Promessas da Formação

A ideia é fazer uma lista dos jogadores mais promissores da Academia por geração.
Por razões óbvias foi deixar de fora jogadores que integram o plantel principal (já não são promessas da academia).

2007:

• Afonso Cunha (DC)
  • Rafael Mota (DC)
  • João Simões (MC)
  • Gabriel Silva (PL)

2006:

• David Ivanov (GR)
  • Francisco Machado (DC)
  • Rayhan Mohamade (LE)
  • Francisco Ventura (MC)
  • Vasco Mota (MC)
  • Saná Fernandes (EX)
  • Telmo Coimbra (PL)

2005:

• José Silva (LD)
  • Leonardo Barroso (LD)
  • Marlon Junior (DC)
  • Dario Essugo (MC)
  • Manuel Mendonça (MC)
  • Rodrigo Dias (MC)
  • Guilherme Santos (MC)
  • Pedro Sanca (EX)
  • Rodrigo Ribeiro (EX)

2004:

• Diego Callai (GR)
  • Diogo Pinto (GR)
  • David Monteiro (LD)
  • David Moreira (DC)
  • Martim Marques (LE)
  • Tiago Octávio (MC)
  • Luís Gomes (MC)
  • Mateus Fernandes (MC)
  • Lucas Anjos (EX)
  • Isnaba Mané (EX)
  • Chermiti (PL)

2003:

• Chico Lamba (DC)
  • Flávio Nazinho (LE) - 2026
  • Renato Veiga (MC)
  • Miguel Menino (MC)
  • Lucas Dias (MC)
  • André Gonçalves (EX)
  • Joelson (EX)
  • Skoglund (PL)

2002:

• Rodrigo Rêgo (DC)
  • João Daniel (MC) - 2023
  • Daniel Rodrigues (MC)
  • Duarte Carvalho (MC)
  • Gonçalo Batalha (MC) - 2023
  • Tiago Ferreira (EX)
  • Bruno Tavares (EX) - 2025

2001:

• Hevertton (LD) - 2024
  • Lobato (MC) - 2021
  • Edson (MC) - 2022
  • Geny (EX) - 2025

2000:

• Loide Augusto (LD)
  • Gonçalo Costa (LE) - 2024 + 2 de opção
  • Bernardo Sousa (MC) - 2021

1999:

• João Oliveira (LD) - 2024
  • Tomás Silva (MC) - 2021 + 2 de opção
  • Nuno Moreira (EX) - 2022

1998:

• Bruno Paz (MC) - 2023
  • Pedro Marques (PL) - 2023
1 Curtiu

Se alguém se lembrar de mais jogadores digam que eu atualizo!

Os mais velhos deviam rodar na 1ª Liga. Todos entre 98 e 2000 devia ser emprestados na proxima época.
É a partir de 2002 que surgem os jogadores com maior potencial, Bruno Tavares, Joelson, Nazinho, Chermiti, Callai, Guilherme e Essugo são para mim os mais talentosos. Mas existem outros que podem chegar aos AA.
Este ano (quase duas épocas) de paragem dos escalões de formação podem ser muito prejudiciais.

1 Curtiu

Eu gosto muito do Bruno Tavares, mas enquanto não arrepiar caminho…

1 Curtiu

Sim basta ver que este ano tirando o Callai e o Chermiti todos os de 2004 para a frente não tiveram um único minuto de competição!

Também acho que os de 1998 e 1999 deviam sair ou para rodar ou em definitivo no fim do ano (dependendo do potencial que têm). Este ano foram/são necessários para tentar subir à 2° liga. Os de 2000 não me escandaliza manter porque não podem ser só miúdos na B, caso contrário descemos à 3° ou não subimos à 2°.

O Diogo Brás? Já bazou ou já não dá em nada?

Na minho modesta opinião não dá em nada, se a opinião geral for diferente terei todo o gosto em colocá-lo na lista

1 Curtiu

O Brás deve fazer companhia ao Camacho e ao Ilori, a nível de atitude são todos muito parecidos, devem se dar todos muito bem …

1 Curtiu

O Brás já dificilmente dá jogador (pelo menos para o Sporting) e o Bernardo parece seguir o mesmo caminho.

1 Curtiu

Lembrei-me do Isnaba Mané. Cheguei a ver uns jogos na Sporting TV e parecia o melhorzito

1 Curtiu

Do que vi do Isnaba também me pareceu ter muito potencial !!

1 Curtiu

Sim esqueci me completamente dele, vou acrescentar!

O Rodrigo Fernandes é um tratado de bola, pena é não fazer muito para dar jogador.

Pois foi por isso que o deixei de fora, começo a ter muitas dúvidas que dê jogador. Então com o RA com treinador… o RA não abdica nem um bocadinho do compromisso e o Rodrigo aí…

1 Curtiu

Verdade mas quero acreditar que vá acordar pra vida, nada lhe vai cair do céu por muito talento que tenha.

Porque futebolísticamente falando, é o jogador da formação que mais me dá gosto de ver jogar, aqueles pezinhos são qualquer coisa.

3 Curtiram

Que tipo extremos são o André Goncalves e o Lucas Anjos ?

Comparando com extremos portugueses ou estrangeiros , tem o estilo de quem , para eu ter uma ideia .

O André Gonçalves é tipo Joelson, rápido e forte no 1v1. O Lucas Anjos ainda é muito novo para saber ao certo mas que tem talento a maioria reconhece. É uma convicção minha mas os jogadores até chegarem aí aos u19 muitas vezes ainda não têm um estilo muito definido. Não é de espantar que daí para a frente haja muitas trocas posicionais

1 Curtiu

E o irmão do Joelson, acho que é do ano do Guilherme Santos…

Saná Fernandes - 2006

1 Curtiu

Finalmente, há alguém no Sporting que percebe de futebol, por isso não vai deixar fugir as nossas pérolas como aconteceu até aqui.

1 Curtiu

Juntava ainda o Pedro Sanca EX de 2005 e o Martim Marques DE de 2004 (muito rápido), david Moreira (Central - 2004) baixinho mas muita qualidade e o Tiago Octávio da mesma equipa de 2004 , médio Trinco…

1 Curtiu