Preparação da Época Desportiva 2022/2023

Acho que sabes a resposta a isso do ala esquerdo. Jovem e com margem de progressão chama-se Rúben Vinagre, já lá está, quer se queira quer não.

Quanto ao resto, totalmente de acordo.

Para mim, na defesa, será fundamental trocar Feddal por um defesa central que seja uma mais valia.

Admito ter 7 jogadores entre as três posições do meio da defesa e o ala esquerdo. Ou seja, 5 centrais, Matheus Reis que faz as duas e Rúben Vinagre.

O complemento está na equipa B e chama-se Nazinho.

A questão é que, para isso, ainda falta um quinto central, não basta trocar Feddal por um melhor.

Eduardo Quaresma precisa de mais tempo emprestado. Ou o quinto central seria o Feddal, com um salário bem mais baixo, o que não me parece possível, ou terá que ser outro. E internamente não sei se o Marsà está preparado para assumir esse lugar.

1 Curtiu

Ala esquerda é um não assunto, para além do Vinagre que depois do desastre de negócio e época, somos obrigados a apostar nele, tem qualidade para fazer muito mais, Reis, Santos, Nazinho fazem desta posição uma não questão.

Precisas de 2 centrais com a saida do Feddal, 1 “extremo” + regresso do Jovane, e um PL sendo que o TT sendo aposta seria é para voltar, não sendo prefiro que fique onde está e volte quando sairem os 2 que temos.

Essugo, RR, Callai, Esteves, Nazinho, Lamarana, Fatawu, Marsa têm todos de ser seriamente considerados como aposta fixa no plantel A, ocasionalmente descendo aos Bs.

Saídas: Sarabia, Esgaio, Feddal, Palha e Virginia.

1: Temos de definir a posição do Matheus Reis. Passando o Inácio para a esquerda, temos de fixar o Matheus na ala. Deste modo, o MR fica como backup na mesma para central mas garantimos qualidade nas 2 posições, contratando um central de qualidade para o lado direito;

2: Decidir se Callai dá já o salto para suplente do Adán (parece-me precipitado e o miúdo está numa idade que tem de jogar), pois ficar com Virginia era um erro;

3: Despachar Feddal, tem tido muitas lesões e o seu ordenado é elevado para o que produz;

4: Renovar com Esteves, e se for para continuar na equipa B, se aparecer uma equipa de 1 liga que lhe garanta minutos não vejo porque não uma saída por empréstimo. Se bem que para mim era o backup óbvio ao Porro, que o Esgaio não dá para mais do que temos visto;

5: Visto que temos de ficar com o Vinagre devíamos aproveitar até ao inicio da próxima época para lhe devolvermos a confiança e tentarmos que dê jogador;

6: Caso se confirme a saída do Palhinha temos de definir se ficamos com Essugo na sombra do Ugarte ou se teremos de comprar outro médio mais defensivo. Cabe ao mister decidir (se bem que já se fala em Morita);

7: Tabata aparece como uma decisão que tem de ser tomada mediante o castigo que lhe será aplicado. Em caso de ausência prolongada, temos de lhe arranjar colocação no estrangeiro (Botafogo?);

8: Via com bons olhos uma saída de Esgaio. Apesar do mister o adorar por ser polivalente, não acrescenta o que a equipa precisa. Já tem 28 anos, recebe 500 mil/ano, portanto se existisse colocação não pensava 2x;

Deixei para o fim as decisões mais importantes a serem tomadas para a próxima época:

9: Ter um sistema alternativo para jogos grandes/champions. Este ano tivemos exemplos de jogos em que o sistema claramente não funcionou (City e Ajax). Nesses jogos temos de ter um sistema que consiga povoar mais o meio campo e reduzir o espaço entre linhas. Cabe ao mister adaptar a equipa e aproveitar agora que só jogamos de semana a semana para introduzir um novo sistema e indo aperfeiçoando a equipa ao novo modelo;

10: Contratar um central de qualidade comprovada para o lado direito. Um central rápido, com experiência, de preferencia que já jogue num sistema a 3, pé direito, de preferencia jovem;

11: A nossa frente de ataque não tem velocidade nem capacidade física. São esses jogadores que ganham jogos cá no tugão. Sarabia vai sair, Pote não tem velocidade, Paulinho é um 0 fisicamente (não tem velocidade e não ganha um único lance fisicamente aos centrais). Nos extremos só Edwards tem essas características. Excluo Nuno Santos porque tem sido opção para a ala e não tem o rasgo no 1x1 que nos falta, além de que a limitação de só ter pé esquerdo torna-o extremamente previsível nas suas ações. Na posição de PL, Slimani tem capacidade para ganhar fisicamente aos centrais (e como é bom vê-lo bater neles) mas não vai ser ele a assumir as despesas do desequilíbrio e a fazer rasgos no 1x1 como é óbvio.

