Preparação da Época Desportiva 2019/2020

[member=22933]Ehrmantraut tens de fazer mais dinheiros em vendas para essas contratações. Aproveitar alguns jogadores que nos podem dar algum dinheiro agora mas que mais uma época no Sporting era para se arrastarem. Falo de Coates, Acuna, Nani e Bas Dost.
Foram muito bons sim, mas já estão em declínio da carreira e temos de saber ver isso. Era mais um ano com mais do mesmo. Não podemos ficar presos ao bom que eles eram e ao quão pouco produzem agora se quisermos ser campeões. Para além de que são jogadores que ganham bem, e se para titulares já começam a ficar curtos, para o banco pior. São atuais titulares no nosso plantel e já vimos que é curto.
p.s: Lumor é entulho e não contes com Battaglia para suplente, lá se verá como volta.
Eram esses que riscava para fazer uma renovação.

Não é necessário fazer mais dinheiro em vendas se ficarmos nos 2 primeiros. Quero acreditar que é possível. Depois se não nos apurarmos para a Champions sim, teremos de vender um jogador.

Acho inqualificável a forma como Coates, Bas Dost e Nani são tratados actualmente neste fórum. Respeito todas as ideias alheias mas para mim eram jogadores para continuar evidentemente. Ninguém paga pelo Bas Dost um valor suficientemente alto para os golos que ele ainda marca por causa da idade, o Nani é um símbolo como não temos para aí há uma década neste clube (acho que bom jogador nem preciso de dizer que é, basta ter olhinhos na cara) e o Coates além de ser um grande central é um líder de balneário e um jogador com perfil para ser capitão depois da saída do Nani (só tem contrato para a próxima época).

Desculpa dizer-te isto assim mas alguns de vocês merecem ter capitães como o Rui Boca Aberta e o William Lust Carvalho, pela maneira como tratam CAPITÃES com maísculas como Nani e Coates.

O Acuña sim, equacionava vender, mas não ao desbarato. É que estou ao contrário de outros plantéis que aí vejo a não contar com o ovo no cu da galinha, isto é, não estou a assumir que vamos receber propostas de X e Y por este jogador para se justificar uma venda. Ponho o Bruno Gaspar, Demiral, Jonathan Silva, Jefferson, Petrovic e Diaby como jogadores para vender porque são atletas por quem deveremos receber algum dinheiro (mais no caso de um ou outro, muito pouco no caso da maioria) e que têm de sair seja por muito seja por pouco dinheiro, de resto o Acuña só venderia se a proposta fosse boa, caso contrário ficava. Porque ninguém me diz que vamos receber uma proposta de 15 ou 20 milhões por ele (ou por qualquer outro, já agora).

Por vocês mudavam os 25 jogadores, a verdade é que já temos várias contratações absolutamente necessárias (por exemplo, um ponta-de-lança de grande nível já é absolutamente necessário) e vocês metem-se a propor vender jogadores de qualidade que estão profundamente desvalorizados para arranjarem ainda mais buracos/problemas no plantel.

Não sei quem viu que é curto, se calhar viste tu, se calhar eu vejo uma coisa diferente, que é que jogando com o Renan, o Bruno Gaspar, o Gudelj, o Miguel Luís e o Diaby no onze, só conseguiam que isto não fosse curto se fossem o Cristiano Ronaldo.

PS - O Battaglia à partida começará a época, naturalmente tem de haver um outro grande jogador para a posição até por não sabermos como ele volta e tem de haver mais um médio-defensivo de qualidade da formação que possa fazer o lugar em caso de duplo azar e lesão do concorrente do argentino. Quanto ao Lumor, se for emprestado e tiver 4/5 meses a jogar todas as semanas vai por um lado evoluir e por outro mostrar o quão absurdas são essas declarações de que é entulho.

PS2 - Roma e pavia não se fizeram num dia e é mais raro conseguir ganhar com evolução do que com revolução.

