Rúben Amorim - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 3

O Amorim venceu um campeonato e ficou em segundo no outro. Caso tenhas estado em hibernação… o 4 ligar não é a única classificação que obteve!

@Tiago_Silva tens de ter mais calma. É que segundo me lembro ainda há um par de meses afiavas a faca responsabilizando maioritariamente Amorim , nomeadamente na suposta recusa de mais avançados, pelo fracasso da epoca sob o soldo de limpar as costas aos queridos órgãos directivos.
Dares uma agora de bajulador do Amorim não te assenta. Deixa isso para quem sempre apoiou o treinador desde início, que as intenções já há quem as conheça

2 Curtiram

A isso chamasse de acrobacias. Aliás o fórum está quase todo nesse modo :saluting_face:

1 Curtiu

Tens que dar desconto ao vento … A responsabilidade é toda do vento .

1 Curtiu

Rúben Amorim é o homem certo para acabar a época e começar a próxima. Ponto final.
Mesmo que sejamos eliminados pela Juventus e acabemos em 4º lugar.

A época tem sido difícil e no fim, provavelmente, haverá pouco para festejar mas tem mostrado ser muito competente a meter uma equipa bastante jovem e algo inexperiente a bater-se contra qualquer adversário. Mesmo em algumas exibições medíocres e outras paupérrimas será difícil encontrar alguma em que merecêssemos mesmo perder.

O ponto mais baixo foi mesmo a inadmissível derrota em Varzim e os jogos contra o Marselha.

Perdemos 3x contra o porto e com ‘Pinheiros e amigos,Lda’ nunca fomos inferiores. Até no Dragão tivemos longos momentos de domínio e o Diogo Costa fez 3 defesas incríveis. Na final da taça da liga banalizámos o porto. Demos mesmo baile de bola, o resultado mais mentiroso que me lembro. Em Alvalade, extremamente injusto outra vez.

Contra as “super toupeiras”, que batiam o pé ao psg, mais um óptimo jogo da equipa. Só não ganhámos na luz porque infelizmente o Chermiti não passou para o lado nos descontos.

3 secos na Alemanha contra o detentor da Liga Europa. Primeira vitória na RFA.
Uma vitória e um empate em Londres contra mais uns riquinhos de Inglaterra.
Contra o Braga (que vai à nossa frente na liga), 3 jogos, 13 golos marcados. Duas chapas 5.
Eliminar e colocar os líderes da premier league encostados às cordas em dois jogos na mesma semana.

Enfim, época de altos e baixos, bastante insuficiente mas muito longe de ser um descalabro.

E ao que parece, os jogadores estão com ele e há bom ambiente no balneário.

Embora seja discutível, a “aposta” na formação e jogadores jovens tem tido alguns paradoxos estranhos mas é de certa forma compreensível e parece-me sustentada.

Dário e Mateus, ninguém espera que sejam titulares para hoje. Têm tido minutos na equipa A, jogam na B e estão a crescer. Se continuarem assim vão ser alternativas válidas no futuro.

Fatawu é uma incógnita. Tanto pode dar craque como acabar no Valladolid. Tem tido oportunidades mas está muito verdinho. Pô-lo a lateral esquerdo é daqueles fetiches estúpidos do Amorim em pôr extremos canhotos a fazer a posição. Tabata passou por lá algumas vez, Plata também, Fatawu e até o Trincão já fez a lateral direita.

Nazinho é um desses paradoxos. Utilizações estranhas e jogos pobres. Não dá para o plantel, pelo menos nos próximos tempos… o empréstimo será a melhor solução.

Tanlongo está a adaptar-se e a crescer. Acredito que possa a vir a ter muitos minutos na época que vem.

Mesmo o Esgaio e Paulinho, na minha opinião, têm sido bem geridos.

Paulinho é fraco. Mas é um activo do Sporting e um que foi muito caro. Não dá para pôr para o lixo de qualquer maneira. Tem jogado muito mais que merece mas embora às vezes seja exasperante não há grande alternativa. Marca um golo depois de falhar 10 mas não é completamente inútil. Já começa a comer banco, para um puto de 18 anos, e espero que no verão seja contratado um ponta de lança a sério.

Esgaio, não tinha hipótese com o Porro, e depois das merdas que fez, o Amorim não é estúpido e deixou-o de fora algum tempo. Voltou um pouco melhor. Por enquanto não há mais ninguém. O Bellerin tira-lhe facilmente o lugar mas é preciso não estar lesionado.
Outra posição para reforçar. St. Juste poderia adaptar-se lá?

Amorim está a aprender com os erros. A equipa está mais dinâmica que sempre e mesmo depois de perdermos Palhinha, Matheus Nunes, Sarabaia e Porro, e até Bragança conseguimos ser muito competitivos.

