Encontrei este artigo sobre o Mundial do Qatar e, apesar de já saber algumas coisas sobre como se passam as coisas nos países árabes, achei-o extremamente perturbador.
Gosto muito de futebol, mas há muito tempo que já não é um mero jogo da bola.
E esta World Cup arrisca-se a ficar na história pelos piores motivos.
O Qatar untou as mãos de muita gente para ter um Mundial num país sem tradição de futebol e com temperaturas altíssimas, mesmo no INVERNO, obrigando a uma ginástica de calendarização incrível por parte de várias Ligas.
Já nem falo da mais que óbvia questão humanitária e dos repetidos atropelos aos direitos humanos.
Ou ser honesto e dizer que vou curtir bastante o Mundial, começa no dia do meu aniversário, os jogos são todos cedo, então dá para ir à praia entre partidas (embora onde vivo é sempre verão, nessa altura começa o verão a sério, e a enxurrada de turistas, comer uns churrasquinho e trazer umas amigas aqui para casa.
Ainda ontem estava a ver o calendário dos jogos para organizar aquele mês, vou tentar ver os jogos todos como quando era puto.
Peço desculpa mas sou um hipócrita, os meus valores têm circunstâncias atenuantes
Primeiro Mundial que não irei ver, não consigo, é absolutamente ridículo. Tem 0 impacto eu não ver eu sei, mas por princípio não consigo, que desgraça humana foda-se.
Os donos do Qatar são os mesmos donos dos vossos clubes preferidos em Inglaterra. O sistema de trabalho é o mesmo usado da vossa marca de roupa preferida. Os “atentados aos direitos humanos” são os mesmos que a Palestina defende, e qualquer progressivo de esquerda digno do seu nome defende ao invés de Israel.
Deixem de comer tudo o que vos metem na boca em colheres. Não existe diferença entre um jogo no Qatar e na Premier League.
As mesmas pessoas que defendem o relativismo cultural, e que dizem que não podemos julgar os outros e temos de ser tolerantes para com a diferença, de repente são rápidos a condenar países com outros valores. É imperialismo e colonialismo neo-liberal.
Qualquer pessoa que “recusa” ver um jogo deste mundial revela-se como intelectualmente medíocre.
Metes todas as pessoas que se recusam a ver o mundial no mesmo saco e depois ainda os acusas de serem intelectualmente medíocres quando o teu texto mostra que o teu intelecto é tudo menos excelso.
SL