Quanto vale economicamente o plantel do Sporting?

O objectivo deste tópico é manter uma avaliação, sempre subjectiva, do atual valor económico do plantel do Sporting. Apenas incluirei jogadores com presença regular na equipa A em que exista alguma performance desportiva que nos permita uma avaliação mínima. Nesse sentido, mensalmente, tendo igualmente em linha de conta as vossas avaliações no tópico, irei atualizar aquele que acredito ser o valor de venda de determinado activo do Sporting. Poderemos comparar as nossas opiniões com avaliação de outros sites do género (transfermarkt, por exemplo), mas acredito que conseguimos uma avaliação mais próxima da realidade que outros sites pois conhecemos melhor a realidade do clube e as aspirações dos seus adeptos. À medida que forem ocorrendo vendas, poderemos avaliar o quão próximos da realidade estamos.

Decidi dividir a avaliação em 2 vertentes: uma primeira, o valor efetivo de mercado (VM), ou seja, o valor pelo qual acredito seja possível chegarem propostas à SAD, e outro, o valor esperado de mercado (VE), ou seja, a proposta mínima pela qual acredito o Sporting cederia o jogador no fim da presente época desportiva considerando o desempenho até à data. Poderá ser muito útil vermos a evolução de ambos os valores ao longo da época e a sua relação com os sucessos desportivos alcançados.

A opinião final será sempre a minha, mas acredito que com bom senso saberei sumariar a opinião geral sem enviesar em demasia os resultados.

Cá fica a primeira avaliação, em milhões de euros. Jogadores com “-” são aqueles em que considero não existirem condições para uma avaliação mínima ou o valor seja residual.

Rui Patrício: VM 8; VE 15.
Boeck: VM -; VE 1.
Jug: VM -; VE -.

João Pereira: VM 1; VE 3.
Esgaio: VM 2; VE 7.

Paulo Oliveira: VM 7; VE 20.
Naldo: VM 3; VE 10.
Ewerton: VM 4; VE 12.
Tobias: VM 4; VE 20.

Jefferson: VM 8; VE 12.
Jonathan: VM 3M; VE 10.

William: VM 25; VE 35.
Adrien: VM 10; VE 15.
André Martins: -; 1.
Paulista: VM -; VE -.
Rossel: VM 1; VE 3.
João Mário: VM 12; VE 25.
Aquilani: VM 3; VE 7.

Slimani: VM 12; VE 18.
Montero: VM 5; VE 12.
Carrillo: VM 15; VE 25.
Ruiz: VM 4; VE 10.
Teo: VM 6; VE 12.
Tanaka: VM 1; VE 3.
Mané: VM 8; VE 18.
Gelson: VM 7; VE 30.

Total: VM 149; VE 324.

Mais uma vez relembro que o VM é o valor pelo qual acredito que hoje mesmo possa chegar uma proposta à SAD, o VE é o valor pelo qual acredito que no fim de uma época desportiva, face ao atual desempenho (+idade, tempo contrato, alternativas no plantel) o Sporting deixaria sair o jogador.

Irei ajustando progressivamente estes valores tendo em consideração a opinião de todo o fórum. Acho que criaremos aqui algo de valor.

Percebo a intenção, mas bastava ires aqui…
http://www.transfermarkt.pt/sporting-cp/startseite/verein/336

Em relação aos valores que atribuis, claro que nem todos podem concordar… os que menos concordo são:

Esgaio: VM 2; VE 7. (7M ?! tá vendido !)
Paulo Oliveira: VM 7; VE 20. (óptimo jogador sem duvida, mas 20M não acredito. Ele não é o Rojo)
Naldo: VM 3; VE 10. (não imagino 10M por ele)
Ewerton: VM 4; VE 12. (12M é exagerado, ngm dá esse valor)
Tobias: VM 4; VE 20. (o nosso 4º DC por 20M ? oh pá)
Jefferson: VM 8; VE 12. (comparando com o jonathan ?, mas concordo com o valor)
Jonathan: VM 3M; VE 10. (comparando com jefferson ?)
Aquilani: VM 3; VE 7. (se ele podia ir de borla para outro clube, porque daria alguém 7M por ele?)
Ruiz: VM 4; VE 10. (Só se fizer uma época brilhante!)
Teo: VM 6; VE 12. (demos 3,4M por ele, e tem 30 anos. 12M é fora de questão)
Mané: VM 8; VE 18. (entre ele e gelson, não é muito coerente)
Gelson: VM 7; VE 30. (o miudo tem talento e potencia, mas dizer que não aceitarias abaixo de 30M, não vendias por 15 ou 20? é que pode não dar em nada)

