Questão para Engenheiros, Arquitectos, Constructores - LSF

LSF - Light Steel Framing.

Deixo um link sobre o assunto e peço opinião fundamentada de quem percebe disto sobre as vantagens e desvantagens de construir nesta tecnologia “americana” (para quem quer vender é só vantagens claro):

http://www.futureng.com/steelframing.htm

Confesso que fiquei bastante impressionado com a versatilidade e com os custos associados. Por outro lado sempre me fez confusão o hábito único de construir apenas em Alvenaria em Portugal, sendo que não temos propriamente um clima rigoroso e sujeito a grandes hecatombes, logo temos um cenário propicio a construcção noutros sistemas.

LSF - Light Steel Framing.

Deixo um link sobre o assunto e peço opinião fundamentada de quem percebe disto sobre as vantagens e desvantagens de construir nesta tecnologia “americana” (para quem quer vender é só vantagens claro):

http://www.futureng.com/steelframing.htm

Confesso que fiquei bastante impressionado com a versatilidade e com os custos associados. Por outro lado sempre me fez confusão o hábito único de construir apenas em Alvenaria em Portugal, sendo que não temos propriamente um clima rigoroso e sujeito a grandes hecatombes, logo temos um cenário propicio a construcção noutros sistemas.

A questao de se construir em alvenaria ou em aco nao tem a ver com clima, tem a ver com cultura, no UK se falares a um constructor em fazer mais do que as fundacoes e lages em betao eles torcem logo o nariz.

Quanto a isso do light steel framing , isso e semelhante a usar pladur por exemplo que vai sendo um processo razoavelmente usado em portugal em escritorios e comercio nas particoes interiores em todo o caso no exterior sao raros os edificios que escapam a alvenaria e reboco, sobretud por questoes economicas, em Portugal ou no estrangeiro, e quando se sai disso entra-se no reino dos paineis compositos folheados a metal ou a madeira, ou entao como fazem nos USA nas casas, constroi-se inteiramente com estruturas pre-fabricadas de madeira depois revestidas geralmente a madeira.

A contrucao no entao nao e muito comum ser so feita em light steel framing, isso geralmene e utilizado em conjunto com estrutras em aco (structural frame) que no fundo ‘seguram’ o edificio e as lages, depois realizando-se as paredes interiores e exteriores em light steel frame.

Ve em :

http://www.kingspanoffsite.com/

que tem uma boa explicao dos metodos e materiais.

Quanto as vantagens que tem no site vejamos uma a uma:

• Segurança Estrutural - Isso quer seja em betao quer em aco tem de ter…

• Conforto Ambiental - Pois… so qiuem nunca viveu num predio realizado dessa maneira e que pode acreditar que a insonorizacao (uma dor de cabeca) e simples ou eficaz… E possivel atingir os mesmos niveis acusticos da alvenaria, mas posso-te dizer que nao e simples e requer estudos de especialistas que custam dinheiro…

• Baixa Manutenção - Como no betao , se tudo correr bem…

• Rapidez de Construção - Sem duvida, e sobretudo simplicidade, estes gajos conseguem montar uma quantidade impressionante de sub-estrutura num tempo incrivelmente curto… mas tem de estar tudo desenhado ao milimetro caso contrario nao e possivel cortar meio tijolo para bater certo, o que requer um processo de projecto eficiente.

• Valor Imobiliário - Eles dizem entre outras coisas que e mais barato… no UK talvez porque e o metodo standard, em Portugal talvez, mas duvido, se for bem feito, sobretudo em habitacao.

• Construção Versátil - Tanto como qualquer outra…

• Construção Sustentável - hmmmm, depende mais do constructor/fabricante do que de outra coisa, se vires num site de betao eles dizem-te que o betao e ecologico porque pode ser reciclado por exemplo…

A questao dos custos sobretudo pode ser uma fabula, olha o estadio de wembley, ate te posso dar uma exemplo concreto do meu emprego em que se esta a substituir a light steel frame nas paredes exteriores por alvenaria (2 fiadas de tijolo com isolamento e caixa de ar) porque fica muito mais barato, na terra da construcao em aco…

hmm… pena que assim seja.

A noção que sempre tive é que se em países mais desenvolvidos se opta por outro tipo de construcção por alguma razão deve ser. Custa-me acreditar que o tuga do tjolo e betão armado seja o mais avançado do mundo.

Tenho um amigo que estudou arquitectura e trabalha nos EUA, e o qual já não vejo há alguns anos e que já há uns 6,7 anos me falava da sua incompreensão da opção tuga pelo tijolo e cimento quando a opção pelo aço era melhor em quase todos os aspectos mas sem ter detalhado.

Por outro lado o tipo de casa(s) para as quais me interessa investigar este tema não é tanto a moradia de janelinha e telha mas coisas mais arrojadas.

Ainda esta semana vi fotos na revista living de uma espécie de hotel nos Açores com casinhas modernas forradas a madeira, num design muito moderno que é muito raro ver cá, duvido que seja “tijolo e betão”.

Existem outras opções de construcção muito pouco exploradas em Portugal e tenho alguma curiosidade sobre isso pois por vezes fico com aquele feeling que mandar fazer uma casa em tijolo e betão hoje em dia é quase um convite a ser comido por parvo.

... A noção que sempre tive é que se em países mais desenvolvidos se opta por outro tipo de construcção por alguma razão deve ser. Custa-me acreditar que o tuga do tjolo e betão armado seja o mais avançado do mundo. ...

Uma coisa te digo, quem me dera fazer projectos em betao e tijolo, ja agora a construcao no UK e bastante diferente da dos EUA uma vez que no UK se usa muito o ‘brick and block’, muito tijolo muito bloco e pouca pre fabricacao, nos EUA a pre-fabricacao e a norma e dai o maior interesse no aco , ja que o aco e a madeira sao materiais por excelencia da pre-fabricacao…

No fundo tudo tem o seu lugar, o betao, o aco e ate o tijolo a questao e a questao e que nem tudo e branco ou preto as vezes e cinzento e se eu nao duvidaria em fazer um edificio de escritorios em aco e lsf teria serias duvidas (nao fazia mesmo…) um edificio de habitacao assim, pelo menos nunca faria as particoes entre apartamentos e o envelope exterior…

Se disseres de que projecto falas nos Acores talvez te possa dar mais informacao…

vou sacar a revista e ver.

Tenho visto muito livro de case study de casas europeias e americanas e quase que aposto que estas casas são feitas em tudo menos tijolo e cimento, e não deixam de ser casas impressionantes, sendo que duvido que não tenham a qualidade exigível.

Obviamente falo é de casas modulares, bastante diferentes da típica casa portuguesa, muitas vezes sem o telhadito em V que é habito por cá, etc.

Jota,

Checka o link deste turismo de habitação muito original. São casas deste tipo que estou a falar. Isto não é “tijolo e cimento” de certeza.

http://www.furnaslakevillas.pt/

...Isto não é "tijolo e cimento" de certeza.

http://www.furnaslakevillas.pt/

Eu diria betao e tijolo.

doze anos depois… a discussão mudou?

pergunto isto porque estou perante uma proposta para construir uma moradia em lsf.

depois de ler bastante sobre o tema, o isolamento acústico ser menor é “mito urbano”. pelo que pude ler, testes efectuados, demonstram que depende muito dos materiais usados no lsf. mas hoje, além do isolamento térmico, o isolamento acústico é apontado como uma vantagem sobre a construção em alvenaria.

preocupação maior… resistência ao fogo. aqui sim, se o construtor não for de qualidade, a coisa pode piar mais fino.

mas gostava de saber opiniões de pessoal da área. opiniões com menos de 12 anos, claro… ;D

eu sou mesmo um leigo sedento de saber mais…