Prospeção de Presidentes

Não tenho agora muito tempo para escrever uma dissertação, por isso pedi ao Chat GPT uma ajudinha:

Rumo a 2026: Hora de fechar o ciclo da “dinastia croquette” no Sporting?

Caros Sportinguistas,

Aproximam-se as eleições de 2026 e é tempo de reflexão séria sobre a liderança do nosso clube. Desde os tempos de José Roquette, o Sporting entrou numa era que muitos apelidam — e com razão — de “dinastia croquette”. Uma elite que, embora bem-intencionada em teoria, revelou-se profundamente desconectada da realidade do clube, da sua massa adepta e da exigência competitiva do futebol moderno.

José Roquette (1996-2000) inaugurou o projeto da SAD, com a promessa de modernização e profissionalismo. No entanto, o projeto revelou-se um cavalo de Troia: alienámos o clube à banca, perdemos património e ficámos reféns de interesses que pouco têm a ver com o Sporting.

Vieram depois:

• Dias da Cunha (2000-2005) – marcado por uma gestão pouco interventiva e pela perpetuação do modelo Roquette.
  • Filipe Soares Franco (2005-2009) – vendeu património “não desportivo” e geriu o clube como se fosse uma empresa de elite, não um clube popular.
  • José Eduardo Bettencourt (2009-2011) – primeiro presidente remunerado, com uma gestão desportiva absolutamente desastrosa.
  • Godinho Lopes (2011-2013) – despesismo sem critério, dezenas de contratações falhadas, e um Sporting à deriva.

A exceção clara neste ciclo foi Bruno de Carvalho (2013-2018): devolveu orgulho e voz aos adeptos, resgatou a competitividade do clube, e colocou o Sporting novamente no centro das decisões. Apesar dos erros do fim do seu mandato, não há como negar que recuperou a identidade sportinguista.

Com Francisco Varandas, voltámos a um perfil mais institucional. A primeira fase do mandato foi tremida, mas o acerto na contratação de Rúben Amorim e a conquista do campeonato de 2020/21 quebraram um jejum de 19 anos. Ainda assim, muitos dos vícios estruturais persistem: comunicação deficiente, gestão pouco transparente e um afastamento progressivo da base adepta.

O que fazer em 2026?

Precisamos de uma nova liderança que:

• Una competência profissional a uma paixão genuína pelo Sporting;
  • Traga um novo paradigma de gestão: moderno, transparente e participativo;
  • Valorize o ecletismo e o ADN formador do clube;
  • Dê primazia ao mérito, ao rigor e à ligação à nossa massa adepta.

Não podemos continuar presos a ciclos de gestão elitista e descomprometida. É tempo de dar espaço a alternativas com visão, coragem e, acima de tudo, amor incondicional ao Sporting Clube de Portugal.

O Sporting é dos sócios. E só os sócios o podem libertar.

Saudações Leoninas :lion:

12 Curtiram

Concordo.

E gostei do Francisco Varandas :joy::joy::joy:

8 Curtiram

O João Benedito entusiasmou-me na altura em que se chegou à frente e é uma das figuras que mais respeito e estimo do nosso clube. No entanto, eclipsou-se de uma forma incompreensível (será?) e, por isso, não me parece que seja solução. Ainda assim, os moldes do projeto que apresentou parecem-me ser os que mais fazem sentido no nosso clube.
Naturalmente, estou ansioso para ver quem se chega à frente e que traga mais do fulgor que vivemos naquele primeiro mandato do Bruno de Carvalho, o melhor que vi no meu tempo de vida como sportinguista.

5 Curtiram

O ChatGPT não sabe escrever Fudurico.
:grin:

5 Curtiram

Penso que todos queremos um “novo” Bruno de Carvalho na parte positiva do mesmo.

Será praticamente alguém impossível com o mesmo estilo, garra, amor e motivação, até porque o mesmo serve para exemplo “a quem se esticar”.

Aproveito este tópico para confessar que tentei abrir um tópico sobre o ex-Presidente Bruno de Carvalho, ao qual não obtive resposta.
Penso que se deve bem mais respeito, pelo menos aqui no fórum, por alguém que fez a questão(e mais!) teve a humildade de estar em contacto com a comunidade aqui no fórum aquando das eleições.

Para bem do Sporting, espero alguém jovem com sucesso como empresário, mas não vejo quem o possa fazer.

10 Curtiram

Falta um ano e não se vê qualquer movimentação relevante para fazer concorrência à atual direção. Ter esperanças de que alguma coisa mude em 2026 é ilusão pura.

9 Curtiram

Já o disse várias vezes.

Deve voltar a aparecer quando achar que tem nova hipótese, não respeito e não gosto dessa postura. A certa seria não ter desaparecido completamente, principalmente quando estivemos na merda com esta direção.

4 Curtiram

Não se perfila no horizonte nenhum candidato até ao momento, não se ouve uma crítica à Direção pela forma como se tem movimentado no mercado ou pelo seu mutismo em relação às táticas vilanescas da rabolhagem, nada.

Enquanto se candidatar, o NGP Dr. Frederico Varandas terá o meu voto. Competência, mentalidade vencedora e dignidade (um médico e militar de renome, não um DJ participante do Big Brother). Tudo o que o Sporting precisa.

18 Curtiram

Acho bem que discutam os futuros 20 % das próximas eleições

2 Curtiram

Presidente do Sporting tem que ser alguem que respeite a historia do clube,alguem que tenha ambição e vontade de ganhar e defenda o Clube e por fim alguem que sirva o Sporting Clube De Portugal e não se sirva do Clube,portanto não pode ser croquette.

5 Curtiram

O Benedito defendeu na campanha que deviam ser dadas condições a quem ganhasse, que o Sporting não pode estar em luta consigo próprio, porque isso só favorece os adversários e não o Sporting.
Talvez por isso se tenha posto fora do circuito mediático.

3 Curtiram

Eu sei, mas não concordo nada. Ter 4 ou 5 treinadores por temporada favorece ainda mais os adversários. Uma oposição pode ser feita com respeito, o Benedito teve mais votantes que o Varandas, era a pessoa com mais legitimidade para falar sobre o clube.

Nem precisavam de ser só críticas, estivemos anos e anos a ouvir as opiniões do Dias Ferreira, que perdia por muito todas as eleições, regularmente, porque não as do Benedito? Se eu soubesse as opiniões dele sobre todas as fases que vivemos desde essas eleições estaria mais inclinada a voltar a votar no seu projeto. Assim é tudo uma grande incógnita.

1 Curtiu

O Benedito andou a concorrer à FPF com rabolhagem. Votei nele em 2018 porque tinha amigos na lista. Nunca fui muito à bola com ele, depois de o ter conhecido, confesso.

Agora pode concorrer 30 vezes, só com amigos meus na lista, que dificilmente voltarei a votar nele. A não ser que hajam reais hipóteses de tirar de lá o Bananas.

1 Curtiu

Para mim, um clone do BdC era suficiente!!!

6 Curtiram

Tópico utópico.

1 Curtiu

Se formos campeões, ninguém tira de lá o Varandas. Se não formos… 95% de certeza que ninguém tira de lá o Varandas.

Era preciso 25/26 e o início de 26/27 serem tão desastrosos, tão desastrosos que toda a gente saísse de casa para o ir mandar com o boda.

O sportinguista passou fome muitos anos, tão cedo não arriscam tirar de lá o presidente dos dois ou três títulos. O voto velhote é conservador. Se estivermos “assim-assim” ninguém vota em mudança. Em 2026 já ninguém se lembra do João Pereira.

5 Curtiram

:rofl: :rofl: :rofl:

2 Curtiram

Mas as eleições não são no final da época de 25/26? Queres apostar que se o Sporting estiver afastado de tudo em Dezembro, que começa logo a contestação?