Em primeiro lugar, não sei se já existe tópico onde se fale disto no fórum, sinceramente não encontrei, no entanto, se a moderação assim o achar, podem removê-lo ou apagá-lo.
Por mais que gostemos ou não do Eusébio, e eu, fui e sou um dos seus mais acérrimos críticos, a verdade é que tanto ontem como hoje, o país parou. SIC, TVI, RTP, canais de notícias, todos falam do mesmo: a morte de Eusébio. Se, por um lado, sei que isto acontece, porque vivemos num país com muito lampião e com uma imprensa super lampiónica, a verdade é que existe um grande mérito do Benfica na promoção e elevação de estatuto do seu expoente máximo. Por muito que nos custe, a verdade é que o Benfica conseguiu promover o seu icone, sempre o homenageou, sempre o manteve próximo do clube, sobretudo nos últimos anos, construiu uma estátua em sua homenagem, entre tantas outras coisas.
Ora, tal coisa não acontece, por exemplo, no Sporting Clube de Portugal, onde lendas são esquecidas, não são apoiadas, não são promovidas e raramente homenageadas e isto é um problema quer do clube e de todas as direcções, sobretudo aquelas que fizeram parte do Sporting do séc. XX, quer dos adeptos que teimam em não enaltecer os seus.
Sinceramente, neste momento, é dificil dar a importância e construir uma lenda, quando já se passaram décadas, perdeu-se o momento oportuno para o fazer. Agora o máximo que poderá ser feito, é tentar minimizar o erro.
Sonho com o dia em que poderei ver em Alvalade uma estátua dos 5 violinos, do Damas, do Carlos Lopes, do Joaquim Agostinho e de tantos outros que marcaram a nossa história. É que temos orgulho em tantos Homens que honraram as nossas cores, que torna-se complicado eleger o expoente máximo daquilo que é o Sporting. Nós não temos um “eusébio”, temos muitos!
Outras coisas poderão ser feitas, por exemplo, penso que as claques em vez de terem 500000 bandeiras diferentes a dizer “Directivo” ou “Juve Leo”, poder-se-iam ter bandeiras com os nossos idolos, com aqueles que fazem parte do “orgulho leonino”, adorei, por exemplo, aquela bandeira da Juve Leo com várias das nossas figuras míticas, sob a frase “O orgulho de Portugal”.
Está na altura de honrar os nossos, aqueles que fizeram do Sporting Clube de Portugal a melhor potência desportiva nacional, e que de agora em diante, com o surgimento de novos idolos que não tardarão em aparecer, seja potenciado, reconhecido e homenageado ao máximo o lema que empregam “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória”. Eles merecem e nós merecemos.
Viva o Sporting Clube de Portugal!