Paulo Oliveira: VM 7; VE 20. (óptimo jogador sem duvida, mas 20M não acredito. Ele não é o Rojo)
Pois não, é melhor. E digo isto com toda a imparcialidade possível. O P.Oliveira faz lembrar um R.Carvalho sem dúvida nenhuma. Passa despercebido, mas a classe está lá toda e tem tudo para ser um central top10 mundial daqui a 2 ou 3 anos :great:

Também sou da opinião que Oliveira é atualmente um excelente central e será num futuro próximo um central de topo ao nível de Ricardo Carvalho. Rojo é um central/lateral com potencial e qualidade mas com imensas falhas tanto posicionais como de concentração, pelo que, a meu ver Oliveira é hoje melhor central do que Rojo e futuramente será muito superior a Rojo!

Não nego que tem potencial e pode lá chegar. Também vejo lá um Ricardo Carvalho tal como vocês. Só não digo que ele hoje valha 20M.
Só isso !

Certo, não vale. Mas não falta muito tempo :great:

edit: se, neste momento, me dessem a escolher entre ter o Rojo ou o P.Oliveira no plantel, escolhia o 2º sem a mínima dúvida.

Não é só ele que não aceita, é a SAD também. Nem o Gelson por 20, nem o Mané por 15, nem o João Mário por 18, nem o W.Carvalho por 35…são políticas.

Estes quando saírem vão dar muitos, mas mesmos muitos milhões ao Sporting.

Quanto à questão Paulo Oliveira-Rojo… Acredito que o Português venha a ser melhor central que o Argentino.

Achas que o william nao seria vendido com uma proposta de 35?

Acredito que o William só sai pela cláusula ou por um negócio muito perto da cláusula. 35 milhões + jogador X, 40 milhões + empréstimo de jogador y. Ou então cláusula.

Mas a SAD pode sempre desiludir-me. :mrgreen:

:arrow:

É por aqui é que para alguém levar seja quem for é preciso que falássemos do Sporting de antigamente que iam todos por meia leca agora querem tem que pagar e bem.

Sobre Rojo acho Paulo Oliveira melhor, mas como nunca gostei muito de Rojo talvez seja por isso, é um bocado sarrafeiro e eu gosto mais de Paulo Oliveira que é um central de fino recorte e que limpa as jogadas tipo o Ricardo Carvalho, único central de quem realmente gosto como Português, admira-me até que o porto que sempre teve sarrafeiros tenha conseguido ter um como o Ricardo Carvalho a meu ver dos melhores que vi no Mundo.

Nesta frase:
Nem o Gelson por 20, nem o Mané por 15, nem o João Mário por 18, nem o W.Carvalho por 35…são políticas.

A questão é:
Gelson, tem potencial e tudo mais, mas não sabemos se de facto vai dar em algo. Se aparecessem hoje 20M por ele, era na hora.
É como o CR7, fala-se que foi só 15M, mas esquecem-se que foi só a maior transferência de sempre em Portugal na altura, e o CR7 não tinha feito assim tantoooooss jogos. Estava sim num grande momento de préepoca

O Mané, para o caso de estares distraído, podia ter ido para o Monaco que ofereceu 8 ou 9M, e o SCP disse, “começamos a falar a partir dos 15M” e o monaco desmarcou-se. Portanto, 15M era o 1º ponto do SCP, depois até descia mais com a negociação.

João Mário, este tenho uma fé tremenda que será mais valioso que o W Carvalho no futuro. Vender este a 18 e o gelson 20M como indicas-te , até me dá um aperto no coração :stuck_out_tongue: Mas lá está… Se calhar ele provou já valer hoje os 18 ou 20M.

W Carvalho, 35M eu aceitaria. Porque não? Acham que o jogador não tem uma palavra a dizer? Para ele estar contrariado depois, aceitaria. 35M não é assim tão pouco como pintas.

Cento e vinte sete milhões, e trezentos e quarenta e oito mil.

Esse site diz que o Montero vale 11M, lol

Temos de resolver rapidamente o assunto Carrillo. Em breve vale 0.

Há valores completamentes absurdos, casos de Naldo, Aquilani, Tobias, Ruíz, Teo,…

Neste momento se calhar 5M por Naldo, Aquilani, Teo e Ruíz não vão render dinheiro e 7M/8M por Tobias.

Também os valores de Esgaio e Ewerton estão muitos elevados.

Na verdade, deixarmos um jogador do qual apenas temos 50% do passe ganhar tanta preponderância na equipa foi um erro sem sentido. Nem o Carrillo joga assim tanto, nem alguma vez o Sporting ganharia muito dinheiro com ele. E a julgar serem verdade os valores falados para renovar, começa a parecer um mau negócio para o Clube.

