Problema de refrigeração do processador

Estive a analisar estes dois componentes com o forista andrew e instalei um programa (everest) para saber a temperatura do meu processador.

O meu processador é um PIV 3.2ghz cuja temperatura normal seria 50º e em casos de uso intensivo 60º.

O que acontece é que o meu processador está sempre acima dos 65º e muitas das vezes passa os 90º (sem utilização exaustiva do computador). A temperatura do cooler encontra-se sempre acima de 3 muitas vezes nos 4.5…

Já vi as ventoinhas e ambas se encontram a funcionar correctamente…

alguém sabe como solucionar este problema de refrigeração do meu processador?

:-\

Se queres que te diga tu tens muitos problemas com o pc :angel:
Ao veres se as ventoinhas estavam a trabalhar bem, viste tb se havia po por de baixo das mesmas, já me passou um pc pelas mãos que estava sempre quente e o problema dele era po, tanto de baixo das ventoinhas como nos “respiradores” da caixa. :think:

De baixo da ventoínha está uma caixinha , que é o cooler que deve estar cheia de pó , o que evita o arrefecimento , tens que tirar a ventoínha da caixa e depois tirar o pó da caixa com um pincel , convem pedires a alguem que saiba , porque o encaixe da caixa não é facil.

Já agora, entra na BIOS e confirma as voltagens e frequências (velocidade) do teu processador. É possível que o processador esteja a ir à vida, puxando já por voltagens excessivas que sobreaquecem o processador.

Podes limpar o cooler e podes limpar o processador (depois de o tirares da motherboard) com um cotonete com álcool e re-aplicares uma camada fina de massa térmica, mas para uma variação tão grande de temperaturas acredito que já nada salve o teu Pentium.

Achas? É que ele já faz este barulho faz bastante tempo, eu é que nunca me quis debruçar sobre o problema…

Vou levar isto a uma loja e ver o que me dizem.

Obrigado a todos

(não vou mexer na BIOS porque não o sei fazer, e também não me vou aventurar a desmontar componentes que são difíceis de encaixar quando nunca o tentei antes)

Para o problema que referiste, há 4 causas:

• Pó em demasia no processador ou (e) dissipador
  • Fraca ventilação da caixa ou ventilação obstruída
  • O processador começa a ficar nas «lonas»
  • Todas as 3 anteriores em simultâneo

:wink:

acho q s trata da numero 1 e 2. a 3 vem a caminho…

Eu aposto no pó, caso o teu PC já tenha algum tempo e nunca tenha sido ‘soprado’…

Nem mais. Tb tinha o mesmo problema e com o mesmo processador. Depois de limpar o cooler ficou mto melhor. Agora tenho um Quad Core mas sem a ventoinha de origem. Comprei uma mais ninja:

Tuniq Tower 120

Tenho o PC sempre fresquinho. ;D

Ganda monstro.

Mas tb n posso falar muito, o meu tb n é coisa kanina :

E os custos destas ventoinhas ficam à volta de quanto?

Bem, tens coolers que vão desde os 20 aos 80 euros. O cooler que vê de base com o processador não costuma ser grande coisa, logo é aconselhável trocar por um especifico, principalmente se a ideia é usar a máquina ao máximo, i.e., jogos.

Também convém instalares ventoinhas normais, que são baratas, tipo 2 ou 3 euros. Deste modo tens mais circulação de ar, o que faz com que o ar quente saia mais depressa da caixa.

Quanto aos coolers em si, tens varias hipóteses em termos de variedade, há marcas que primam pela capacidade de refrigeração, outras pelo barulho gerado, e outras por um misto das duas.

Para teres uma ideia do que tens, aconselho-te a ires ao site da chip7.
Coolers:
http://www.chip7.pt/catalogo/index.php?cat=95&sessao=1

Ventoinhas e afins:
http://www.chip7.pt/catalogo/index.php?cat=422&sessao=1

O meu é um Scythe Infinity, e não tenho razões de queixa.
Tens é que confirmar bem qual é o teu processador, porque há uns que não funcionam com certas marcas ou modelos. A maioria vem com peças para qualquer processador, mas nem sempre.