Para a equipa B espero um ano mais tranquilo…mais a pensar no futuro e nao em andar a dar jogo a excedentes da A…quando muito…dar algum ritmo a um ou outro jogador da A…
Percebo o que dizes da posição de extremo. Mas qualquer um desses jogadores nos iria sair caro no próximo verão, não tenho dúvidas disso.
E, se fores a ver, extremos a explodir já nós temos vários… Com características diferentes, eu sei, mas Carlos Mané, Gelson Martins, Iuri Medeiros, Matheus Pereira, Daniel Podence… Mesmo que alguns contem para outras posições, mesmo que outros façam parte do presente… Não deixam de ser extremos que ainda não atingiram o seu topo e que estão nos nossos quadros para ser potenciados.
Temos muito mais dificuldades na posição 9, historicamente e a médio prazo. Spalvis não contará para a equipa B, imagino. Por isso preferia que se investisse num avançado jovem para ser trabalhado nos B. E apenas se fosse possível encontrar um a preços apelativos.
Também percebo o teu ponto de vista, mas ainda assim experimentava a contratação destes dois… Vejo-lhes mesmo muito potencial… Mais que ao Mané, por exemplo, que acho que deveria ser vendido este verão
Eu também percebo o teu ponto de vista, obviamente. A questão aqui é parecer-me mesmo que o dinheiro disponível não será assim tanto para investir em várias jovens promessas.
Eu preferiria que fosse canalizado para um reforço efectivo da equipa principal (ataque e laterais a precisarem de reforços) e que a equipa B apenas tivesse aquisições caso surgisse uma excelente oportunidade num rácio qualidade/preço. E apostaria sobretudo em fazer essa aquisição para o centro do ataque.
Mas para ser sincero nem nisso acredito. Não me parece que sejam adquiridos jogadores para a equipa B, parece-me que será um modelo semelhante ao desta época. Manutenção de um grupo de jogadores, promoção de ex-júniores e, infelizmente, mais um conjunto de entulho dispensável em quem ninguém pegará…
O Matheus Pereira creio que já não seja para o nosso bolso e dificilmente iria aceitar vir jogar para uma equipa B.
Ao contrário de alguns foristas não acho que seja necessário a equipa B usar o mesmo esquema tático da A, mas sim partilhar algumas ideias de jogo e comportamentos.
Como por exemplo os extremos a receber dentro, a construção a 3, ou um dos médios a fazer o papel de 2º avançado do 4-4-2 de JJ a jogar entrelinhas.
Acho que desta forma a articulação entre as 2 equipas continuaria a ser feita, de maneira a facilitar o entrosamento dos jovens jogadores quando chamados a atuar pela equipa principal.
Guarda Redes:
Pedro Silva; Vladimir Stojkovic;
Nesta posição gostava de ver os 2 jogadores a rodarem ao longo da época, já que se tratam os 2 de jogadores com excelente potencial.
Defesa Direito:
Mauro Riquicho; Eliseu Cassamá;
Depois da grave lesão, o melhor para o Riquicho seria ganhar ritmo de jogo na equipa B.
Caso consiga voltar rapidamente ao nível da última época, seria emprestado em Janeiro.
Para seu concorrente apostava no Eliseu Cassamá, que já sugeri quando estava no Joane, bastante ofensivo, que tal como o Riquicho também começou a carreira em terrenos mais avançados.
Defesa Esquerdo:
Pedro Empis; Rúben Ribeiro;
Tenho o feeling que o Empis vai ser uma das revelações da próxima época.
Desde que os problemas físicos não o voltem a assolar tem tudo para ser o dono da posição, até porque o Rúben Ribeiro é pobrezito. No entanto tem estado regular e acho que merece ficar pelo menos mais uma época, nem todos os jogadores atingem o pique do desenvolvimento cedo e portanto é dar tempo ao rapaz de evoluir.
Defesas Centrais:
Guilherme Ramos; Diogo Nunes; Ivanildo Fernandes; Tomas Rukas;
Vai haver praticamente uma remodelação neste sector, contando com o previsível empréstimo do Domingos Duarte a um clube da 1ª liga.
O Ivanildo continua a cometer os mesmos erros que cometia nos juniores, procura muito a referência individual e excesso de confiança com bola. Apesar disso tem características físicas e técnicas muito interessantes e dado que só tem 1 ano de formação, ainda acredito que possa ser um bom projeto de jogador.
Rukas ainda não vi muito dele, mas parece-me ter “pinta” de central.
Gui Ramos é um central de enorme potencial e apesar de não ter jogado muito este ano, espero que seja bastante utilizado neste 1º ano de sénior.
Para patrão da defesa gostava de ver o Diogo Nunes do Leixões, central esquerdino, poderoso nos duelos e que tenta evitar sempre o chutão. A vir teria de se resolver o problema da sua lampionice aguda.
Médios Defensivos:
Pedro Ferreira; Bubacar Djaló;
É uma posição mais que resolvida, com 2 jogadores de potencial que vem dos Juniores.