Deixava o Guilherme, o Ivanildo, o Ryan e o Mama fazerem a pré-época, mas mesmo que não convencessem não os deixava sair sem receber nada.

O Guilherme emprestava na primeira liga ou na segunda espanhola (como o Domingos), o Ivanildo e o Mama emprestava com cláusula de opção de compra no championship, o Ryan tentava fazer algum dinheiro com ele (contudo tenho esperança que com pré-época possa convencer e ficar, vamos ver como se porta na Escócia nestes 6 meses).

O De Wit acho que pode sair alguma coisa dali, embora as probabilidades de chegar à A algum dia sejam reduzidas.

Mas o Renan não era o CR7 das balizas? [emoji57]

Só um aparte, detesto o Renan com a bola nos pés a “calcá-la” e a andar meio metro a meio metro, nervos… De resto nem tem estado mal mas, 1M€???

Na minha opinião Coates tem todas as condições para jogar no SCP, é bom central e competente, apesar de umas falhas aqui e ali, no tugão é excelente. Que o actual treinador ou alguém se lembre de meter um ou dois jovens ao lado deste e do grande Mathieu parra aprender!

Nani pessoalmente é aquele capitão, gosto. Já não tem o vigor doutros tempos como é óbvio, mas tem muita qualidade em termos de posse de bola, posicionamento e qualidade de passe.

Aliás, deveríamos ter todas as épocas jogadores como estes mas sem que não fossem mimados e que, nasceram na Academia ou que tivessem saído daquela forma bonita e disponíveis a 1000%, tudo isto em prol do sucesso do clube e no seu último fulgor da carreira.

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Neste momento, ainda muito prematuramente, na minha cabeça há já alguns grupos na cabeça, no que toca a delinear o plantel da próxima época.

Grupo de atletas com bom valor de mercado e que acho que deviam ser vendidos para financiar a reconstrução do plantel:
Dost, Acuña, Battaglia (valorizado se calhar até não está muito agora, portanto é difícil dizer se ainda se pode incluir neste grupo), Jovane e, se calhar, Coates.

Grupo de atletas que devia ficar a não ser que apareçam propostas acima do seu real valor:
Bruno Fernandes, Wendel, Miguel Luís, Raphinha, Ristovski, Geraldes, Matheus (apesar de neste momento estar cedido), Luiz Phellype (já o tinha dito antes, é um gajo de quem gosto e acho que pode fazer boa carreira por aqui, portanto para já, faz parte do futuro do clube), Montero (não me importava de renovar por mais uma época para juntar a Luiz Phellype e um grande PL para substituir Dost, se mantivermos esta táctica com 1 só a titular) e Doumbia (vamos ver o que vale, mas para já não há razões para não fazer parte do futuro do clube)

Grupo de atletas que têm que sair do Sporting pelo melhor negócio possível, seja lá qual forl. Se o melhor negócio possível for ter que lhes pagar para sair…façam-no:
Bruno Gaspar (acho que o negócio possível será um empréstimo no estrangeiro para tentar “revalorizar” o atleta), Jefferson, Petrovic, Gudelj (espero bem que a clausula não seja obrigatória, Cintra, espero bem), Castaignos, Diaby (outro tipo Bruno Gaspar, emprestar seja lá para onde for para ver se recuperamos algum do pastel que o Sr. Cintra aqui enterrou), Carlos Mané, Mama Baldé, Ivanildo Fernandes e Ryan Gauld (os 3 estão cedidos, seria bom serem-no novamente mas para mercados onde se possa fazer facturação com eles, nomeadamente no Championship, por exemplo). Jonathan Silva também está cedido e tem jogado, aproveitar a valorização e vender, acho que inclusive têm clausula). E mais um ou outro nome que me possa estar a esquecer.

