos anos, ex jogador(es) do PSV (quando eu vivia na Holanda, tenho quase a certeza).

Versus a opinião de Inglaterra, de quando passou pelos dois clubes em Portugal e Barcelona, é muito subjetivo. Alguém que não gostava dele porque não jogava (?!!) ou coisa assim…

Eu acho que o futebol apresentado pelo SCP do RA e pobre, e curiosamente, o mais pobre foi o do ano que ganhou o titulo…
Tacticamente parece-me limitado, mas eu sou suspeito pois nao gosto dos 3 centrais no nosso campeonato, e ao contrario da maior parte do pessoal, nao o acho assim tao brilhante a comunicar, mas sao opinioes. Confesso que por mim ja nao teria feito a epoca passada e escrevi aqui isso.
No entanto, ha uma coisa que nao se pode dissociar de RA no SCP, o presidente e o vanalgas, e olhe-se os treinadores que trouxe antes dele… Devido a isso, e a nao ser que esteja quase a descer de divisao, Amorim4ever e o meu lema…

2 Curtiram

A malta não tem mesmo noção, no dia em que ele sair vão perceber o que é que temos aqui. É o treinador mais talentoso do Sporting após o Bobby Robson.

2 Curtiram

Depende, se sair e quem vier a seguir não tiver sucesso todos os haters, provavelmente eu incluído, vão chorar por ele, se quem se seguir tiver sucesso, então ninguém, nem os maiores fãs, vão sair da toca e chorar por ele :rofl::rofl: é a chamada faça de dois legumes

4ºlugar em momento critico onde o 3º podia ir para a CL. Temos aqui o supra sumo dos treinadores. O sportinguista é mesmo um caso de estudo.

Oh isso é óbvio.
Gosto muito do Amorim, mas se quem vier depois dele fizer melhor, esqueco-o num segundo.
É futebol.

Podes crer que é.

Quem fez o que fez ao Mourinho, ao BDC e agora quer fazer ao Amorim.

3 das melhores coisas que passaram cá (ou podia ter passado no caso do Mourinho) tens realmente razão.

Case study.

Continuo sem perceber como é que, tendo em conta a época passada, o RA é a nova vinda de Mourinho. Mas lá está, 2 4ºlugares depois, a malta fica fascinada. E esta época nao fica em 4º porque o braga está uma merda e mesmo assim la conseguiu perder pontos, numa jornada tao importante. Que excelente pressagio.

1 Curtiu

Porque tu só tens em conta a época passada.
Eu tenho em conta TUDO.

E epá, essa conversa dos 2 quartos lugares é só estúpido, mais uma vez.
Não consigo discutir com alguém que diz isso mais uma vez sorry

1 Curtiu

A questão é que se o trabalho que ele está a fazer continuar a ser feito e aproveitado por outro, provavelmente não vais passar as vergonhas que tens passado num futuro próximo. Por mais que o ano passado tenha corrido mal, poucas dúvidas tenho que este é o caminho.

E hoje em dia tu tens apesar de tudo uma estrutura muito mais profissional que há uns anos atrás e se não sou a favor do Varandas nem nunca fui, também dou o braço a torcer quando vejo coisas que há anos que pedia no clube a acontecerem e a ver preocupação em apostar nas coisas como deve ser.

Hoje em dia, pelo que sei ainda não tens um departamento totalmente dedicado há psicologia, mas já tens muita gente a trabalhar conosco na área. Tens investido nas tuas infraestruturas e tens planos para investir muito mais (A renovação da academia será fundamental e importantíssima para o futuro do clube, mas não pode ser só a construção de campos, espero que dentro do plano de expansão possamos também analisar a possibilidade e acredito que esteja contemplada a possibilidade de criarmos laboratórios de estudo da prática, sendo que hoje já temos um departamento associado diretamente à ciência desportiva.).

Não ficamos por aqui, olhamos hoje em dia para os quadros do clube e vemos funções que até então não existiam, tínhamos uma equipa ínfima de data analyst’s, o departamento de scouting era irrisório, o trabalho de preparação física é hoje muito melhor do que era anteriormente, as condições de trabalho também aumentaram gradualmente, tens um departamento jurídico neste momento completamente funcional, o departamento de comunicação neste momento e nos últimos anos tem sido top notch em Portugal.

O Estádio está agora a passar por um processo de renovação que acredito que quando completo confio que será mais um ponto de orgulho, neste momento já está muito melhor e só terá tendência a melhorar. Há agora que focar cada vez mais na melhoria da experiência do adepto e esse trabalho acredito que será feito a seu tempo.

E eu percebo que as pessoas queiram tudo para antes de ontem e acredito que não gostem de se comparar aos lamps, mas a verdade é que os gajos hoje em dia são possivelmente a melhor empresa em Portugal e isso ajuda-os a serem competitivos, porque a nível empresarial ninguém os bate neste momento (e aqui faz-me confusão quando o pessoal se queixa por exemplo das melhorias que serão feitas nos camarotes, eu sei que custa ver o estado de alguns locais do publico, mas a preocupação dos camarotes deve-se ao facto de que isso pode atrair outras condições e negócios importantes ao clube, parceiros satisfeitos podem deixar de ser conotados como parceiros e passar a "investidores) é que os lamps conseguem arranjar dinheiro até debaixo das pedras, mas isso nem sempre foi assim e o Orelhas andou por lá durante quase 10 anos para conseguir colocar aquele “polvo” a funcionar.

Mas a realidade é só uma, as coisas para serem bem feitas demoram tempo a fazer e claramente temos um antes e um após Ruben Amorim. Eu também sei ver que antes do Amorim esta direção era ridícula mas também sei ver que no após tem feito um bom trabalho e tem seguido um caminho certo e de “sapa” para que no futuro o clube possa ter as condições necessárias para ser competitivo e quem sabe lutar por uma hegemonia.

No fundo, temos de ver que há um denominador em comum, o Rúben.

Que salganhada de ideias que está para aí, isto é tópico do treinador ou de gabar a direção por estar a fazer os mínimos olímpicos?

O primeiro 4° lugar numa época em que entra a mais de meio da época, com um plantel formado sem a participaçao dele, mas ya de resto esta tudo.
E não, ninguem disse aqui que era o Mourinho 2.0. Agora que é o melhor treinador dos ultimos largos anos deste clube, é inegavel, o que tambem não é difícil, tendo em conta que até somos um clube habituado a ganhar títulos em barda :unamused:

2 Curtiram

Podes sempre ler até ao fim caso tenhas interesse.

TLDR: Se as coisas estão melhores deves o a uma pessoa que se calhar finalmente após tantos anos conseguiu trazer essa visão para o clube, porque é muito simples, ele esteve a jogar num clube que foi o exemplo de uma evolução destas a ser executada na última década.

É bastante simples, tem o know-how e tem tomates para o executar.

Por isso é que ele vai para as conferências e diz-te sem problemas nenhuns, ele tem aquela ideia, podes não aceitar ou não gostar ou querer boicotar tudo aquilo, mas ele vai com ela até ao fim e se no fim estiver errado, admite e tenta dar a volta. Não anda cá com desculpas.

1 Curtiu