Qual foi a temporada na história do Clube em que esteve reunida melhor qualidade no plantel, onde viste um maior equilibro de qualidade por sectores, um plantel severamente melhor que o dos outros dois rivais e que praticou um futebol de excelência.
Vale a pena frisar que podem mudar de voto caso mudem de ideias.
Mas se tivesse que escolher dos plantéis que vi jogar escolheria curiosamente o desta época que está a acabar (se tirarmos que esteve longe de ter praticado um futebol de excelência).
Acho que apesar de 99/2000 ter sido mais épico por razões óbvias, o de 2001/2002 era um plantel (a meu ver) de top, mais equilibrado do que o de 2000 e muito melhor que o dos outros dois estarolas.
Jardel, JVP, Hugo Viana, Nicolae, Quaresma, Barbosa, Babb, Beto, Rui Jorge, André Cruz, Paulo Bento…
Tínhamos uma grande equipa. Se o Schmeichel tivesse ficado mais 1 ano teria sido um plantel de top Europeu.
O plantel de 01/02 tinha um poder de fogo único na história recente do Sporting (jardel, jvp e niculae :drool:), e é essa característica que marca a diferença para um outro plantel muito bom: 94/95 (naybet, marco aurélio, valkx, balakov - eleito para o onze ideal do mundial 94, figo, amunike -que tinha sido eleito melhor jogador africano do ano, peixe - melhor jogador do mundial sub-20, e ainda dessa equipa campeã mundial sub 20: capucho, sá pinto, nelson e paulo torres, yordanov e os já experientes oceano e carlos xavier).
Na minha opinião, não fomos campeões nesse ano por causa do mundial 94 que impediu que alguns jogadores (especialmente o balakov) tivessem, nessa época, o rendimento esperado e desse tal poder de fogo (juskowiak e cadete nunca me convenceram).
E foi pena termos de vender o paulo sousa nessa pré-época
Dos que me lembro, o plantel de 93/94, ano do Bobby Robson, subtituido depois pelo Queiroz.
Jogadores como Paulo Sousa, Figo, Balakov, Cherbakov, Stan Valck…
Dos que vi jogar, o melhor era de longe o de 01/02.
Tínhamos um dos melhores PL do mundo (Jardel), mais que uma mão cheia de internacionais (Rui Jorge, Beto, Dimas, Paulo Bento, Rui Bento, Pedro Barbosa, Sá Pinto, João Pinto) , quatro das maiores esperanças altura (Quaresma, Hugo Viana, Niculae, Quiroga) e um dos melhores centrais da nossa história (André Cruz).
Muita experiência e juventude q.b.
Não sei como correu tão mal depois disto.
Confesso que é doloroso refletir sobre isto. Uma vez que sou (relativamente) novo só comecei a acompanhar a equipa a partir do título de 99/00. E desde aí o melhor plantel que vi jogar foi sem dúvida o de 01/02.
A parte dolorosa é pensar em todos os plantéis fracos que tivemos desde então.