O nome do tópico diz tudo.
O objectivo é discutir o que fazer agora que todos os alarmes estão a soar.
No final do jogo de Guimarães referi logo que, na minha opinião, o SCP não seria campeão este ano.
Referi-o, não pela situação pontual, mas porque considero que equipas que, em tão pouco tempo, e ainda por cima contra equipas limitadas, conseguem sofrer 3 golos seguidos em tão pouco tempo jogando miseravelmente, nunca são campeãs.
Era também uma questão estatística reforçada pela forma como a equipa estava e está a jogar.
Se, depois disto, fossemos campeões este ano, eu veria uma coisa que não me lembro de ver…
Repito: Não é pela questão pontual.
Estamos virtualmente a 7 pontos do SLB e a 4 pontos do FCP.
Quase que ainda dependemos de nós.
Mas no entanto vejo-nos praticamente fora da luta pelo título.
O que eu acho é que a equipa está com vários problemas:
1.
Laterais fracos e em péssima forma.
Ora, os laterais são jogadores importantes no nosso estilo de jogo.
2.
Jogadores emprestados sem qualquer retorno para o SCP.
Além de estarem em má forma, não têm compromisso com a equipa.
3.
Perda de Slimani e Adrien criaram um buraco na nossa capacidade de reacção à perda da bola.
4.
A desvantagem pontual, a forma como ela aconteceu, a infalibilidade dos nossos rivais e a noção de que não vamos atingir os nossos objectivos no campeonato estão a mergulhar o mundo SCP numa depressão que ainda dificulta mais a nossa capacidade de produzir dentro de campo.
Criou-se aqui um problema grave de gestão de expectativas que é das coisas mais perigosas que pode afectar um clube.
A saída do buraco resolve-se com a resolução destes problemas.
Ou, pelo menos, com a resolução daqueles que dependem de nós.
O Slimani não vai voltar e nem esse é um grande problema se for esse o único a não ser resolvido.
O maior problema de todos é a gestão das nossas expectativas.
Precisamos de redefini-las e encontrar objectivos concretizáveis.
Ficarei contente se concretizarmos os seguintes objectivos:
Desportivos:
- Conquista da Liga Europa (Sim, eu acredito MESMO!)
- Conquista da Taça de Portugal
- Conquista da Taça da Liga
- No Campeonato passamos a ser outsiders e o objectivo é ganhar jogo a jogo (o 2ºlugar já seria ótimo)
Não desportivos (objectivo também muito importante):
- Aproveitar este campeonato provavelmente perdido para começar a dar rodagem a mais jovens de valor
Os objectivos não desportivos estão em conflito com a aposta em jogadores que não pertencem e nem vão pertencer aos nossos quadros.
Já o referi várias vezes que, ao SCP, não interessa apostar em jogadores emprestados sem cláusula.
Só em casos excepcionais isso pode valer a pena quando estamos na presença de génios ou de excelentes jogadores com forte ligação ao clube.
Caso contrário, temos jogadores que, no final do ano, nos deixam orfãos da sua colaboração, de todo o trabalho que foi feito com eles e à volta deles a troco de zero cêntimos. E isto com a agravante de serem jogadores sem qualquer compromisso com os objectivos do clube e que, no caso concreto do Markovic e do Campbell, nem é claro que dão mais rendimento do que, por exemplo, Matheus e Iuri.
Isto é um erro grave!
Para mim, se em Janeiro se se confirmar que o título já é mesmo impossível, devíamos fazer regressar o Iuri e dar-lhe rodagem na equipa principal juntamente com o Matheus.
Somar aos objectivos desportivos que referi acima a preparação do Matheus e do Iuri para poderem entrar em 2017/2018 como o Gélson entrou nesta época, seria uma grande época para o SCP!
Muito mau seria termos uma época de depressão colectiva e, consequentemente, sem ganhar nada e, ainda por cima, sem ganhar nenhum jogador. Teríamos é ainda que substituir os jogadores de outros clubes que já se sabe que vão sair. Estúpido, no mínimo.
A somar a estas medidas, temos obviamente que ir buscar 2 bons laterais.
É favor não falhar nisto!
O Adrien regressa em breve.
Com isto, e está aqui muita coisa que apenas depende de nós, acho que temos condições para ainda fazer uma grande época e reforçar a nossa capacidade de ter um futuro ainda melhor.
Isto é regressar ao trabalho em crescendo que vínhamos a fazer.
A coisa que mais me preocupa neste momento é invertermos a tendência de crescimento com que estávamos.
Ainda vamos a tempo voltar ao nosso caminho e voltar a trabalhar em cima do trabalho que vínhamos a fazer.
Just do it!
Ainda há muito para ganhar esta época!
PS:
E não esquecer que nem só de objectivos desportivos vive um clube.
Quando estes não são possíveis numa época, garantir os outros objectivos aumenta a probabilidade de atingir os objectivos desportivos no futuro.