Esta é a minha proposta:
CN Juniores A
1ª Divisão - 16 equipas
2ª Divisão - 4 séries de 12 equipas / 2 séries de 16 equipas ???
Taça Nacional - com todas estas 64 equipas
1ª Divisão
30 jornadas na 1ª Fase
Playoff para apurar campeão = 1º vs 8º, 2º vs 7º, 3 vs 6º, 4º vs 5º (1/4 final, 1/2 final e final a 2 mãos) - 6 jogos no total
Playoff descida = 2 séries de 4 equipas, 6 jornadas: série A - 9º. 11º, 13º, 15º; série B - 10º, 12º, 14º, 16º (descem os 2 últimos de cada série)
Taça Nacional
6 eliminatórias
Disputadas a 2 mãos
Disputadas a meio da semana
1ª eliminatória: só equipas da 2ª Divisão
2ª eliminatória: entram as equipas da 1ª Divisão
CN Juniores B
1ª Divisão: 2 séries de 16 equipas (série Norte e série Sul)
2ª Divisão: 4 séries de 12 equipas
1ª Divisão
30 jornadas na 1ª Fase
Apuramento de 2 equipas em cada série para disputar a 2ª Fase
2ª Fase com 6 jornadas para apuramento do campeão
CN Juniores C
Idêntico ao CN Juniores B
Uma alteração também importante poderia ser o aumento do nº de substituições possíveis no CN Juniores B. Actualmente só se podem proceder a 3 substituições, mas eu defendo que esse nº é manifestamente reduzido. Deveria ser mantido o sistema utilizado pelos Juniores C: se fizer 2 substituições até ao intervalo, o treinador pode proceder a 5 alterações; se não fizer substituições ao intervalo, só pode substituir 3 jogadores.
Temos de recuperar o tempo perdido em relação aos outros países. Temos de tornar as nossas selecções nacionais mais competitivas. Temos de aproveitar o facto de ter sido alterado o sistema de votações da FPF, sistema que no passado impediu a aprovação de diversas medidas com vista à melhoria dos quadros competitivos. Temos muita pena, mas as Associações com equipas menos competitvas terão de ter paciência (Castelo Branco, Portalegre, etc.). Eram estas associações que vetavam as propostas, pois queriam proteger as suas vagas e os seus clubes…
Saudações Leoninas
PS - Quero críticas!!! Construtivas…