Procura-se treinador Competente para o Sporting CP |Parte 2|

“A maioria dos seus títulos foi há 10 ou 20 anos”

Ganhou a Copa do Brasil há 6 meses

“Ganhou títulos mas já foi há muito tempo”

Bom bom era o campeão grego com o Olympiacos ou o campeão belga com o Genk

Isto dava bons memes

Nem mais.Entre Scolari e os nomes que já foram avançados , prefiro mil vezes o brasileiro.

Agora se quero um treinador ainda melhor que estes?Claro que sim.

Acho é ridículo como se menoriza CV como o do Scolari , é surreal.

Assim de repente…

Leonardo - inter
Leonardo - Milan
Zico - Olimpyakos
vanderlei luxemburgo - real Madrid (não sei se foi nos útimos 4 ou 5)
Scoalri - chelsea

Em Portugal:

Lazaroni - maritimo
Mozer - naval
O gajo do Estoril, que foi despedido quase a descer e o seu substituto subiu de divisão

Nem foi há 6 meses, foi há 3

Vamos lá ver uma coisa: o Sporting precisa de um bom treinador, muito forte tacticamente.

É preciso que quem está a tratar deste dossier, e se estiver, analise as capacidades do treinador, a sua metodologia, a sua possível relação com a cultura do clube no modelo de jogo também a apresentar, que estilo de jogo idealiza, que tipo de relação e interacção deve ter com a formação, etc, etc. Para mim, isso é muito mais importante que o CV. Eu por exemplo, não gostava nada de ver Scolari como treinador do Sporting. Porquê? Analise-se acima os parâmetros que eu acho que se deve ter em conta quando se deve procurar um treinador e rapidamente chegamos à conclusão que não iria dar certo. Poderia dar a curto prazo, com o élan de um nome sonante e do lado psicológico de Scolari a poder funcionar sobre os jogadores ao início, mas quando a “paixão” terminasse, aí é que iam ser elas. Relembro a experiência do brasileiro no Chelsea para melhor se perceber. Início auspicioso e depois…

Depois há a adaptação à nossa realidade. O Sporting em 80% dos jogos tem que assumir uma postura atacante, de querer mandar no jogo, através de uma boa posse, de uma boa velocidade de circulação e de um dinâmico ataque posicional com capacidade de potenciar desequilibrios nas organizações adversárias. A realidade pode tornar-se diferente numa Liga Europa. Suponhamos que passamos a fase de grupos e começamos a apanhar equipas com mais capacidade que a nossa, em que a nossa estratégia e abordagem ao jogo, tem que ser diferente, é uma outra realidade. Não precisaremos nós de um treinador que seja flexível e capaz de perceber onde estamos e para onde queremos ir? Por isso é que digo, precisamos de um treinador muito forte tacticamente.

Um treinador que operacionalize em treino tudo aquilo que pretende para o jogar da sua equipa. Como? Criando e construindo exercícios que levem a esse jogar. Fazendo com que a semana de trabalho não englobe exercícios de treino sem relação com o modelo de jogo e com o queremos para o nosso jogar (Não a fintar cones e mecos porque no jogo isso não vai acontecer) e que a cada exercício, o objectivo essencial seja o táctico, SEMPRE! É aqui, nos conhecimentos que possui, na forma de os transmitir para os jogadores, que estes, ao sentirem a competência do seu treinador, vão ou não estar do seu lado. Não será a rezar antes dos jogos à Nossa Senhora, a dar incentivos motivacionais, com grandes discursos e grandes palavras. É como a paixâo: é bonito ao início, mas depois quando desvanece é um problema.

É analisar os vários treinadores em carteira, escolher o que melhor serve as características, cultura e projecto do clube e avançar-se. É bom, é o que interessa!

‘Curto’ o argumento: ‘Scolari é um bom seleccionador mas um mau treinador’. Na selecção do Brasil tem um título. Nos clubes tem uma catrefada deles…

OK…

O mister chega, fala, e arruma com isto! :mrgreen:

Concordo plenamente. :arrow:

É claro que, na actual situação económica do Sporting, um técnico como o Scolari é a melhor escolha.

E isto, sem falar na sua eventual (!?) mais valia.

Enfim… Não desçam à terra não.

Como sempre um exelente post. Muito elucidadivo e cheio de bom senso.
Se me permitires uma pergunta, quem recomendarias?

Campeão do Mundo pelo Brasil - não digo que isso é acidente ou que é por acaso, mas quem treina o Brasil arrisca-se a ser campeão… a título de exemplo, o senhor dos alhos nos calções, no campeonato da Coreira do Sul/Japão, que o Scolari ganhou, foi tri-campeão no Porto…

Qualificou 5 selecções para o Mundial, tendo feito pouco mais que nada ou rigorosamente nada com elas, excepto o Brasil, pelas razões mencionadas atrás…

Fluminense é um grande do Brasil, do mesmo modo que o Sporting é grande em Portugal.

O Corinthians é o clube com mais adeptos do Brasil, a par ou imediatamente a seguir ao Flamengo.

Onde é que esse currículo é transcendente?

Para “eu” considerar alguém bom treinador, esse alguém tem que competir com os melhores. Podes ter o Neymar a espalhar a magia toda do mundo no Brasil, mas enquanto ele não vier para a Europa nunca será o melhor do Mundo. Não que seja qualquer desprimor jogar no Brasil, mas o futebol está longe de ter a competitividade do Europeu…

O que vale para os jogadores vale para os treinadores. Essa coisa de ser o “big fish in the small pawn” não dá crédito relativamente a nada: queres estar entre os melhores, tens que defrontar os melhores.

Os melhores jogadores/treinadores de basket estão na NBA. Os melhores jogadores/treinadores de baseball estão na MLB. Os melhores jogadores/treinadores de hóquei no gelo estão no NHL. Os melhores jogadores/treinadores de futebol estão na Champions ou pelo menos nas melhores Ligas Europeias…

Guardiola é e há-de ser sempre Guardiola, mas é-o por aquilo que fez no Barça, ninguém quer saber quantas taças ou troféus ganhou quando andou nas Arábias…

:offtopic:
E há quem diga que os melhores lutadores de MMA estão no UFC… :whistle:
:mrgreen:

Just kiddin’
:beer:

Esqueceste-te de actualizar o currículo nos últimos 10 anos… também esteve de sabática? :whistle:

concordo a 100% e, não sendo treinador como tu (logo com outra legitimidade e conhecimentos), já tinha alertado para este “pormaior”:

Já o disse uma vez e repito.

Devo ser de outro planeta, mas os caros foristas ainda acham que vem algum treinador conceituado?

Eu acho que fica o Oceano, basta ganhar ao Moreira e ao Genk e está feito. Anuncio que fica até ao final da época.

Se não ganhar, que seria uma tragédia, vão buscar um Toral ou equivalente e anunciam como o treinador com o melhor futuro da Europa!

Perguntem, e porquê?

Porque nenhum treinador conceituado está para vir perder cotação para o SCP. Foi o próprio presidente que disse que o SCP não podia ser um cemitério de treinadores! Existe outra possibilidade que é um treinador veterano vir ganhar umas coroas a Alvalade, exº Eriksson.

Outra coisa que os meus amigos fazem-me corar é a quantidade de treinadores que não passam no vosso crivo. Devem estar habituados a grandes treinadores.

Sonham, sonham e depois caem!

Grande post Zé Carlos :clap: :clap: :clap:

Muito obrigado.

Dos falados e dos que conheço minimamente, gostava do Valverde.

Agora, o treinador que gostava mesmo e que acho que poderia cair que nem uma luva cá, embora isso não seja possível, era Leonardo Jardim.

Paulo Autuori

Eu respondo:
Para mim não é uma questão de onde, é muito mais abrangente.

Para considerar alguém um grande treinador é preciso uma análise quantitativa e qualitativa:

Quantitativamente, um bom indicador é a média de pontos por jogo face à média das médias de pontos por jogo das épocas anteriores no clube em questão (ou um indicador na mesma lógica para competições de eliminação). E fazer essa análise para várias épocas do mesmo treinador seja no mesmo ou em clubes diferentes.

Isto é, um treinador que alcança consistentemente melhores resultados que os anteriores no mesmo clube/selecção.

Qualitativamente, é importante dar à análise quantitativa um contexto sobre o que possa ter acontecido nos clubes e campeonatos onde passou, baixas importantes no plantel ou acontecimentos importantes que afectem a competitividade do campeonato em questão. Isto é o básico de uma análise minimamente racional sobre o valor de um treinador, depois entram factores mais subjectivos como a qualidade dos métodos de treino, motivação tactica…

Troféus são importantes sim, mas mais para definir o treinador como capaz de alcançar diferentes tipos de objectivos. Um treinador que consegue repetidamente meter um clube fraquíssimo em lugares europeus dá um sinal de ter grande qualidade mas pode não ser necessariamente o mais indicado para um clube que cujo objectivo principal é o primeiro lugar.

Por isso, o facto (resumindo-me a este, como tu e o Majestade fizeram) de o Scolari ter ganho uma vez o título mais importante do futebol mundial numa selecção com histórico muito vitorioso e contra equipas mais fracas ao nível das individualidades para mim não dá grande sinal sobre os seus méritos como treinador.

Ele já disse que era sportinguista :victory:

Ser campeão do mundo no Brasil é extremamente fácil , por isso é que o Brasil ganhou todos os Campeonatos do Mundo em que participou.

Ser campeão no Porto é que não prova nada , eles até podiam meter lá o Macaco a treinar que os jogos eram ganhos por outro lado.

Sem ser o Brasil , viste a qualidade das outras selecções que o Parreira meteu no Mundial?A qualificação em si é um prémio , e sem ser o Parreira , quase mais ninguém os meteu lá.

O Fluminense é um grande que nunca tinha ganho o Campeonato Brasileiro antes de Parreira , onde o podes comparar com o Sporting?Por ter muitos adeptos?Tens noção que o Rio tem quase o triplo da população portuguesa?

O Corinthians já tem mais títulos que o Fluminense , é verdade , mas antes de Parreira tinha um Campeonato Brasileiro e nenhuma taça.Eu não conto estaduais porque senão todos são grandes e todos têm títulos.

Curriculum “transcendente” comparando com o quê?E com quem?

Em relação à segunda parte do teu post , digo o seguinte?

O Pélé jogou na Europa?O Rivelino?Foi pela passegem pela Fiorentina que o Sócrates foi reconhecido como um dos melhores jogadores Mundiais?

Tens de enquadrar as pessoas no momento em questão , há uns anos vir para a Europa não era nada , só quando se começaram a ganhar milhões na Europa é que isso mudou.

:offtopic:

Falando do MMA , olha que o melhor de sempre , que por acaso até é o gajo do meu avatar , nunca lá lutou :lol:

Concordo na íntegra.
Leonardo Jardim seria muito bom. Tenho profunda admiração por ele desde que o conheci como treinador do Grupo Desportivo de Chaves, :great: