Questão antes da Revelação

Uma dúvida para quem sabe sobre o assunto: quanto o SCP adquire um jogador por empréstimo e paga por esse empréstimo uma verba, essa operação e valores são comunicados à CMVM e alvo de um anúncio público como acontece nas transferências efectivas?

Preciso saber isto para poder confirmar ou desmentir uma história que me contaram hoje, sobre as aventuras do costume.

Acho que depende do valor envolvido para ser considerado um “Facto relevante”

Tem que ser declarado pq esse dinheiro tem que aparecer no relatorio de contas a apresentar aos accionistas.

No entanto o FLL poderá esclarecer melhor o assunto…

Tem que ser declarado pq esse dinheiro tem que aparecer no relatorio de contas a apresentar aos accionistas.

No entanto o FLL poderá esclarecer melhor o assunto…


Também penso como o Incitatus. A partir do momento que é um valor desportivo adquirido pelo clube, mesmo sendo adquirido como termo definido.

Como o Inci diz, esse valor deverá constar do Relatório e Contas (embora não discriminado relativamente a este ou aquele jogador), mas isso não significa que tenha que ser revelado enquanto facto relevante.

A obrigação de comunicação de factos relevantes não existe, no caso das SAD, relativamente a todas as transferências, nem está legalmente construída com base numa fasquia de valor, a partir do qual o negócio tenha que ser comunicado.

O que o Código dos Valores Mobiliários estabele, no seu art. 248º, é que é obrigatória a revelação de qualquer informação que, depois de tornada pública, seja susceptível de influenciar o preço dos valores mobiliários (as acções, neste caso), e com base na qual os investidores possam tomar decisões de investimento.

É por isto que, no caso do Sporting, nem de perto nem de longe todas as transferências são comunicadas nestes termos, sendo que, por outro lado, são prestadas várias informações que não respeitam a transferências, como foi o caso da renovação do Liedson ou das contratações do Boloni e do Peseiro. Podem consultar aqui todas as informações de 2006 e anos anteriores.

Quanto a transferências, o que consta do arquivo é que só foram comunicadas as do Niculae, Jardel, Viana, Quaresma, Ricardo e Ronaldo. Sempre devido à influência que a informação poderia ter sobre as cotações, e não porque tenham atingido determinada fasquia de valor.

Em teoria é perfeitamente possível que um empréstimo de jogador ou outro negócio com poucos encargos seja suficientemente relevante para influenciar as cotações, justificando por isso a comunicação. Imaginemos, por absurdo, que o Sporting trazia o Ronaldinho emprestado, ou que o Zidane decidia prolongar a carreira, jogando gratuitamente no Sporting.

Infelizmente os nossos empréstimos e “custos zeros” não têm tido magnitude que o justifique… :lol: :?

Pelo o que eu sempre ouvi dizer, qq transação acima dos 2,5 milhões de euros tem que ser comunicada à CMVM, valores abaixo não é obrigatório.

Basta pensares que o Liedson e o Deivid custaram 3 milhões cada e nenhum dos negócios foi comunicado como facto relevante.

Estabelecer uma fasquia aritmética é impraticável, a relevância de um negócio de 2,5 milhões de euros é completamente distinta numa multinacional e numa sociedade como a Sporting SAD ou outra de dimensão inferior.

Só tem que ser comunicado o que possa ser influenciador do valor da empresa emitente.

Se nos emprestassem o Buffon, Messi, Ronaldinho, Robinho, Lampard, Terry e Saviola de uma só vez, poderia ser um facto relevante.

A.A.

PS - Da CMVM: O conceito de informação privilegiada abrange os factos ocorridos, existentes ou razoavelmente previsíveis, independentemente do seu grau de formalização, que, por serem susceptíveis de influir na formação dos preços dos valores mobiliários ou dos instrumentos financeiros, qualquer investidor razoável poderia normalmente utilizar, se os conhecesse, para basear, no todo ou em parte, as suas decisões de investimento (artigo 248.º, n.º 2 do Código dos Valores Mobiliários).

Portanto se eu quiser saber quanto saiu do Sporting à pala do empréstimo do poderoso Bueno e quanto entrou no PSG não o vou encontrar, visto que negócios maiores nem lá constam (confesso que ainda não procurei).

É que me contaram uma história (para não haver já boca do costume foi uma fonte jornalística) que alguns já preveem de que tipo será mas que também ajuda a perceber porque é que alguns clubes gostam tanto agora de fazer empréstimos, sobretudo se de facto este não surgem publicados, mesmo envolvendo valores compensatórios para além dos salários do atleta… Por clubes entendam-se decisores.

conta logo tudo!!! :arrow:

conta logo tudo!!! :arrow:

Não me digas que é preciso? :smiley: …penso eu de que…

Já todos sabemos que o Carlos Freitas meteu dinheiro ao bolso. O final destas histórias é sempre o mesmo.

Já todos sabemos que o Carlos Freitas meteu dinheiro ao bolso. O final destas histórias é sempre o mesmo.

Como me contaram a história não foi só o previsível. Foram também os amigos que até hoje o elogiaram muitissimo. Foi assim que me foi idicado (falaram-me em valores mas não me recordo, vou perguntar novamente) e foi referido especificamente o empréstimo pago do bueno.

Se pensaremos bem e esquecendo este caso específico é um bom estratagema para os clubes cotados em bolsa semearem comissões com alguma facilidade, isto dos empréstimos a “custo zero”.

Quarto segredo de Fatima … O Caca meteu ao bolso, segundo fonte jornalistica :lol: :lol: :lol:

Quarto segredo de Fatima ... O Caca meteu ao bolso, segundo fonte jornalistica :lol: :lol: :lol:

Por muito que possa ser engraçado, para mim não tem piada nenhuma. Pior: é grave… muito grave.

Mauras pára com isso.

Andas armado em velho de alvalade tu e estas estórias, mais as do custo do m2 dos terrenos vendidos à opca na qual um dirigente ou presidente é admin e afins, chega pá

Lá estás tu a meter o diabo no paraíso que impera no Sporting, puxa pá :arrow:

Nao foi a OPCA foi a MDC, que por acaso se prepara para construir um complexo de escritorios e urbanizaçao de luxo nesses terrenos, cujos quais serão abastecidos por um unico centro comercial autorizado a funcionar na zona, de seu nome Alvalaxia e que vai agora ser vendido por tuta e meia…

Quarto segredo de Fatima ... O Caca meteu ao bolso, segundo fonte jornalistica :lol: :lol: :lol:

Por muito que possa ser engraçado, para mim não tem piada nenhuma. Pior: é grave… muito grave.


Não é nada grave, porque não vem no Google, não existem facturas, e de certeza que o funcionário em causa não cobrou comissão superior ao que lhe era devido… :lol:

PS- Mauras, sem esse nível de detalhe e sofisticação, também a mim me foi contado que a transferência do Bueno tem “gato escondido com nota de fora”.

Nao foi a OPCA foi a MDC, que por acaso se prepara para construir um complexo de escritorios e urbanizaçao de luxo nesses terrenos, cujos quais serão abastecidos por um unico centro comercial autorizado a funcionar na zona, de seu nome Alvalaxia e que vai agora ser vendido por tuta e meia...

E agora deixo a pergunta de 1 cêntimo (não vale mais): que empresa se prepara para tomar conta desse “património” invendável, quem é? :slight_smile:

Quarto segredo de Fatima ... O Caca meteu ao bolso, segundo fonte jornalistica :lol: :lol: :lol:

Por muito que possa ser engraçado, para mim não tem piada nenhuma. Pior: é grave… muito grave.

Eu não estou a dizer que isto é verdade. Apenas estou a contar o que me foi passado por um amigo que trabalha com informação desta área e que ma passou como sendo verdade. Basicamente é o caso de tudo o que contei até hoje. Não coloco aqui histórias que oiço na pastelaria onde tomo o peq. almoço mas sim o que me contam profissionais da área da comunicação ou relacionados com o futebol. Há pessoas que preferem não imaginar que faço as coisas assim e não com base na conversa da “rulote”, lamento desiludir.