Vejamos o exemplo dos fruteiros, precisamos de jogadores do género do Luis Diaz e do Evanilson, fortes fisicamente e com capacidade de fazer a diferença na frente. Ou olhando para os lampiões, tem jogadores que desequilibram pelas características físicas, veja-se o Darwin e o Rafa. São jogadores deste estilo que nos faltam senão vamos ser sempre muito lentos e previsíveis nas ações ofensivas, ou então quando estivermos apertados vamos estar só no cruzamento para dentro de área como tem acontecido em alguns jogos esta época. Temos de ter jogadores com características diferentes para sermos imprevisíveis e adaptarmos a equipa consoante o que o jogo pedir.

Ps: Como sugestão de contratação para central pensei no Wout Faes. 23 anos, joga numa defesa a 3 (apesar de jogar na posição do Coates), pé direito, bastantes jogos na ligue 1. Vi um jogo dele e gostei bastante, mas admito que não conheço muito, mas vi que apareceu na lista em que o Inácio foi distinguido. Se alguém conhecer será que poderia ser um bom investimento?

Atendendo ao facto de estarmos em Março e de muita tinta ainda poder correr em relação a vendas, empréstimos e permanências de jogadores, não dá para garantir que alguns destes jogadores estejam cá para o ano e assim vai mudar o planeamento para cada posição, na minha opinião, que devemos ter para a época de 22/23.
Parece-me que estamos todos de acordo que há algo que tem de ser feito neste plantel se queremos dar o passo seguinte como clube, que é aumentar o nível das opções. Ninguém faz omeletes sem ovos e se gostei/gosto da nossa mudança de abordagem ao mercado, focando mais nos jogadores em destaque das equipas não grandes em Portugal, acho que devíamos começar a olhar mais para fora para ver possíveis oportunidades de negócio.

GR: Adan, Contratação, Callai
Saídas: João Virgínia
Não há grandes enganos aqui. Adan tem contrato até 2024 e deve ser o nosso titular até aí, a menos que aconteça uma lesão grave ou algo do género. Contratar um segundo GR visto que o Virgínia não deu garantias e a opção de 3.5M é muito alta para esta posição. Tenho preferência por GR’s suplentes mais experientes, um pouco ao estilo do Beto quando o fomos buscar para suplente do Ratício. O Callai assume a equipa B e fica lá até à saída do Adan.

Centrais: Coates, Inácio, Matheus Reis, Neto, Contratação
Saídas: Feddal, Quaresma (empréstimo)
Uma posição tão falada devido às poucas opções que temos e os castigos/lesões que tivemos durante a época, parece-me óbvio que a posição prioritária a reforçar deve ser esta, mais concretamente a defesa central direito. A contratação tem de ser alguém para chegar e ser titular, de preferência um central rápido e com qualidade na construção para termos mais recursos nesse aspeto.
Ficaria Coates para o meio, Inácio e Reis para a esquerda e Neto para a direita/meio. Entre Neto e Feddal, apostaria na saída do Feddal pela queda física e por ter um salário alto e uma idade já avançada. O Quaresma precisa de, pelo menos, mais um ano emprestado.

Alas direitos: Pedro Porro, Gonçalo Esteves
Saídas: Esgaio
A contratação do Esgaio acabou por ser, na minha opinião, demasiado cara para o rendimento que o jogador apresenta e quando comparado a sua qualidade/rendimento com a do Esteves. Por isso, apostaria numa venda do Esgaio de modo a ainda conseguirmos algum dinheiro por um jogador que faz 29 anos este ano.
Tenho plena confiança que o Esteves está pronto para ser, em definitivo, ala da equipa principal, fazendo assim de back up ao Pedro Porro. Ainda há a questão da compra do Porro (despacha-te Varandas) e de como vão ser os moldes do negócio mas caso não haja anormalidades, eram estes 2 com quem ia.

