Tudo do Sapo sobre o Sporting
Petrovic com um pé em Alvalade
[img]http://thumbs.sapo.pt/?Q=100&pic=http%3A%2F%2Fimgs%2Esapo%2Ept%2Fimages%2FDESPORTO%2F1%2E0%2E6%2Fhp%2F28546c0bdf55fdc920af6c5583507a31%2Ejpg&W=254&H=190[/img]
Costinha está interessado em trazer o médio-defensivo Radosav Petrovic, do Partizan Belgrado, para o plantel leonino para as próximas três temporadas, pelo valor de 2,5 milhões de euros.
O sérvio de 21 anos também já mostrou interesse em vestir a camisola do clube de Alvalade e confirmou que decorrem conversações entre o Sporting e o Partizan Belgrado.
“Sim, é verdade que o Sporting está interessado nele. Neste momento o Sporting fala com o Partizan. Para o Petrovic é uma excelente opção. Ele vai estar no Mundial. Penso que será o único jogador da liga sérvia a estar presente no campeonato do mundo”, afirmou o empresário do médio-defensivo.
O valor da transferência pode rondar os 2,5 milhões de euros mas o Sporting terá de lutar pelo sérvio com o PSG e PSV.
No entanto, o empresário de Petrovic confirmou que o atleta tem preferência pelo Sporting.
“O Sporting tem um projecto sólido”

Paulo Faria assegura que “o Sporting tem um projecto sólido” que vem sendo construído. Confessa que ficou um “sabor amargo” quanto ao campeonato e que o novo sistema da fase final “é fantástica”.
O campeonato foi entregue ao FC Porto, no último sábado, algo que foi fruto da “regularidade” dos portistas. Apesar desse objectivo já estar arredado, Paulo Faria lembra que “o Sporting tem um projecto sólido para o futuro” e que ainda há dois que podem ser alcançados.
“Este ano infelizmente não conseguimos, perdemos três jogos logo a seguir a jogos das competições europeias, o que nos causa algum sabor amargo. São objectivos que ficam por cumprir e outros que vamos tentar cumprir”, disse, lembrando que os leões ainda disputam além da final da Taça Challenge, “umas das meias-finais da Taça de Portugal”.
Pela primeira vez, o Sporting não vai mexer na estrutura base da equipa, com a entrada “apenas de dois jogadores, um deles já conhecido”, Rui Silva, que se transferiu do Xico Andebol.
“O Sporting tem um projecto sólido. É só recordar o Sporting há três anos atrás e ver onde está agora. Pela primeira vez o plantel que não vai sofrer alterações. É natural que quando conseguirmos ter aquilo que FC Porto, o ABC e o Benfica têm, seis anos do mesmo plantel, teremos outra segurança, outra confiança”, sublinhou.
Este ano, a fase final não foi disputada em sistema de play-off (eliminatórias), mas num sistema de todos contra todos, o que para Paulo Faria “é fantástico”.
“ O play-off é emoção pontual, da eliminatória. Sinceramente gosto, mas acho fantástica esta fase final. Tirando o FC Porto, que teve o mérito de conseguir vencer todos os cinco adversários em casa e fora, o que permitiu ter mais cinco, seis pontos na fase regular que os adversários, a diferença entre as outras equipas é pouca, o que traz emoção à prova e permite que todas as equipas possam ser campeãs”, explicou.
Djaló pode vir a representar a Guiné-Bissau

O secretário Estado do Desporto da Guiné-Bissau, Fernando Saldanha, revelou hoje que o futebolista Yannick Djaló pode vir a representar a selecção guineense na fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2012.
Yannick Djaló poderá representar a selecção guineense na fase de qualificação para o CAN 2012.
“Os contactos com Yannick estão muito adiantados. Temos 70 por cento de confiança em como ele irá representar a nossa selecção”, afirmou o secretário de Estado do Desporto guineense, em conferência de imprensa, hoje, em Bissau.
O governante falava após anunciar a lista de 40 jogadores guineense, alguns indicados pelo técnico português Norton de Matos e outros pelas autoridades desportivas, contactados para uma reunião, na quinta-feira, em Lisboa.
As autoridades desportivas guineenses e Norton de Matos convocaram um conjunto de jogadores do país que actuam essencialmente na Europa para uma reunião numa unidade hoteleira em Lisboa, com vista a saber a disponibilidade de cada um para representar a Guiné-Bissau.
Entre os convocados destacam-se os nomes de Yannick Djaló (Sporting), Amido Balde (Sporting/ júnior), Danilo Pereira (Benfica/júnior), Pele (Belenenses), Edér (Académica), Cícero (Oliveirense), Edinilson (Dínamo de Tblisi, Geórgia), Moreira (Partizan/Sérvia), Bruno Fernandes (Urinea Urziceni/Roménia), Kevin Gomis (Naval 1.º de Maio), Amarildo Vieira (Naval 1.º de Maio/júnior), Rachide Forbs (Ribeirão), Wilson Dirceu (Sporting de Pombal), entre outros.
A Guiné-Bissau está inserida no grupo 10 da fase de qualificação para a CAN2012, cuja fase final se disputa no Gabão e na Guiné-Equatorial, conjuntamente com as selecções de Angola, Quénia e Uganda.
“Vamos deixar todo o nosso suor em campo”

