Lanço um tópico com a preparação da próxima época desportiva da equipa B de futebol do Sporting. Gostava que, para o ano, a equipa jogasse mais em ataque continuado e menos em contra-ataque. Seria também interessante se se aproximasse do modelo táctico da equipa principal, o 4x4x2 de Jesus, com laterais a dar profundidade nas alas e extremos a desequilibrarem nos espaços interiores.
Sugiro um plantel para este conjunto, na próxima temporada:
GR - Pedro Silva / Guilherme Oliveira
Para a baliza, voltava a apostar, este ano, no jovem Pedro Silva para a Equipa B (que na fase final da temporada desceu à equipa de júniores). Embora ainda tenha várias falhas, tem boas potencialidades físicas e técnicas e precisa de experiência de jogo para se fazer jogador. Como alternativa apostaria no internacional sub-20 português Guilherme Oliveira, que me parece bastante superior ao Vladimir Stojkovic. Só escolhia dois guarda-redes porque, nos júniores, teria dois com bastante potencial: Tomás Foles e Luís Maximiano.
DD - Mauro Riquicho / M. Baldé (J. Silva)
Para titular, apostaria no Mauro Riquicho, porque não será fácil ter muitos clubes na I Liga dispostos a apostar nele para titular, depois da longa lesão pela qual passou esta temporada. Assim, voltar a competir na Equipa B, onde terá a confiança do treinador, parece-me o indicado. Para alternativa apostaria no internacional sub-20 português Jorge Silva. Não me parece uma grande solução, mas para alternativa serve. Outra opção é o Mama Baldé.
DC - Guilherme Ramos / Tomas Rukas
Para centrais do lado direito da defesa, manteria o Tomás Rukas, que chegou no passado mercado de Janeiro e que merece tempo para evoluir e mostrar qualidades. Para suprimir o lugar do capitão Domingos Duarte, que me parece que já está preparado para jogar na I Liga, promovia o Guilherme Ramos da equipa de júniores, outro central destro, forte fisicamente, razoável tecnicamente, com bom tempo de corte e fortíssimo no jogo aéreo, tanto defensivo como ofensivo.
DC - Ivanildo Fernandes, G. Vieira (jun)
Para o lado esquerdo do centro do eixo defensivo teria apenas um jogador “full-time”, já que, na equipa de júniores, estaria um defesa preparado para subir a qualquer altura, tal é a qualidade que tem: Gonçalo Vieira. Esse jogador seria, provavelmente, o internacional sub-20 português, Ivanildo Fernandes. Não sou grande fã dele e preferia outros centrais canhotos que passaram pela nossa formação (Tiago Duque e Hugo Meira, por exemplo), mas o Ivanildo é aposta da estrutura, provavelmente pelo enorme poder físico que tem, e renovou recentemente com o clube. A ser aposta é agora, que irá para a sua segunda época de sénior.
DE - Pedro Empis / Rúben Ribeiro
No lado esquerdo da defesa a grande aposta tem de ser o Pedro Empis, o lateral-esquerdo mais promissor que vejo no Sporting, nos últimos anos. O internacional sub-19 português é um lateral moderno, com grande qualidade técnica, capacidade de drible, passe, cruzamento e transporte de bola. Se fizer uma grande época até pode ter a expectativa de ir ao Europeu Sub-21 do próximo ano, em minha opinião. Como alternativa, o Rúben Ribeiro, que tem sido este ano dono da lateral-esquerda da Equipa B e que é um suplente com alguma qualidade.
MD - Pedro Ferreira / Bubacar Djaló
A médio-defensivo, o “menino bonito” da estrutura e do treinador da Equipa B, João de Deus, parece-me ser Bubacar Djaló, também (creio) pelas características físicas que tem, tal como Ivanildo. Ainda que tenha algumas dúvidas que tenha potencial para chegar aos AA, faz sentido promovê-lo à B. Para concorrer com ele promovia também o Pedro Ferreira, esse sim, um médio-defensivo que me enche as medidas: forte fisicamente e com bastante maior qualidade de passe e organização de jogo ofensivo.
MC - Fábio Martins / Xeka
Para médio-centro, fazendo uma espécie de duplo pivot com o trinco (num duo parecido ao dos AA, William/Adrien), optaria pela aposta no Fábio Martins, outro produto da formação do Sporting. Em minha opinião é um médio completo, o que o torna adequado para a função de médio-centro de um 4x4x2. Para alternativa, contrataria o Xeka ao Sporting da Covilhã, um médio de que gosto bastante de ver jogar, forte fisicamente, elegante, com qualidade técnica e classe a marcar o ritmo do jogo.
ED - Rafael Barbosa / Bruno Fernandes (A. Canhembe)
No lado direito, tal como na equipa principal, apostaria num jogador de equilíbrio, que ajudasse na ligação entre médios e jogadores mais criativos da frente. Apostaria no Rafael Barbosa, como falso extremo interior, dando apoio defensivo e dando qualidade ofensiva, na temporização, a pausar e pautar o jogo e a tabelar com os colegas. Para alternativa, promoveria o Bruno Fernandes dos júniores, jogador de quem estava a gostar, até se ter lesionado com alguma gravidade. Em alternativa temos o Canhembe, que chegou aos sub-19 em janeiro.
EE - Rui Gomes / Luis Elói
Perdendo Podence e Chaby, em minha opinião, faz sentido contratar um extremo desequilibrador, já que apenas Luis Elói é insuficiente. Gostaria de contratar o jovem Rui Gomes, júnior do Vitória de Guimarães que, contudo, já fez 3 jogos pela Equipa B dos vimaranenses, esta temporada. Canhoto e com grande qualidade técnica e criatividade, é um dos extremos promissores que o Vitória tem (o outro é Hélder Ferreira) e viria colmatar uma lacuna nos jovens extremos do Sporting, já que essa é uma das posições com menor qualidade (e potencial) da nossa equipa de júniores. Para concorrente mantinha o Luis Elói, que chegará à sua segunda época de sénior, e que me parece um jogador que, não tendo potencial para chegar aos AA, tem alguma qualidade e pode ser útil.
AV - Cristian Ponde / Jonathan R. Toro
Na posição de segundo avançado, a minha aposta recairia em Cristian Ponde, um avançado que poderia beneficiar bastante de um modelo onde jogasse em dupla (ou em cunha) na frente. Tem qualidade técnica, ainda é relativamente jovem mas está na altura de se afirmar, pelo que lhe daria essa oportunidade. Como concorrente apostaria em Jonathan Rubio Toro, jovem avançado do Gil-Vicente que, na época passada, foi um dos grandes goleadores do Campeonato Nacional de júniores, mostrando grandes qualidades técnicas, alguma velocidade e muita criatividade e inteligência.
PL - Alexandre Guedes / Ronaldo Tavares
Como ponta-de-lança, resgataria novamente o Alexandre Guedes, avançado que esteve presente, no verão passado, no Europeu Sub-19, há dois anos, onde marcou 3 golos. Formado no Sporting, saiu para o Reus no final do seu percurso como júnior e esta temporada leva 10 golos no Desportivo das Aves, também da II Liga. Tem poder físico, segura bem a bola, tem bom jogo aéreo e razoáveis qualidades técnicas. Como alternativa, promovia o Ronaldo Tavares, goleador da equipa de júniores, que tem um grande potencial físico mas ainda um longo caminho de evolução pela frente, no que toca à relação com a bola e qualidade no jogo de pés.