Situações delicadas: Nani e Mathieu. Pensava muito muito bem se ficava com ambos. No caso do Nani poderia ficar num quadro de extremos que tivesse Raphinha, Matheus e um craque vindo do mercado, acho que era um bom naipe de extremos para o Sporting. É sempre um jogador com valor, com liderança e querido pelos adeptos. Para além disso o rendimento dele esta época, apesar de algumas quebras, não acho que esteja a ser mau.
Quanto ao francês, a idade já começa a pesar. É uma situação difícil por 2 razões: tem 35 anos e alguns problemas físicos recorrentes, e tem um ordenado extremamente elevado. O panorama dos centrais, com ele, até podia fazer sentido ficar para acabar contrato, já que não se auguravam grandes encaixes, se ficasse por exemplo junto com Demiral, Domingos Duarte e um bom central vindo de fora para substituir o Coates. Sendo que o Demiral e o Domingos eram uma boa 2ª linha ao francês que não o obrigava a jogar sempre e podiam aprender muito, mesmo muito, com ele. No entanto se algum clube do país natal dele o quisesse, e ele quisesse ir, não bloquearia a sua saída. Aceitaria o equivalente a 1 ano de ordenados e deixava-o ir. Ou se surgisse uma mega proposta financeira para 1 aninho de reforma dourada ainda, tipo na MLS, China ou Médio Oriente. Nessa situação também não colocaria entraves. Mas obrigaria o Sporting a ir ao mercado por 2 centrais ou a não vender o Coates.

Situação Demiral: Outra situação delicada, não é verdade. Jovem de tremendo potencial, está em situação muito desconfortável para o Sporting. Ver se é possível oferecer uma boa renovação contratual ao jogador e garantir-lhe lugar no plantel da próxima época, tentando evitar que o Alanyaspor faça capitalize da baixa clausula e venda para fora. Já que duvido que o Alanyaspor tenha os 3.5M€ para dar e que depois ele queira lá ficar. Pode eventualmente ser substituído no cenário anterior que apontei, pelo Tiago Djaló. Mas o turco já tem outro andamento, esta época inteira na Turquia está-lhe a dar isso.

Atletas cuja permanência é um bocado “meh”:
André Pinto e Renan. Sobretudo estes 2. O 1º se puder valer 1.5 a 2M€, pelo historial que tem, perfeito.
Já o 2º se houver possibilidade de o comprar por menos que 1M€ e se aceitar um ordenado em conta, serve muito bem para 2º GR da equipa. No entanto se estiver armado em cão com pulgas, o que não faltam são bons redes na 1ª Liga que fazem bem o papel de 2º GR para jogar 8 ou 9 jogos por época.

Empréstimos já para Janeiro 2019:
Lumor, absolutamente urgente deixar este rapaz sair e jogar. Tanta equipa de 1ª Liga a precisar de um LE para ser titular e nós com o puto estagnado não sei bem porquê. Isto quando toda a gente tem noção que é bem melhor que o picanheiro Jefferson. Pelo menos mexe-se e corre. Algo que o brasileiro faz 1 vez em cada 10 jogos. Ou 20. Setúbal, Boavista, etc, boas equipas para o ceder. Atenção também a um possível regresso ao Portimonense, já que o Manafá é idealmente LD e eles têm andado com o Tormena (central de origem) adaptado a LD. Portanto um regresso ao Algarve podia ser bom para todos (menos para o Tormena que ia mamar mocho, claro). Acho que pode voltar daqui a 6 meses como verdadeira opção ao lugar.
Tiago Djaló, parece que se resolveu a sua situação contratual, portanto era importante cedê-lo na 1ª ou 2ª Liga para ser titular até final da época.

Atletas que ainda não sei bem o que pensar, poderiam sair em cedências para valorizar e vender, ou até podiam ficar no plantel mediante algumas condicionantes:
Iuri e Domingos.

Gajos que estão cedidos e devem-no continuar na próxima época:
Elves e Daniel Bragança. Ambos na 1ª Liga, se possível. Aliás, espero que o 1º impressione o Vítor Oliveira ao ponto de o querer na equipa quando subirem (cada vez mais certa a subida do Paços). Porque daria continuidade ao trabalho que começou agora, numa equipa e clube que já conhecerá bem nessa altura, etc. Pode facilitar a titularidade na 1ª Liga quando os pacenses voltarem na próxima época. Isto se o Vítor se mantiver por lá, claro.

[b][b]Entradas:

Entradas que têm que acontecer dê lá por onde der, seja já em Janeiro, seja só para o Verão de 2019:[/b][/b]
1 extremo para ser titularíssimo e dos craques da equipa
2 laterais, 1 para cada lado, ambos para serem titulares, acho que Ristovski e Lumor são boas 2ªs opções, servem perfeitamente
1 GR de qualidade para assumir a baliza
1 central (ou 2, se saírem Mathieu e Coates, ou até se Demiral for irrecuperável, sendo que o perfil varia consoante quem saiu ou não. Se Coates ou Mathieu saírem, precisamos de um para assumir, se ambos saírem, precisamos de 2 para assumir, se o Demiral for irrecuperável precisamos dum jovem talentoso para ser 3º central e ir “molhando” os pés na equipa)
1 trinco (eventualmente o perfil dependerá do Doumbia, o marfinense pode ser uma mega surpresa, chegar aí e fazer 6 meses incríveis e ser titular nos próximos tempos, ou podemos ter necessidade de ir buscar um gajo para “assumir” e deixar o puto ir evoluindo como 2ª opção)
1 PL para substituir Dost e ser a nossa referência ofensiva

Um esboço muito rudimentar e embrionário para 2019/2020 seria algo tipo:

GR: Contratação e Renan (gosto muito do Helton Leite, se o Estoril não baixar as exigências pelo Renan, duvido que o Boavista peça 1M€ por ele)

LD: Contratação e Ristovski

LE: Contratação e Lumor (eventualmente se o jogador não evoluir o esperado nestes 6 meses, podemos ter necessidade de ver outro puto talentoso para aqui meter, do mercado ou dos quadros já existentes)

DC: Contratação, Mathieu/Coates/contratação, Demiral/Tiago Djaló/contratação e Domingos
6: Contratação e Doumbia

8/10: Bruno Fernandes, Geraldes, Wendel e Miguel Luís/contratação (eventualmente pode acontecer querer-se um médio de maior andamento aqui e darmos minutos na 1ª Liga ao Miguel, não acho descabido, mas a equipa a recebê-lo tinha que ser muito bem escolhida, foco no treinador e nos objectivos da equipa)

Extremos: Raphinha, Matheus, Nani/contratação e contratação

PL: Contratação, Montero (caso o colombiano esteja mesmo “dead set” em sair, ia buscar um PL jovem, talentoso e para ir disputando a vaga de 2º PL com o LP, podia aqui ser mais um jogador de “scouting”, ainda algo verde, mas com muito potencial) e Luiz Phellype

Algumas sugestões, sei que algumas delas podem ser algo irrealistas/descabidas, mas até final da época muito pode acontecer na carreira de alguns destes jogadores:

GR: Helton Leite, se o Estoril mantiver o 1M€ de clausula e o Boavista pedir menos que isso.
LD: Kevin Mbabu (Young Boys)
LE: Guilherme Arana (Sevilla), Matheus Reis (Rio Ave)
MD: Danilo Barbosa (Nice)
MC: Oliver Ntcham (Celtic)
Ext: Arber Zenelli (Herenveen - 30/6/2019), Salim Khelifi (FC Zurich)
PL: Carlos Vinicius (:mrgreen:)

Só alguns nomes que me lembrei assim de cabeça. Sei que por exemplo o Mbabu já deve ser caríssimo para o nosso bolso, nunca menos de 9 a 10M€, e se calhar nem para Portugal quererá vir. Mas, guess you never know.

