Quanto dar de presente de casamento?

Então é o seguinte: os meus dois melhores amigos de Universidade são um casal desde o nosso primeiro ano de licenciatura.

Entretanto eles vão casar no próximo ano e do que percebi parece que eles vão querer que eu seja mais do que mero convidado no casamento - padrinho, I guess (não percebo patavina da poda).

A minha questão é: tipicamente quais as “responsabilidades” inerentes a essa “função” ?

Em termos de prenda estava a pensar dar €. Mas não sei bem quanto. Como somos super próximos e este será provavelmente o casamento mais importante a que irei (pelo significado das pessoas) e visto que aparentemente vou ter um “papel” mais importante.

Alguma sugestão ?

P.S.1 : eu sei que por norma as pessoas tentam cobrir o “seu” custo e geralmente que sobre mais um pouco, mais ou menos 100/150€ por pessoa - mas creio que face ao exposto acima já se percebeu que no meu caso não darei só isso.

Paga a viagem da lua de mel, um almoço para a família no dia seguinte ao casamento, um cão,uma reserva num hotel com spa, tudo incluído, com a data do primeiro final de semana após eles completarem um ano de casados, sei lá, se és padrinho vais ter de abrir os cordões à bolsa.

Além do valor que referiste, 100€/150€, oferece-lhes as alianças.

1 Curtiu

O passe de Rafael Camacho?

7 Curtiram

:joy: :joy: :joy: até o vanalgas apoia.

Ou fazes como o varandas, não pagas!

4 Curtiram

Ui. Isto é um tópico que dá pano para mangas.
Efectivamente depende da tua capacidade financeira, do tipo de casamento, “da tradição” enraizada nas famílias, etc.

Ps- atenção que normalmente és padrinho de apenas um dos lados. Pelo menos é essa “a tradição”
Por exemplo, da parte do noivo, há quem ofereça o fato (não é coisa que tipicamente fique barata)

1 Curtiu

Isso era mesmo maldade, podia acabar com o casamento…

2 Curtiram

Ainda passava por forreta.

2 Curtiram

Oferece o valor das alianças e uma prenda monetária.

Um investimento seguro. Se as coisas correrem mal, pedes as alianças e depois podes sempre vender.

5 Curtiram

A mim os meus padrinhos ofereceram me o fato.
As alianças comprei eu.

1 Curtiu

Fato ou alianças, mais uma boa prenda no dia (isto partindo do princípio que és uma pessoa “normal” a nível de finanças).

Padrinho de casamento é um papel que espero nunca desempenhar no futuro. :rofl:

1 Curtiu

Desde já muito obrigado a todos.

Parece-me que as vossas sugestões estão todas dentro daquilo que estava a planear gastar - estava a apontar para um orçamento de prenda / responsabilidades no valor de 1000€ - ou seja, tipo as aliancas (400€ o par) + dinheiro (600€)

1 Curtiu

Porra, manda-me mensagem em privado com o teu número, email e morada.
Ficas desde já convidado para seres meu padrinho de casamento. Por causa do covid, adiámos o encontro pessoal, mas nada que não se resolva no dia do casamento com 5 minutinhos de conversa.

2 Curtiram