Acredito que o Pedro dá muito mais ao jogo que o Bubacar, mas não deixo de assinalar a evolução do míudo que o ano passado parecia um autentico marreta.
Médios Centro:
Fabinho; Vitor Andrade;
Estou à vontade para falar do Fabinho porque fui dos que sempre estranhei o facto de o ano passado jogar tão pouco nos Juniores, já que sempre foi o meu favorito da geração de 96 nos Juvenis. Acredito que será uma das figuras para a próxima época.
Abrindo-se uma vaga com os prováveis empréstimos de Gauld, Chico Geraldes e possíveis saídas de outros jogadores como Zezinho, o Vitor Andrade, miúdo que cheguei a colocar no tópico das sugestões, seria uma opção muito interessante. Era dos jogadores que mais me cativava na formação do porto, onde devido às promoções do Podtawski à b era inclusive capitão, e depois de uma boa época no Sousense subiu mais um patamar com no Salgueiros, onde todo o jogo passa por ele.
Médios Ofensivos: Rochinha; Rafa Barbosa;
O Rochinha era uma pequena machadada que podíamos dar nos orcs. O puto não me parecia nada inferior ao João Carvalho, por exemplo, e era o melhor jogador deles quando foram à final da Youth League.
Muito bom tecnicamente, acho que é uma oportunidade de negócio.
2016/17 espero também que signifique mais minutos de jogo para o Rafa Barbosa, já que é um miúdo muito talentoso.
Extremos: Zé Diogo; Bruno Fernandes; Chico Sousa; Marcus Coco/Aitor Seguín
Esta posição como alguns foristas já referiram é a mais debilitada da próxima época.
O únicos jogadores com alguma qualidade que vão ser promovidos e que podem jogar nas faixas, curiosamente têm jogado noutras posições. Espero que o Bruno Fernandes regresse bem da lesão, já que estava a ser dos melhores esta época. Já o Chico Sousa vou um pouco contra a corrente aqui do fórum, porque acho que é um jogador com potencial, seja a jogar numa posição mais central ou numa ala.
Em contratações apostava no Zé Diogo, um jovem que deu que falar quando apareceu ainda muito jovem no Varzim, tendo acabado por ir para o Rio Ave onde pouco jogou. Tem feito uma excelente época no Fafe.
Depois acredito que o Sporting deva estar atento aos jovens extremo em fim de contrato, já que é necessário canalizar verbas para a equipa A, e aponto 2 esquerdinos, Marcus Coco e Aitor Seguín.
Avançados:
Ronaldo Tavares; Ponde; Jeremy Guillemenot
O Ronaldo é outro jogador que estou à vontade para falar porque sempre defendi a aposta nele, mesmo a época passada onde aqui se diziam coisas más sobre o jogador. Esperar para ver agora numa divisão onde deixa de existir a sua supremacia física.
Ponde é um craque que tem sido massacrado por lesões, espero que agora numa posição mais avançada consiga render.
Para 3º avançado apostava num jovem que, numa equipa recheada de portugueses, me chamou à atenção na Youth League. Com muita mobilidade e qualidade nos apoios frontais, já foi associado ao Barça, estando agora no ponto rebuçado para contratar, já que o seu passe aí não está muito valorizado.
Efectivamente. Contudo, ainda num passado recente formámos Cédric Soares e eu não desisti ainda de Ricardo Esgaio. Se me dizes que não são jogadores de topo eu estou perfeitamente de acordo. Mas especialmente o Cédric não deixou de ser um bom jogador formado por nós e que foi útil.
Já na posição 9, nada, nicles, bola, como diz o JJ. E se nas laterais até podemos ter mais talento a despontar (depende da continuidade e, depois, da evolução de Pedro Empis), eu continuo a ver um deserto a médio prazo para a posição de ponta de lança.
Eu percebi. :great: Só que considero que, apesar de tudo, nas laterais não estamos tão mal tradicionalmente como no centro do ataque. Agora é um facto que os laterais que referi que aproveitámos eram médios na formação… Poderá querer dizer algo.
Imagino que seja difícil formar um jogador como lateral numa equipa grande, dificilmente evoluem em todas as vertentes do seu jogo. Veremos se o Pedro Empis assina contrato profissional e integra a equipa B. Riquicho volta de lesão e deve continuar, pelo que por aí teríamos uma dupla que, não sendo um estrondo, até poderia ser considerada a médio prazo para a equipa principal.
Agora se acredito que o Sporting investirá num jogador para ser trabalhado na posição 9 aqui na equipa B? Não, acredito mais que continue a aposta em Ponde e, eventualmente, que Spalvis seja um jogador que possa jogar aqui apesar de treinar com a equipa principal.
Pedro Silva, Guilherme, Stojkovic, Mama Balde, Jorge Silva, Empis, Rubens Ribeiro, Ivanildo, Rukas, Guilherme, Djalo, Rafael Barbosa, Fábio Martins, Elói, Ponde, Ronaldo… São 16 fazem falta mais 7/8 sendo que Pedro Ferreira e Bruno Paz podem e devem realizar alguns jogos!
Talvez mantivesse Domingos e Riquicho mais um ano dava mais experiência à defesa! Estou expectante em relação aos juniores que vão assinar contrato profissional e se irá haver contratações! Nao sou apologista de contratações para a B mas parece me que tera de existir. Nem a permanência de atletas mais 22 anos.
Em relação à preparação da próxima época da equipa B, saiu hoje na comunicação social uma notícia que, a confirmar-se, me parece ser um bom caminho para seguir:
Não será propriamente o fim da equipa B que está a ser ponderado pelos responsáveis da SAD do Sporting, mas antes o fim do enquadramento em que têm evoluído os bês no escalão secundário. É do entendimento dos dirigentes leoninos que os encargos inerentes à segunda equipa profissional são demasiado elevados para os dividendos retirados e, pouco podendo fazer em relação aos custos com as deslocações a que estão obrigados para competir na II Liga, sem retirar contrapartidas asseguradas de forma transversal no escalão, como os direitos televisivos, pretendem cortar radicalmente na massa salarial associada ao plantel que evoluiu na prova secundária, escreve O Jogo.
É, pois, sobretudo por motivos de índole orçamental que os leões pretendem mudar o paradigma associado à equipa B, mas não se esgotam por aí as razões que os motivam a avançar para uma mudança profunda ao nível do conjunto que compete na Academia: é também a nível estrutural e estratégico que toda a política associada à equipa B será repensada. Estará reservada para um patamar de iniciação ao escalão sénior, sendo representada em exclusivo – na medida em que é possível haver esse regime – por sub-21: jogadores que transitam dos juniores e dão os primeiros passos no futebol profissional. Ou seja, jogadores mais rodados, como Zezinho, Ryan Gauld ou Dramé, serão para ser cedidos a clubes da I Liga para, em simultâneo, ganharem ritmo competitivo a outro nível e aligeirarem a massa salarial dos bês leoninos. Mesmo tendo esta época no plantel principal jogadores que transitaram diretamente da equipa B, como Gelson ou Matheus, a regra passará por seguir outros exemplos que ganharam experiência antes de regressarem, como João Mário ou Rúben Semedo.
Quero ver muitos jogadores da formação na equipa B mas, como é natural, são precisos alguns reforços. Dito isto, sugiro:
-Morlaye Sylla. Tem apenas 17 anos mas apresentou-se a um nível alto no mundial sub-17 e penso que pode estar aqui um excelente projeto de um médio todo-o-terreno. Deve ser bastante barato visto que ainda é muito jovem e ainda joga na Guiné Conacri.
-Pervis Estupiñan. Mais um jovem, apenas 18 anos. Joga no LDU Quito, onde é titular desde os 16. É um lateral bastante ofensivo e salta à vista o seu pulmão. Já tem algum calo (já jogou na Libertadores, por exemplo) e penso que está na hora de vir para a Europa.
-Curro. Extremo muito talentoso, de 20 anos. Anda a jogar na equipa secundária do Sevilla. É chamado regularmente às camadas jovens de Espanha e tem números interessantes.
A verdade é que os jogadores mencionados já não fazem grande coisa na equipa B. Nem evoluem, nem se valorizam. Já não há grande rendimento desportivo a retirar do Zezinho ou Dramé.
Acho que o que acaba é aquela ideia do laboratorio, onde se compram jogadores a divisões inferiores e sem espaço em grandes equipas para ver se dão nalguma coisa. Mesmo os que saem dos juniores e resultam, acabam por estagnar na segunda ou terceira época.
Os jogadores provenientes dos Juniores acabam por ter sempre uma massa salarial mais reduzida e a 2ª liga é sempre garantia de minutos na transição para o futebol sénior.´
A questão é saber se os custos da equipa B(e não devem ser assim tão poucos) acabam por compensar no fim.
Se realmente o projecto B é um sorvedouro de dinheiro então terão de ser feitas escolhas e tomadas decisões
E mesmo que se opte por um modelo exclusivo de ter apenas jogadores de formação a actuar por lá espero que as pessoas estejam cientes que muito provavelmente andaremos na parte de baixo da tabela.
Podem argumentar que actualmente ate temos tido resultados positivos nestes últimos jogos com uma equipa quase toda vinda da formação.O problema é que o grosso desses jogadores(os que realmente fazem a diferença)não vão estar disponíveis na próxima época por razões diversas.
A equipa vai se ressentir tremendamente, e olhando para aquilo que foi escrito esta época no tópico do actual treinador não sei se as pessoas estão preparadas para uma época dessas.
A partir do momento em que tens formação e queres apostar no produto interno, os custos fazem sentido. Não custos astronómicos, esses nunca fazem sentido, mas custos associados a jogadores vindos das escolas e custos com jogadores que foste buscar antes do mercado os puxar custos 4 ou 5 vezes acima dos que pagaste, fazem sentido.
A partir do momento em que o Sporting não pode competir com clubes de recursos muito superiores, apostar na formação e na antecipação faz sentido. Ambas.
Agora, tudo isso terá limites orçamentais, aceito.