Ala esquerdo: Contratação, Vinagre, Nazinho
A compra do Vinagre, num mundo ideal, não era concretizada e não teríamos aqui um problema de 10M por 50% do passe com um rendimento, tirando os primeiros jogos da época, abaixo do aceitável.
No entanto, continuo a achar que precisamos de outro jogador para esta posição, se a ideia for passar o Matheus Reis para aqui, então teríamos de ir ao mercado por 2 centrais. Isto porque não gosto de ver o Nuno Santos como ala, por isso não o meti neste lote. O Nazinho fica como 3º opção, a treinar com A e a jogar com a B, à espreita de uma oportunidade.

Médios: Ugarte, Essugo, Contratação, Matheus Nunes, Bragança
Saídas: Palhinha
Com a venda praticamente confirmada do Palhinha, abrimos um espaço nesta zona que tem de ser preenchido. Acho que o Essugo ainda não deve fazer parte do plantel definitivamente, mas sim numa situação idêntica ao Nazinho. A contratação seria para back up do Ugarte que provou esta época que está mais que pronto para ser titular do Sporting.
Em relação à posição 8, espero que a direção não cometa o erro grosseiro de vender Matheus Nunes, perder Palhinha e Matheus na mesma janela de transferências era um grande rombo na equipa e uma situação difícil de substituir. Bragança ficaria com o mesmo papel na hierarquia.

Avançados/Extremos: Pote, Edwards, Contratação, Nuno Santos
Saídas: Sarabia, Tabata, Jovane
Com a saída certa de Sarabia, abre um espaço para a afirmação de Edwards como titular ou a de uma contratação assumir esse lugar. De qualquer modo, é necessário chegar alguém para colmatar essa saída. Permanência de Pote e Nuno Santos e as saídas de Tabata, que não teria espaço no plantel e também de Jovane que acaba contrato em 2023 e que já deu para ver que não conta.

PL: Paulinho, Slimani, Rodrigo Ribeiro
Com a contratação do Slimani em Janeiro e o empréstimo de 2 anos do Tiago Tomas, parece-me óbvio que as opções vão passar por manter os 2 deste ano, com a inclusão do Rodrigo Ribeiro em alguns jogos.

Penso não me estar a esquecer de ninguém. Como disse, ainda muito vai acontecer mas espero que não fuja muito disto.

3 Curtiram

Construindo um plantel que entrelaça desejo meu e aquilo que acho que vai ser, acreditando que vamos entrar diretamente na LC e que continuamos a jogar em 343:

GR: Adán, Contratação/Virgínia (+Callai)

Adán titularíssimo. Relativamente ao Virgínia não faço ideia qual a ideia da estrutura. Talvez um GR da liga portuguesa mais barato servisse para esta posição. Mas quem? Samuel Portugal? A rever… Callai como 3º GR, a assumir a B. André Paulo termina contrato e é altura de ir á sua vida.

Centrais: Contratação, Coates, Inácio, Reis, Neto (+Marsá)

Imperativo contratar um central destro que entre de caras. Investia bem nesta posição! Inácio passa para a esquerda, a partilhar a posição com o Reis (que também joga a LE em alguns jogos mais defensivos). Neto renovou e pelo que tem feito esta época, merece ficar. Coates nada a dizer. Marsá como 6ª opção. Feddal tem que sair. Edu mais um ano de empréstimo.

LD: Porro, Esteves e Esgaio

Porro titularíssimo e Esteves devia passar a ser a alternativa direta. Esgaio como 3º elemento aqui, jogador que também pode fazer a LE e DCD, em alguns momentos (Jogador de plantel. Não vai sair e vai continuar a ser 2ª opção, porque o mister adora-o…)

LE: Reis, Vinagre, Nuno Santos (+Nazinho)

O Vinagre é nosso jogador e espero que o mister o consiga reabilitar como fez com o Reis e acredito que vá ser uma agradável surpresa ainda. Nuno Santos neste plantel só nesta posição e mesmo assim, se aparecesse uma proposta acima de 6/7M eu vendia-o. Reis vai contar para aqui muitos jogos. Nazinho continua na B ou então um empréstimo também não era mal pensado.

