Pergunta simples.
Apresentadores, narradores e comentadores são as peças fundamentais de uma emissão a que se adicionam ainda repórteres de campo.
Façam as suas propostas, conscientes de que, especialmente neste país, a partir do momento em que um jornalista expõe a sua afinidade clubística de uma forma tão marcada como é ter uma ligação contratual a um clube, a sua vida profissional ultrapassa um ponto de não retorno com diversas implicações no futuro da sua carreira.
Vejo ser tratada de ânimo leve a aquisição de reforços para os quadros profissionais deste projecto recém nascido. A Sporting TV fez o mais lógico, formando uma equipa mista com as pessoas obviamente disponíveis para a tarefa:
- Jornalistas jovens que apostam tudo num projecto tão novo como eles
Vantagens: jovialidade e boa estética, imagem agradável para o público, potencial para se tornarem referências a longo prazo
Contras: não atraem o público, inexperiência, desconhecimento, incapacidade de lidar com imprevistos, problemas de fluidez no discurso, pouco domínio da técnica de voz, desorganização de frases e utilização frequente de interjeições para pensar como “âââ”, “hmm” , “uish”, “eish”, “uuu”, “iiii” que podem ou não vir a dominar, dependendo se têm ou não potencial.
- Jornalistas a meio do percurso que tentam relançar a carreira
Aqui as vantagens e desvantagens confundem-se:
São nomes que já não são estranhos, despertam a curiosidade, trazem consigo os bons e os maus vícios de forma. Se são bons, aqui vêem potencialmente sentenciadas as suas carreiras porque em Portugal não se perdoa a cor do clube. Se são medianos trarão consigo as fraquezas que já tinham levado a que não singrassem.
- Jornalistas consagrados ou em fase de jubilação
Vantagens: larga experiência, capacidade de narrar em directo ou diferido em todas as situações, voz trabalhada e agradável, conseguem antecipar a dicção sem variar tons e tempos, largo conhecimento do clube e dos interveniente de um evento, capacidade de entretenimento e de integrar na narração o histórico de um clube, jogador ou outro interveniente de acordo com cada momento do evento.
Outra vantagem é que conhecem todos os podres da situação e que nada têm a perder por assumirem a sua cor.
Desvantagens: vícios de forma, inflexibilidade nas suas ideias e atitude em geral, cristalização de processos, dificuldade em moldar-se às novas necessidades, trazem consigo todos os seus amigos e também todos os inimigos.