Quem é o favorito para ser campeão?

Com o aproximar do início do campeonato, os planteis começam a estar mais definidos. Isso ajuda-nos a ter algumas ideias sobre o quais as nossas hipóteses e nos sagrarmos campeões nacionais. Acho que temos algumas questões interessantes.

A) Quem tem o melhor plantel?
B) Quem é o favorito ao título?
C) Temos condições reais de sermos campeões?
D) Que expectativas podemos ter?

Em termos de esboços dos planteis, confesso que não conheço muito bem alguns nomes do Benfica, mas arrisquei a fazer algo que creio que se aproxime da realidade.

Assim à primeira vista, parece-me que estamos mais fortes do que no ano passado, mas o claro favorito a ser campeão será o Porto. O que vale este Benfica? Confesso que não tenho grande ideia. Alguns dos nomes deste ano, oferecem-me a ilusão de que estão mais fracos e que na teoria estamos próximos em termos de qualidade de plantel, agora resta saber a prática.

As perguntas estão bem feitas e vou responder mais tarde.
Neste momento, ainda é precoce.
Os 11’s que propuseste já acho que era escusado incluires no post inicial porque são mais do que discutíveis (eu não concordo nada com eles) e já são uma análise tua que devias incluir numa resposta também tua às tuas questões. :wink:
Não fazem pois parte de nenhuma premissa para as respostas a dar.

Muita água ainda vai passar por baixo da ponte até 31 de Agosto.
Mas se fosse obrigado a apostar já em alguém, era no FCP pelo histórico que tem em anos que se seguem a títulos do SLB.
Nota-se que fazem questão de manter esse registo e estão a apostar forte.
E apostar forte não será, certamente, reforçar apenas a equipa.
Para bom entendedor…

Ainda é muito cedo para dizer, só em finais de Agosto quando os plantéis estiverem completos, e já com vários jogos de preparação feitos, é que se poderá ter uma ideia mais sólida.

Neste momento não há dúvidas que o plantel do FCP parece ser o mais forte, mas em compensação o treinador é uma incógnita.

O SLB mantém o treinador, mas está a perder muitos jogadores importantes, e até agora ainda não contratou nenhum “craque” daqueles com nome feito, como costumam fazer todos os anos.

Quanto ao Sporting, é o que sabemos e que já está mais que discutido, falta saber quais os jogadores que vamos perder e quem os vai substituir.

É um tópico interessante, só que neste momento parece-me bastante cedo para discutir favoritismos e afins, visto que ainda muitas mudanças ocorrerão nas três equipas.

PS: Também não concordo minimamente com os 11’s :mrgreen:

Não consigo responder a esta questão…

Apercebi-me em relação ao nosso plantel que temos claramente melhor banco que o ano passado (quando faltava Adrien ou william era um ai jesus…), mas para o onze principal ainda não conseguimos aumentar muito a qualidade.

Eu acho que temos boas chances de sermos campeoes, acho que partimos todos mais ou menos do mesmo ponto… Muitos jogadores novos, principalmente no benfica titular o que lhes da uma pequena desvantagem mas tudo vai depender das contratacoes que faltam aos clubes, das vendas que ainda nao estao certas e da adaptacao. Respondendo diretamente as perguntas:

A) Ainda acho cedo para o dizer, em theoria e pelo o que parece que vai acontecer, acho que o Benfica vai ter um plantel ligeiramente mais fraco devido a falta de adaptacao. Como ainda faltam varias contratacoes para o porto fechar o plantel é um pouco difficil dizer mas face ao que aconteceu na epoca passada, acho que vao tentar reforcar se em forca e talvez venha a ter o melhor plantel mas o do sporting nao me parece ficar muito atras.

B) Parece me que os maiores favoritos sao o Sporting e o Porto, duvido que o Benfica seja campeao este ano. Tbm vai depender do que fizerem todos nas outras competicoes e das transferiencias. Parece me que vai ser uma luta até a ultima jornada.

C) e D) Sim, com o plantel que temos podemos ser campeoes mas nao podemos criar expectativas demasiado altas porque apesar de ser possivel vai ser dificil. Por mim, devemos lutar pelo titulo, mostrar qualidade, raca e no fim fazemos as contas. Acredito nesta equipa nao so para agora mas tbm a medio prazo, temos jovens de qualidade com muito potencial.

Mas ainda é muito cedo porque os planteis dos nossos adversarios ainda estao com algum atraso comparado ao nosso.

PS: Nao acho que seja o sitio indicado para este topico e ja ha alguns parecidos

Em nomes , são os fcPorcos .

Mas no ano passado tb o Atl. Madrid não era favorito e acabou campeão . Aos nossos jogadores só peço atitude, querer, garra e vontade de vencer, se tiverem esta atitude , poderemos fazer uma gracinha .

Joguem só um pouquinho mais que a última época e poderemos chegar lá .

Força grande Sporting CP

Bem, tendo em conta as sugestões, apaguei os XI’s

Porto neste momento, deixaram de lado a antiga filosofia de contratações e já contratam jogadores feitos tal é o desespero deles por titulos.
Espero que não ganhem nada e que assim se enterrem de vez e se acabe o mito da grande estrutura.

Para mim é o Benfica, tem um modelo já definido e mesmo com as saídas tem sempre vários excelentes jogadores e sobretudo um treinador muito bom.

C) Temos condições reais de sermos campeões?´
Claro que sim, se os adversários escorregarem como o ano passado (este ano mais 4 jogos) acredito sinceramente que poderá ser o nosso ano. Temos é de ser mais regulares e mais fortes que os adversários que joguem com 14 ( e vão aparecer seguramente se tivermos na frente) e sobretudo somar pontos nos jogos com os outros 2 grandes.

Isso é uma pergunta que ainda é muito cedo para ser respondida, por um lado vejo um Benfica enfraquecido mas é sempre o modelo forte de JJ e também tenho muitas dúvidas se o modelo do Lopetegui vai ter resultado contra os autocarros da 1ª liga que tanto me enojam.
Também vejo o Sporting com as ideias e os principios de jogo diferentes dos da época passada e já tipicos de uma equipa Grande, ou seja de pressão alta forte organização ofensiva um futebol mais estético e menos resultadista a somar claro às coisas boas que LJ deixou.
Por outro lado vejo um calendário como sempre a favorecer o Porto e todos sabemos o peso de Porto e Benfica na Liga, por isso vejo uma batalha desleal pois conseguem aliar esta diferença de estatuto e tratamento a plantéis superiores ao nosso que diga se para mim é um plantel com mais potencial para o futuro e para construção de uma forte equipa do que estas 2 equipas.
Mas isto de orçamentos e plantéis vale o que vale, o que não falta para aí é casos que provam que com menos qualidade se faz excelentes equipas e campeões.

Quando acabar o mercado venho aqui falar sobre isto .

Ainda é bastante cedo .

Neste momento, e de forma breve:

A) Com as contratações mais recentes, Porto. Seguidos de perto pelo nosso. O plantel do Benfica está num patamar abaixo.

B) Porto e Benfica, principalmente pelo investimento no plantel. Mas não ficamos muito atrás deles, mesmo em termos de favoritismo.

C) Sem dúvida. Teremos um 11 de maior qualidade, um plantel de maior qualidade e com maior profundidade na maioria das posições, mantivemos, até à data, a nossa pérola (William) e temos um treinador de qualidade. Vamos precisar de subir a qualidade de jogo, manter a consistência exibicional durante toda a época, melhorar o registo em casa (tirando os jogos contra Porto e Benfica, onde não me escandalizam eventuais perdas de pontos, e mais um de bónus num dia não da equipa, todos os outros 14 são de vitória obrigatória) e conseguir garantir mais pontos fora. Se o fizermos, temos todas as hipóteses de ser campeões.

D) Temos capacidade para lutar por todos os títulos a nível interno e, caindo da Champions para a Liga Europa e dependendo do sorteio, todas as capacidades para fazer uma caminhada interessante na Europa.

Em principio é o FC Porto. Mas o Sporting não fica nada atras. O FC Porto gastou mais dinheiro. Mas não significa que tem melhor plantel. Quanto ao benfica não sei de nada. Talvez estes ataquem o mercado la para meio de Agosto.
Direi o FC Porto. Pois penso que o Pinto da Costa esta a criar uma equipa solida. E la para os lados do Porto a palavra “perder” não esta no vocabulario deles. Também temos equipa mas um pouco mais timida em relação ao porto. Quanto ao benfica é uma incognita. Mas darão luta como nos ultimos 5 anos.
C) Temos condições reais de sermos campeões?
Temos, se jogarmos todos os jogos com raça e ambição de vencer todos os jogos. Os adeptos irão sempre apoiar a equipa.
Toda a gente é livre de sonhar. A minima é ficar entre os 3 primeiros lugares.

