não acho que ele estivesse a referir frequências como exames…acho que estava apenas a relatar que o benfas oferecia a sua escola para os putos irem pa lá à borla…
Excelente notícia…mas então quer dizer que os Lamps estão muito bem informados sobre os meninos que estão a frequentar as nossas novas escolas de Academia e isso de andarem lá a pôr o nariz já não me agrada nada.
Excelente notícia...mas então quer dizer que os Lamps estão muito bem informados sobre os meninos que estão a frequentar as nossas novas escolas de Academia e isso de andarem lá a pôr o nariz já não me agrada nada.
Não estás à espera que quem vá para as Escolas só treine e seja chamado à Academia só pelos belos treinos que faz, certo?
Este tipo de escolas usa muito os torneios, até porque são escalões que não estão inscritos nas associações, e os olheiros estão sempre à caça de “peixe novo”.
Não sei se repararam nos últimos dois meses houve reportagens dos 3 canais de TV sobre a Academia, onde frisaram que quem não tivesse boas notas, também não jogava, e poderia sair da Academia devido ao fraco rendimento escolar.
E deram sempre o exemplo, de um miúdo, que apesar de ser bom futebolísticamente, tinha más notas, foi expluso, e para o benfas.
O lema que transparece sair da Academia para os pais é que mais vale ter um grande Homem, do que um Grande jogador.
Mas digam-me, qual o pai que não gosta disso? Sabe que o futuro do filho, se não fôr o futebol estará minimamente assegurado.
Isto é a nossa Academia: formar Homens, e depois o jogador!
Isto tudo com o Benfas à espreita a oferecer aos miudos frequências gratuitas na escola deles, e os miudos e Pais a recusarem. Lindo! :lol:
Obrigado pelo esclarecimento CrazySCP…
Confesso que não me tenho informado muito sobre o funcionamento dessas escolas, apesar da informação disponível.
Mas se bem me recordo um dos objectivos propostos pelos responsáveis por essas escolas era conseguirem enviar pelo menos 4 miúdos(por escola) para a Academia ou terei percebido mal? De qualquer forma e pelo que li aqui já ultrapassámos esse objectivo inicial num curto espaço de tempo. Estamos a trabalhar muito bem e isso deixa-me muito satisfeito.
Obrigado Aranha sempre que souberes de mais novidades informa aqui o pessoal. Já agora CrazySCP continua com as tuas observações e se fôr caso disso mantem ao corrente o Gabinete de Prospecção do Sporting. Se deres boas indicações começas a ter crédito dentro da estrutura. Penso que neste momento Aurélio terá um corpo de 50 fieis colaboradores. Ao Sporting só interessa a Nata do futebol juvenil, por isso não nos afecta que as Galinhas comprem tudo desde que nós mantenhamos o nível e penso que isso está a acontecer. Como já referi a escola do Norte tb está a facturar.
(...) mantem ao corrente o Gabinete de Prospecção do Sporting.
Mas existe algum mail para esse Gabinete? É que Prospecção de Talentos que o que não falta aqui o fórum. E quem mais quer ver o Clube a engrandecer, se não os adeptos?
Não sabia que o AP tinha 50 colaboradores. Sei que o o ASSlb tem cerca de 300 observadores não remunerados, onde conheço alguns por todo o país e tem cerca de 30 olheiros remunerados pelo país, no qual tenho um amigo que é.
Basicamente os observadores informam o clube dos jogos que vão ver e por vezes têm directrizes do clube para confirmar x ou y miudo. Os olheiros todas as semanas têm trabalho para fazer, deslocações para fazer e jogos para assistir, bem como o trabalho dos observadores também.
Quanto aos objectivos das escolas, estás enganado Goyaaté, o objectivo não passa por lançar no minimo 4 jovens para o clube, nem passa como item algo semelhante.
Entre os itens estão:
Proporcionar o ensino e a prática do futebol
Cultivar a personalidade e o carácter dos jovens
Disciplinar os jovens correctamente com a aprendizagem efectuada
Complementar a educação com actividades pelos quais os jovens tenham mais apetência
Desenvolver as Capacidades Fisicas, Técnicas e Coordenativas de forma equilibrada e progressiva
Criar um bom ambiente e de respeito pelo espirito desportivo
Entre outros itens semelhantes.
Estes objectivos são da Foot Escola e as outras têm os seus objectivos idependentes, mas passa tudo por aqui.
