Questão Matematica

Viva, tenho esta questão para vos colocar e quero saber qual a vossa opinião.

Imaginando que estamos a fazer um orçamento, com o orçamentado e verificado para 2013. Estamos então a calcular taxas de desvio.

Vamos ver então alguns exemplos:

1 -)
Valor Orçamentado: 100.000€
Valor Verificado: 50.000€

Aqui temos um desvio negativo de -50%. É logico e de facil compreensão.

2 -)
Valor Verificado: -50.000€

Aqui temos um desvio negativo de -150%. É logico e de facil compreensão.

3 -)
Valor Verificado: 150.000€

Aqui temos um desvio Positivo de 50%. É logico e de facil compreensão.

Imaginemos então agora a seguinte situação:

Valor Orçamentado: - 100.000€
Valor Verificado: 50.000€

Nesta situação, qual era o desvio em % que voçês colocariam e qual é que vos parece melhor?

-150% ? O que tecnicamente é correcto, mas de mais “dificil compreensão”.
150% ? Dado que o verificado apresentou uma melhoria de 150% face ao projectado, mas tecnicamente incorrecto.
b?[/b] Não colocariam nenhum desvio em situações destas, para não gerar duvidas.

Em situações semelhantes em que acontece isso, vi varias diferenças entre varios orçamentos de diversos organismos.

Por exemplo, o Orçamento de Estado em casos destes, não coloca nada Apenas um Traço ( - ). Outras existem que são fieis á matematica apesar de ser de dificil compreensão. E outros há ainda, que “martelam” o numero, mas ficando mais compreensivel aos olhos das pessoas.

O que voçês apresentariam nesta situação?

Sendo o Orçamento uma ferramenta de gestão, cujo último objectivo será sempre ser alvo de análise e tomadas de decisão, deverá ser elaborado tendo sempre como prioridade os diversos leitores dessa informação, logo apesar de tecnicamente o desvio ser de facto -150%, apresentaria como um desvio de 150% positivo, no sentido em que seria de interpretação lógica para os utilizadores

No fundo estás a usar a fórmula
orçamentado: X
verificado: Y
desvio= (Y-X)/X*100

Logo se X=-50 e Y=+100, o desvio é (100–50)/(-50)=-150%

No entanto, isto é enganoso, porque para um valor orçamentado 0 o desvio tem valor indefinido ou infinito, ou seja deixa de ter significado.

Ou seja, os valores que estás a falar são diferenças (por ex. entre receitas orçamentadas e custos orçamentados), e o que tem sentido falar é o desvio de cada uma das parcelas - desvio das receitas por um lado, desvio dos custos por outro. E o desvio da diferença mais vale dar em valor absoluto.

Digo eu como resposta matemática a um problema que é económico e não matemático :slight_smile:

O desvio é uma medida de relação, logo não há desvios negativos, há é um desvio em si que pode ser no sentido positivo ou negativo. Isto é apenas a minha opinião.

E escreve-se vocês e não voçês. Isto já não é opinião, é facto.

Eu colocaria um desvio de 150% no sentido positivo (relativamente ao orçamentado), com uma variação positiva de 50% relativamente ao zero.

50% em relação a zero dá… zero! :mrgreen:

No sentido positivo da coisa ó caramelo! :twisted:

:mrgreen:

caramelo é vossecelência! tanto faz o sentido, qualquer variação em porcento “a partir de zero” é sempre zero :mrgreen:

Escrevia o valor correcto mas acrescentava uma nota explicativa.

:naughty: :naughty: :naughty:

É… #VALUE#! :shhh:

:great:

(sim, é o que eu tinha dito no meu primeiro post neste tópico depois deu-me para o disparate)

Mas eu chamo-lhe NaN!

:mrgreen:

Como é que um valor orçamentado tem um valor negativo? (Por exemplo -100.000) :eh:

Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas há duas perspectivas, a perspectiva de “quero fazer um arranjo no carro, faça-me aí um orçamento” e a perspectiva de contabilidade e finanças que dá conta das receitas e despesas, sendo assim possíveis valor positivos e negativos, dependendo do prisma com que se olha para a questão , seja a receita o positivo ou negativo.

Em resposta a questão inicial, não faço a menor ideia :stuck_out_tongue:

Podes sempre ter um custo que via um factor extraordinário de crédito por factores passados se “vira” ao contrario

Fora disso, custa-me entender que o autor do tópico, que até teve várias respostas válidas, de malta que leu e tentou ajudar nesta problema, e da minha parte foi imediata até porque entendi que seria no âmbito profissional, não tenha tido ainda tempo de passar por aqui para dar algum tipo de feedback

Pegando numa empresa: não poderá simplesmente estar previsto um prejuízo de 100 000€?

Possivelmente, eu não sei :lol:

Partindo do pressuposto que o orçamentado tem em conta custos e receitas (sendo o -100 000 apenas o balanço orçamentado) então a variação é neste caso favorável de 150 000 (já que o balanço real foi de 50 000). Em percentagem dá 150% de variação favorável em relação ao previsto.

Antes de mais, obrigado a todos pelas vossas respostas e comentários. :great:
Li e ponderei atentamente todos os vossos argumentos.

De facto é uma questão celeumatica :twisted:, o que acaba por ser matematicamente correcto (-150%) é economicamente incorrecto porque se trata de uma melhoria do Resultado Liquido. E uma melhoria não deve ser colocada como -150%.

Um pau de 2 bicos, que o Orçamento de estado resolve omitindo a Variação.

Dado isto não ser matemática, optei (contra os meus princípios) por colocar a variação de modo económica, e vou colocar +150%, porque se trata efectivamente de uma melhoria do resultado esperado.

Matematicamente é incorrecto, mas estamos a falar de um orçamento e a analisar a questão de modo económica. E um desvio positivo nas contas, e deve ser colocado como tal, de modo perceptível aos utilizadores que vão analisar.

Para mim o raciocínio é lógico.

A variação é positiva, passou do vermelho para o verde, se a variação é crescente então o valor só poderá ser 150%. Cresceu 150% face à situação em que se encontrava, estando agora com valor verificado, positivo, de 50.000€