Médios: Ugarte, Palha/Essugo, Nunes/Contratação, Dani, contratação/Essugo

Aqui está para mim a maior indefinição. Temos que ter aqui 5 jogadores, na minha opinião. Acho que perder o Palha e o Nunes é muito arriscado, mas já acreditei menos que isso acontecesse. Opção 1: Sai o Palha. Ugarte, Essugo, Nunes, Dani, contratação. Acredito profundamente no Essugo e na sua capacidade para ser backup ao Ugarte. O nosso projeto é a formação e agora que voltámos a lutar por títulos, não podemos esquecer isso. Se não tivemos medo de lançar Nuno Mendes e TT, também não podemos ter de lançar o Essugo. Opção 2: Sai Nunes. Ugarte, Palha, Contratação, Dani, Essugo. A contratação para o lugar do Nunes é muito importante. Se por acaso o Nunes for para o City, acho que há um jogador que pode ser colocado no negócio, para colmatar esta saída, o Yangel Herrera. Opção 3: Sai Palha e Nunes. Ugarte, Essugo, Contratação, Dani e Contratação. Isto para mim eram muitas mexidas e espero que não aconteça. A contratação de um 5º médio pode passar por exemplo por um Morita, um jogador que se desenrasca nas 2 posições.

Avançados/Extremos: Edwards, Pote, Contratação, Contratação/Jovane, (+Issahaku, Mateus Fernandes)

Edwards e Pote devem ser os titulares. Mas é muito importante trazer um grande jogador para colmatar a saída do Sarabia (ou neste caso da vaga deixada pelo Edwards que sobe na hierarquia). O Jovane vai voltar, vai fazer a pré-época, tenho dúvidas que fique, mas é ver como está e se estiver bom para ficar, é menos esse dinheiro que se gasta para colmatar uma vaga no lado esquerdo. Vender o Tabata, o Nuno Santos para mim tem que ser LE. Dar oportunidade a miúdos da B como 6as opções.

PL: Paulinho, Slimani, Rodrigo Ribeiro

Nada a dizer aqui. Tenho muita fé no Rodrigo. Não sei se estará preparado. Mas ir buscar um 3º elemento para nunca jogar, mais vale dar essa oportunidade ao da casa!

  • Um plantel com 24 jogadores, mais alguns miúdos da B. Nada disparatado, mas um aumento que acho que é muito necessário. 3 coisas que acho muito importantes na formação do próximo plantel (por ordem de importância, mas todos fundamentais): Contratar um bom central, segurar o Nunes, contratar um avançado para colmatar a saída do Sarabia.

PS: Despachar o entulho emprestado definitivamente!!!

Antes de dizer as entradas e as saídas, importa definir a estratégia que o SCP deve sempre seguir e que deve passar por:

Fazer o mínimo de alterações possível na equipa.
A estabilidade do plantel, para mim, é OURO!
Tendo o SCP um excelente plantel, para mim desde janeiro que já é o melhor da liga, ainda mais isto é verdade.

Apostar verdadeiramente na formação.
Isto não podem ser palavras sem significado.
E se for preciso assumir um ou outro risco calculado, pois deve ser assumido senão a aposta na formação torna-se uma treta.
E isso, tanto por questões financeiras como por questões da própria qualidade do plantel, não pode acontecer.

Ter em conta a vertente financeira.
Temos que garantir equilíbrio na exploração.
Também temos que garantir vendas futuras a pensar nos anos seguintes.
Disso depende a nossa sustentabilidade a médio e longo-prazo.
Temos sempre que pensar nisto tudo ao mesmo tempo.

Evitar flops a TODO o custo.
Cada flop é uma facada terrível na nossa situação desportiva e financeira.
Devemos priviligiar muito poucas contratações mas de jogadores que juramos que serão mais-valias.

Tendo em conta todas estas variáveis, faria as seguintes opções:

Saídas:
1.
Palhinha (juntamente com a entrada na Champions que não pode falhar, garante um resultado financeiro equilibrado para a próxima época)
2.
Sarabia (porque é financeiramente inviável a sua manutenção)

Entradas:
1.
Melhor central sub-23 da américa do sul (um craque direto ao 11 para resolver a maior lacuna do atual plantel - investir forte aqui!) → e porque não começar já a tratar disto sem concorrência? porque é que há-de ser feito no verão?
2.
Jovane (para, juntamente com o Edwards, colmatar a saída do Sarabia e priviligiar a aposta na formação apostando na valorização de um jogador que ainda só tem 23 anos e que sempre teve bons números)

Se conseguirmos fazer isto que é tão simples, no fundo é fazer apenas 1 venda e 1 contratação, mantemos certamente o melhor plantel da liga e garantimos equilíbrio financeiro durante a época.
Isto será um autêntico privilégio!

