Preparação da época 2016/2017 - Equipa B

Lanço um tópico com a preparação da próxima época desportiva da equipa B de futebol do Sporting. Gostava que, para o ano, a equipa jogasse mais em ataque continuado e menos em contra-ataque. Seria também interessante se se aproximasse do modelo táctico da equipa principal, o 4x4x2 de Jesus, com laterais a dar profundidade nas alas e extremos a desequilibrarem nos espaços interiores.

Sugiro um plantel para este conjunto, na próxima temporada:

GR - Pedro Silva / Guilherme Oliveira

Para a baliza, voltava a apostar, este ano, no jovem Pedro Silva para a Equipa B (que na fase final da temporada desceu à equipa de júniores). Embora ainda tenha várias falhas, tem boas potencialidades físicas e técnicas e precisa de experiência de jogo para se fazer jogador. Como alternativa apostaria no internacional sub-20 português Guilherme Oliveira, que me parece bastante superior ao Vladimir Stojkovic. Só escolhia dois guarda-redes porque, nos júniores, teria dois com bastante potencial: Tomás Foles e Luís Maximiano.

DD - Mauro Riquicho / M. Baldé (J. Silva)

Para titular, apostaria no Mauro Riquicho, porque não será fácil ter muitos clubes na I Liga dispostos a apostar nele para titular, depois da longa lesão pela qual passou esta temporada. Assim, voltar a competir na Equipa B, onde terá a confiança do treinador, parece-me o indicado. Para alternativa apostaria no internacional sub-20 português Jorge Silva. Não me parece uma grande solução, mas para alternativa serve. Outra opção é o Mama Baldé.

DC - Guilherme Ramos / Tomas Rukas

Para centrais do lado direito da defesa, manteria o Tomás Rukas, que chegou no passado mercado de Janeiro e que merece tempo para evoluir e mostrar qualidades. Para suprimir o lugar do capitão Domingos Duarte, que me parece que já está preparado para jogar na I Liga, promovia o Guilherme Ramos da equipa de júniores, outro central destro, forte fisicamente, razoável tecnicamente, com bom tempo de corte e fortíssimo no jogo aéreo, tanto defensivo como ofensivo.

DC - Ivanildo Fernandes, G. Vieira (jun)

Para o lado esquerdo do centro do eixo defensivo teria apenas um jogador “full-time”, já que, na equipa de júniores, estaria um defesa preparado para subir a qualquer altura, tal é a qualidade que tem: Gonçalo Vieira. Esse jogador seria, provavelmente, o internacional sub-20 português, Ivanildo Fernandes. Não sou grande fã dele e preferia outros centrais canhotos que passaram pela nossa formação (Tiago Duque e Hugo Meira, por exemplo), mas o Ivanildo é aposta da estrutura, provavelmente pelo enorme poder físico que tem, e renovou recentemente com o clube. A ser aposta é agora, que irá para a sua segunda época de sénior.

DE - Pedro Empis / Rúben Ribeiro

No lado esquerdo da defesa a grande aposta tem de ser o Pedro Empis, o lateral-esquerdo mais promissor que vejo no Sporting, nos últimos anos. O internacional sub-19 português é um lateral moderno, com grande qualidade técnica, capacidade de drible, passe, cruzamento e transporte de bola. Se fizer uma grande época até pode ter a expectativa de ir ao Europeu Sub-21 do próximo ano, em minha opinião. Como alternativa, o Rúben Ribeiro, que tem sido este ano dono da lateral-esquerda da Equipa B e que é um suplente com alguma qualidade.

MD - Pedro Ferreira / Bubacar Djaló

A médio-defensivo, o “menino bonito” da estrutura e do treinador da Equipa B, João de Deus, parece-me ser Bubacar Djaló, também (creio) pelas características físicas que tem, tal como Ivanildo. Ainda que tenha algumas dúvidas que tenha potencial para chegar aos AA, faz sentido promovê-lo à B. Para concorrer com ele promovia também o Pedro Ferreira, esse sim, um médio-defensivo que me enche as medidas: forte fisicamente e com bastante maior qualidade de passe e organização de jogo ofensivo.

MC - Fábio Martins / Xeka

Para médio-centro, fazendo uma espécie de duplo pivot com o trinco (num duo parecido ao dos AA, William/Adrien), optaria pela aposta no Fábio Martins, outro produto da formação do Sporting. Em minha opinião é um médio completo, o que o torna adequado para a função de médio-centro de um 4x4x2. Para alternativa, contrataria o Xeka ao Sporting da Covilhã, um médio de que gosto bastante de ver jogar, forte fisicamente, elegante, com qualidade técnica e classe a marcar o ritmo do jogo.

ED - Rafael Barbosa / Bruno Fernandes (A. Canhembe)

No lado direito, tal como na equipa principal, apostaria num jogador de equilíbrio, que ajudasse na ligação entre médios e jogadores mais criativos da frente. Apostaria no Rafael Barbosa, como falso extremo interior, dando apoio defensivo e dando qualidade ofensiva, na temporização, a pausar e pautar o jogo e a tabelar com os colegas. Para alternativa, promoveria o Bruno Fernandes dos júniores, jogador de quem estava a gostar, até se ter lesionado com alguma gravidade. Em alternativa temos o Canhembe, que chegou aos sub-19 em janeiro.

EE - Rui Gomes / Luis Elói

Perdendo Podence e Chaby, em minha opinião, faz sentido contratar um extremo desequilibrador, já que apenas Luis Elói é insuficiente. Gostaria de contratar o jovem Rui Gomes, júnior do Vitória de Guimarães que, contudo, já fez 3 jogos pela Equipa B dos vimaranenses, esta temporada. Canhoto e com grande qualidade técnica e criatividade, é um dos extremos promissores que o Vitória tem (o outro é Hélder Ferreira) e viria colmatar uma lacuna nos jovens extremos do Sporting, já que essa é uma das posições com menor qualidade (e potencial) da nossa equipa de júniores. Para concorrente mantinha o Luis Elói, que chegará à sua segunda época de sénior, e que me parece um jogador que, não tendo potencial para chegar aos AA, tem alguma qualidade e pode ser útil.

AV - Cristian Ponde / Jonathan R. Toro

Na posição de segundo avançado, a minha aposta recairia em Cristian Ponde, um avançado que poderia beneficiar bastante de um modelo onde jogasse em dupla (ou em cunha) na frente. Tem qualidade técnica, ainda é relativamente jovem mas está na altura de se afirmar, pelo que lhe daria essa oportunidade. Como concorrente apostaria em Jonathan Rubio Toro, jovem avançado do Gil-Vicente que, na época passada, foi um dos grandes goleadores do Campeonato Nacional de júniores, mostrando grandes qualidades técnicas, alguma velocidade e muita criatividade e inteligência.

PL - Alexandre Guedes / Ronaldo Tavares

Como ponta-de-lança, resgataria novamente o Alexandre Guedes, avançado que esteve presente, no verão passado, no Europeu Sub-19, há dois anos, onde marcou 3 golos. Formado no Sporting, saiu para o Reus no final do seu percurso como júnior e esta temporada leva 10 golos no Desportivo das Aves, também da II Liga. Tem poder físico, segura bem a bola, tem bom jogo aéreo e razoáveis qualidades técnicas. Como alternativa, promovia o Ronaldo Tavares, goleador da equipa de júniores, que tem um grande potencial físico mas ainda um longo caminho de evolução pela frente, no que toca à relação com a bola e qualidade no jogo de pés.

Gosto das ideias [member=22933]GonçaloC :great: e principalmente do sistema utilizado. A equipa B devia seguir o esquema da equipa A até para facilitar depois a integração dos jovens na primeira equipa quando necessário.

Não tenho muito a apontar. Na baliza também não acho o Stojkovic nada de especial mas se calhar até será ele a ficar no lugar do Guilherme. A defesa está bem constituída, se bem que Jorge Silva até podia sair e Bruno Paz deve subir para ser alternativa quando necessário.
Meio campo necessita de uma contratação e esses quatro parecem-me bem e suficientes.
Nas alas temos Rafa Barbosa, Elói como alternativa e também subia o Bruno Fernandes, dando espaço a uma contratação para titular (embora Neymar Canhembe também deva fazer parte e Ary Papel vem treinar com a equipa por isso até podemos ficar com excesso de opções).
Na frente gosto de Ponde e Toro para avançados mais móveis. Ponde vai ter de dar o salto este ano.
Para avançado Ronaldo merece a subida e será uma boa opção, mas não concordo com ir buscar o Alexandre. Acho que o dispensamos por uma razão não tem o potencial necessário. Acho que não vale a pena voltar a ir busca-lo. Vai chegar o Gelson Dala entretanto e acho que Ponde, Toro, Ronaldo e posteriormente Gelson devem chegar para os lugar da frente. :great:

[member=15319]C.Alves10

Percebo o que dizes do Stojkovic, que tem sido mais vezes aposta. Mas acho-o muito mais fraco que o Guilherme. Até perdeu o lugar para o Khadime NDiaye quando era júnior… (e justamente, porque dava uma insegurança enorme à defesa).

