Quando honramos os nossos?

Em primeiro lugar, não sei se já existe tópico onde se fale disto no fórum, sinceramente não encontrei, no entanto, se a moderação assim o achar, podem removê-lo ou apagá-lo.

Por mais que gostemos ou não do Eusébio, e eu, fui e sou um dos seus mais acérrimos críticos, a verdade é que tanto ontem como hoje, o país parou. SIC, TVI, RTP, canais de notícias, todos falam do mesmo: a morte de Eusébio. Se, por um lado, sei que isto acontece, porque vivemos num país com muito lampião e com uma imprensa super lampiónica, a verdade é que existe um grande mérito do Benfica na promoção e elevação de estatuto do seu expoente máximo. Por muito que nos custe, a verdade é que o Benfica conseguiu promover o seu icone, sempre o homenageou, sempre o manteve próximo do clube, sobretudo nos últimos anos, construiu uma estátua em sua homenagem, entre tantas outras coisas.

Ora, tal coisa não acontece, por exemplo, no Sporting Clube de Portugal, onde lendas são esquecidas, não são apoiadas, não são promovidas e raramente homenageadas e isto é um problema quer do clube e de todas as direcções, sobretudo aquelas que fizeram parte do Sporting do séc. XX, quer dos adeptos que teimam em não enaltecer os seus.

Sinceramente, neste momento, é dificil dar a importância e construir uma lenda, quando já se passaram décadas, perdeu-se o momento oportuno para o fazer. Agora o máximo que poderá ser feito, é tentar minimizar o erro.

Sonho com o dia em que poderei ver em Alvalade uma estátua dos 5 violinos, do Damas, do Carlos Lopes, do Joaquim Agostinho e de tantos outros que marcaram a nossa história. É que temos orgulho em tantos Homens que honraram as nossas cores, que torna-se complicado eleger o expoente máximo daquilo que é o Sporting. Nós não temos um “eusébio”, temos muitos!

Outras coisas poderão ser feitas, por exemplo, penso que as claques em vez de terem 500000 bandeiras diferentes a dizer “Directivo” ou “Juve Leo”, poder-se-iam ter bandeiras com os nossos idolos, com aqueles que fazem parte do “orgulho leonino”, adorei, por exemplo, aquela bandeira da Juve Leo com várias das nossas figuras míticas, sob a frase “O orgulho de Portugal”.

Está na altura de honrar os nossos, aqueles que fizeram do Sporting Clube de Portugal a melhor potência desportiva nacional, e que de agora em diante, com o surgimento de novos idolos que não tardarão em aparecer, seja potenciado, reconhecido e homenageado ao máximo o lema que empregam “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória”. Eles merecem e nós merecemos.

Viva o Sporting Clube de Portugal!

Estou totalmente de acordo contigo , isto custa a dizer , e ha pessoas que nao entendem , e ha outras que nao querem entender , mas o benfica tem muito mais mistica que o SCP.

Na verdade ao longo dos anos o nosso clube nunca soube promover os nossos, e quando por vezes o fazia , ou antes ou depois dos jogos os resultados era uma completa desertificacao do estadio para as cerimonias , cheguei a presenciar isso em pleno alvalade e tambem pela televisao.
Vejamos o caso do Peyroteo que marcou muitos mais golos que o Eusebio , qual foi a promocao que o clube lhe fez?

Ok ja sei que eram outros tempos etc , mas do que me lembro ,fazia uns joguitos pela velha guarda por esse pais fora!

Depois nos ficamos admirados da imprensa fazer isto tudo pelo eusebio , porque de facto ja sao outros tempos ,mas tambem a promocao lampionica, e ate o facto da forma como veio para portugal pela rivalidade que existia entre Sporting e lampes ajudou a consolidar a sua promocao .
Neste aspecto o Sporting como clube ainda tem um caminho muito longo a percorrer para de facto saber promover os seus!!

É algo que me faz “confusão” a inexistência de alguma estátua ou local simbólico onde se relembre alguns dos nossos ídolos.

5 Violinos, Stromp, Joao Rocha, Peyroteo, Yazalde, …

Não concordo nem discordo para ser sincero.

Não discordo pelo simples facto que foram pessoas (todas as referidas) que elevaram o nome do nosso clube bem alto e por conseguinte mereceram o seu lugar na história do Sporting.

Não concordo porque o clube está acima de qualquer pessoa, no sentido em que o clube é que deve ser celebrado e não uma individualidade.

MAS referências ao passado são sempre bons gestos para divulgar a mística e a honra sportinguista. Portanto não sei pelo que me fique sinceramente.

Por certo haverá pessoas dentro do clube cujo trabalho será fazer esse tipo de propaganda, gostava de ver tradições ao estilo “You’ll Never Walk Alone” a surgirem (outra música, ligada ao Sporting, obviamente), era bonito.

Bem nem sei o que diga.

Sou o 1º a dizer que o Sporting tem que honrar para com o seu passado e louvar quem tanto fez por este clube.
mas também não vamos ao ponto de achar que devemos fazer uma estátua a cada um que achamos que foi importante na história do clube.

Há outras formas de honrar que merece e isso o Sporting até já faz com o nome do estádio, com os prémios anuais e até temos uma das balizas honrada com o nome de um jogador já para não falar do futuro pavilhão que supostamente terá o nome de um grande presidente.

Só em geito de desabafo faz-me confusão ler este tópico no mesmo forum onde já li que muitos dos membros defendem a venda do nome do estádio a uma qualquer marca de qualquer coisa…

Texto bastante interessante, parabens pela pertinencia :clap: por acaso ontem, pensava exactamente no mesmo, em 2003 partiu o nosso idolo das balizas Damas, e lembro-me que na altura pensei que uma figura daquelas, que foi nosso guarda redes durante tanto tempo, e que chegou por vezes a ser algumas vezes “bombeiro de serviço” não teve uma despedida a sua altura.

Uma das nossas grandes figuras não teve nem um centesimo da cobertura mediatica que houve a volta de eusebio (bem sei que existem diversos factores para isso ter acontecido), mas tanto o Sporting como a comunicação social na minha opinião em 2003 não homenagearam como deve ser este guarda redes e pessoa excepcional. Da comunicação social por vezes nem comento, em 2005 li um texto acerca de Bento (guarda redes dos lampioes na altura que Damas defendia as redes do SCP e concorrente de Damas na seleccao nacional) em que para reforçar as qualidades do homem desconsideravam os seus concorrentes (como era o caso de Damas na altura)…

Este símbolo merecia muitissimo mais, alguem que jogou ate aos 42 anos pelo clube, que integrou os quadros tecnicos sem ser particularmente bem remunerado, so pode ter tido um grande amor ao clube, espero que mesmo que de agora em diante o possamos retribuir, ele merece isso e muito mais.

O maior problema do Sporting tem sido a sua Comunicação e o respectivo Marketing, não aproveitando as tecnologias de forma consistente.

Nos últimos 30 anos, o clube não soube gerir o seu património e a sua força como clube de topo mundial.
Assim, não basta dizer que somos o clube mais ecléctico…temos que saber comunicar isto e provar com factos o que se diz, senão corre-se o risco de sermos tal como os tripas e os lampios, um clube de conversa de tasca…

Carisma, ganha-se com respeito, e após tantas décadas de balda, vai ser um longo trajecto até termos o carisma que deveriamos ter.
Um carisma que necessariamente terá que ser distinto dos nosso rivais sem no entanto deixar de ter um cariz popular.

Este Presidente, pelo menos até agora tem mostrado argúcia e inteligência, e julgo que já compreendeu que pegou num clube destroçado na quase sua totalidade, uma herança terrível.
Daí também o seu apelo para os novos sócios e adeptos, é necessário que todos estejamos num sentido constructivo e positivo de mudança no nosso clube.

E sim, é vergonhoso, o que o Sporting fez em relação aos seus pergaminhos, não basta ter um Museu…

Tema muito discutido pessoalmente entre Sportinguistas.

Também aqui no fórum escrevi, em diferentes tópicos, por diversas vezes, aquilo que penso.

Muito resumidamente, o Complexo AlvaladeXXI devia de ter em toda a sua área circundante referências (estátuas, bustos, obras) aos nossos maiores símbolos. São tantas as razões para isso que me parece estúpido que tal não suceda.

Pode ser que nos próximos anos, com o nosso Sporting a estabilizar desportiva e económicamente (fingers crossed) seja possível prestar as devidas homenagens aos nossos heróis.

Para mim, num mundo perfeito seria da seguinte forma:

Sporting readquire os terrenos do antigo estádio. Nesse espaço, criam-se 2 pavilhões. Criam-se ainda parques nas áreas circundantes, por onde seria possível passear, beber um café, parar numa esplanada, ler um livro, etc. Ao longo desse jardim, seria possível identificar estátuas/ bustos/ etc dos nossos ícones. No centro disto tudo está uma praça central, com uma estátua no meio de uma fonte: O Leão, grande e imponente.