Agora não esperem que o Capitão vá já para o banco, o Ádan idem aspas depois de fazer um erro ou que o jogador mais caro da história do Sporting seja dispensado…

Mesmo na comunicação, depois de algumas vezes fritar o miolo e dizer merda, parece estar de volta a sensatez.

Se o Varandas não começar a vender os craques por tuta e meia e com um ponta de lança poderemos ter bom plantel para o ano com que o Amorim produza glória. Veremos.

Força Mister, aprender com os erros e seguir.
Vai ser difícil nesta liga corrupta mas queremos ser campeões mais uma vez consigo. Não esqueceremos a “promessa”.

1 Curtiu

A mim cheira me que o amorim não comeca a proxima época, em inglaterra só se fala de amorim para premier e tottenham parece ser o destino mais provável tendo em conta que o conte não deve permanecer no clube,se ele for para esse clube aposto que ele vai logo buscar o palhinha para meio campo e matheus nunes è mais do que obvio,se passarmos a juventus ou se formos a final da liga europa,podem dizer adeus ao ruben amorim,porque premier com vitoria ao tottenham e com eliminação do arsenal aos pés do Sporting e jogo que o Sporting fez,acho que o varandas vai ter que começar a ver uma alternativa e com valor que ele paga ao amorim que sao quase 6 milhões de euros consegues ir buscar um grande treinador existem milhares de opções para mim se o ruben acabar por sair,porque nós sabemos que ele só renovou para dar mais poder negocial ao Sporting por causa da cláusula rescisão,para mim era apostar em 100 por cento no treinador do redbull Salzburgo Matthias Jaissle è dentro da linha do ruben amorim treinador jovem,que aposta nos jovens,mas com uma mentalidade mais ofensiva de uma pressão de recuperação de bola mais alta…o sistema utilizado por esse técnico tem variação do 4x3x3 e 4x2x3x1 com dois medios mais possantes e 3 a 4 homens rapidos na frente como o Bragança seria ideial nesse sistema como o homem com bola o Bragança è um genio visao de jogo e o próprio essugo com esse treinador ou mesmo o tiago tomas è tipo de jogador que esse treinador gosta …que acredito caso o ruben saia,mas se sair è cláusula ou nada…

Que dizem caros amigos do forum :+1:

gettyimages-1239030024-612x612

Em vez de ir buscar o Palhinha e o Matheus… leve com ele o Paulinho e o Trincao… pode deixar cá o Esgaio que já lá têm o Porro… boa viagem e venha o Abel

Como é que acabando em quarto lugar sem nenhum título (como tu dizes), a época não é um descalabro?

2 Curtiram

F… Não me queiram “queimar” um jogador como o juste, que em condições físicas tem se revelado de bom nível , a lateral direito. Se onde rende mais é no centro, no centro que deve jogar.
Se esgaio não cumpre não é juste que deve ser sacrificado. Contrate-se alternativa

Pois não o 4 lugar é a posição do presente e não a do passado. É essa a que conta. Como já disse eu já gostei de Amorim, mas ele simplesmente não evoluiu, e como não evoluiu em Portugal já todos sabem como joga e torna mais difícil ganhar jogos

Paulinho e Esgaio para o tottenham, presumo que leve com ele o melhor defesa direito e o melhor avançado do mundo.

Edit: e André Paulo o melhor suplente do mundo

1 Curtiu

Bom post.
Não é que concorde com tudo.
Há coisas que não.
1 delas é a coisa de “equipa jovem”.

O 11 base ( ou mais utilizado) é qq coisa como Adan, Porro/Esgaio, Inácio, Coates, Reis, Santos, Ugarte, Morita, Pote, Edwards, Paulinho.

Os 2 mais novos têm 21 e mts jogos nas pernas e os outros é de 24 para cima, com 3 trintões, 1 de 29 e 1 de 28.

As segundas opções mais utilizadas devem ser St Juste, Trincão e ultimamente, Chermiti. Este sim, um miúdo.

Uns dias depois venho dizer q esteve bem na preparação dos 2 jogos, pode-se tentar dar aqui as voltas q se quiser mas muito do mérito esteve na forma como se analisou o adversário e a equipa ter demonstrado personalidade, isso é mérito da equipa técnica e dos jogadores, n tenho problema nenhum com isso.

Agora claro q isso n significa q n se possa criticar opções tomadas durante a temporada, às vezes falta lucidez em q parece q existem 2 exércitos acantonados em q de um lado n se pode criticar e de outro lado é proibido elogiar.

Este não é parvo. Faz-se.

Tem a cadeira de sonho. 6 milhões para zero exigência. Ia-se mesmo por num Tottenham onde lhe iam exigir resultados.

Aqui ganha que nem um rei e vive no tugão onde está bem e a família gosta .

2 Curtiram

Ser sonso não valoriza os teus comentários O Amorim cometeu alguns erros neste triénio como é natural com qualquer treinador. Estarias, por ventura, na casa de banho, nas vezes em que aqui escrevi que o Amorim é, para mim, o melhor treinador do Sporting de sempre!

Pronto. Entendes que o que se fez antes não conta pra nada, eu não entendo assim, acho que se deve valorizar o trabalho feito e perceber que se pode repetir o sucesso. Ponto final!

Nos Spurs exigem resultados? :sweat_smile::sweat_smile:

2 Curtiram

não é questão de ser sonso, é mesmo o que foi escrito e está no histórico. e dizer que é o o melhor de sempre não foi impeditivo dos comentários que mencionei, por isso escusa de vestir o fato que não lhe assenta, quando a intenção já se sabe há muito qual é desde o inicio.
enquanto servir de escudo e tiver as costas largas para amparar os golpes e incompetencias da direcção serve, no dia que já não cumprir, será cuspido como outro qualquer para que os incompetentes possam continuar a passar pelos pingos da chuva

o que eu entendo é que em 3 anos não há evolução. Por esse motivo é que não melhoraram os resultados. Toda a gente sabe como Amorim joga, e uma vez que as únicas variações que faz é na troca de jogadores, a equipa está entregue à habilidade de cada jogador. A tática é sempre a mesma quer se jogue contra o Arsenal ou uma equipa de anões. Quer se jogue contra 11 ou contra 10. Quer o adversário jogue com 1 ou 2 atacantes. Por não haver evolução, nem vontade em mudar, pois ele mantém aquele discurso redondo das convicções, é que eu acho que já não está cá a fazer nada. Eu contratava-o para diretor de comunicação e dava o lugar de treinador a outro.

Nem o Amorim se contenta com o quarto lugar. Isso parece-me evidente.

Há uma ideia muito disseminada de que se o treinador falha, tem que se fazer rolar a sua cabeça.

A época correu mal a muitos níveis. Como o @jmbb disse, o Amorim perdeu 4 jogadores que seriam potenciais titulares. Entre o erro da venda e o erro da sucessão, que se cumulou, tivemos à vista a época que temos tido.

Porém, creio que se começaram a resolver algumas coisas, como era o caso da nossa defesa. O Diomande acrescentou e o St Juste parece estar em condições. É menos um problema.

Há outros para resolver, ao nível da construção do plantel. E há outros que se vão colocar no final da época, com jogadores como o Ugarte ou o Pote, que é provável que chamem propostas.

Estás farto do Amorim e estás no teu direito. Mas eu, no teu lugar, faria uma análise diferente sobre que papel pode ele ter na próxima época, com uma administração que o apoie como não apoiou esta temporada.

Percebo e partilho da preocupação gerada com o ponta de lança. Não embarco na conversa dos afilhados e acho que o Ruben tem sido coerente na questão do perfil e na questão de não contratar qualquer PL que lhe ponham à mesa.

Mas o PL é apenas um de outros mais problemas no plantel. E até se pode mitigar se, por exemplo, o Trincão começar a jogar melhor e a marcar golos (o que até nem é algo que seja improvável). De repente, pode ser que tenhamos uma situação parecida ao que sucede na defesa e que venhamos a ter uma solução (tardia para esta época, mas válida para a próxima) para o problema da falta de eficácia.

Do meu ponto de vista, o Amorim está longe de ser o problema ou de ser um problema.

Isso não é verdade. O Sporting joga de maneira muito diferente do que jogava há 2 anos.

Também discordo desta ideia. A temporada passada foi de nível elevado, num contexto em que tinham saído 2 jogadores importantes (Nuno Mendes e João Mário). Se num caso a solução encontrada foi adequada, no outro, tratando-se de um talento especial, seria mais difícil. E isso originou um investimento desajustado num atleta que deixou de contar.

Mas veio Sarabia e a época acabou por ser positiva, no sentido da competitividade interna. Ainda assim, todos ficámos com amargos de boca, por conta da Europa e dos cabazes entregues em Alvalade, por Ajax e City.

Foi uma aprendizagem.

Este ano, sem qualquer ponta de dúvida, as coisas nasceram tortas.

Mas pergunto: achas que o jogo de Londres foi um acidente de percurso? Ou, realmente, houve evolução?

6 Curtiram

O jogo em Londres… considerando o que o SCP jogou e lutou… só mostra que temos equipa para lutar pelo campeonato e a actual classificação e época em geral é uma falha gigante de todos… as desculpas de que não temos equipa… para a realidade portuguesa… não cola! faltou foi exigencia durante o ano todo e o RA também teve muita culpa em algumas as decisões… a não ser que o SCP ganhe a LE… o que para muitos aqui parece que já aconteceu… a época está a ser uma das piores dos ultimos anos (acho que só 2018 e 2013 foram piores nos ultimos 10 anos)…