Não vejo o Bruno Paz a impor-se num grande como lateral-direito, hoje em dia os laterais têm de fazer a diferença no processo ofensivo, desequilibrando desde trás, e o Paz não é muito forte nesse aspecto. Deixava-o ser titular uma época na posição de médio-defensivo (onde acho que mais pode render), nos júniores, talvez até como capitão da equipa (ele ou o Gonçalo Vieira).

Acho que falta um PL mais parecido com o Ronaldo mas com maior maturidade. Percebo o que dizes do Guedes mas acho que até tem qualidade, num estilo bastante singular de jogar. De qualquer forma, deixo vídeos de dois dos jogadores que sugeri:

Xeka (médio-centro):

Jonathan Toro (segundo avançado):

Do Guedes e do Rui Gomes não encontrei qualquer vídeo.

GR: Guilherme Oliveira, Vladimir Stojković;
DD: Mama Baldé, Riquicho/Bruno Paz;
DE: Mica Pinto, Empis;
DC: Domingos Duarte, Ivanildo, Guilherme Ramos, Tomas Rukas;
MD: Bruno Paz, Bubacar Djaló;
MC: Francisco Geraldes, Amânsio Canhembe, Pedro Ferreira;
#10: Rafael Barbosa, Francisco Sousa;
EXT: Contratação, Contratação/Podence, Elói, Gil Santos, Jefferson Encada;
AV: Ponde;
PdL: Ronaldo Tavares, Gabriel Pajé.

Mantinha uma espinha dorsal com Mica, Baldé, Domingos, Geraldes, Ponde e eventualmente o Podence.

Só fazia uma ou duas contratações, depende se houver interesse e alguém pegar no Podence, para extremos. Talvez o Bilel Aouacheria, mas não percebo se ainda é do Covilhã ou da Académica, nunca mais jogou…

Esse Gelson Dala se vier até fica feito. O Ary é que não parece nada de jeito…

Nos centrais também era preferível ter alguém mais experiente em vez do Ivanildo ou Rukas, mas estar a comprar mais centrais agora faz pouco sentido.

25 jogadores… talvez seja curto já que alguns ainda devem jogar na Youth League.

O plantel da equipa B, para mim, dependerá sempre do plantel da equipa principal. Se o plantel principal for curto (mas com qualidade), não me faz confusão que jogadores como o Francisco Geraldes, o Domingos Duarte, o Podence e até mesmo o Chaby continuem na equipa B. Terão sempre algum espaço para ir jogando na equipa principal.

Se o plantel principal for muito extenso, aí acho que se deve dotar a equipa B de alguma experiência, deixando por lá jogadores que nunca terão qualidade para fazer parte do plantel principal e colocando lá outros que tenham qualidade para vir a fazer parte do plantel principal, mas que ainda estão demasiado verdes para se poderem mostrar num nível competitivo superior.

Saídas para patamares competitivos superiores ou equipa A:

Domingos Duarte, Riquicho, Mica, Tobias, Gauld, Geraldes, Chaby, Pondence, Guilherme Oliveira, Sacko

Saídas para empréstimo a outros clubes da II liga ou dispensas:

Betinho, Drame, Eloi, Kikas, Zezinho, Fokobo, King

Plantel:

Guarda-redes:

Pedro Silva, Stoijkovic

Defesa direito:

Mama Balde, Jorge Silva

Defesa esquerdo:

Pedro Empis, Ruben Ribeiro

Defesa central:

Ivanildo, Guilherme Ramos, Rukas, Abdu Conté

Médios centro e extremos:

Bubacar Djalo, Pedro Ferreira, Bruno Paz, Fabinho, Rafinha Barbosa, Francisco Sousa, Amâncio Canhembe, Bruno Fernandes, Gabriel Paje, Gil Santos

Avançados:

Ponde, Ronaldo Tavares

Contratações:

Um central
Um ou dois extremos
Um avançado

Precisariam de ser 3 boas aquisições, de 3 jogadores jovens mas com potencial para chegar à equipa A e para dar outra qualidade à equipa.

