Quais são as vossas expectativas para a próxima época?

Então vejamos.

Segundo declarações recentes de Bettencourt, este seu 1º ano de mandato “serviu para se aperceber de algumas fragilidades no seio do clube”, que pelos vistos lhe passaram ao lado durante todos os anos que lá esteve como administrador da SAD e como vice-presidente do Conselho Directivo. Como a equipa técnica e directiva em que apostou se desfez em meio ano, foi obrigado a contratar um novo treinador e depois outro, assim como a nomear um novo director para o futebol. Pelo meio ainda houve oportunidade para se fazer a dança das cadeiras com Pedro Afra e Salema Garção em cargos reais e imaginários, numa lógica de “rentabilizar o modelo transversal e optimizar o funcionamento da estrutura através da criação de sinergias”, o que, traduzido do tecnocratimbecilês para o português, significa: colocar os incompetentes a coçar os tomates. Não se ganhou nenhum título e ficou-se em 4º lugar, coisa que já não se via desde. Do passivo, a única coisa que se sabe é que é astronómico e deve estar maior do que no ano passado, porque além de o projecto financeiro ter sido novamente adiado, não houve receitas extraordinárias e houve despesas extraordinárias como a da compra do Pongolle.

Portanto, pode considerar-se que este ano foi o ano zero e sendo assim, supõe-se que agora é que as coisas vão começar a sério e para o ano é que vai ser. Vamos ver então como é que vai ser. Num rasgo de extraordinária teimosia, Bettencourt quis mostrar que Paulo Bento era mesmo forever e vai daí contratou para treinador o Paulo Sérgio Bento Brito (deve ter sido esta a razão para a sua contratação, porque pela experiência, currículo e garantias que dá, não foi de certeza). Na baliza continuará Rui Patrício porque, não havendo outro e tendo este defendido um penalty no jogo de estreia e feito uma manchete do Rascord abraçado à Nossa Senhora de Fátima, fará esquecer o Vítor Damas. Nas laterais, Grimi, Pedro Silva, Abel, Caneira, Pereirinha e João Peneira fazem um-do-li-tá: quem ganha é titular; quem perde fica no banco ou joga do lado contrário. As opções para o centro da defesa estão reduzidas a Caneira (que já ninguém percebe o que está a fazer na equipa), Polga (que vai do 8 ao 80), Carriço (que ainda tem muito para aprender), Mexer (que ainda nem calçou) e Tonel. Está assim o centro da defesa, mas só se fala de reforços para o meio-campo, nomeadamente de Hugo Viana e Maniche, certamente para a equipa ter alguém a fazer o corredor lateral em velocidade de cruzeiro durante os 90 minutos. Por outro lado sairá Vukcevic, enquanto Izmailov ou sai e é vendido a preço de saldo depois das recentes rábulas, ou fica e não tem confiança na equipa médica. No ataque, Liedson já tem 32 anos e não caminha para novo mas em contrapartida contar-se-á com Pongolle, que para justificar cada um dos 6 milhões de euros que custou, começou por marcar um golo na própria baliza. Para trás ficaram Caicedo (que cedo caiu no banco de suplentes), Angulo (insuficiente porque o losango é uma figura geométrica que precisa de 4 Angulos) e Mexer (cujo destino mais provável é pôr-se a mexer dali para fora), dos quais só se aproveitará o que as suas contratações revelam da competência da gestão de Bettencourt no que diz respeito à avaliação de jogadores e à movimentação no mercado. Da escola de formação mais prestigiada do Mundo só restará uma vaidade oca e a reputação feita por jogadores que já não jogam no clube, enquanto nos que cá vão ficando a tendência global é para desvalorizar, quer por via das prestações medíocres da equipa, quer por via de se escolherem para treinadores, Bentos e Carvalhais que manifestamente não sabem rentabilizar o seu potencial: Carriço só desaprende com Polga; Pereirinha está numa lista de trocas com o Braga; Adrien é abafado pelo excesso de médios-centro na equipa; Veloso alterna épocas boas com épocas medíocres; Moutinho entrega-se ao papel de tapa-buracos no meio-campo e recebe como recompensa a não-convocação para o Mundial (um belo exemplo para as gerações vindouras); Djaló já só é uma referência para os fãs da Luciana Abreu, que esperam que ele marque um golo para o realizador focar os implantes da rapariga no camarote. As vendas das Gameboxes continuarão a descer, seguindo a tendência dos últimos 5 anos, desta vez agravada por a equipa vir de uma época em que nada conquistou, em que ficou em 4º lugar no Campeonato e em que o presidente andou a gozar com os sócios. As épicas campanhas europeias e os profícuos protocolos de cooperação com clubes belgas e angolanos continuarão a dar à marca Sporting uma projecção mundial só equiparável à dos Granitos Pimentel e do Bacalhau Pascoal.

