Que fazer para ainda salvar a época?

O nome do tópico diz tudo.
O objectivo é discutir o que fazer agora que todos os alarmes estão a soar.

No final do jogo de Guimarães referi logo que, na minha opinião, o SCP não seria campeão este ano.
Referi-o, não pela situação pontual, mas porque considero que equipas que, em tão pouco tempo, e ainda por cima contra equipas limitadas, conseguem sofrer 3 golos seguidos em tão pouco tempo jogando miseravelmente, nunca são campeãs.
Era também uma questão estatística reforçada pela forma como a equipa estava e está a jogar.
Se, depois disto, fossemos campeões este ano, eu veria uma coisa que não me lembro de ver…

Repito: Não é pela questão pontual.
Estamos virtualmente a 7 pontos do SLB e a 4 pontos do FCP.
Quase que ainda dependemos de nós.
Mas no entanto vejo-nos praticamente fora da luta pelo título.

O que eu acho é que a equipa está com vários problemas:
1.
Laterais fracos e em péssima forma.
Ora, os laterais são jogadores importantes no nosso estilo de jogo.
2.
Jogadores emprestados sem qualquer retorno para o SCP.
Além de estarem em má forma, não têm compromisso com a equipa.
3.
Perda de Slimani e Adrien criaram um buraco na nossa capacidade de reacção à perda da bola.
4.
A desvantagem pontual, a forma como ela aconteceu, a infalibilidade dos nossos rivais e a noção de que não vamos atingir os nossos objectivos no campeonato estão a mergulhar o mundo SCP numa depressão que ainda dificulta mais a nossa capacidade de produzir dentro de campo.
Criou-se aqui um problema grave de gestão de expectativas que é das coisas mais perigosas que pode afectar um clube.

A saída do buraco resolve-se com a resolução destes problemas.
Ou, pelo menos, com a resolução daqueles que dependem de nós.
O Slimani não vai voltar e nem esse é um grande problema se for esse o único a não ser resolvido.

O maior problema de todos é a gestão das nossas expectativas.
Precisamos de redefini-las e encontrar objectivos concretizáveis.

Ficarei contente se concretizarmos os seguintes objectivos:
Desportivos:

1. Conquista da Liga Europa (Sim, eu acredito MESMO!)
  2. Conquista da Taça de Portugal
  3. Conquista da Taça da Liga
  4. No Campeonato passamos a ser outsiders e o objectivo é ganhar jogo a jogo (o 2ºlugar já seria ótimo)

Não desportivos (objectivo também muito importante):

1. Aproveitar este campeonato provavelmente perdido para começar a dar rodagem a mais jovens de valor

Os objectivos não desportivos estão em conflito com a aposta em jogadores que não pertencem e nem vão pertencer aos nossos quadros.
Já o referi várias vezes que, ao SCP, não interessa apostar em jogadores emprestados sem cláusula.
Só em casos excepcionais isso pode valer a pena quando estamos na presença de génios ou de excelentes jogadores com forte ligação ao clube.
Caso contrário, temos jogadores que, no final do ano, nos deixam orfãos da sua colaboração, de todo o trabalho que foi feito com eles e à volta deles a troco de zero cêntimos. E isto com a agravante de serem jogadores sem qualquer compromisso com os objectivos do clube e que, no caso concreto do Markovic e do Campbell, nem é claro que dão mais rendimento do que, por exemplo, Matheus e Iuri.

Isto é um erro grave!
Para mim, se em Janeiro se se confirmar que o título já é mesmo impossível, devíamos fazer regressar o Iuri e dar-lhe rodagem na equipa principal juntamente com o Matheus.

Somar aos objectivos desportivos que referi acima a preparação do Matheus e do Iuri para poderem entrar em 2017/2018 como o Gélson entrou nesta época, seria uma grande época para o SCP!

Muito mau seria termos uma época de depressão colectiva e, consequentemente, sem ganhar nada e, ainda por cima, sem ganhar nenhum jogador. Teríamos é ainda que substituir os jogadores de outros clubes que já se sabe que vão sair. Estúpido, no mínimo.

A somar a estas medidas, temos obviamente que ir buscar 2 bons laterais.
É favor não falhar nisto!

O Adrien regressa em breve.

Com isto, e está aqui muita coisa que apenas depende de nós, acho que temos condições para ainda fazer uma grande época e reforçar a nossa capacidade de ter um futuro ainda melhor.
Isto é regressar ao trabalho em crescendo que vínhamos a fazer.
A coisa que mais me preocupa neste momento é invertermos a tendência de crescimento com que estávamos.
Ainda vamos a tempo voltar ao nosso caminho e voltar a trabalhar em cima do trabalho que vínhamos a fazer.