Estou a assumir 2 riscos calculados fora do 11 tipo:
1.
Não contratar ninguém para o lugar do Palhinha.
Para o seu lugar temos o Ugarte.
Para 2ªopção devemos dar oportunidade ao Essugo (pelo menos até Janeiro - aposta na formação é isto).
2.
Não contratar nenhum PL.
Para 3ªopção devemos dar oportunidade ao R. Ribeiro (pelo menos até Janeiro - aposta na formação é isto).

Isto permite-nos guardar uns bons 15ME para fazer 1 ou 2 ajustes em Janeiro (e de qualidade) se virmos que é preciso. Por exemplo para um 6 (se o Essugo não der garantias até lá como 2ªopção) ou para outro PL (se o R. Ribeiro não der garantias para 3ªopção).

Outras possibilidades não tão prioritárias mas que acho que seriam positivas:

Vender o Esgaio e tentar recuperar o investimento.
A aposta no Esteves para 2ªopção devia ser decidida e definitiva.

Não renovar com o Feddal e contratar outro central para o substituir.

Nota final:
Há mais de 20 anos que não é tão fácil fazer a gestão desportiva e financeira do plantel.
Estamos em excelente posição em relação aos rivais.
Não inventemos!
Não estraguemos tudo… :wink:

Saídas:

  • Palhinha (acho que temos de entrar na rotina de fazer uma grande venda por época e desta vez penso que o melhor é tocar-lhe a ele);
  • Sarabia (infelizmente parece-me quase impossível outro cenário);
  • Feddal (não acho que justifique renovar o contrato);
  • Virgínia (não convence e consta que quer ir para onde possa jogar).

De resto, mantinha como está ainda que ache que dois casos mereceriam ponderação: Vinagre, embora a coisa pareça estar feita para que fique; Quaresma, que não me parece ter evoluído o suficiente e deveria fazer novo ano de empréstimo.

Ou seja, contrataria um guarda-redes, (pelo menos) um central, um médio e um extremo.

Sugestões:

  • Luiz Júnior, se o Famalicão não se esticar;
  • Nehuén Pérez, se não ficar, mais uma vez e como é provável, no plantel do Atl. Madrid;
  • Yangel Herrera, que já nos foi apontado e que pertence a clube “amigo”, ou Morita, que parece ser a prioridade;
  • Ricardo Horta, ainda que os negócios com o Braga nos saiam muito caro é claramente um jogador acima da média no nosso campeonato e que está na fase decisiva para decidir fazer mais alguma coisa pela carreira.

Isto é um take que pode envelhecer mal, mas de momento prefiro o Virgínia ao Luiz Junior. Não percebo mesmo o hype, já o vi enterrar várias vezes, acho que vai ser um guarda-redes na linha do Matheus do Braga, de quem também não sou fã.

Por acaso acho mesmo que o Luis Junior nas mãos do Vital era gajo de explodir e bem, é verdade também já o vi dar muitas casas, mas é um guarda-redes com um arcaboiço do crl e mesmo assim é agil para caraças.

Eu para a próxima época, mantenho a opinião, o que precisamos é de jogadores rápidos e fortes, mas rápidos a sério ! Na execução e na tomada de decisão e com velocidade e explosão.

1 Curtiu

Duvido. Eu concordo contigo, mas arriscaria que Palhinha e Matheus Nunes não ficam. Logo aí é mexer profundamente no meio, o que é sempre uma merda. O Pote só não tenho a certeza porque está muito fraco esta época e não dará o suficiente a ganhar.

Lá mais atrás, há que esclarecer a situação do Virgínia, do Feddal e do Porro, que eu nem admito perder, mas pode acontecer. Arriscaria ainda a saída do Feddal, mesmo renovando automaticamente.

O teu plano de entradas também não se deve concretizar. Se a ida á Champions acontecer, duvido que o trinador não peça alguns com mais “estaleca”. Infelizmente, lá para a frente, não vejo acontecer mais que um tipo para o lugar deixado pelo Sarabia. Mas bom mesmo era o milagre do Sarabia ficar! :laughing:

Talvez um plantel de 23, a que se juntam Nazinho, Esteves, Essugo, R. Ribeiro e um 3º GR, o titular da B.

Vendo as coisas, mesmo com as tais saídas, o Sporting tinha (terá?) a oportunidade de faturar um bom dinheiro (MN, Palhinha e excedentários) e com 4 contratações daquelas mesmo boas, daquelas que entram de caras (central direito, um médio centro, um ponta esquerdo e um avançado centro) fazer uma equipa do caraças. Essas 4, com mais 3 de rotação (GR, central e médio defensivo) e estava fechado.

Perder 2 elementos importantes do meio-campo é pedir problemas.
Só venderia o Matheus Nunes pela cláusula o que é sinónimo de dizer que não o vendia de certeza este verão. Prefiro vender o Palhinha com 26 anos.

E fazendo as 7 contratações que referes, certamente que vai entrar demasiado entulho que é a pior coisa que pode acontecer a um clube. É isso que faz aumentar o famoso défice operacional que neste momento já está acima de 60ME/ano. Dispenso bem assumir esse risco probabilístico.
Mais do que isso, com tanta contratação externa, estaremos a cair no erro de voltar a não apostar na formação a partir do momento em que entra algum dinheiro. Isso é uma ratoeira.

Para mim, isso são erros atrás de erros.
Pode correr bem. Mas é perigoso.
Tentaria tudo para não ir por esse caminho.

Mas lá está…
O mercado dita as suas leis.
E é certo que pelo menos 30ME em mais-valias de vendas vamos ter que fazer (e estou a contar com Champions).
Se o mercado demorar a vir buscar o Palhinha, podemos ter que nos virar para outra venda. E aí a coisa descontrola um bocadinho…

A contratação chave deste mercado vai ser o central.
Temos que contratar um central que seja mesmo um craque.
E se for preciso gastar 10ME só nisso, que se gaste sem hesitar!

Positivo no meio disto tudo é que temos condições para, com competência, ficar com um excelente plantel.
Se fizermos poucas mexidas como defendo, vejo isso mais fácil e mais provável.
Mas se fizermos mais mexidas porque fizemos grandes vendas, pelo menos teremos bastante dinheiro para repor e até aumentar qualidade.

Para quem há pouco tempo tinha plantéis em que faltavam 6 ou 7 jogadores para atingirmos os mínimos e não tinha perspetivas de ir buscar dinheiro sequer remotamente para isso, estamos muito bem…

Nunca esquecer o seguinte:
Cada contratação que se faz pode afetar profundamente a situação financeira do clube.
O mesmo é dizer que cada contratação deve ser analisada de forma absolutamente obcessiva.
É uma grande responsabilidade.
Choca-me a facilidade com que, perante este facto, as pessoas com toda a facilidade falam em fazer 7, 10 e às vezes até mais contratações.
O risco desportivo e financeiro de fazer isso é tremendo!
E no SCP só por 1 vez vi isso correr bem, em mais de 30 anos…

1 Curtiu

Não é com toda a facilidade, garanto-te. Se me garantires que 3 jogadores-chave não saem, é óbvio que tal número baixa drasticamente. Mas é quase certo que pelo menos dois sairão. E lá está, duvido mesmo muito que não sejam 3. Neste caso estou a falar do Sarabia, do Palhinha e do Matheus Nunes. Não é o querer ou não, é analisar friamente as questões. Se a isto juntar a falta do central, fazem 4.

Ainda tens um GR suplente (?) e compor com mais um central, a menos que o Feddal fique. Algo que face ao que ganha e ao que rende, não me parece positivo. Junto ainda que julgo ser um jogador com mercado e pode muito bem estar interessado em fazer um último contrato melhorado. Mesmo que assine por dois anos, se melhorar o salário tem uma situação financeira melhor. Há uma outra hipótese, que é entrar um central de caras, ao qual se juntam Coates, Inácio, Matheus Reis e Neto.

As coisas são como são.

Pessoalmente, acho que um avançado centro com determinadas características seria vital. Apesar de ser de longe a contratação mais complicada.

Eu não contratava ninguém para substituir o Palhinha.
Temos o Ugarte e para 2ªopção o Essugo.

Também não contratava mais nenhum PL.
Para 3ªopção temos o R. Ribeiro.

Finalmente, também não ia buscar ninguém fora para o lugar do Sarabia.
À entrada do Edwards somava o regresso do Jovane que é um bom jogador.

Só aqui poupo 3 entradas, poupo uma pipa de massa e aposto verdadeiramente na formação sem grande risco (2 coisas muito importantes para a nossa sustentabilidade) pois as posições não são ainda para o 11 titular.