Se acrescentarmos a tudo o que foi referido, o facto de neste Sporting nunca se conseguir nada no quadro temporal de uma época porque é sempre preciso mais um bocadinho de estabilidade ou continuidade e porque falta sempre mais um ajustezinho, mais um bocadinho de treino ou mais um bocadinho de sorte, então a expectativa para 2010/2011 só poderá ser uma: a de que a época (em que não se vai ganhar nada e só se vai afundar mais o espírito e as contas do clube) sirva para a constituição de uma alternativa que desperte e una os sócios na vontade de convocar eleições antecipadas para renovar a quase totalidade dos órgãos sociais e a mentalidade vigente.

Enquanto essa renovação não for feita, continuará tudo na mesma: o fóculporto continuará a ser liderado pelo Pinto da Costa e o Sporting continuará a ser liderado por um Puto da Costa. Os benfiquistas entrarão em êxtase com os golos do Gaitan e os sportinguistas entrarão em êxtase a tocar à gaita.

A minha expectativa é Ganhar o Campeonato e a Taça e ir longe na Uefa, agora vamos lá ver o que ai vêm :whistle:

Para mim, vem mais do mesmo, mas um bocadinho melhor :sick:

Se se arranjar uma defesa de qualidade, até acredito que possamos fazer alguma coisa. Mas com esta defesa é impossivel.
Quanto ao treinador, dou tempo, esperando que me surpreenda.

Ideal ideal era um renovaçao em grande escala, com vinda de jogadores de qualidade bem superior. Mas isso é pedir demais a um sporting com problemas graves de passivo. :frowning:

A minha expectativa é uma incógnita. Só depois de ver a bola a rolar é que terei uma ideia se há motivos para ter esperança, ou não. Nada ainda está fechado por causa do Mundial. Nenhum jogador foi vendido e nenhum foi comprado, só existe especulação nos jornais. Vamos aguardar.

Ora vamos lá ver… Temos um treinador pior que os dois anteriores, os melhores jogadores estão de saída (não acredito que Moutinho, Veloso, Vukcevic e Izmailov fiquem), para o lugar deles só há sinais de contratações de mer** (gajos que têm mau feitio ou gajos que têm historial de lesões, ou gajos que não aguentam 90 minutos, seja como for tudo dos 27 para cima). Talvez contratemos um tipo que melhora o nosso lado esquerdo da defesa e um miúdo que chega da Sérvia e precisará de uns largos meses para se adaptar. Pode ser que os velhadas aguentem até isso.

Resumindo:
Treinador pior que os anteriores…
Defesa talvez fique ao mesmo nível (Tonel por Lazzaretti é piorar, Grimi por Evaldo, melhora), o que é insuficiente para nós
Meio-campo muito pior que o anterior. Há anos largos que não temos mau meio-campo, o que mesmo assim tem vindo a aguentar a equipa (tirando esta época) e evitando desastres. As primeiras de épocas de Paulo Bento caracterizaram-se por isso. Sem meio-campo, não há equipa…
Ataque não me cheire que melhore. Pode até entrar alguém, mas sem meio-campo não há ataque…

Concluindo: estou não só descrente, como farto disto!!!