Just do it!
Ainda há muito para ganhar esta época!

PS:
E não esquecer que nem só de objectivos desportivos vive um clube.
Quando estes não são possíveis numa época, garantir os outros objectivos aumenta a probabilidade de atingir os objectivos desportivos no futuro.

A troca de treinador era suficiente.

Plantel suficiente para com um Treinador a sério conquistar grandes coisas.

Temos de continuar a trabalhar e dignificar a camisola.

Discordo!
Aliás, repara que nos problemas do SCP não falei nem no Presidente e nem no Treinador.
E isto apesar de concordar que o treinador está a trabalhar a um nível muito abaixo do expectável…

Para mim, o próximo grande problema é Dortmund. Acho que é preciso não meter pressão seja qual for o resultado que se vai obter. Depois disso penso que é uma questão de tempo até a equipa estabilizar.

Correu tudo mal este ano.

Como o meu post inicial foi muito grande, vou resumir.

Se o SCP conseguir ganhar a Liga Europa, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e ainda conseguir dar acima de 1500 minutos ao Matheus e ao Iuri, isto será uma GRANDE ÉPOCA!

… E será um óptimo lançamento já da época seguinte também.

Penso que isto será fácil de resolver, não jogar mais com Schelottos e Marvins deve resolver o problema.

O problema e só um…chama-se EGO de JJ…e não qualidade de JJ…o balneário está “dividido”

Não sejam anjinhos…os laterais para mim é um “não assunto”, sejamos sinceros. O lotto no ano anterior foi um rolo compressor, este ano nota-se que está mal fisicamente, fácil…depois de recuperar os mesmos entra, até lá o JP dá conta do recado, ou não foi isso que aconteceu no ano anterior, quando começou o Lotto a jogar?

Para o outro lado, só precisamos para o lado esquerdo um lateral mais posicional, que se preocupe mais com “defender correctamente” do que atacar propriamente dito…todos falam de Insua e de Más, a minha escolha seria Rojo ou alguém com essas características, para potenciar médios alas, adaptados a laterais (Lotto) para o lado direito. Enquanto esse “reforço” não chega, tentar potenciar o cepo do Marvin, é alto, safa-se a fechar ao centro, tem velocidade…que o apoiem para minimizar as limitações dele.

O que me deixa lixado é o assunto Adrien…epa…se o homem já anda com problemas físicos desde Março/Abril…como é possível o suposto substituto dele ser…Elias…que chega no ultimo dia de mercado???

Extremos? Qual o sentido da gestão de Matheus e Iuri…mas alguém acredita que estes dois meninos com confiança não andavam ao nível do Gélson.

Epa…Alan Ruiz? André? ***…para isso preferia um Podence.

Neste momento é preciso redefinir objectivos, com menos diferença pontual para o primeiro lugar na época passada não conseguimos ser campeões…por isso não é tão fácil como se diz.

Não sei onde o Sporting vai parar na classificação após esta jornada, mas seja onde for nesse momento antes de pensar no primeiro lugar tem de pensar em todos os clubes que estão á sua frente na classificação.

Em Janeiro medidas drásticas terão de ser tomadas em relação a este plantel, e Jesus não pode continuar a decidir sozinho a pasta de contratações.

As notícias recentes sobre possíveis laterais para Janeiro são um mau prenuncio, e mostram que até ao momento internamente nada mudou.

A produção do SCP este ano quando acabar a época não pode ser:

Não ganhámos nenhum título porque andámos o ano todo em depressão.
2.
Não ganhámos nenhum jogador da formação porque andámos o ano todo a ver se conseguíamos devolver o Markovic e o Campbell em boa forma ao seus clubes de origem.

Se isso acontecer, será burrice extrema.
Será desportivamente mau porque não ganhámos nada e não preparámos jogadores novos para o futuro.
Será financeiramente perigoso porque tivemos 2 montras ocupadas o ano todo com jogadores doutros clubes que temos que substituir sem que da sua saída venha qualquer contribuição financeira para isso.

Este risco devia ser mitigado.
Não estou a dizer para se afastar esses 2 jogadores.
Claro que não.
Só estou a dizer que defendo que se distribua oportunidades com o Matheus e, a partir de Janeiro, com o Iuri.

Esta época não vamos ganhar nenhum troféu.E não,não é ser pessimista,é ser intelectualmente honesto e sensato.

Ganhar a liga europa?Não brinquem com coisas sérias.

Opa. Pena os vermelhos não terem pensado e agido assim o ano passado, com a Supertaça perdida, eliminados da Taça pelo rival e com 3 no bucho no seu estádio, não é?

Reparem no que nos pode acontecer:

O Adrien quer sair e merece sair.

O Gélson é público que pode sair.

O Markovic e o Campbell não são nossos jogadores.

É muito provável que percamos este 4 jogadores importantes.
E nunca se sabe o que pode acontecer com William e Semedo.
Se somarmos a isso a nossa própria necessidade de nos livramos dos laterais, podemos estar a falar de uma revolução na equipa…

Isto tem que ser mitigado!
O SCP não se pode tornar demasiado dependente do Markovic e do Campbell tendo os jogadores que tem para as suas posições. É um erro fazer isso.

Porque não?
Continuo a achar este plantel um dos melhores que já vi no SCP, senão mesmo o melhor…
Se o JJ anda a inventar e há alguns jogadores que não estão em forma, paciência.
Mas um plantel destes reforçado em Janeiro com laterais a sério e a começar a ficar em forma pode perfeitamente ganhar a Liga Europa onde até o Braga já chegou a uma final.

Qualquer prova que não seja de regularidade em que o SCP ainda esteja em Janeiro, é para ser considerada prioritária (novo paradigma) e é para ganhar.

O que eu faria
-Devolver aos clubes os emprestados
-Fazer regressar alguns dos emprestados
-Treinador e presidente fazerem aquilo que gostam e dar uma entrevista a assumir os erros cometidos
-Venda em Janeiro do William de forma a fazer um encaixe significativo e de forma a evitar ao máximo vender mais alguém no Verão
-Colocação de jogadores como Schelotto, Zeegelaar, Petrovic, João Pereira, Jefferson entre outros
-Fazer macumba nos sorteios da Taça para jogarmos sempre contra Praienses
-Fazer o inverso do ano passado e apostar forte na Liga Europa (pendente de conseguirmos o apuramento)
-Rédea mais curta que nunca ao treinador

Não dizes tu mas digo eu mais uma vez, se Markovic e Campbell ate Janeiro não mostrarem serem mais valias no plantel são jogadores para serem recambiados de volta para os seus clubes de origem.

Primeiro que tudo os jogadores não pertencem aos quadros do clube, segundo o Sporting deve ter feito um investimento valente nos seus salários (mesmo com os outros clubes a pagar uma parte).

Se os jogadores não rendem que sentido os faz ter no plantel?Quando se contrata jogadores por empréstimo desta natureza o que se espera deles é uma resposta imediata(ou quase) de rendimento por parte deles.

Não se tratam de contrações a pensar a longo prazo, pois os empréstimo são só de uma época.

Reafirmo mais uma vez, medidas drásticas vão ter de ser tomadas em Janeiro se nada mudar ate lá.Á que ter humildade para assumir o erro, se o treinador não a tiver então que seja a direcção a impor essas medidas.

Não aceito nada menos do que a conquista da Taça de Portugal, a conquista da Taça da Liga, dar tudo no resto dos jogos da Champions, fazer uma boa campanha na Liga Europa e qualificação directa para a Liga dos Campeões! Horem a camisola que trazem vestida !

Tinhas aí um tópico que abri com o nome “época 16 17”. Ainda assim para mim para salvar a época tem de se chegar a janeiro e perceber quem está a mais. Para já é ganhar os jogos que restam da primeira volta. Depois disso é esperar um milagre.

Def esquerdo e direito + substituto do Adrien (Meli)? são prioritários.

Espanta-me como é que na actual conjuntura vens falar em conquistas da Liga Europa. Devo ser muito pessimista. :inde:

Eu coloco as seguintes perguntas ao JJ:

João Pereira não joga porquê?

Esgaio ficou no plantel, não tem condições para jogar numa das laterais?

Meli veio e não joga qual o motivo? Não tem qualidade?

Quem é que pediu a contratação do André? Um jogador sem qualidade para jogar no nosso clube, até os adeptos do seu antigo clube fizeram uma festa com a sua saída.

Já nem falo em Petrovic, JJ custa milhões, gasta milhões e resultados zero.

Destrói a nossa formação, não aposta nos jovens, estará disposto a reduzir o seu ordenado? Sim, porque até agora só tem dado despesa e sem proveitos.

Já que se diz ser Sportinguista mostre o seu amor ao clube reduzindo o seu vencimento, se vencer no fim do campeonato o clube paga-lhe o ordenado por completo.