Projectar o que resta da época!

Numa fase em que ainda nem chegámos ao Natal, muitas das nossas perspectivas saíram fracassadas. Nesta fase da época e com o s resultados que temos já podemos fazer o seguinte balanço: -na Champions fomos eliminados, numa fase de grupos onde misturamos a azelhice com o azar; - no campeonato estamos a 12 pontos do Fequepe, estando naquela situação em que não somos nós que podemos vencer o campeonato…São eles que o podem perder! Estamos ainda na Taça de Portugal e iremos disputar a fase final da Taça da Liga e ainda iremos disputar a Taça Uefa.

Portanto nesta altura o balanço é fácil de ser feito! O exercício agora a ser feito é pensar o que fazer no resto da temporada! Pelas notícias que saíram parece que o Sporting vai ao mercado, mas todos sabemos que o Sporting não irá gastar mais que 1 milhão de euros em alguma contratação ou então virá alguém emprestado!

De empréstimos que são autênticos barretes estamos nós escaldados e então a pergunta que eu acho que deve ser feita é esta:

Qual o caminho que devemos tomar?

Hipótese 1- investir realmente no reforço da equipa através de jogadores que acrescentem qualidade à equipa e que sejam reais mais valias, tendo em conta que o nosso orçamento não irá ser superior a 1 milhão de euros! Caso afirmativo que jogadores se enquadram neste perfil!

Hipótese 2- assumir de uma vez por todas que a época irá ser um fiasco e começar a preparar a próxima! Como? Promovendo as dispensas de Farnerud e Paredes e promovendo jovens de valor que vão ganhando tempo nas pernas e maturidade competitiva!

Sinceramente creio ser esta a reflexão que cada sportinguista deverá fazer, mas olhando à razão e não ao coração, porque chegar agora a Janeiro e investir meia dúzia de tostões em 2 ou 3 fiascos futebolísticos para mandar areia para os olhos dos adeptos é pior que ficar quieto a preparar a próxima temporada…

Nota: eu face ao passado recente do Sporting no que toca a contratações passei de um adepto que viva em ansiedade quando se falava em contratações para um adepto que receia o que aí vem quando se fala em A ou B para vestir nossa camisola! Isto diz tudo…

Bem, o mais monstruoso é o campeonato…se na Champions almejávamos passar aos oitavos, a Taça Uefa era o minimo que podiamos pedir…e sejamos sinceros, com o Sporting noutro patamar, podiamos ter ganho À Roma em casa, podiamos sim senhor, mas seria sempre complicado e já sabiamos que a Roma é uma equipa complicada…por algum motivo vai em 2º no calcio…
Quanto ao campeonato…os resultados falam por si…

Garantir o 2º lugar e vencer as migalhas (Taça da Liga e Taça de Portugal): neste momento acho que são os únicos “títulos” a que o Sporting se pode propôr este ano e assim transformar uma época penosa, “apenas” em sofrível!

A equipa a ser reforçada, só com mais-valias! Como estas não devem aparecer, para meter mais entulho no caixote, não deve valer a pena…

Relativamente à Taça UEFA, não tenho ilusões: não tem o grau de dificuldade de uma CL, contudo, para um clube que não ganha ao Leixões, ao Leiria ou ao Setúbal, um Atlético de Madrid, um Bayern ou um Tottenham parecem-me demasiado… “pesados”!

Como não considero a estrutura do futebol (pouco) profissional do Sporting competente para dar a (gigante) volta necessária à situação, já não tenho paciência para acreditar no que quer que seja…

Para mim … apostar no 3º Lugar … o lugar que nos dá acesso à UEFA!
Gerir o campeonato sem stress!

fazer uma campanha interessante na UEFA para se ganharem alguns trocos.

Preparar a próxima época com estes meses todos de avanço dos nossos rivais.

Para o ano andamos a falar do mesmo, estou habituado a ter estes pensamentos anos sucessivos, é sempre para o ano, mas o certo é que cada vez estamos mais fracos. Os grandes reforços deste Inverno era mesmo dispensar Farnerud, Paredes e porque não o brasileiro Ronny, e ir dando espaço aos jovens com mais qualidade que ainda não tiveram uma oportunidade para abrir os olhos ao PB…

Creio que Pedro Silva e principalmente Derlei serão bons reforços, embora regressem tarde. :frowning:

Pode parecer estúpido, mas serei só eu quem pensa que com Derlei tudo poderia ser diferente neste momento? Na altura da sua contratação, tanto aqui como no meu blog, defini-me logo como um apoiante 100% do Vanderlei e tenho a certeza que com ele não estaríamos, pelo menos, tão mal. Nunca o saberemos, mas aposto um dedo mindinho em como os objectivos não estariam tão ‘afundados’ como estão…

Derlei e Liedson seria uma dupla terrível. Entregam-se ao jogo de uma forma quase invulgar, para além das suas qualidades técnicas, que são muito superiores às do Djálo e Purovic. Aposto que os defesas adversários nunca saiam a construir jogo pela entrega que estes têm na frente, com os actuais avançados [excepto Liedson] isso é possível, não têm resposta, é vulgar ver os defesas centrais sairem com a bola para o nosso meio-campo.

Não vamos fugir mais deste assunto, que ainda vai parar ao off-topic.

Tenho a certeza que seria diferente, mas é aqui que entra o trabalho de um gestor de activos e de planeamento de uma época. Se não se tiver em consideração que 1 atleta pode ter uma lesão, e não se tem ninguem para o substituir então algo está mal!

Uma coisa era se não se tivesse vendido ninguem, mas este ano e após se ter dito que o Sporting não precisava de vender ninguem, que tudo estava controlado, o Sporting encaixou 30 Milhões de euros, dos quais nada fez para ter em consideração lesões, ou problemas com atletas.

Isto é mau planeamento de época, é más escolhas de activos. Mas aposto que um prémio de 100k€ estará pronto para o caso de garantirmos a UEFA no próximo ano para o nosso gestor de activos que tão bem trabalho no clube!

Ninguem pediu este Sporting, nós só pedimos… COMPETENCIA!

Discordo completamente do que dizes.

Para um clube que ganhou 2 campeonatos em 25 anos… ganhar uma supertaça, uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal no mesmo ano e ainda conseguir o apuramento directo para a Champions é claramente positivo. Não é excelente, não é muito bom, é apenas bom. Mas é longe de ser sofrível…

Bastante bom é ser campeão (independentemente do resto).
Muito bom é ser campeão e fazer uma boa campanha na UEFA (meias finais pra cima).
Excelente é ser campeão, ganha uma das Taças e fazer uma boa campanha na Champions League (meias finais pra cima).
Perfeito é ganhar tudo! :victory:

talvez. mas nao deixas de salientar um clube que ganhou 2 campeonatos em 25 anos, o que fracamente e sofrivel, repara que so ganhamos mais um campeonato que o…Boavista… o que devia dar muito,muito que pensar.

Concordo que o campeonato é sem dúvida a principal prioridade.

Porém, ganhar 3 competições oficiais numa época e garantir o apuramento directo para a Champions League até pelo FC Porto seria considerada uma boa época.

concordo.

para acrescentar que, nao vale a pena investir em Janeiro, apenas aproveitar algum negócio de empréstimo vantajoso que possa existir, para a equipa, e quem sabe ir buscar um ou dois putos emprestados, para espevitar um pouco a vontade de trabalhar da equipa.

O 3º lugar ainda dá apuramento para a 3ª pré-eliminatória da Champions League. Este é o último ano em que isso acontece (e teremos de esperar uns 4 anos para voltarmos a isto, em condições normais).

Balakov2007, respeito a tua opinião! :wink:

Contudo as atenções do Sporting centram-se sobretudo no campeonato! Obviamente que vencer uma prova internacional seria superior, todavia o Sporting nunca será, à partida, candidato inicial a uma vitória da CL e na UEFA, pode ser um dos principais outsiders, mas não acho que tenha prestígio internacional (muitos menos dinheiro…) para ser considerado favorito “de caras”(isto, se tivermos em conta clubes como o Bayern, o Valência, o Atlético…).

Agora a minha opinião continua a ser a mesma: o campeonato é a prova que os Sportinguistas devem exigir ao Clube! Ainda por cima quando ele não é ganho há tanto tempo…
Gostei da vitória contra o Belenenses na final da Taça do ano passado? Claro que sim! Mas soube a pouco… muito pouco! Daí, achar que estavam reunidas as condições para vencer o campeonato este ano (boa base, futebol bom…)! Não estando a época a meio ainda e sendo a distância pontual aquilo que todos nós sabemos, ou acontece algo que ninguém está à espera (era bom…)… ou esta época será mais um enorme falhanço, no plano interno! Isto para aqueles que consideram que o campeonato nacional é para vencer! Não podemos ser um “Grande” de nome! Se atentarmos nas últimas épocas em Portugal, infelizmente quase que só temos as tais “migalhas”! E nenhum Sportinguista se congratula por esse triste facto! Porque, para mal dos nossos pecados, se há coisa gritamos muito pouco no estádio, na rua, em casa, seja onde for…é a palavra “Campeões”! E é isso que eu exijo do meu clube!

Quero ganhar a Taça, quero ganhar a Taça da Liga… mas trocava as duas de bom-grado pela vitória no campeonato! E repito: para um clube como o Sporting (e estamos a falar no plano interno), considero uma época na qual não se vença um campeonato nacional, um fracasso desportivo!

Saudações Leoninas

sim, e por isso devemos encarar esta época sem delirios, sem excessos de despesismos, e preparar a proxima com toda a prudencia, porque tempo não falta.