Existiria ainda nesta zona, uma loja verde de gente grande (não a amostra que temos hoje) e um museu.

Criar uma espécie de cidade do Sporting.

A questão é que nós não temos nenhum " Eusébio". Qual foi a figura do nosso clube que tornou o Sporting conhecido no mundo inteiro ? Se forem lá fora e falarem nos 5 violinos acham que alguém sabe quem são ? Se falarmos no Carlos Lopes somente os apaixonados pelo atletismo conhecem. O benfas é o que é muito por culpa do Eusébio, não tenhamos dúvidas disso, e se são conhecidos lá fora muito mas muito mesmo o devem a esta figura.

E o que é que isso interessa?
A fazer uma homenagem “pública” às lendas do nosso clube, é algo para os adeptos e sócios do clube, não para os “outros”.

Não sei se ria se chore… mas ok, é uma opinião,

Figo
CR7
Damas
Peyroteo
Agostinho
Jesus Correia
Travassos
C. Lopes
5 Violinos

… só mais uma coisa. A ignorância não é desculpa para nada.

… o Roger Milla também toda a gente sabem quem é… ou a outro nível e justamente o Saïd Aouita também é mundialmente famoso … mas ok…

Edit: eles é que só tem o eusebio, e os corruptos a Rosa Mota… a diferença é essa…

Realmente, que raio de comentário. Este tópico é para discutirmos sobre o que deveria ser feito para celebrar as nossas glórias, sejam elas muito ou pouco conhecidas para os não sportinguistas.

O Eusébio foi um dos melhores jogadores do Mundo no seu tempo, a jogar nos lamps. Nós formámos dois melhores do Mundo, mas que o foram com outras camisolas. Evidentemente devemos ter orgulho (deles e sobretudo da nossa Academia), mas a situação é diferente. Se tivéssemos tido um Ronaldo no tempo do Eusébio, teria cá ficado a carreira todo e seria celebrado como um herói.

Os 5 violinos, entre os quais o incrível Peyroteo, devem sempre ser lembrados por nós, e aí sim, penso que pela sua importância na nossa História podíamos/devíamos fazer mais (embora com o Torneio 5 Violinos já se tenha dado um passo nesse sentido). A questão é que são mais antigos que o Eusébio, e já todos morreram. Se a sua morte fosse hoje, e se as pessoas com mais de 50/60 anos ainda se lembrassem de os ver jogar, não tenho dúvida que teriam o mesmo tratamento, porque a morte das pessoas torna-as maiores que a própria vida (são sempre mais elevadas do que em vida, e no caso do Eusébio - que já era o maior símbolo do Benfica em vida - isso resultou no que resultou, naturalmente).

Devemos elevar as nossas glórias, mas perceber que não foi só por isso que na morte do Eusébio tem havido isto tudo, e que tal não acontece com os nossos apenas porque nós não os valorizamos. Não é só isso. Morreu o maior símbolo de sempre do Benfica. Se o maior símbolo de sempre do Sporting (Peyroteo, porventura) morresse hoje, e muitos recordassem tê-lo visto jogar, não tenho dúvidas que (com estátua ou sem estátua - e provavelmente teria estátua) sucederia algo parecido. Os nossos heróis das modalidades (sobretudo do atletismo) não terão o mesmo peso aquando da sua morte, para o País, pelo simples (mas triste) facto de que ninguém liga às modalidades.

A questão é que essas figuras são consensuais para nós sportinguistas é claro. O que quis dizer é que um Figo ou um Ronaldo não “fizeram” o Sporting, até porque não ficaram cá tempo suficiente para isso, e os tempos são outros. Imagina que chegavas lá fora e te perguntavam de onde eras e tú dizias que eras de Portugal e alguém te dizia, " Ah !! Peyroteo Sporting " . É aqui que eu quero chegar. O Simões, o Coluna, o Rui Costa, etc, quando morrerem não vão de certeza ter este burburinho e foram figuras do clube.

Mas numa coisa concordo, acho que o nosso clube deveria ter outra postura com as maiores figuras, e estou certo que o Bruno vai ter isso em conta de aqui em diante :great:

Já se acrescentou o Damas; eu acrescentaria o Manuel Fernandes, o Livramento, e o Hilário.