01-10-2015
As contas do mercado

A Sporting SAD volta hoje a publicar no Jornal Sporting o habitual resumo de todas as operações de alienações e cedências de jogadores na janela de mercado do Verão, provando mais uma vez que, por muito que outros tentem desinformar para esconder os males alheios, continua a ser um exemplo de rigor.

Esta é uma prática onde, também aqui, os ‘leões’ foram pioneiros, sendo de registar, de forma positiva, que outros clubes e sociedades seguiram esse caminho este ano, nomeadamente o Sp. Braga. A bem da transparência e do próprio futebol português, trata-se de uma medida que deveria ser acompanhada por todos, por forma a que não restassem dúvidas em relação ao trabalho realizado e se promovesse, de outra forma também, a verdade desportiva.

Assim, os Sportinguistas poderão consultar nos quadros ao lado e em baixo os valores de todas as sete contratações da sociedade ‘verde e branca’ no Verão (Azbe Jug, João Pereira, Naldo, Aquilani, Bruno Paulista, Bryan Ruiz e Teófilo Gutiérrez), bem como das nove transferências definitivas efectuadas (Cédric, Naby Sarr, Rabia, Capel, Wilson Eduardo, Enoh, Shikabala, Betinho e Diego Rubio), com os custos de aquisição e alienação e respectivas percentagens de passe e comissões além das respectivas cláusulas de rescisão e de salvaguarda.

Leia tudo no Jornal Sporting desta semana, que já se encontra nas bancas.

Passado cerca de um mês, atualizo o valor comercial com o qual avalio o plantel do Sporting.

Rui Patrício: VM 8; VE 15.
Boeck: VM -; VE 1.
Jug: VM -; VE -.

João Pereira: VM 1; VE 2. (reduzido VE de 3>2)
Esgaio: VM 2; VE 6. (reduzido VE de 7>6)

Paulo Oliveira: VM 8; VE 20. (aumentado VM 7>8)
Naldo: VM 4; VE 10. (aumentado VM 3>4)
Ewerton: VM 4; VE 12.
Tobias: VM 3; VE 20. (reduzido VM 4>3)

Jefferson: VM 8; VE 10. (reduzido VE 12>10)
Jonathan: VM 3M; VE 10.

William: VM 25; VE 35.
Adrien: VM 10; VE 15.
André Martins: -; 1.
Paulista: VM -; VE -.
Rossel: VM 1; VE 1. (reduzido VE 3>1)
João Mário: VM 12; VE 25.
Aquilani: VM 3; VE 7.

Slimani: VM 12; VE 18.
Montero: VM 5; VE 12.
Carrillo: VM 5; VE 5. (reduzido VM 15>5 e VE 25>5)
Ruiz: VM 4; VE 7. (reduzido VE 10>7)
Teo: VM 4; VE 6. (reduzido VM 6>4 e VE 10>6)
Tanaka: VM 1; VE 1. (reduzido VE 3>1)
Mané: VM 8; VE 15. (reduzido VE 18>15)
Gelson: VM 7; VE 30.
Matheus Pereira: VM 3; VE 30 (adicionado ao plantel principal)

Total: VM 144 (anteriormente 149); VE 314 (anteriormente 324).

Globalmente, a evolução não foi muito positiva principalmente pela desvalorização brutal do Carrillo. Outros jogadores que penso que têm ficado aquém das expectativas são o João Pereira, o Esgaio, o Tobias, o Teo, o Ruiz e o Mané, daí as desvalorizações efectuadas. Em contraponto penso que o Paulo Oliveira e Naldo têm apresentado desempenhos satisfatórios que os valorizam ligeiramente.

É necessário resolver assuntos como o Rossel e o Tanaka, apenas representam salários neste momento.

A referir a adição do Matheus, o único ponto positivo do assunto Carrillo. Contudo, noutra perspectiva, o impacto do assunto Carrillo no valor global do Plantel do Sporting é modesto, e neste momento traduz-se numa desvalorização efectiva de cerca de 5M.

Plantel do Sporting a valorizar globalmente parece-me. Matheus a começar a mostrar tudo o que se espera dele, Esgaio a ser mais regular e começa a somar assistências, Ewerton a regressar em bom nível, Tobias com exibições mais sólidas e um bom golo, Jonathan a começar a rivalizar com o Jefferson, Bruno Paulista a mostrar potencial. Em contrapartida, apenas o valor económico do Carrillo parece desaparecer completamente. Não vejo mais nenhum jogador em desvalorização.

apagar