Portanto, ninguém está a contar que o Sporting venha a receber um atleta chinês via Ledman. Não seremos um dos 10 clubes de topo da 2ª liga?

Podemos ser nós a escolhê-los? É que, se sim, pode-se ir buscar o Zihao (DE), que já cá esteve, ou mesmo o Zhang Lingfeng, que, apesar de não jogar nos júniores, me parece ter qualidade/potencial.

Bom tópico e concordo com a maioria das opiniões do Gonçalo… Só acho que começa a divergir da realidade desde a sua base de raciocínio porque não acredito que o 4-3-3 não continue a ser o sistema base da equipa na próxima época.

Para todos os efeitos, a equipa B é uma fase de formação e já sabemos que é nessa táctica que o Sporting forma os seus jogadores. E com resultados, pelo que se tem visto. Independentemente disso, não vejo problemas em colocar a equipa a jogar em 4-4-2 em alguns jogos e em determinados momentos mas estou perfeitamente convicto que a época será preparada para um 4-3-3.

O mais importante neste momento, o passo zero da preparação, é definir quais os jogadores da equipa B que são para sair e quais os Sub19 que serão promovidos a esta equipa.

E eu vejo, mais uma vez, muita gente para sair da equipa B. E só espero que seja possível evitar o problema das duas últimas épocas, em que tivemos que andar cheios de entulho até Janeiro para conseguir limpar. É fundamental para nós conseguirmos colocar mais excendentários logo no Verão, no início das épocas.

Entre os jogadores mais promissores do plantel desta época, sinalizo Francisco Geraldes, Ryan Gauld, Filipe Chaby e Daniel Podence como os elementos que têm obrigatoriamente de sair para a Liga. Não me importaria nada de os colocar aos pares, como fizemos este ano no Moreirense.

Domingos Duarte, para mim, ficaria mais uma época e iria assumir-se como o patrão da defesa, seria indiscutível. Não acho que seja mau para ele ficar mais um ano a liderar esta defesa mas também não me iria opor a uma saída por empréstimo se algum clube da Liga quisesse mesmo apostar nele.

Mauro Riquicho virá de uma lesão complicada, estava bem antes da mesma mas perdeu quase toda a época. Veremos o estado físico em que se apresenta mas, estando bem, seria claramente para fazer aqui mais uma época a titular. Pedro Silva, Tomas Rukas, Ivanildo Fernandes e Fábio Martins teriam direito para mim a estar entre as principais opções do plantel desta equipa em 2016/17. Jogadores como Mama Baldé, Rúben Ribeiro e Luis Elói parecem-me curtos para o contexto da equipa principal mas não desdenharia a sua continuidade como opções para a equipa B.

Quanto a saídas em definitivo… Enfim, várias como habitual. Com Pedro Silva a tempo inteiro na equipa B da próxima época, entre Stojkovic e Guilherme faria sentido alguém sair. Seejou King termina contrato e pela sua infelicidade, tem a saída como única opção (o que não implica que o Sporting não possa e não deva prestar-lhe os cuidados médicos que necessitar até se restabelecer). Dramé, Fokobo, Zezinho e Kikas (a quem reconheço utilidade nesta equipa e não acho que seja coincidência a melhoria dos resultados e exibições depois da sua entrada) seriam para sair em definitivo, se possível. Há também a natural saída de Betinho, que não nos pertence. Jorge Silva é uma incógnita para mim mas a sua escassa utilização e ter sido preterido em detrimento da adaptação de um avançado a lateral não é um bom augúrio, pelo que não vejo problemas em que saia em definitivo também.

Começar já com uma mudança de treinador e a dispensa de jogadores como Fokobo, Zezinho, Ruben Ribeiro etc. e com a saída de jogadores como Gauld, Geraldes, Podence, Domingos Duarte, Chaby etc de modo a aumentar-lhes o patamar competitivo (já nada estão a fazer na B)
Até nem me importo que sejam emprestados tipo JM e Iuri, se isso significar um aumento do seu estatuto e portanto maiores probabilidades de ingressarem na equipa A

GR: Pedro Silva, Guilherme Oliveira
DC: Ivanildo, Rukas, Guilherme Ramos, Gonçalo Vieira (J)
DD: Riquicho, Bruno Paz, Luís Elói
DE: Empis, João Mendes/José Gomes (Braga)
MD: Pedro Ferreira, Djaló
MC: Rafael Barbosa, Fábio Martins/Alberto Picchi (Empoli)
ED: Matheus Pereira (Corinthians),
EE: Gil Dias (Mónaco), Jovane Cabral (J)
SA: Ponde, Gil Santos (J)
PL: Ronaldo Tavares, Rubio Toro (Gil Vicente)/Bruno Fernandes

A negrito as contratações.
Com uma barra significa um ou o outro.
Sistema parecido ao da A, com o extremo do lado direito a ser mais um médio ala, como o João Mário, que um extremo.

O Gelson e o Ary Papel devem ter inicialmente presença marcada na equipa B, o irmão do Alan Ruiz também deve ser inserido no plantel.

Quero lá saber do irmão do Ruiz, aliás, se tiver mais do que 200 minutos na equipa B é um escandalo, não faz absolutamente sentido nenhum.
Os angolanos tenho ideia que só chegam no inverno… Mas ainda assim tem ali o lugar, em extremo direito para o Papel e no Lugar do Bruno Fernandes para o Gelson

Eu não faria tanta contratação… Acho que poderemos e deveremos contratar de uma forma muito específica, ou seja, um avançado com potencial para ser trabalhado e lançado a médio prazo. Se encontrarmos isso no mercado a um preço razoável, deveremos avançar.

De resto, prefiro que os recursos sejam canalizados para a equipa principal e para as renovações de jogadores que já cá estão e que interessarão manter.

Seria interessante saber quantos jogadores dos actuais Sub19 subirão à equipa B. De momento, apenas Pedro Silva e Bubacar Djaló estarão garantidos, creio.

Já eu acho que a parte mais débil é mesmo a de extremo… E era aí que investia mais forte, até porque na minha opinião mais vale comprar gajos agora com 18 e 19 anos baratos que depois querer contratar e ter de gastar 5,6 e 9Milhões neles… O Gil Dias e o Matheus Pereira são gajos mesmo muito talentosos. O Matheus está já a ser seguido pela Juventus e o Gil também foi seguido por muitos colossos acabando por ir parar ao Mónaco numa manobra Jorge Mendes. Acho que não estão muito caros e poderão render muito daqui a uns anos, tanto desportiva como financeiramente.
O Rubio Toro mostrou muito potencial o ano passado, penso que seria um aposta mesmo muito interessante e o Gil Santos é dos melhores avançados do campeonato de júniores, que está a jogar como extremo mas que penso que é no meio que mais pode render. Pá, queres avançados jovens muito bons? Também se arranjam mas são muito caros e duvido que quisessem vir para cá, tipo o Thierry Ambrose por exemplo

[member=22933]GonçaloC, acho que a ideia deles é trazer malta sem experiência europeia, directamente das escolas de futebol na China (que aprecem cogumelos por lá) e assim terem outra evolução.

Para a equipa B espero um ano mais tranquilo…mais a pensar no futuro e nao em andar a dar jogo a excedentes da A…quando muito…dar algum ritmo a um ou outro jogador da A…

Percebo o que dizes da posição de extremo. Mas qualquer um desses jogadores nos iria sair caro no próximo verão, não tenho dúvidas disso.

E, se fores a ver, extremos a explodir já nós temos vários… Com características diferentes, eu sei, mas Carlos Mané, Gelson Martins, Iuri Medeiros, Matheus Pereira, Daniel Podence… Mesmo que alguns contem para outras posições, mesmo que outros façam parte do presente… Não deixam de ser extremos que ainda não atingiram o seu topo e que estão nos nossos quadros para ser potenciados.

Temos muito mais dificuldades na posição 9, historicamente e a médio prazo. Spalvis não contará para a equipa B, imagino. Por isso preferia que se investisse num avançado jovem para ser trabalhado nos B. E apenas se fosse possível encontrar um a preços apelativos.

Desde que deixe de ver Fokobos, Zezinhos, Dramés, Rubens Ribeiros, Labyads, Salomões, Sackos e assim por lá já não é mau

Também percebo o teu ponto de vista, mas ainda assim experimentava a contratação destes dois… Vejo-lhes mesmo muito potencial… Mais que ao Mané, por exemplo, que acho que deveria ser vendido este verão