Fico com muita margem financeira (uns 15ME) para ir ao mercado de inverno se for preciso. E aí é que se vai perceber o que é preciso durante a época. E dou a estes jogadores de formação até ao mercado de inverno para pegarem. Se não pegarem, aí sim, considero investir.

Os casos substituição Feddal e GR sim, são operações que considero opcionais.

Fundamental é a vinda de um central de categoria certificada.
Não é para poupar nessa contratação.
É aí que vamos colocar a força do plantel para outro nível.

3 Curtiram

Concordo.

Tenho dúvidas sobre o ataque (avançados laterais) mas sem vendermos o Jovane (pelo menos 10 milhões) ou o Tabata (pelo menos pelo que pagámos, 5 milhões metade do passe) - e isso depende de propostas que dificilmente chegarão nessa ordem - não contratava ninguém.

Fundamental é central destro. Na Liga Portuguesa o único que vejo como interessante é o Bernardo Vital (Estoril). Gostava de ver cá o Domingos Duarte de volta…

1 Curtiu

Em relação ao central destro, sou da opinião que devemos mesmo tentar um gajo potencialmente top mundial.
E não estou a brincar!

Eu quero um dos melhores prospect do mundo até aos 23 anos.
Um gajo que os scouters me jurem que vai ser titular de uma grande seleção no espaço de 1 ou 2 anos.
Se for para gastar à volta de 10ME só nesta contratação, é para avançar!

A lógica é quase nenhumas contratações mas muito boas.

Os centrais da gama dos que estás a falar aceitam-se como opções de banco para substituir o Feddal, caso seja essa a opção.

Isto é a abordagem se REALMENTE quisermos subir o nível da equipa.

Têm que parar os Esgaios, os Feddais e os Netos constantemente a entrar no 11.

O trio de centrais tem que ser:

  1. Coates
  2. Inácio
  3. Gajo que achamos que vai ser o melhor central do mundo

E só muito raramente é que pode entrar um Neto ou Feddal/Substituto do Feddal.

O nosso sistema defensivo tem que passar de bom a um autêntico rochedo.
O nosso lote de centrais é o único verdadeiro ponto fraco da equipa.
A esta situação temos que responder com uma contratação de excelência.
Temos que concentrar recursos nisto e não desperdiçar recursos em mini-melhorias (se é que são mesmo melhorias)!

Não acho que o Essugo esteja já preparado ara assegurar tudo isso. E mesmo saindo os tais 2, mesmo contratando dois, há espaço para o Essugo. E não seria uma contratação para as tais 4 chave, poderia até ser um tipo híbrido.

Pois, mas aqui divergimos muito. Tu falas de uma 3ª opção. Eu falo de um titular, de uma 1ª opção. Não do 3º.

  1. Um defesa com saída de bola
  2. O tal substituto para a saída do MN
  3. Um ponta esquerda (se quiseres um exemplo, um Gakpo para a esquerda)
  4. Um avançado centro

Estas são as tais 4 que acho que poderiam catapultar o Sporting para o nível acima. A segunda por causa de uma saída. O Inácio, apesar de não render atualmente na esquerda o mesmo que na direita, acho que beneficiaria a saída de bola e a cobertura da faixa jogando pela esquerda. Seria uma questão de rotinas. O mais perto que conseguiríamos do que o Mathieu fazia neste sistema (pesem as diferenças entre jogadores).


Se conseguirem vender o Jovane por 10 milhões, tiro-lhes o chapéu. E o Tabata igual. Sem batota de empresário, claro. Apenas porque essas acabam sempre por não render aos cofres, só ao relatório de contas.

1 Curtiu

Se formos obrigados a fazer o que tu estás a dizer, não me opunha.
Embora prefira que não seja assim.

Discordo quando tens essa certaza toda de que o Essugo não está preparado para ser 2ºopção. Estamos a falar de ser 2ªopção para um gajo que nessa altura já vai começar a ter uma certa experiência…
Há risco mas isto é apostar na formação. Coisa que tem que acontecer.
Também há risco de falhar uma contratação para o substituir.

Volto a repetir que espero que o Matheus não saia.

Quanto ao PL.
Epá…
Não é que eu não gostasse que viesse um gajo capaz de ser 1ªopção. Mas não estou a ver a direção querer gastar dinheiro nisso.
Há uns meses, para aquela malta, o Paulinho e o TT chegavam.
Agora o Slimani, o Paulinho e o RR não vão chegar?

Concordo com a questão do central, mas não que seja o unico ponto fraco, então se for Reis Coates Inácio… as alternativas são, e o facto de idealmente o Inácio ser o titular do lado esquerdo, ou seja é imperial vir o tal central, mas o Reis também rende mais a central, e com a compra do Vinagre pelos valores que se falam, é bom que renda para a próxima época, isto como disse sem desvalorizar a questão que sublinhas da vinda de 1, ou até 2 centrais, hoje temos 5 e mesmo assim é curto.

Acho que o ataque é curtíssimo, tens Pote/Edwards e Slimani/Paulinho, Tabata é joker e devia contar mais para 8, e o Santos pelo menos internamente deveria contar mais para ala, sendo que o RR aos 16 anos como unica alternativa aos PL´s que não são nada de especial é um risco enorme.

Contando com a subida do Fatawu, Lamarana, Esteves ( em definitivo nos A´s), Nazinho, Callai e Essugo ( em definitivo nos A´s ), Ribeiro e o regresso do Jovane já se cortam alguns gastos, acho que todos devem subir, no caso do Nazinho é mais complicado pelo custo do Vinagre e possivel titularidade do Reis na posição, e o RR pelo que referi, o Esteves implicaria a mais que obvia saida do Esgaio até para poupares umas coroas.

Um ponto que não referiste e não deixa de ser relevante, é a quantidade de jogadores emprestados que tens para resolver, que não é brincadeira, não será resolvido nem neste nem no proximo mercado provavelmente.

1 Curtiu

Não falei dos emprestados porque isso já se sabe que é um problema cuja resolução é lenta porque tem mesmo que ser lenta.
Ninguém quer falta de qualidade bem paga.
Preocupemo-nos é em não aumentar esse lote de entulho emprestado.
É que sempre que contratamos muitos jogadores num mercado, a probabilidade de vir entulho é alta.

E não podem ser os maiores críticos da quantidade de entulho por resolver ser depois os primeiros a vir defender uma quantidade enorme de contratações que são precisamente o que usualmente leva a isso. :wink:

Não vale dizer que temos que contratar muito e bem.
Vivamos no mundo real.
Raramente um clube consegue isso no mundo inteiro…

Quanto à frente ofensiva, discordamos.
Não acho a situação nada má.
É verdade que o nosso lote de PL’s é o mais fraco dos 3.
Mas eu gosto do Slimani e do Paulinho. Não gosto é de os ver jogar juntos neste sistema.
E agrada-me ter como 3ªopção um puto de valor da formação.

E se pensar que nas alas ofensivas temos gajos como Pote, Edwards, Jovane, Nuno Santos e Tabata, fico muito satisfeito mesmo.
São 5 jogadores todos muito diferentes uns dos outros, 4 deles com muito bons números. Sinceramente, agrada-me.

Se substituires o Jovane (mais pelas lesões) ou o Tabata por craques, OK by me.

PS:
Preocupa-me a não afirmação do Vinagre.
Investimos muito aqui mas o gajo é um puto ainda.
Tem tempo…

Precisas mais de limpar que contratar, não falei em contratar carradas de jogadores que não precisas, para mim seriam 1 ou 2 DC dependendo da ala esquerda, se ficar Vinagre/Santos + Nazinho, acho que o Reis pode bem continuar a central, isto internamente, se nenhum assumir a posição, e acho que o Santos desempenha bem e acredito no Vinagre ( apesar do preço e de me ter desiludido bastante o nivel que apresentou este ano ) aí sim o Reis na ala, mas para mim é muito melhor a DCE.

O ataque discordamos totalmente, gosto tanto do Tabata como do Santos mas no caso do 2º para mim a ser opção recorrente será a ala, num coletivo forte como temos e na nossa liga ou seria ele ou o Vinagre, o Reis daria o contributo a vir de trás e nas dobras onde é fortissimo, o Tabata para mim pode ser um excelente 8 para descansar o Matheus, a extremo acho conservador, apesar de ter muita qualidade, no geral precisamos de abre latas, só tens o Edwards, mesmo voltando o Jovane que duvido, precisarias de mais 1.

PL´s, fé no Slimani com 34 po ano e no Paulinho que ninguém sabe bem quais são as qualidades como PL, ou falso PL, ou falso extremo… e se não renderem é o RR com 16 e só isso? Curto, muito curto.

1/2DC
2 “EXT”
1PL

Era isto, mais a questão do 2º GR que é ver se apostam no Callai ou não, duvido.