Quais os narradores e comentadores que gostarias na Sporting TV?

Pergunta simples.

Apresentadores, narradores e comentadores são as peças fundamentais de uma emissão a que se adicionam ainda repórteres de campo.

Façam as suas propostas, conscientes de que, especialmente neste país, a partir do momento em que um jornalista expõe a sua afinidade clubística de uma forma tão marcada como é ter uma ligação contratual a um clube, a sua vida profissional ultrapassa um ponto de não retorno com diversas implicações no futuro da sua carreira.

Vejo ser tratada de ânimo leve a aquisição de reforços para os quadros profissionais deste projecto recém nascido. A Sporting TV fez o mais lógico, formando uma equipa mista com as pessoas obviamente disponíveis para a tarefa:

- Jornalistas jovens que apostam tudo num projecto tão novo como eles
Vantagens: jovialidade e boa estética, imagem agradável para o público, potencial para se tornarem referências a longo prazo

Contras: não atraem o público, inexperiência, desconhecimento, incapacidade de lidar com imprevistos, problemas de fluidez no discurso, pouco domínio da técnica de voz, desorganização de frases e utilização frequente de interjeições para pensar como “âââ”, “hmm” , “uish”, “eish”, “uuu”, “iiii” que podem ou não vir a dominar, dependendo se têm ou não potencial.

- Jornalistas a meio do percurso que tentam relançar a carreira

Aqui as vantagens e desvantagens confundem-se:

São nomes que já não são estranhos, despertam a curiosidade, trazem consigo os bons e os maus vícios de forma. Se são bons, aqui vêem potencialmente sentenciadas as suas carreiras porque em Portugal não se perdoa a cor do clube. Se são medianos trarão consigo as fraquezas que já tinham levado a que não singrassem.

- Jornalistas consagrados ou em fase de jubilação

Vantagens: larga experiência, capacidade de narrar em directo ou diferido em todas as situações, voz trabalhada e agradável, conseguem antecipar a dicção sem variar tons e tempos, largo conhecimento do clube e dos interveniente de um evento, capacidade de entretenimento e de integrar na narração o histórico de um clube, jogador ou outro interveniente de acordo com cada momento do evento.

Outra vantagem é que conhecem todos os podres da situação e que nada têm a perder por assumirem a sua cor.

Desvantagens: vícios de forma, inflexibilidade nas suas ideias e atitude em geral, cristalização de processos, dificuldade em moldar-se às novas necessidades, trazem consigo todos os seus amigos e também todos os inimigos.

Enceto eu o nomes.

É com mágoa que já não posso pedir que tenhamos o Rui Tovar nas nossas fileiras, mas ainda posso sonhar que venhamos a ter o tão amado como rejeitado Gabriel Alves.

Gostava do Pedro Sousa, sportinguista. Pelo seu passado no clube e atual dituação na TVI (praticamente principal figura no que diz respeito a futebol) é praticamente impossível.

Também gosto bastante do trabalho do Pedro Sousa.

Acho que o Pedro Sousa também iria gostar de voltar ao Sporting, mas só no caso de voltar a receber 13K Euros todos os meses.

Não façam sugestões sem nexo por favor.

:arrow: Não diria melhor.

Devo ser o único que gosta da narração do tipo(acho que já lhe vi críticas por aqui), mas sempre gostei muito do Nuno Santos (Eurosport).

Não sei é se é Sportinguista, ou se o seu vencimento esta muito além do que o canal pode oferecer.

Gostava que fosse na linha do Pedro Ribeiro. Mas em verde. :mrgreen:

Penso que ele até é do Sporting…

Eu até gosto dele mas sinceramente não o estou a ver sair do Eurosport,onde está há muitos anos.

Mas digo-te uma coisa,com a facilidade com que ele às vezes se engana ou troca o nome dos jogadores rapidamente seria queimado por aqui.

O Mané! :mrgreen:

Tambem gosto do Nuno Santos, mas nomes tambem nao é com ele… :mrgreen:

Inicialmente tambem nao gostava muito dele no Eurosport e lembro-me de achar que nao tinha sido a melhor opçao para substituir um dos grandes nomes dos comentarios/relatos em Portugal (Rui Tovar), com o passar dos anos comecei a gostar bastante mais e actualmente acho-o um elemento de qualidade, francamente desconheço o vencimento dele (mas nao deve ser tao baixo quanto isso) alem de que o Nuno Santos tambem faz trabalhos como DJ logo nao teria uma disponibilidade tao grande (penso eu) como a do Carlos Dolbeth por exemplo.

Actualmente, penso que Fernando Correia e Carlos Dolbeth servem para o nosso canal. Quanto ao ultimo, nao tem um estilo muito consensual e por vezes é pouco ortodoxo, mas nao desgosto, e acredito que com o passar do tempo vai melhorar.

Tambem gostava de ver o Pedro Sousa, mas sinceramente, nao acredito que pudesse vir (por varios motivos), ja agora existem outros nomes interessantes ao nivel dos relatos em Portugal (Principalmente na RR e na Antena 1), mas nao quero arriscar nomes, até porque desconheço as suas preferencias clubisticas… :mrgreen:

Sempre tive essa ideia (sem certezas no entanto), uma vez comentou um jogo dos juniores do Sporting com o Mané como convidado(estava lesionado na altura) e pareceu transparecer isso.

Quanto ao vencimento parece me óbvio que aquela malta ali na Europort não ganha tuta e meia.

Em relação á troca de nomes é de facto um problema que tem…mas se vamos fazer esse nitpicking todo nunca haverá um comentador que sirva para o canal :inde:

Claro,eu estou de acordo contigo.

Estou a falar é na perspectiva geral aqui do forum :great:

Eu não tenho dúvidas, aqui no forum nenhum narrador será alguma vez consensual.

Eu da minha parte só peço alguém que seja sério e honesto(os valores que defendi no tópico do Dolbeth), os Calados e Carlos Soares desta vida não obrigado.