Com este presidente, com esta mentalidade, e com este treinador, a próxima época vai ser mais do mesmo.

O objectivo, aquilo que treinadores, jogadores e direcção deviam almejar e ocupar os seus pensamentos de manhã à noite, é vencer as quatro competições em que estamos envolvidos. Uma palavra especial para a Liga Europa, onde mais uma vez se provou que é uma competição onde um “grande” português terá, em condições normais, sempre boas probabilidades de vencer.

Já as expectativas realistas, vão depender bastante do que se passar no Verão - não só connosco, mas também com os nossos adversários. Se tudo se mantivesse como está, e dado o fraco currículo do novo Paulo Bento, estaríamos num bom caminho para lutar pelo 3º lugar - sobretudo porque não acredito que o Braga, passado o efeito surpresa, repita a graça desta época. Mas continuo a acreditar que haverá grandes mudanças no plantel daqui até Agosto; além disso, pode ser que Pinto da Costa cometa a argolada de contratar o Vilas Boas ou o velho Paulo Bento e que os reforços do Benfica, ao contrário da época passada, não compensem as saídas. No entanto, há sempre JEB “the fab”, um “loose cannon” capaz de fazer desesperar o Buda. Esperar para ver, portanto - embora sem grandes esperanças.

Quanto às Taças, são sempre uma incógnita. Quanto mais frágil a equipa e o treinador, maior a dependência do sorteio. Na Liga Europa, vamos ter uma pré-eliminatória muito cedo e nunca na vida voltaremos a apanhar um grupo tão fraco como a desta época. Na Taça de Portugal há sempre a possibilidade de um percurso até à final sem grandes. Na Taça da Liga, o formato quase nos garante uma presença na meia-final à borla - mas aí temos de apanhar com Benfica ou Porto.

A minha expectactiva para já é esperar pelo início da pré-época e ver quem realmente sai e entra no plantel, só aí poderemos ter uma opinião mais aprofundada do que esperar da próxima época desportiva. Até lá resta-nos esperar e desesperar…

Um Presidente competente como este, uma estrutura para o futebol sem lobby algum, um treinador cheio de currículo e um plantel fantástico?

Este ano é nosso.

A minha expectativa é de, em Dezembro-Janeiro, termos um novo treinador e um novo presidente que nos possibilite ainda ganhar qualquer coisita.

Uma coisa é certa: com JEB e Paulo Sérgio nem que volte o CR9…

Baixa.Só se fosse louco.Ou crente.E louco novamente.

Bom, algo melhorzinho é de todo desejável senão…tocamos mesmos no fundo.Até ver, desejo de mudança, só a vejo em palavras e não em actos.E mudar sem pessoas novas e competentes é impossível.

:arrow: :arrow: :arrow:

Este ano também vou esperar pelos primeiros jogos para me pôr a vaticinar ou a criticar. O Ano passado com o Caicedo e com o Matias pensava eu que isto ia se ruma máquina e afinal…

Nunca, mas mesmo nunca este forum permitirá que se escreva a azul e vermelho! ou mudas essa cor ou vais levar aquilo que vieste buscar!

1. Ser menos humilhados do que nas últimas duas.

2. Acabar entre os 5 primeiros.

3. Ver futebol um pouco melhor, com alguma emoção, com golos e vitórias. Mas se calhar já é pedir demais.

Ser sportinguista é acreditar,com garras de Leao,no titulo de campeao :beer:

Eu ACREDITO (ou pelo menos quero acreditar :inde: ), que este será um GRANDE ANO para o Sporting Clube de Portugal…o ano em que José Eduardo Bettencourt e sus muchachos, ganham vergonha na cara e abandonam o clube. :pray:

Também tenho essa esperança. Mas acho que o mais certo é com o decorrer da pré-época começar tudo a cair na realidade outra vez.

Este é o meu gráfico de expectativas.