O novo treinador do Sporting, Paulo Sérgio, assegurou hoje que a equipa vai arrancar para a nova temporada de futebol “com forte espírito de conquista e uma grande ambição”.
Paulo Sérgio chega ao Sporting com ambição de vencer e após o início da pré-época, a 21 de Junho, a equipa parte para Nova Iorque para participar num prestigiado torneio naquela cidade.
As declarações de Paulo Sérgio foram proferidas durante uma conferência telefónica, a partir de Lisboa, com os técnicos do Manchester City, Tottenham e New York Red Bulls, no âmbito da apresentação do torneio “New York Football Challenge”, que se vai disputar no final de Julho.
“Vamos partir para uma nova temporada com forte espírito de conquista e uma grande ambição. Vamos fazer de tudo para proporcionar grandes alegrias ao longo da temporada e deixar todo o nosso suor em campo. Queremos conquistas, queremos vencer! E vamos trabalhar muito para que tudo isso possa acontecer”, disse.
Para Paulo Sérgio, participar neste torneio “é uma grande oportunidade de reforçar o treino da equipa durante a pré-temporada, em busca de uma melhor preparação”.
“Triunfar no torneio seria uma grande afirmação. Tentaremos vencer para melhor representar o clube. E queremos, também, deixar a todos uma óptima imagem”, afirmou.
Paulo Sérgio disse ainda que se o grupo de atletas estiver fechado na data do torneio, todo o plantel irá aos Estados Unidos para fazer a preparação final para o jogo oficial de 29 de Julho" [terceira pré-eliminatória da Liga Europa].
O Sporting vai defrontar o Tottenham no dia 23 de Julho e o Manchester City a 25, num torneio que conta ainda com o New York Red Bulls.
A pré-época da equipa da equipa do Sporting inicia-se a 21 de Junho.
“O valor das equipas nas finais é diferente das ligas”

O sonho do primeiro troféu europeu a nível nacional começa já no sábado na Polónia. Paulo Faria, técnico da formação de andebol do Sporting, sabe que o MMTS é uma equipa forte, mas em finais nunca se sabe.
O Sporting está na final da Taça Challenge em andebol, segunda prova europeia mais importante. Com o campeonato entregue já ao FC Porto, Paulo Faria, em entrevista ao Sapo Desporto, não esconde “alguma tristeza” pela prestação no panorama nacional, mas um dos objectivos foi cumprido.
“Sabemos a qualidade do nosso plantel. Estamos um pouco tristes com alguma irregularidade no campeonato, sabemos que temos oito elementos novos, tardou a adaptação. Um dos objectivos era chegar a uma final, conseguimos e agora é fazer aquilo que todos desejamos”, frisou o treinador leonino.
Os polacos do MMTS, terceiros no campeonato caseiro, já tiveram que medir forças em Portugal, nos quartos-de-final desta mesma prova, frente ao Xico Andebol, e não tiveram a vida facilitada. Contudo, Paulo Faria lembra que cada jogo deve ser visto em função das circunstâncias em que ocorreu.
“O facto de terem jogado com o Xico Andebol, é preciso saber as condições em que o fizeram. Não podemos cair no erro desta subvalorização da equipa, uma equipa que está na final, que eliminou equipa romena e que a nível de selecções esta acima da nossa. É natural que seja uma equipa forte”, disse, embora acredite que tudo seja possível.
Paulo Faria fez parte de uma “geração de ouro” do andebol português, no ABC de Braga, e recorda uma final da Liga dos Campeões da modalidade, que se disputou com o campeão de Espanha, país com tradição no andebol
“Recordo-me em 1993/94, o ABC disputou a final da Liga dos Campeões com o Teka Santader, que estava muito acima do ABC, mas empatou em Braga e ganhou por dois em Espanha. Isto quer dizer que o valor das equipas nas finais não é o mesmo dos campeonatos ou da fase regular”, lembrou.
O primeiro jogo é já sábado na Polónia, mas Paulo Faria teme que suceda o mesmo que aos adversários até aqui: “Podemos correr o risco de nos acontecer o que tem acontecido com os nossos adversários: nos jogos em casa conseguimos uma vantagem que pressiona a equipa adversária a ter que vencer por um determinado número de golos”.
O jogo da primeira-mão da final da Taça Challenge entre o MMTS e o Sporting realiza-se este sábado, na Polónia. A segunda-mão está agendada para dia 29, em Lisboa.