Nunca pertenci a nenhuma claque mas sempre tive interesse nelas.
Acho que o Sporting tem 4 claques. A JL, a TV, o DUXXI e a Curva Sporting em alguns jogos fora (e na final da UEFA).
De todas, a melhor, mais potente, mais impressionante, etc. é obviamente a CS. Pelo menos quando estão para isso e não como se fazia no Restelo em que JL e Duxxi promoviam a cacofonia (resquicios da ida a Braga) e a TV ia fazendo os possiveis para, numa atitude de responsabilidade no apoio e hierarquização do Sporting sobre eles próprios, acompanhar o cantico mais forte. As outras pareciam autistas.
Aliás, esse jogo do Restelo, foi a coisa mais triste que já assisti em termo de claques. As zangas anteriores obrigaram à existencia de zonas tampão entre adeptos do mesmo clube e a uma atitude altamente repressiva por parte da policia. Isto para não referir outros problemas e cobardias que poderiam ter trazido graves problemas à segurança dos espectadores daquela bancada!
Em termos gerais, uma das melhores lembranças que tenho das claque foi no 7-1 em que ao entrar, dua horas antes do jogo, já o sector JL estava apinhado e animadissimo. Isso é aliás um dos grandes defeitos que encontro a todas. Acomodaram-se, entram 5 minutos antes do jogo começar e falham no aquecimento do ambiente. Era impensavel no estadio antigo, os nossos jogadores fazerem o aquecimente com o estádio praticamente silencioso.
Em relação à JL, continuo a achar penoso o estado em que está. Não consegue. Em termos de coreos, nota-se que a criatividade mudou de bancada (excepção feita a a algumas na UEFA do ano passado, muito bem graficamente mas ao que sei promovidas pelso VETS). Em termos de apoio e potencia vocal, o panorama é ainda mais constrangedor. Não conseguem dar mais de duas voltas a cada cantico sem se silenciarem deixando o megafone a cantar. Isto é tão mais irritante quando se sabe que a potencia e quantidade (na maior parte das vezes) estão lá! E eu sei do que estou a falar pois estou num sector mesmo ao lado deles e não raras vezes consigo ouvir o Duxxi.
O Duxxi, motivos para a cisão à parte, é uma claque muito activa, que passa os 90 minutos a cantar, é inovadora (ou pelo menos copia bem em qualidade e quantidade os modelos italianos) quer em canticos quer em coreos! No entanto é muito jovem e falta-lhe a potencia.
A TV é o Apoio. Pouco numerosos, mas verdadeiramente indefectiveis e activos com coreos constantes (mesmo que recuperando panos antigos) e inovadoras (a do jogo com o setubal com a tarja escondida atrás do écran e a entrar na horizontal é para mim exemplo disso).E Além disso tudo, nunca se meteram em confusões juvenis nem em politicas faccionárias no clube (não estou a falar de politica ideológico-patidária). Sempre puseram o clube em 1º (na JL por exemplo faz-me muita confusão a existencia de vários/demasiados canticos em mote próprio)
Por tudo isto, digo que é a CS a melhor claque! Quando se conseguem encontrar! E nem sequer pedia a fusão, só a concentração num mesmo espaço e o entendimenrto naquelas 2/3 horas que rodeiam um jogo de futebol. Imagine-se a força e potencia da JL, a criatividade vocal do Duxxi e a disponibilidade coreográfica da TV!
O problema é que há muita poeira no ar, conflitos latentes ou mal resoslvidos, na maior parte das vezes por questões que nada têm a ver com o apoio ao Sporting!
Peço desculpa pelo testamento! :roll: