Ando a procurar livros pela net mas sao tantos que nao sei qual o melhor para individuos q estao a zero na viola.
alguem conhece algum livro que me possa sugerir, recordo q estou a zero…sei o que é uma viola…I think
Viva,
Mas o que pretendes mesmo? Obter alguns truques e dicas?
Eu quando comecei a aprender a tocar guitarra, foi sempre com “lições”. Os primeiros contatos foram nas aulas de música na escola preparatória (a explicar mesmo o básico dos básicos).
Hoje em dia, tens inúmeros tutoriais no YouTube e até mesmo App’s simples que explicam o B-A-BA. Diria que visualmente (i.e., com alguém a explicar) é capaz de ser mas fácil para “apanhar”.
SL
Não é fácil aprender pelos livros. Comecei à cerca de 1 ano, assistindo às aulas da minha filha e ainda hoje tenho dificuldades técnicas. Digamos que talvez seja das coisas que não tenho muito talento. No entanto não desisto, pois gosto sempre de aprender e o universo da guitarra é muito amplo. Ainda hoje continua à procura de fazer, com que o som daquela pestana saia em condições
O meu conselho é começar com umas aulas e depois ser tu mesmo a explorar.
sim, é a esses tutoriais q me refiro…tem tantos pelo youtube mas qual deles o melhor é q nao sei. Se souberes de um confiavel e/ou que ensinam atraves de videos duma forma simples, agradecia
Eu aprendi a ver o CifraClub
mas a questao é q o tempo disponivel é pouco e atraves desses tutoriais que o colega Hugo acima referiu, é o melhor pra mim…umas aulas video básicas. Eu tenho os dedos, nem finos, nem grosos, talvez isso tb me dificulta mexer na viola…o problema é o jeito da mão esquerda a pegar no braço da viola, começa logo aí e sempre desanima uma pessoa conseguir acertar com os dedos nas cordas.
testing
vou dar uma olhada nesse site, valeu pela ajuda Ths
Mas tens de aprender com a prática. Podes beber de muitos sítios mas a prática é o melhor professor.
SL
Dei uma vista de olhos neste mano… Parece falar ajustadamente.
Acho que vale a pena explorares e veres se encontras algum destes bacanos que te possam inspirar e ir tentando mais as coisas que ele diz.
Pergunta: Sabes afinar a guitarra?
Lembra-te que tens de aprender alguns básicos nomeadamente como afinar a guitarra, como colocar os dedos, o que significa cada traste, etc etc.
Depois disso, fazer alguns exercicios para treinares a elasticidade da mão no braço da guitarra, ao mesmo tempo que começas a treinar a coordenação da mão que soa as cordas.
A partir daí, começar a aventurar-te a fazer alguns acordes
…testing
nem isso sei, mas comprei um afinador Boss Chromatic Tuner ( creio que fui atrás do nome ) para fazer isso por mim,
mas sei que preciso saber os nomes de cada corda, são letras, penso eu… como disse, estou mesmo a zero !!!
comprei uns aparelhos pequenos pra fortalecer os dedos, um elastico, uma bolinha, um conjunto…deixa ver se ganham alguma elastiicidade com isso…
mas pelo que dizes, tenho de treinar a mao direita diferente da da esquerda.
eu vi esse site, vou tentar esse tipo e um outro tambem do mesmo site
e fazzer uns acordes é issso que me custa…a colocaçao dos dedos q aperto os dedos pra q as cords nao se mexam mas, mesmo assim, elas soltam-se…e tambem será a posição da mão no braço q nao sei qual a melhor pra mim…e essa da pestana q o colega falou, isso bem aperto o dedo e nao fica na vertical nem aperta todos dedos ao mesmo tempo…isto é mesmo falta de tecnica e de jeito. Talvez seja por isso q fico com os dois professores tambem pra aprender “ffingerstyle” parece ser menos dificil
Cordas de cima para baixo:
Mi (E) - Lá (A) - Ré (D) - Sol (G) - Si (B) - Mi (E)
Tocas a sequência 1- 4 - 5 - 6 - 5 - 4 (cordas soltas) e tens a introdução do Nothing Else Matters
Para treinar a elasticidade (antes de tentar já os acordes) em faço exercícios simples de um dedo por cada traste:
Dedo indicador - 1º Traste
Dedo médio - 2º Traste
Dedo anelar - 3º Traste
Dedo Mindinho - 4º Traste
Depois começas a fazer sequências 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1… Quando te sentires mais confortável, podes passar para a outra corda… Treinando isto aos bocados, vais habituar os teus dedos a mudar de posição e isso vai ajudar-te quando quiseres começar a fazer acordes.
SL
,testttt
ei obrigado pelas dicas, amanha vou jaa experimentr afinar em primeiro lugar pq sao essas letras q surgem no Tuner,
depois treino os dedos dessa forma todos os dias
mas quando falas em trastem tive que ir ver ao google,
um pauzinho no corpo da viola mas o primeiro traste eu deduzo q seja tambem o de baixo…
Quando vires pautas, vais encontras coisas deste estilo
E - - - 0 - - -
B - - - 2 - - -
G - - - 2 - - -
D - - - 2 - - -
A - - - 0 - - -
E - - - 0 - - -
As pautas normalmente são demonstradas de baixo para cima (corda mais aguda para a corda mais grave).
Para interpretar o que diz a pauta:
E (corda de baixo - mais aguda) - - - CORDA SOLTA - - -
B - - - SEGUNDO TRASTE - - -
G - - - SEGUNDO TRASTE - - -
D - - - SEGUNDO TRASTE - - -
A - - - CORDA SOLTA - - -
E - - - CORDA SOLTA - - -
Assim, fazes o acorde LÁ Maior (A):
Figura:
Encontras alguns tutoriais com imagens como esta, mas que vão ter um número dentro da bolinha. A bolinha representa o traste que tens de tocar e o número é a sugestão do dedo que deves utilizar para tocar esse traste.
SL