Rúben Amorim - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 2

A “exigência” é o chavão da moda… Há uns tempos atrás, quando não ganhavamos nada lembro-me que se insistia no “interessa é particpar, perder e ganhar é desporto”… agora que se ganha (mas nem sempre) a nova moda é a “exogência”.

Exigência é uma palavra muito bonita, verdade, mas a exigência que eu aprecio é a que se vê dentro do campo… E enquanto para uns exigência é fazer grandes jogos diante Real Madird ou Juventus (nem falo dos resultados porque ao contrário de alguns (e não falo de ti) não gosto de realçar derrotas do meu Sporting) e a seguir perder pontos contra equipas que lutam para não descer na liga… para mim exigência é depois de um jogo mau (horrivel) na liga dos campeões somarmos 6 pontos em 2 jogos na liga interna.

A exigência dos berros, das ameças de demissão, das desculpas atrás das arbitaregns e afins, só para ficar bem na fotografia… para mim vale ZERO.

2 Curtiram

A forma como escreves é reduzir o Sporting ao tamanho de uma equipazeca miserável.

Que não tenhas ficado chateado com o resultado, ou aches que até não jogámos mal (depois da humilhação com o Ajax qualquer coisa pareceria boa), ou até que fales em vitórias morais, aceito isso tudo, não concordo mas aceito.

Agora o “conseguimos” e o “fomos Sporting”, a sério, não é para atacar ninguém, mas não tens vergonha de escrever isto?! Eu teria, aliás não fui eu que escrevi e tive.

E mais grave ainda é teres visto ontem o Sporting fazer um “grande jogo”. É o que eu digo, se o Sporting ontem fez um grande jogo, se tivéssemos feito algo parecido com o que o Sheriff fez, tinhas um ataque e caias para o lado.

12 Curtiram

Então mas não é neste fórum que se diz coisas como “saudades de quando lutávamos de igual para igual com real Madrid e juventus.”? Os resultados Morais só servem para alguns argumentos. Ontem saímos de cara lavada. E não, não acho que tenhamos jogado bem.

2 Curtiram

Um “não acho que tenhamos jogado bem” já é um bocadinho diferente de um “fizemos um grande jogo” do outro forista. Aquilo para mim é uma aberração.

Não fiz aquela crítica à toa, escrevi como resposta a um post que eu considero inacreditável e completamente redutor do Sporting.

2 Curtiram

Uma massa associativa que durante 19 anos a seco apoiou, mesmo em épocas sucessivamente miseráveis, e ainda há adeptos que criticam por alguns adeptos serem “exigentes”. Mas temos de nos conformar à mediocridade? Só porque fomos campeões a época passada, a equipa técnica , diretiva e jogadores têm carta branca para não jogarem um poio durante jogos a fio? Vocês não percebem que estas palmadinhas nas costas não só não ajudam, como são nefastas para o clube?

Já o disse noutros tópicos e reafirmo: Seja com Jesus ou Amorim, derrotas por 1-0 na Champions contra equipas teoricamente superiores, não deixam de ser derrotas. E como não gosto de vitórias morais…

8 Curtiram

dude_green

set '16

Se posso pedir empate ou vitória neste jogo? É óbvio que não.

Dignem a camisola e honrem os adeptos do clube que representam. Evitar humilhações.

Tudo o que vier para além disso será sempre agradável e acima das expectativas.

Jogo com o real Madrid em 2016.
Bastou procurar uma cena. Epa não consigo com estas incoerências.

2 Curtiram

Eu não estava à espera de ganhar em Dortmund (é pena que não estivesse mas é o que há) mas daí a ficar todo orgulhoso e dizer que fomos o Sporting (dito como um elogio…) porque perdemos por poucos, eu acho trágico, mas pronto, cada um sabe de si.

Ainda se tivesse sido um jogo em que estivemos na luta pelo resultado, com oportunidades de golo, ou no limite algum azar, ou um roubozito aqui e ali, ainda podíamos encaixar isso numa “vitória moral”, contava na mesma zero pontos mas pronto havia isso. Agora pegar naquele jogo em que o Dortmund não fez grande coisa mas nós ainda fizemos menos e nunca estivemos perto sequer de marcar um golo, e ver ali uma vitória moral ou motivo de orgulho, para mim é uma desgraça.

3 Curtiram

Não penso assim.

É para mim muito claro que enquanto formos á liga dos campeões 2 / 3 vezes de 10 em 10 anos o mais natural, infelizmente, é termos as prestações europeias que temos tido… O Ajax nos últimos anos tem-se saído bem, verdade, mas há poucos anos atrás o que é que eles faziam na europa? Quais eram os seus resultados?

O Sheriff é um caso extrarodinário no futebol, felizmente ainda existem Sheriff´s e espero, a bem do futebol, que continuem a existir Sheriff´s e cada vez mais vezes… Mas se formos honestos sabemos que isto é um pequeno milagre, acontece, mas é um pequeno milagre. Eu não quero que para o Sporting ganhar 2 jogos na liga dos campeões seja um milagre e o maio destaque na europa… Eu quero que para o Sporting ganhar 2/3/4 jogos na liga dos campeões, chegar aos 1/8, aos 1/4 e por aí fora (realisticamente não dá para pensar muito mais longe do que isso) seja NORMAL, HABITUAL, uma NATURALIDADE, e isso, sejamos todos honestos, é mais possivel, mais provável, mais exequivel se estirvermos regularmente na liga dos campeões. O estofo, a experiência, custa muito a ganhar e é fundamental para termos boas prestações.

Qauando digo que o Sporting fez um “grande jogo” refiro-me naturalmente ao contexto, o contexto é termos uma equipa jovem, inexperiente a este nivel, sem a sua estrela, e que vem de um resultado humilhante em casa, havia feridas muito fortes a sarar e para mim é claro que neste jogo o mais importante era recuperar a equipa, fazê-la recuperar a confiança. Temos uma liga portuguesa para defender e mais 4 jogos na LC para disputar, precisamos da equipa no máximo e a equipa, naturalmente, caiu muito depois daquele resultado. Penso que agor conseguimos recupera-la e isso é fundamental para GANHAR a seguir.

E não, para mim o Sporting náo é um clubezeco, o Sporting é a MAIOR potência desportiva nacional e a 2ª ou 3ª maior potência desportiva europeia (uma das maiores do mundo) e isso deve ORGULHAR todos os Sportinguistas e isso dveemos RELEVAR sempre. No futebol, a nivel europeu, temos de ser realistas e perceber que temos 1º de reconsuitar o nosso espaço na prova maior (estar muito mais vezes na LC) e depois dar o passo seguinte e sermos cada vez mais competitivos. Quem me dera entrar já a ganhar, mas não é com murros na mesa, a umilhar os jogadores e a ameaçar com despedimentos (agarrem-me se não vou-me embora) que a coisa se resolve.

O Sporting ganhou 3 dos ultimos 4 titulos nacionais disputados (incluindo o mais importante), nas modalidades derretemos a concorrência e conquistamos a europa, isto é exigência.

4 Curtiram

Se é uma tentativa de demonstrares incoerência da minha parte, só te expões ao ridículo. Não só porque não lês a sequência de posts, como não percebes o porquê do meu comentário.

Ah, a somar a isso, bora lá comparar o atual Dortmund (sem a sua maior estrela) ao Real da altura… :laughing:

5 Curtiram

O que eu vejo meu caro, é uma diferença de “paciências” em relação a uma equipa e a outra. Claramente, numa podíamos só “não sofrer humilhações”, noutra temos de ganhar ao Dortmund em casa, algo nunca antes feito por uma equipa portuguesa. E ficas irritado porque as pessoas dizem que saímos de cara lavada ou que não demos parte fraca. Incrível

1 Curtiu

RÚBEN AMORIM: “RAPAZES ESTÃO DE PARABÉNS”

Por Sporting CP
28 Set, 2021

EQUIPA PRINCIPAL

Análise à derrota por 1-0 em casa do Borussia Dortmund

No final do desaire por 1-0 no terreno do Borussia Dortmund, esta terça-feira, Rúben Amorim analisou a exibição do Sporting Clube de Portugal em resposta aos jornalistas na conferência de imprensa.

“É sempre um jogo complicado jogar aqui, no estádio do Borussia Dortmund. Entrámos bem com o nosso plano de jogo. Tivemos várias saídas em que podíamos ter feito o primeiro golo. Podíamos ter sido melhores nas bolas paradas, em que somos fortes. Controlámos bem os movimentos dos avançados do adversário. Tirámos foras-de-jogo, fomos eficazes na linha defensiva. Tivemos menos pressão na frente do que é habitual porque tínhamos de o fazer. Bastou uma recepção orientada, um passe, uma oportunidade e um golo. É a UEFA Champions League, aconteceu o mesmo contra o AFC Ajax, em que cada vez que foram lá marcaram. Aconteceu o mesmo aqui e não tivemos a mesma capacidade. Não fomos tão incisivos e não tivemos a qualidade para definir na frente, mas os rapazes estão de parabéns. É uma equipa sem experiência nas competições europeias e deram uma resposta muito importante a toda a gente, mas principalmente a eles próprios. No futuro vamos ser melhores”, começou por dizer na sala de imprensa do Signal Iduna Park.

Depois de explicar que o emblema de Alvalade “poderá fazer frente no futuro” a formações do calibre do Borussia Dortmund, Rúben Amorim lembrou que os seus jogadores crescem “a olhos vistos”: “O jogo não tira mais ou menos a confiança que tinha na equipa. Acima de tudo, mostra aos jogadores de que eles são capazes de fazer melhor e de competir. Isso é o mais importante para mim, que não tinha dúvidas nenhumas. Estou mais frustrado hoje do que contra o AFC Ajax porque senti que nos faltou qualquer coisa. A frustração não é com os jogadores, que foram fantásticos, mas sim olhar para o nosso momento enquanto Clube e perceber que temos muito para fazer. E isso demora anos. Queremos dar passos em frente muitos rápidos e temos alguma frustração porque sabemos que vai demorar. Queremos ser competitivos já hoje. Já o fomos, mas para o sermos regularmente ainda nos faltam alguns aninhos”.