Já agora, e falando na Foot Escola já sairam da Escola jovens que actualmente estão no Sporting, mas também benfica, belenenses, pontinha, etc.
Agora, obviamente que o Sporting tem sempre uma palavra a dizer nas saidas, se tiver interesse não estou a ver os miudos sairam para outros clubes quando estão a ser incutidos pelo Sporting, a não ser que os pais embirrem, mas não me parece, caso contrário os miudos não estariam nestas escolas.
O incentivo à prática desportiva, a formação pedagógiga ocupação de tempos livres e todos esses items que enumerás-tes como objectivos são verdadeiros mas não é mais que marketing que associado à qualidade do selo Sporting serve para aliciar e cativar os jovens e seus pais a frequentar essas escolas e não outras como por ex as Escolinhas que as galinhas já têm algum tempo e com muito sucesso. O objectivo principal e razão de ser de tudo isto não é mais que detectar novos talentos para a Academia. Não é por acaso que um dos responsáveis de uma das escolas referiu que se conseguissem colocar 4 desses míudos em Alcochete já seria muito bom. É sabido que um dos grandes problemas do Sporting é a logística, infelizmente Alcochete não tem capacidade para albergar todos os jovens que os nossos responsáveis desejariam, pois á sempre o perigo de se perderem verdadeiros craques, daí a necessidade de se extender a Academia a vários pontos do País. Temos o ex recente do Nani que em Iniciado prestou provas e não ficou por causa da logística, mas para nossa felicidade durante o seu trajecto foi sempre bem acompanhado e acabou por ser recuperado. As escolas são infra-estruturas que vão permitir formar homens e isso é uma grande verdade, mas os jovens vão para lá porquê, pq sonham ser craques da bola e como disse o Carlos Xavier
“Esta é uma escola Sporting, mas sabemos que nem todos vão conseguir entrar no clube. Um dos nossos trabalhos é fazer-lhes sentir que só alguns chegarão lá, mas a nossa missão é mais vasta: estas escolas são também um incentivo à prática desportiva e uma ajuda aos pais, para que os filhos fujam de caminhos perigosos”.
Um miudo de 9 anos saiu em Dezembro da Escola CUF-Restelo directamente para Alcochete.
Não querendo duvidar da tua seriedade, não me parece que tenha passado directamente para Alcochete, mas sim para Pina Manique que é onde estão sediados os Escolas e os Infantis do Sporting. Em Alcochete só vão para lá a partir dos Iniciados, ou seja, a partir dos 13 anos, salvo raras excepções como é o caso do Altaír Júnior que no ano passado ainda era Infantil e tinha 12 anos, mas já estava em Alcochete. Por isso, muito dificilmente ele com9 anos passou “directamente para Alcochete”.
Neste momento o numero de referênciados para mudar no inicio do ano é já de 8 (entre todas as 4 escolas)
E ainda estão cerca de 12 em observação.
Quando dizes início do ano, referes-te ao início deste ano?
Sabes qual é o escalão etário da maioria desses referenciados?
De resto, obrigado pelas tuas informações, e continua a manter-nos informados sobre as academias do Sporting.
Não querendo duvidar da tua seriedade, não me parece que tenha passado directamente para Alcochete, mas sim para Pina Manique que é onde estão sediados os Escolas e os Infantis do Sporting. Em Alcochete só vão para lá a partir dos Iniciados, ou seja, a partir dos 13 anos, salvo raras excepções como é o caso do Altaír Júnior que no ano passado ainda era Infantil e tinha 12 anos, mas já estava em Alcochete. Por isso, muito dificilmente ele com9 anos passou "directamente para Alcochete".
Tens razão desculpa. Passou para Pina Manique directamente para os infantis. Mas é em Alcochete que eles são seleccionados e dai a minha confusão.
Sim, quando me refiro ao próximo ano quero precisamente dizer 2007/08.
A maioria dos miudos tem entre 8 e 11 anos.
A Alta de Lisboa tem 2 miudos de 6 e 7 anos que o Sporting vai manter na Alta de Lisboa até eles terem 8 anos e serem transferidos.
Na Alta de Lisboa tem um miudo de 5 anos, que está dar que falar… e um de 13 anos que parece que também poderá rumar ao Sporting aos Infantis (mas este ainda não é certo)
Crazy, só uma pequena clarificação: os objectivos que enuncias podem ser da Footescola (que está quase sem jogadores), as escolas de talentos da Academis tem todas os mesmos objectivos e não são esses os que enuncias (apesar de serem similares). Não é verdade que cada escola tenha os seus objectivos.
