PSP agride manifestante!

Na sequência das manifestações de ontem, um manifestante foi agredido por agentes da PSP á paisana sem qualquer tipo de motivo aparente, pois o indíviduo não mostra quaisquer sinais de resistencia á actuação dos dois agentes:

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/psp-agressao-manifestantes-paisana-greve-geral-tvi24/1302664-4071.html

É uma vergonha o que se vê no video, é também o que se passa muitas das vezes nos estádio de futebol, pois estes animais têm tendência para aproveitar a mínima situação para aplicar o treino que lhes é dado… Vergonhoso!

/Mod Edit: Título do tópico editado.

Espera aí :hand: :hand: :hand: :hand:

O que não se vê no vídeo é que uma das pessoas no chão é um terceiro agente, que está agora no hospital! E o gajo que enfardou forte e feio é estrangeiro e tem um “não sei o nome” emitido pelo seu país de origem, não é propriamente um anjinho!

Desculpem lá, mas eu neste caso, como em 99% dos casos em que a Polícia usa a força estou COMPLETAMENTE de acordo e a favor da mesma. Inclusivamente quando calha a ser contra os nossos. E se por vezes apanha o justo pelo pecador, paciência, não se metesse no meio da confusão.

“Se apanha o justo, paciência”?

Não gosto de especular sobre acontecimentos que não presencio e já foi o tempo de sentir rebeldia por qualquer ideia de autoridade. Respeito a polícia, excepto quando não se dá ao respeito.

Mas neste caso, o que é que um homem podia fazer contra 3 polícia? Nem estava a reagir, deviam sim imobiliza-lo e leva-lo para a esquadra se fosse caso para isso, agora estar ali a enfardar no homem como se fosse um saco de boxe, não acho justo… Por vezes até concordo que se recorra ao uso de violência por parte da polícia, quando existe uma situação de descontrolo de grandes multidões (como é por vezes no caso das claques) mas apenas se se justificar tal ato, não apenas para mostrar que foram bem treinados como muitas vezes fazem.

“Se apanha o justo paciência” refiro-me a casos como o de ontem frente à AR. Houve alguns… meninos, vá… que acharam que não tinha mal nenhum mandar ao chão as baias que separavam os manifestantes das escadas da AR… Claro que a PSP teve de agir, e no meio da confusão é normal que os que fizeram pior, os que fizeram menos mal e os que coitados não fizeram mal a ninguém mas meteram-se no sítio errado apanhem todos por igual.

@Knapp tal como disse, essa notícia não conta a história toda. É uma notícia à TVI. Se o agente está no hospital com escoriações nos braços e na cabeça, certamente não foi por estar às cabeçadas e braçadas ao indivíduo (na SIC também passou essa notícia mas contaram o resto da história, apesar de também terem tentado denegrir a imagem da polícia).

Já tinha visto o video ontem através de um amigo, nem sabia que tinha dado na TV, mas citando Bernardo Barata:

"Hoje assisti a isto na Calçada da Estrela, mesmo ao lado do parlamento.

Para quem não perceba são 3 ou 4 polícias à paisana, armados com bastões flexíveis de metal, a espancar um tipo que, tanto quanto pude ver não fez rigorosamente nada, foi levado para um sítio mais discreto e levou uma carga de porrada.
Eu feito parvo ainda fui chamar uns PSP, aos gritos “estão ali a espancar um homem!”.

Antes disto já tinha assistido a outro rapaz ser levado por polícias disfarçados de manifestantes sem aquele ter mexido um dedo. Tinha um cartaz na mão e estava calmamente, bem longe da confusão, com um grupo de amigas adolescentes, ele também adolescente.

Cheguei agora a casa e estive a ler algumas notícias. Soube ainda em São Bento que a pessoa do vídeo é um alemão que está acusado de agredir violentamente um polícia.
Pelo que vi acho que o polícia que foi parar ao hospital levou foi de outro dos polícias o que torna isto tudo ainda mais perverso.

Não quero viver num sítio assim."

Tens a certeza que quem provocou esses desacatos eram simples manifestantes? Não seriam polícias à paisana, infiltrados no meio da manifestação?
Vi nas primeiras filas várias manifestações um pouco exageradas por parte de certas pessoas que nunca tinha visto antes, já na anterior manifestação que ocorreu naquele espaço subiu-se a escadaria da AR e não houve nenhum desacato, e porque é que desta vez com menos manifestantes ocorreu isto? Será que desta vez os polícias tinham que mostrar trabalho?

Este tipo de casos acontecem em várias manifestações, por todo mundo, se procurares no youtube encontras vários polícias que são desmascarados.

Não. Não tenho a certeza.

Mas porque é que tinham que ser polícias e não podiam ser meninos que até se estão a borrifar para os motivos da manifestação mas que são uns revoltados contra os ACAB e que aproveitam qualquer situação para armar a p*ta?

Também vi alguém fazer essa mesma insinuação na SIC e simplesmente não posso acreditar que seja verdade.

Que existem polícias dissimulados no meio da multidão é lógico e essa é uma das formas que eles têm de a controlar. Agora que sejam eles próprios a fomentar a violência… Que necessidade têm eles de “mostrar serviço” se as únicas coisas que ganham com isso são um processo disciplinar (por vezes), difamação pública (sempre) e umas nódoas negras (se tiverem azar)?

Conversa longa aqui teríamos sobre isto.
Mas fica aqui um ponto, se viste os telejornais, o que para muita gente é o único meio de informação que seguem ou tem acesso (o que é pena), o que deram mais foco foi a esta situação, notícia dada com todo o teor negativo que aquilo pode ter. Deixando para muito segundo plano, e com menor importância nas notícias, toda a luta que se fez à portas dos locais de trabalho de muitos grevistas e piquetes, contra os seus patrões e polícia.

Para um governo há pouco tempo no poder, já se notou toda a influência com que se meteu nos meios de comunicação, ver o telejornal de ontem do canal um, onde Miguel Relvas teve direito a um enorme tempo de antena, mostrou isso, o importante da greve do dia 24 passava por indicar os números baixos de adesão à greve e mostrar os incidentes nas escadarias da AR, para passar uma imagem negativa da greve e dos grevistas para o resto da população.

Podemos aferir do que eu disse que até convinha, que houvesse presos, violência e por aí fora.

Olha que não foi nada com essa ideia que eu fiquei…

Não sei o que passou na RTP, porque não vi, mas o telejornal da SIC (que por acaso calhei a ver) estava a mostrar as escaramuças sim, mas em claro sentido de denegrir a imagem das forças públicas.

Até levaram lá o Rogério Alves (sim, o nosso) para comentar o que se tinha passado e fartaram-se de insistir com ele para ele dizer mal da polícia… Coisa que acabou por não acontecer.

Que fique bem claro que a minha posição totalmente a favor da actuação da polícia não tem absolutamente nada a ver com a minha posição relativamente à greve e aos seus motivos.

isto acontece todas as semanas nos estádios de futebol e ninguém se preocupa. ah esqueci-me que aí é só delinquentes…

Pese embora todos os actos que a pessoa que é agredida no vídeo tenha feito,se é que fez algo, isto é um acto bárbaro de agressão a um civil física e de direitos humanos.
Qualquer polícia é treinado, e tem conhecimento de várias técnicas de imobilização, sem ter que recorrer a 4 ou 5 bastonadas de forma altamente cobarde.
Um dia numa rua, ou num estádio deste Portugal, estes actos de violência gratuita, poderá ter sérios acontecimentos.
Abuso de autoridade é o que é.

Estou a mentir se disser que uma boa parte (talvez a maioria dos que apanham) não é? Não é preciso matar pessoas para ser delinquente. Insultos gratuitos à polícia e o simples desrespeito pela sua autoridade é delinquência. Sim, porque muitas vezes a desculpa é “eu não fiz nada (só estava onde me disseram para não estar)”.

Não sei se sabes (e não estou a dizer isto num tom irónico) mas a polícia é treinada para dar porrada na mesma medida em que a recebe e não apenas para imobilizar sem dar bastonadas. Até existe um termo técnico para isto de dar porrada na mesma medida em que se recebe que o RA usou hoje na SIC.

E quando são os polícias a levar porrada? Ainda não vi ninguém (incluindo na TV) preocupado com o agente que foi parar ao hospital!

eu não me considero delinquente e já apanhei. porquê? porque a polícia resolveu invadir um sector à porrada…será que não estávamos no nosso lugar? e no jogo com o atlético vi um amigo meu apanhar porque o polícia em vez de lhe pedir para se chegar para trás educadamente resolveu dar uma bastonada…mas pronto à esse estereótipo e preconceito e tu representas-o na perfeição

Vais me desculpar, mas isto para mim é um acto de agressão, e mesmo violação dos direitos humanos do cidadão.
Mais um dos casos, do “eu tenho o distintivo, eu mando”, se a pessoa fez algo de errado, deveria ser detida, posso até concordar com a 1ª bastonada para que se facilite a mesma, agora com a 2ª,3ª e 4ª não, ainda para mais quando no perímetro da “detenção” estão mais policias que cria mais condições a detenção do individuo.
Foi um acto que podia fomentar actos de violência do povo para com a policia… e criar algo ainda menos bonito de se ver.
Quanto ao policia ferido, as suas melhoras se estava apenas a cumprir o seu dever.
Nem sempre a policia tem o comportamento mais correcto, eu que o digo, que já fui varrido à bastonada no Algarve quando estava tranquilo a beber o meu café com a minha namorada… só porque uns metros ao lado,houve alguns desacatos.

Não é por nada, mas se eu tivesse lá atirava-lhe um calhau à cabeça…
Não sabia que era polícia à paisana mas queria lá saber, estas coisas deixam-me tolo!

Por conhecimento de um amigo que está a estudar na academia da polícia (agora não me lembro o nome exacto de como se chama) ai em Lisboa, o que muito dos mais jovens recrutas gostam quando os enviam para recintos de futebol, é que possam “distribuir” o máximo de porrada nos adeptos. Neste caso passou para uma manifestação.

Provavelmente, deve ter como razões o estarem sobre um enorme pressão muitas vezes pelos seus superiores o que origina a que tenham que descarregar alguém.

Um caso que me aconteceu a mim num jogo contra os tripeiros no estádio deles para a taça, em que perdemos 5-2, no ano passado.
Como não sou de Lisboa, os bilhetes que tinha vinham de lá com um amigo que pertence a uma claque, tive que esperar que ele chegasse para os ter, quando chegou vinha num autocarro que parou perto da escadaria que dá acesso a bancada, que se encontrava rodeada de polícia, vi o meu amigo e ele chamou-me para passar pela zona de segurança criada pela polícia, pedi autorização a um, e ele deu-me autorização para passar, mas um policia que estava mais à frente, não entendeu o que eu estava ali a fazer e mandou-me uma grande bastonada nas costas que me deixou sem reacção, sei que foi um mal entendido, mas havia necessidade de mandar a bastonada quando encontrava ali sozinho, pensou ele que eu bater neles todos?! Lá acalmou o polícia, e lá entrei, mas pelo menos podia ter pedido desculpas. :mrgreen:

E tu não fizeste barulho? Não saías de lá sem a identificação desse FDP.

A situação acalmou ali, empurrão para lá outro para cá e ficou-se por ali, com o polícia que me deixou passar a explicar a situação a quem me mandou a cacetada.

Vou te ser sincero caguei de alto para a situação e segui para a fila, uma pessoa vai aprendendo que nestes casos mais vale esquecer.

Foste exactamente de encontro ao que eu tinha dito. Porque é que a polícia invadiu o sector à porrada? Se calhar foi porque o Sporting marcou golo e eles não gostaram… É lógico que a polícia também erra, mas eu já vi muitas vezes a polícia a malhar, seja em jogos de futebol seja noutras situações e a história é sempre a mesma. Há meia dúzia de espertinhos que pensam que são os maiores e que vão provocando a polícia (o álcool também ajuda, muitas vezes) até que acaba por descambar e depois é como eu disse lá para cima… Apanha o justo pelo pecador se estiver no sítio errado. Paciência. É uma lei universal da vida.