Quanto ao treinador: sei que já dei a minha sentença ao Keizer no tópico dele, mas para já, vou evitar “carregar” mais no assunto. Vou pensar positivo e que o homem vai conseguir dar a volta ao barco e regressar a um caminho que parecia prometedor. Não acho que o vá fazer, pois os sinais são preocupantes como já disse, mas, para já, vou tentar pensar positivo neste aspecto.
Caso seja o que eu estou à espera, ia buscar o Silas para liderar a equipa.

resolveu-se a situacao contratual do Tiago Djalo ?

Ó varandas anda aqui ver estes posts sff, tinhas aqui bons elementos para o scouting, certamente não se importariam de ganhar 20% dos que os que lá andam a mamar :twisted:

Era o que se estava a falar no tópico dele. Voltou a jogar e até meteu uma imagem com camisola do SCP numa rede social qualquer. Como ainda não percebi bem qual o canal oficial do clube para anunciar renovações, já que o Salin renovou e não vi qualquer nota oficial em lado algum, pensei que se tivesse resolvido. Mas caso não tenha, não muda muito do que disse. É substituir o nome “Tiago Djaló” por “João Queiroz”.

GR - Contratação + MAX + Diogo Sousa
DE - Acuna + Abdu Conté
DC - Mathieu(?)/Contratação + Coates(?)Contratação + Djaló + Demiral/Domingos Duarte
DD - Contratação + Thierry
MDF - Idrissa Doumbia/Contratação + Bruno Paz + Contratação
MC - Miguel Luis + Daniel Bragança + Wendel
MCO - Bruno Fernandes + F.Geraldes(?)/Contratação + R.Gauld(?)/Contratação
EE - Raphinha + Diaby(?)/Contratação + Contratação
ED - Jovane + Nani + Elves Baldé(?)/Contratação
PL - Bas Dost(?)/Contratação + Luis Phellype(?)/Contratação + G. Dala

Vendas: Renan + Salin + Jefferson + André Pinto + Ristovski + B.Gaspar + Petrovic + Misic + Gudelj + Battaglia + Matheus Oliveira + Mané + Montero

Avaliar: Jonathan (Avaliar capacidade/potencial) + Lumor (Avaliar capacidade/potencial) + Matheus Pereira (Avaliar capacidade/potencial) + Mathieu (Cond.Fisica) + Coates (Se recebermos uma proposta de 10/15 milhões vender) + Geraldes (Avaliar capacidade/potencial) + Diaby (Não o acho mau jogador, mas se conseguirmos vender por uma boa margem) + Elves Baldé (Parece-me ainda um pouco verde para o Sporting) + Bas Dost (Grande goelador mas ñ encaixa nas ideias de Keizer + Luis Phellype (Avaliar capacidade/potencial) + Ryan Gauld (Avaliar capacidade/potencial)

Temos alguns casos de jogadores emprestados/sub-23 que parecem ser bons jogadores… Rafael Barbosa, Tomás Silva, Bernardo Sousa (caso renove), Dimitar Mitrovski, Leonardo Ruiz, João Queiroz, Paulinho, Pedro Marques, Euclides Cabral, Leandro Tipote, Diogo Brás etc… Teremos uma boa base sub-23 e alguns poderão subir para a equipa A…

Devemos adaptar o nosso plantel ao estilo Keizer… equipa que consiga pressionar rapidamente á perda de bola e recuperá-la, pressionar a saída do jogo da equipa adversária, obrigando a despejar as bolas na frente, onde teremos que ter centrais fortes no jogo aéreo mas também rápido, caso consigam se livrar do gengerpress!

Sendo mais drástico e fazendo um plantel ao gosto pessoal:

GR: Contratação, Sallin, Max
DD: Contratação, Ristovski
DE: Contratação, Contratação
DC: Contratação, Domingos Duarte, Mathieu, Demiral* ou Tiago Djaló*
MD: Contratação, Contratação (Doumbia?)
MC: Bruno Fernandes, Wendel, Miguel Luis, Geraldes
EXT: Contratação, Raphinha, Jovane, Matheus ou Iuri
AVA: Contratação, Contratação, Luiz Phellype

Extra: Contratação de + um extremo ou um médio ofensivo

Fazendo um plantel mais com a cabeça e sendo menos drástico, abdicando só de quem não tolero:

GR: Contratação, Sallin/Renan, Max
DD: Contratação, Ristovski
DE: Contratação, Lumor
DC: Coates, Mathieu, Domingos Duarte, Tiago Djalo/Demiral/Ivanildo
MD: Contratação, Gudelj(só se já estiver contratado)
MC: Bruno Fernandes, Wendel, Miguel Luis, Geraldes
EX: Contratação, Raphinha, Nani, Jovane, Iuri/Matheus
AVA: Dost, Contratação, Luiz Phellype

Em Janeiro de 2019

GR: Renan, Salin e Max
Defesa: Contratação (LD), Ristovski, Coates, Mathieu, A. Pinto, T. Djaló, Contratação (LE) e Lumor
Meio Campo: Contratação (MDC), Gudelj, Bruno Paz, Miguel Luís, Wendel, F. Geraldes, Bruno Fernandes e F. Geraldes
Ataque: Nani, Raphinha, Iuri Medeiros, Jovane, Diaby, Contratação (PL), Luiz Phellype e Montero

Vendas do Acuña, Jefferson e do Bas Dost. Os restantes que não aparecem ali, façam-lhes o que quiserem, desde que não os deixem no plantel.

Em Julho de 2019
GR: Contratação (GR) e Renan
Defesa: Contratação de Janeiro (LD), Ristovski, Contratação (DC), Mathieu, Domingos Duarte, Tiago Djaló, Contratação de Janeiro (LE) e Lumor
Médios: Contratação de Janeiro (MDC), Contratação (MDC), Miguel Luís, Wendel, F. Geraldes e Bruno Fernandes
Ataque: Contratação (Avançado/Extremo), Raphinha, Iuri Medeiros, Matheus Pereira, Elves Baldé, Contratação Janeiro (PL), Luiz Phellype e Gelson Dala.

Venda do Nani e do Jovane.

No mercado de Verão, dar oportunidade a mais 3 ou 4 jogadores que se destaquem durante a temporada, para ver se será possível incluí-los no plantel. Casos do Ryan Gauld, do R. Barbosa, do Guilherme Ramos, do Mama Balde, do Daniel Bragança, etc.

Não consigo ainda definir se Keizer é ou não para ficar, e a partir daí está tudo condicionado. Estar só a mandar nomes como se fosse bolas para um pinhal interessa pouco, quando não se sabe qual será o treinador.

Contudo, há dois jogadores na Premier League que estão perfeitamente ao alcance e encaixam no XI do Sporting seja qual for o treinador: Jairo Riedewald e Lys Mousset. Seriam prioridades a negociar asap

Fazendo um exercício hipotético do que gostaria de ver cá para o ano (próxima época):

Treinador - Neste momento mantenho Marcel Keizer
Guarda Redes - Contratação + Renan para suplente
Defesa Direito - Contratação + Ristovsky (se for possível vender Ristovsky por um valor interessante promover sub 23)
Defesa Esquerdo - Contratação + Lumor
Defesas Centrais - Coates, Mathieu, Domingos Duarte, André Pinto (mesma situação do Risto)
Médio defensivo - Dombia está certo? Se sim Dombia + Daniel Bragança + Bruno Paz. Caso contrário contratação
Médio centro - Wendel, Francisco Geraldes, Miguel Luis e Bruno Paz
Extremos - Nani, Rafinha, Matheus Pereira e contratação
Avançados - Dost + Luis Filipe + Contratação

Vendia Salin, Bruno Gaspar, Acuna, Petrovic, Bruno Fernandes, Battaglia, Misic, Jovane, Carlos Mané, Montero, Diaby, Castaignos. Por negócios interessantes vendia André Pinto e Ristovsky.
Provavelmente estarei a esquecer-me de alguém, e é também preciso considerar que Dombia, Luis Filipe e eventuais outros reforços em janeiro se revelem entulho.

Resta aqui dizer que a minha táctica seria 4x4x2. Onze:

Contratação
Contratação, Coates, Mathieu, Contratação
Contratação (Dombia?), Wendel/Geraldes ou Miguel Luis, Rafinha, Nani ou Matheus Pereira
Dost, Contratação (não acredito mesmo no Luis Filipe para novo Liedson que era o que encaixava mesmo bem aqui)

Assumindo que o treinador fica na próxima época, cabe-lhe a ele estar já a avaliar o que tem em mãos e decidir o que é para ficar.

Estou farto de o dizer, a minha prioridade em Janeiro passaria pela saída, por empréstimo ou em definitivo, de sete ou oito elementos do plantel, o que significa que ainda faltam sair uns quantos. A contratar, iria apenas para um médio defensivo e o resto seria composto por regressados de empréstimo (Geraldes e, eventualmente, Matheus ou Iuri) e promoções dos Sub-23 (Bruno Paz e, provavelmente, João Queirós).

O treinador tem que decidir o que quer e como quer jogar. Entre os emprestados há, neste momento, cinco jogadores na Liga, palco preferencial para observação, dos quais o Gelson Dala me parece com boas condições para integrar o plantel, podendo ser o substituto de um Montero em final de contrato.

Mama Baldé, Ivanildo e Mattheus estão a fazer épocas razoáveis e há que aproveitar as mesmas para tentar colocar os jogadores em definitivo ou em empréstimos que os exponham no mercado, como o Championship, especialmente para os dois primeiros.

Na II Liga, Elves Baldé, Daniel Bragança e Guilherme Ramos são jogadores que podem ser analisados e deveriam fazer a próxima pré-epoca. No caso do Guilherme e do Elves, são bons candidatos a empréstimos na Liga em 2019/20.

Ryan Gauld, Domingos Duarte e Demiral são projectos de jogadores que a equipa técnica deveria estar a avaliar com mais cuidado, contudo parece-me que apenas o português pode vir a ser uma opção viável.

Há várias posições deficitárias em qualidade e, sendo necessário obter financiamento, eu optaria pela venda de Acuña, não me chocando que saísse ainda em Janeiro. No final da época, mediante uma boa proposta, Coates poderia ser igualmente negociável, sobretudo mantendo-se esta ideia de jogo, que exige centrais com um perfil distinto.

A médio prazo há muito trabalho para fazer. A curto prazo, como já disse, a prioridade seria sempre a colocação de jogadores do plantel. Jefferson, Misic, Lumor (caso não saia Acuña nem Jefferson), Carlos Mané, Castaignos… São jogadores para sair ainda até final do mês.

NOTA: Dentro daquilo que eu defendo há anos para um plantel (24 jogadores, sendo dois por cada posição, um terceiro ponta de lança e um terceiro guarda-redes que deverá ser também o titular dos Sub-23), a aparente renovação de Salin que se falou foi um erro e um passo atrás.

Sem um presidente em condições e uma estrutura desportiva de alto nível, podem desenhar os plantéis, os treinadores e os esquemas tácticos que quiserem que vamos bater no mesmo sítio.

Os exercícios da época desportiva antes de tempo, são puro masoquismo. Temos que lutar para ganhar uma Taça da Liga, uma Taça de Portugal e ganhar um campeonato que ficou muito difícil de o conseguir a 8 pontos do primeiro lugar.

Preparação da Época Desportiva 2019/2020???

Fácil, fácil, chamava o Sousa Cintra.

Eu faria isto para evitar o 4º e o 3º lugar, mas não vai dar e até acho que vamos voltar a 2012/2013. Enfim!

