Prodigio russo a chegar ao Sporting

Prodígio russo a chegar ao SportingPor Redação
A- A A+

Dizem que é um diamante por lapidar, um prodígio que daqui a alguns anos se pode tornar num fenómeno. Danil Shchegolikhin (jovem russo que dia 21 faz apenas 15 anos) jogou até há bem pouco tempo no Atlético Madrid (na semana passada jogou pelos colchoneros no torneio Young Stras Madrid e em apenas quatro jogos marcou seis golos), mas espera mudar-se em breve para a Academia do Sporting.

Danil chegará na próxima semana a Alcochete para mostrar aos treinadores das camadas jovens do Sporting o que vale e deverá assinar contrato de formação em breve, com o fascínio de poder vingar num clube que formou estrelas como Cristiano Ronaldo ou Nani, entre muitos outros.

Atentos ao jovem russo estavam outros clubes portugueses de nomeada, mas também a emblemas como o Chelsea, Anzhi, Zenit ou Juventus. No entanto, o futuro poderá mesmo passar por Alcochete, apesar de o representante do jogador João Carlos Pinheiro dizer que «é uma forte possibilidade, mas não uma certeza».
15:18 - 04-06-2013

in Abola

Melhores momentos Danil

Qualquer puto com lata para marcar um canto directo é mais que bem vindo :mrgreen:

Sou e sempre fui contra a contratação de estrangeiros para as camadas de formação. No entanto, se estamos a falar de uma clara mais-valia em relação aos restantes jogadores do seu escalão etário, não implicar custos exagerados e não vier tapar o lugar a um miúdo que chegou a Alcochete sem conta no Youtube e sem ‘estardalhaço’, pode vir FAZER TESTES!

Tem uma técnica fora do normal, agora vamos ver se tem o resto para poder jogar num clube como o Sporting…

…Resto esse que é só o mais importante…

Eu tenho o resto… :lol:

Será mesmo verdade?

Compreendo o principio. Já eu sou completamente a favor! (até um certo limite)

Já temos boas ligações a clubes africanos e os primeiros resultados começam a aparecer, personificados em Bruma. Tivemos também sorte em apanhar o Nani já evoluído recentemente. Mas há um mercado que nos falta explorar e que tem tantos jogadores que podem ser uteis à equipa de futebol, por uma razão muito simples: Possuem características físicas dispares do campeonato Português. Estou a falar dos jogadores vindos dos Balcãs, principalmente, mas também da Escandinávia, Rússia e Ucrânia. Não podemos só formar os melhores do mundo e/ou pensar que podemos fazer grandes proveitos económicos, já que isso deve ser uma consequência do bom trabalho, precisamos também de jogadores diferentes para o projecto desportivo em si. Jogadores que o Sporting, principalmente, não tem há muito tempo em quantidade nem qualidade (qualidade que poderia ser aprofundada na academia) - jogadores altos, fortes e com uma condição física limpar.

Não vais a lado nenhum só com técnica nem vais a lado nenhum só com o resto. No entanto já vi jogadores com pouca técnica mas com o ‘resto’ a fazerem-se jogadores. Já o contrário…

Como já defendi aqui antes, por principio nas camadas jovens devem jogar miúdos que consigam comunicar com o mesmo idioma, neste caso o português. Isso facilita muito a adaptação dos miúdos, mas ser for realmente um acrescento de qualidade que venha.

Se tiver qualidade estou me a burrifar se é português, russo ou vietnamita

É mais ou menos a mesma posição que tenho. No entanto há ainda outro princípio que é o de haver miúdos com 15 anos que recebem salários de sénior e outros que quase pagam para jogar. Na formação, uma das coisas que temos de ensinar é a justiça. Para além de que, com a contratação em barda de estrangeiros, transformamos a formação numa coutada de empresários e interesses obscuros (ainda mais). Ora, se é algo que queremos erradicar, não faz sentido colocá-los dentro da formação. E engraçado o exemplo do Delatio com o Bruma. É de facto um excelente jogador mas já começamos a ter problemas cedo por causa da renovação. Aliás, já tivemos relativos problemas quando assinou contrato profissional. A culpa não é dele, aceito. Mas temos de tirar ao máximo as negociatas da formação porque a formação não é um negócio. O futebol profissional é, a formação não!

No entanto volto a referir que o miúdo parece ter valor para vir cá fazer testes em conjunto com os restantes juvenis de primeiro ano (penso que o puto é 98)…

Sou a favor desde que sejam jogadores com grande margem de progressão e que se saiba minimamente que vão dar jogadores, temos é de ser nós a instruir-lhes principios para terem a cabeça… Se vier que seja bem-vindo :great:

Estava a brincar :beer:

E tens muita razão, um dos que mais reconheço isso é Paulo Ferreira!

um miudo russo de 15 anos aprende em poucos meses o portugues, comparando contigo ou comigo a aprender o russo com 25 ou 30 anos.

Se for uma clara mais valia não tenho nada contra. Venha ele.

também há exemplos do contrário.

O ideal é tudo conjugar, mas “o resto” não é mais importante que a técnica.

Este nasceu em Valência e está a jogar em Madrid. Deve ter vivido toda a vida em Espanha e certamente sabe falar espanhol, se calhar até é a sua primeira língua. Não me parece que seja um problema.

Se este miudo for realmente bom, acho que faz todo o sentido assinar…

Uma coisa que fica claro aqui é, apesar de ele jogar em Madrid, a nossa academia, a nossa história fizeram com que viesse para o sporting, para terminar a sua formação, sinal claro da nossa força! :mais: :mais:

Quando olhamos para os casos de sucesso a nível internacional que se assemelhem à nossa realidade, os típicos casos de sucesso de contratações para as camadas jovens são provenientes das antigas colónias. O caso de França é um bom exemplo que devemos saber retirar as devidas ilações. Quanto a um miúdo de 15 anos aprender português facilmente, isso já não sei, pessoalmente desconfio muito do acompanhamento extra-futebol que é feito na Academia, digamos que não sinto segurança neste particular, mas como disse o futebol é um mercado global e determinados talentos podem e devem ser aproveitados como é exemplo do Arsenal. Só que o Arsenal é profissional nestas questões das contratações para as camadas jovens e nós também deveríamos ser em inúmeros aspectos.

O Andre Almeida do Benfica, Ricardo do Guimarães, Tiago Rodrigues do Guimarães, faço esta questão, não seriam jogadores interessantes para o Sporting? Que acompanhamento fazemos aos jogadores que dispensamos? Temos clausulas de recompra dos jogadores? (como o Real Madrid faz nos seniores ) Temos algum programa de captação de talentos nacional com vista a reforçar a equipa B? Se não temos nada disto já estamos a pensar em fazer prospecção no estrangeiro? Se tiver qualidade que venha, mas a mim parece-me que continuamos (algo perfeitamente normal já que ainda não foi renovada a estrutura de funcionários do SCP) a querer construir a casa pelo telhado.