A) Neste momento, o Porto. Estão a reforçar-se muito bem e em setores que necessitam. Teoricamente, são os mais fortes. Creio que o nosso e do Benfica estão num nível semelhante. A contratação de um extremo e um lateral fará com que avancemos para um nível superior.

B) Benfica e Porto. O investimento é maior, o orçamento é maior e tem sido os habituais candidatos (até ao final do campeonato, excluindo a última época). Mas podemos muito bem superar ambos.

C) Estamos a formar as condições para podermos assumir uma verdadeira candidatura e lutarmos de igual para igual com os rivais. Temos contratado bem e de forma inteligente, colmatando várias falhas no plantel. Até ao momento, ainda não perdemos os nossos melhores jogadores, ao contrário dos rivais (principalmente o Benfica). Com duas ou três contratações podemos sonhar verdadeiramente com o título.

D) A nível interno somos candidatos em todas as provas. Na champions, bem … será muito difícil. Estamos no pote 3, ou seja, corremos o sério risco de apanhar 2 grandes equipas. O objetivo mínimo passa pelo 3º lugar no grupo e consequente ida à Liga Europa. Se assim for, não ficarei muito chateado. A partir dai e com um sorteio favorável, podemos chegar longe.

Atualmente acho que é o Sporting!!!

Manteve a equipa e há jogadores novos que parecem ter valor para jogarem no 11 inicial.

Benfica perdeu jogadores titulares e os novos ou são incógnita ou ainda não chegara para se saber o seu valor.

O Porto é a maior duvida, os que lá estavam não servem, os novos prometem mas ninguém sabe como vai ser o tiki taka do Porto, já se percebeu qual é o caminho idealizado para este ano, resta ver se é bem sucedido ou não.

No caso do Sporting a saída de Rojo - Carvalho - Slimani, irá enfraquecer a equipa na proporção da saída de 1, 2 ou dos 3 jogadores.

na época passada estávamos empatados no 1º lugar. quando trabalhava, eu disse para os meus colegas galinácios, “os gajos do apito a qualquer altura metem a nossa equipa no 3º lugar”, só falhei por um lugar ::slight_smile:

portanto, para a próxima época, com mudança de treinador e chegada de alguns jogadores é melhor ir com calma.

O melhor plantel é de longe o do Porto, poder aspirar ser campeão? Veremos temos uma 3 jornada e 6 muito importantes, e o resultado vai dizer se podemos ombrear com Porto e Benfica pelo titulo. O favorito ao titulo é o Benfica, IMO, por muitos jogadores que eles percam o Jesus faz sempre uma equipa extraordinária, e os principais favoritos serão Benfica e Porto, connosco a poder fazer outra surpresa, no entanto continuo a achar que partimos como ‘‘outsiders’’.

Tirando talvez o ano do AVB, JJ tem tido sempre o melhor plantel. E ganhou 2 campeonatos em 5. Tirem-lhe os ovos que omeletes é coisa que não vai fazer.

Sim, somos outsiders. Mas aguardemos até final de Agosto e depois pelo comportamento colectivo das equipas.

No papel, o porto tem grandes nomes. Veremos na prática. Jogadores de estatuto e créditos firmados pululavam no Sporting há 2 e 3 épocas, dizia-se.

Com os resultados que se sabe.

O principal somos nós, temos que acreditar na nossa equipa.

Mas o problema do SCP não foi ter jogadores com nome porque jogadores desses, e ainda em maior quantidade, também polulavam nos nossos adversários também com os resultados que se sabe.

O nosso problema é que grande parte dos jogadores que tínhamos, ou já não estavam em condições ou não eram os certos para formar uma boa equipa, equilibrada nas vertentes que determinam o sucesso ou insucesso das equipas.

Entrámos numa espiral de insucesso que nem sequer permitiu valorizar ninguém e fazer face ao nosso défice financeiro estrutural, comum aliás aos nossos rivais.

Foi um problema de scouting crónico que gerou um problema financeiro grave que agora não nos permite arriscar absolutamente nada.

O FCP que faça o seu ALL IN à vontade este ano.
Se mesmo assim nos conseguirmos aguentar, penso que podem advir sarilhos grandes para aquelas bandas…

Mais um tópico com esta parvoíce ?

Porra, ainda só se fez um jogo… um. Tenham calma, fdx !