“Não quero retirar responsabilidade ao Sporting CP ou aos meus jogadores. Queremos ganhar e queremos ganhar hoje. Estamos num ponto tão inicial para alguns nestas competições que temos de olhar, primeiro, para o primeiro degrau, depois para o segundo e para o terceiro. Não quero estar aqui a dizer que melhorámos a imagem. Isso não chega. Queremos ganhar e queremos ganhar hoje, mas quero que os meus jogadores cresçam passo a passo”, acrescentou.

Rúben Amorim garantiu que, agora, o foco está no FC Arouca, “que permite ter uma boa classificação no campeonato e voltar a estar na UEFA Champions League”, e destacou a aposta nos jovens que, em breve, poderão trabalhar com a equipa principal. “Estamos muito atentos aos jovens, que estiveram muito bem na UEFA Youth League e vão ser chamados quando os outros forem chamados às selecções”, contou.

Por fim, o técnico comparou o duelo com o Borussia Dortmund com a derrota na primeira jornada da fase de grupos da UEFA Champions League contra o AFC Ajax (1-5): “Os jogadores estiveram mais juntos, o treinador ajudou-os mais. Contra o AFC Ajax sofremos dois golos em oito minutos, tivemos de pressionar quase na área do AFC Ajax e as linhas ficaram mais divididas. Hoje não foi o caso. Perdemos também o [Gonçalo] Inácio, já não tínhamos o [Sebastián] Coates… Foi tudo junto. Desta vez não, tivemos uma linha defensiva que fez muitos jogos no ano passado”.

Também Sebastián Coates marcou presença na conferência de imprensa e começou por admitir que “foi um jogo muito disputado onde pequenos detalhes fizeram a diferença”: “Na primeira parte, tivemos algumas oportunidades que não concretizámos e eles fizram o golo. Na segunda parte, melhorámos um pouco na posse de bola e não tivemos muitas oportunidades para fazer golo. Acabou por ficar 1-0 com o sabor de que podíamos levar pelo menos um ponto”, disse o capitão verde e branco aos jornalistas.

O defesa uruguaio garantiu também que o Sporting CP aprendeu “muito com a derrota que com o AFC Ajax e com a de hoje”. “Os jogos são difíceis e vão ser sempre assim. O que podemos prometer é continuar a trabalhar com a mesma ambição de poder ganhar os jogos”, frisou.

@SHONRADO Abel Ferreira: «Tenho um vizinho que mora no meu prédio que é um chato» - Brasil - Jornal Record

Abel mais um aninho a expor a fraude analfabeta do teu treinador favorito, coisa linda.

O pobre do pai Virgolino faleceu sem o filho fazer o Sporting campeão. Em equipas que joguem sem colinho ou que não sejam de campeonatos de 3o mundo é assim. Tem de pedir umas lições ao Amorim, e não é de português.

O Doutor Abel até com o Paok lhe comeu o rabo. O nível dele é mais Carlos Azenha e Leonel Pontes.

1 Curtiu

O trabalho de Amorim tem disfarçado a mediocridade de boa parte do plantel ( sendo que também é responsável pela composição do mesmo).

Preocupante o momento de forma de Jovane e TT.

Dos outros jogadores no ataque nem vale a pena falar.

2 Curtiram

Estão de parabéns? Foda-se…:joy::joy:

Leste alguma coisa da minha parte a exigir a vitória?
A equipa do Dortmund é superior, mesmo não sendo nada do outro mundo. Com Haaland ganha outra dimensão- e hoje nem puderam contar com ele. Contente porque perdemos por um? Não há vitórias morais para mim (mesmo na altura contra Reais e Barças).

Depois há isto:

É que até dava vontade de rir se soubesse que era uma tentativa de piada. Isto é apenas e só prestarmos-nos ao papel de coitadinhos.

4 Curtiram

6 dos 11 iniciais têm 30 anos ou para lá caminham.

Essa da equipa jovem é conversa, peço desculpa.

1 Curtiu

Eu acredito que este tipo de discurso à Gustavo Santos que tem sistematicamente saído nos jogos Europeus seja substancialmente diferente do discurso interno.

Acredito que internamente exista a exigência de outros jogos.

E mesmo no discurso há afirmações contraditórias. Pelo menos já li ele a dizer que “isto não chega”.

O banco é muito jovem. Nevertheless, tens razão. Ontem o nosso 11 inicial era, em média, mais velho que o do BvB. Mesmo assim, extremamente inexperiente.

Contexto.

Vou explicar, a forma como jogamos ontem foi claramente igual ao Sporting que temos tido, uma equipa consistente, comnbativa, dificil de bater e que luta pelo resultado até ao fim. Contra o Ajax não fomos nada disso, daí o “fomos o Sporting”.

Depois cada um interpreta como lhe dá mais jeito.

Verdade, e desses 6 com 30 ou quase 30 quantos já tinham jogado na LC antes?