O Real é o clube aqui da minha terra… pelo que fico muito feliz.
Pessoalmente, já tinha falado dessa possível ligação com amigos há muito tempo, dadas as excelentes condições de treino que o Real dispõe (campo relvado de futebol 11 + 2 campos sintéticos, um de 7 e outro de 11), estando nas cogitações (pelo menos desde a venda do Nani para o Man Utd, mas não sei como ficou isto, dado que o meu irmão já saiu de lá há um ano) a construção de um pavilhão para modalidades e de um edifício de 3 pisos, sendo que seriam balneários novos no 1º piso, bar e sala de estar/convívio no 2º e um restaurante espelhado, com vista panorâmica para os 3 campos, no 3º piso.
Mas, como disse, não sei em que pé está o projecto… penso que parado. ???
Quanto aos miúdos… Epá, duvido que haja, na região da Grande Lisboa, clube que leve tanta miudagem às captações, que não seja Sporting e benfica, claro, como o Real. É uma região com imensa população, principalmente porque nas redondezas não há muitos clubes que possam dar condições sequer parecidas para os jovens evoluirem…
O Atlético do Cacém já começa a evoluir um pouco, mas Rio de Mouro, Agualva, Serra das Minas, Arsenal 72, até o próprio Estrela da Amadora, são tudo clubes que não têm de todo condições parecidas. Assim, é natural que haja um interesse imenso em colocar ali os miúdos por parte dos pais, ainda mais depois do imenso mediatismo que o mesmo tomou aquando da saída do Nani para Inglaterra.
Penso que, na parte da formação, continuam a pecar imenso pela teimosa insistência em manter apenas treinadores que sejam licenciados em Educação Física, sendo que há por lá casos (e não são poucos) de uma incapacidade gritante, principalmente no que diz respeito à capacidade de lidar com os miúdos… E, neste caso particular, falo mais em relação aos escalões iniciais - escolas de formação, escolas de competição e infantis -, pois são miúdos que têm entre 5 e 12 anos e, nessas idades, precisam muito mais de alguém que lhes dê disciplina (táctica e mental) e os ensine a comportarem-se em grupo, do que propriamente um gajo que é muito bom na parte física mas depois é fraquíssimo no resto…
O Presidente, José Libório, já não caminha para novo… É amigo de infância dos meus avós mas julgo ser mais velho que eles, e eles já estão a caminho dos 80, por isso… Vamos lá ver como fica o clube depois da sua previsível saída, pois penso que ele é o presidente do Clube há coisa de 12/13 anos, altura da formação do clube por junção do Queluz e do Massamá.