Gostaria de pedir uma opinião aqui ao pessoal, sobre uma situação ocorreu ao pai de um primo meu.
Vou explicar com calma, ver se entendem… o meus avós são de uma terreola no distrito da guarda. Tiveram 3 filhos: o meu pai e dois irmãos. Entretanto meus avós morreram, e fizeram partilhas verbais meu pai e meus tios. Nós ficamos na aldeia com umas leiras, mais tarde vendemos. Legalizamos artigo por usucapião e mais tarde é que vendemos. um irmão do meu pai, calhou lhe uma quinta num barroco, com 2 palheiras e um pinhal. Ele nunca ligou aquilo, nunca foi as finanças ver nada, julgou também ainda estava nas finanças em nome do pai e deixou estar. Entretanto um senhor de uma imobiliária veio ter com ele, se não estaria interessado em colocar a venda aquilo, visto eles terem conseguido vender o terreno vizinho dele. Ele achou boa ideia e combinou com agência por aquilo a venda, e os vizinhos compravam aquilo por cerca de 20 mil euros. Vizinhos pagaram lhe e quando agência foi pra tratar da papelada… Aquilo tava registado na conservatória em nome de um estranho!! Pelos vistos o pai desse estranho, na altura das avaliações na década de 80, meteu mão naquilo, pois vivia lá na terra do meus avós e eles como eram “parolos” nunca foram ver nada e morreram e nunca se mexeu em nada.
O filho desse estranho, quando pai morreu herdou e legalizou tudo, desconhecendo essa história, visto viver em Leiria e nem sabia onde era terrenos. O problema é que aquela quinta o meu avô já herdara do pai… O estranho agora quer que meu tio lhe devolva o € recebeu e ele passa aquilo pra nome dos tais vizinhos, pois aquilo legalmente tá em nome dele. Mas meu tio recusa, pois a quinta era do pai dele, e já vinha do meu bisavô… imobiliária agora está a baldar se, mas desses 20 mil, parte foi a comissão deles. Os vizinhos sentem se enganados e ameaçam por todos em tribunal…
Pois o mal foi meu tio nunca ter ido ver de nada e recebeu dinheiro sem primeiro tratar das coisas, outros acreditaram na palavra dele e ele julgava aquilo era dele…
Qual a melhor solução? Processar dono ilegal??