GR: Contratação(Peter Cech), Renan, Max
DE: Contratação(Stafylidis), Contratação/Thierry Correia
DC: Mathieu, Coates, Domingos Duarte, Demirel/Contratação (rodar Djaló entre sub-23 e equipa A)
DD: Contratação(Jonas Svensson), Thierry Correia
MdC: Contratação (Xeka), Doumbia
MC e Médios Ofensivos: Wendel, Gudelj (para jogar a 8!!!), Miguel Luís, Bragança, Bruno Paz, Geraldes
Extremos Direitos:Matheus Pereira, Jovane Cabral e Baldé
Extremos Esquerdos: Raphinha e Nani
PL: Bas Dost, Contratação (Mattia Destro) e Luiz Phellype.

De Saída: Salin, Bruno Gaspar, Jefferson, Acuña, Risto, Misic, Battaglia, Bruno Fernandes e Montero.

Um bocadinho menos de agressividade mas era mesmo isto que queria ouvir. Estiveste bem :clap: sem ironia.
E sim, podia ficar com o Coates e o Nani por serem lideres de balneário se conseguirmos suportar bem os seus ordenados porque precisarão de alternativa de peso.
Bas Dost e Acuna seriam para vender, estes mantenho a opinião. Canalizando recursos para as compras.
Percebo a cena não à revolução, mas mantendo os mesmos que não ganham nada por nós há 5 anos ou mais e que ficam acomodados por empatar com o porto e ficar a 8 pontos é diferente de ter um Luisão que foi campeão pelo benfica e sempre incutiu esse espírito no balneário. Mas vou acreditar que o mal era causado pelos dois anteriores capitães moles, porque o eram. Só não quero que estes se acomodem a não ter títulos e a acharem que o Sporting é para lutar pelo 3º lugar, não é esse o nosso objetivo e algumas derrotas e pontos que perdemos parece que eles não percebem bem isso.
Ainda me incomoda o último jogo do ano passado desperdiçarem o acesso à Champions de forma ridícula, depois dá nisto.

Desculpa a agressividade, esta fase do Sporting deixa-me pior que estragado. Lamento, sinceramente.

Quanto ao resto percebo, mas não me parece que seja por causa do Coates ou do Nani que não ganhamos. No caso da época passada, em que até nos batemos muito bem na Champions, acho que ter o Acuña como médio-ala prejudicou muito as nossas ambições, depois houve uma má gestão dos médios na segunda volta porque chegámos a jogar com o Misic e o Battaglia a segundo médio quando o Wendel daria muito mais à equipa ofensivamente. A culminar isto ainda tivemos o Piccini a jogar totalmente condicionado na Madeira e o treinador sem nada fazer.

Acho sinceramente que é preciso ter cuidado com as vendas pela razão de que há vários jogadores aqui que sabemos que podem valorizar mais se estiverem noutro contexto colectivo, esta época não os ajuda nada a mostrar qualidade.

Tirando o Acuña, que não é assim tão fantástico e tem a entrada recente no onze da Seleção Argentina para valorizar, as outras peças importantes/minimamente boas estando fora da Champions e da luta pelo título parece-me que valem todas menos para o mercado do que podem valer.

Mantendo peças como o Coates, Mathieu (arranjar uma alternativa porque ele não consegue fazer os jogos todos), Wendel, Bruno Fernandes, Nani e Bas Dost, somando-lhes um guarda-redes de jeito, laterais de jeito (mas mesmo aqui vender o Acuña ao desbarato também não o faria, só se aparecer uma proposta aceitável), um médio defensivo de jeito, o Raphinha que ainda não entrou no onze com o Keizer e algumas opções de banco que este ano não temos, acredito que podemos fazer uma grande equipa. Com qualidade técnica, táctica mas também com carácter e líderes que não são de papel nem miúdos com a mania que são estrelas.

Com o vatangas só paramos no título. [emoji28]