Rádios e programas de rádio

Ainda não havia um tópico sobre isto, de modo que lá vai.

A rádio hertziana perdeu (em relação há uns 10 ou 20 anos atrás) muito da sua influência enquanto meio formador de gostos musicais (as tais “play lists”…) e meio de comunicação de informação e de opiniões, derivado da concorrência sobretudo da Internet. Gostava contudo de saber que rádios costumam ouvir com mais frequência e se há programas que não perdem. Podem incluir rádios que ouçam apenas online, e obviamente rádios locais, mesmo que outros não conheçam. Abaixo dou a minha opinião.

Rádios musicais com bom som - conforme a disposição:

• Oxigénio (O2) - via hertziana para Lisboa, mas também disponível na Net e para quem tenha Powerbox da TV Cabo. Música alternativa a puxar para a dança, com recordações pelo meio.
  • Radar - mesmos meios de acesso, música alternativa a puxar mais para o rock.
  • Rádio Paris Lisboa. Não sei se está na Net. Essencialmente jazz, vocal e instrumental. Gosto de ouvir, mas ao fim de umas horitas torna-se cansativa.
  • Rádio Marginal. Também está na Net e na Powerbox TV Cabo. Como a anterior, também é mais para cotas. :wink: Passa jazz, soul, algum pop, nada de muito agitado.

Quando acordo e para emissões de desporto estou sintonizado na Antena 1 - como normalmente acordo mal disposto, dispenso ouvir “animadores” a debitar parvoíces aos berros, como acontece em tantas estações.

Emissão que tento não perder, julgo que apenas o show de Gilles Peterson na BBC Radio 1.

Tenho algumas rádios online nos Favoritos, nomeadamente rádios que passam temas Reggae clássicos, mas é raro ir lá.

Site para pesquisar rádios portuguesas:

http://www.radios.pt/PortalRadio

Podcast com música alternativa de um tipo brasileiro, muito bom, aconselho, tb tem rádio:

http://sintoniafina.uol.com.br/

Parece que a rádio está ainda pior do que eu pensava… :think:

ainda costumo ouvir muito rádio, principalmente TSF, uma rádio completa e com o intuito de informar. Há várias boas inicitivas como o fórum moderado por Manuel Acácio, ou as rubricas de Carlos Vaz Marques. É uma rádio com reputação pelo seu profissionalismo e competencia.

Vou alternando com a RUM (rádio universidade do minho) para ouvir musica boa, com um estilo semelhante à Radio Radar em Lisboa. a Radio está situada em Braga, mas consigo captar a frequencia no Porto. Raramente, mas também passo pela Radio Nova (e não Nova Era). Quando estou em Lx é mesmo Radio Radar, que tive a felicidade em descobrir :slight_smile: seria porreiro se começassem a emitir no Porto.

Praticamente só oiço a Radar. Faço-o por ser uma rádio que costuma passar o género de música que gosto. Sei que a Oxigénio não andará numa onda muito distante, mas ainda não lhe dei a atenção suficiente. Vou-me mantendo fiel à Radar.

Em matéria de programas específicos de rádio, não costumo estar atento. Apanho-os sempre por acidente.

Caso precise de ouvir um relato também ponho na Antena 1, sobretudo por não ter publicidade pelo meio, algo que me irrita solenemente.