O Sporting controla tudo ao detalhe nestas escolas e garante que todos trabalham sob os mesmos objectivos.
Só por curiosidade, uma das escolas não estava a funcionar sob os padrões definidos e o Sporting foi lá e literalmente despediu 4 treinadores e o coordenador dessa escola. Quando digo despedir, quero dizer tipo: “…ou estes saem ou perdes a concessão…”
Aranha: Os objectivos que escrevi, são mesmo os da footescola. Em relação às outras escolas, ainda não os li em parte alguma, mas parti do pressuposto que seriam semelhantes.
Acho que enviar x jogadores para o Sporting ou outros clubes não deve ser um objectivo, mas sim formar os jovens jogadores e com o decorrer normal dos processos de cada escola, o inevitável acaba por acontecer, ou seja, os miudos que se destacam e estão a ser bem acompanhados e a ter grandes progressões acabam por ir para o Sporting ou outros clubes.
Era porreiro era que o Sporting abrisse estas pequenas Academias também no Porto (que fossem pelos menos 3 naquela área), e depois prosseguisse até chegar de preferência a todos os distritos do país. Embora já se saiba que não é fácil porque o Sporting tenta instalar estas academias só em sítios onde se ofereçam condições de excelência aos jovens. Por isso torna-se difícil arranjar por vezes o local e as pessoas adequadas.
Outra coisa que eu acho que se deveria fazer era o Sporting organizar treinos de captação em todos os distritos e com uma certa frequência. Isto porque nesses treinos de captação consegue-se sempre seleccionar meia dúzia de miúdos. E o Sporting só costuma organizar treinos de captação na zona de Lisboa e são apenas meia dúzia por ano. Esses treinos são importantes porque permitem achar muitos daqueles miúdos talentosos que jogam futebol na rua e cujos pais não têm capacidades para pagar inscrições e despesas várias para jogarem em camadas jovens de clubes de futebol.
Era porreiro era que o Sporting abrisse estas pequenas Academias também no Porto (que fossem pelos menos 3 naquela área), e depois prosseguisse até chegar de preferência a todos os distritos do país. Embora já se saiba que não é fácil porque o Sporting tenta instalar estas academias só em sítios onde se ofereçam condições de excelência aos jovens. Por isso torna-se difícil arranjar por vezes o local e as pessoas adequadas.
Outra coisa que eu acho que se deveria fazer era o Sporting organizar treinos de captação em todos os distritos e com uma certa frequência. Isto porque nesses treinos de captação consegue-se sempre seleccionar meia dúzia de miúdos. E o Sporting só costuma organizar treinos de captação na zona de Lisboa e são apenas meia dúzia por ano. Esses treinos são importantes porque permitem achar muitos daqueles miúdos talentosos que jogam futebol na rua e cujos pais não têm capacidades para pagar inscrições e despesas várias para jogarem em camadas jovens de clubes de futebol.
Já estão cerca de 80 Academias em lista de espera para o próximo ano.
Posso garantir que muitas são no Porto e com uma grande cobertura em toda a zona norte.
Para as ilhas também há projectos e parece que para o Brasil também, conjuntamente com um ex-jogador do Sporting que marcava muito bem livres directos e era central
Penso que com a abertura destas Academias pelo Pais os eventos de captação pelos distritos deixam de fazer tanto sentido, penso eu. Apesar de serem uma boa ideia, a melhor é abrir as academias e chamar os talentos e depois guardá-los dos nossos adversários e dos Presidentes Lampiónicos e Porcos dos clubes locais que tanto tem prejudicado o Sporting.
Já estão cerca de 80 Academias em lista de espera para o próximo ano.
Posso garantir que muitas são no Porto e com uma grande cobertura em toda a zona norte.
Para as ilhas também há projectos e parece que para o Brasil também, conjuntamente com um ex-jogador do Sporting que marcava muito bem livres directos e era central
Penso que com a abertura destas Academias pelo Pais os eventos de captação pelos distritos deixam de fazer tanto sentido, penso eu. Apesar de serem uma boa ideia, a melhor é abrir as academias e chamar os talentos e depois guardá-los dos nossos adversários e dos Presidentes Lampiónicos e Porcos dos clubes locais que tanto tem prejudicado o Sporting.
Belos tempos; isso é que eram reforços de inverno :!: