Preparação época desportiva 2017-2018

Boas!!! Para mim a época 17/18 já devia e já deve estar a ser desenhada…e acho eu, que só deviam ser feitas 3 ou no máximo 4 contratações, mas verdadeiramente contratações, gajos que custam dinheiro, que têm um bom salário mas que rendem desportivamente, sim, primeiramente desportivamente e, depois, financeiramente, pois sem a primeira acredito que a segunda nunca teremos a não ser um tipo Gelson…mas é só UM, quando nós fabricamos vários (podence, geraldes, matheus)…assim, para mim 17/18 devia ser:
GR - Rui ; Beto
DD - Schelotto + Contratação
DE - (Jefferson motivado - ou vendido) + Jonathan (+) Contratação
DC - Paulo ; Semedo ; André ; (Coates) + Contratação
MD - William + Palhinha ; Paulista*
BOX - Adrien + Geraldes + *
ED - Gelson + Iuri
EE - Bryan + Matheus
SA - Alan + Podence + Bruno
PL - Dost + Splavis + Contratação#

*Paulista - em caso de ser emprestado ou vendido, contratarem um Box to Box (MD+MC+MO) pois eu vejo mais o Geraldes como Box (MC+MO)
PL# - Um estilo SLI ( eu não consigo imaginar o que estava a ser esta época com uma dupla Sli/Dost - Uma carraça goleadora/Goleador nato); treino e mais treino e tínhamos das melhores duplas da europa. Um estilo SLI com as mesmas características, avançado Móvel, Carraça que não desiste de nenhuma, que Desgasta, mas que depois aparece sempre lá para Finalizar…é dificil de encontrar!? Acredito! Dá trabalho!? Dá! E deve custar dinheiro!? Deve! Mas temos scouting para isso!? Temos, e já nos demonstrou isso com o próprio SLI, verde na altura, é verdade, mas que se tornou no que foi…
Acredito que este ano não se repita nos próximos tempos (todos nós sabemos que no papel tudo parece um lindo dia de praia com céu limpo e um grande sol, mas na realidade, na prática, aparece-nos um dia como o de hoje, cinzento e cheio de chuva, como foi este ano com jogadorzitos contratados, e alguns nomes a não conseguirem camuflar o cansaço de alguns, refiro-me a Adrien e William os pulmões da equipa, ou a substituir quem saiu JM e SLI.
Um abraço para todos

GR: Rui Patrício, Beto, Azbe Jug
DC: Coates, P. Oliveira, R. Semedo, André Pinto (Se alguém sair integra-se Domingos Duarte)
DE: Contratação, Jonathan Silva (Se mostrar qualidade suficiente para ficar no plantel, senão contratasse alguém)
DD: Contratação, Riquicho
MD: Palhinha, Contratação (Estou a contar com a saída do William)
MC: F. Geraldes, R. Gauld, F. Chaby (Estou a contar com a saída do Adrien)
EX: Gelson, Iuri Medeiros, Matheus Pereira, Bryan Ruiz, Bruno César (Se aparecer uma boa proposta, vende-se o Bryan e contratasse alguém)
SA: Podence, Alan Ruiz
PL: Bas Dost, Spalvis, Contratação

Concordo contigo Lukept, acho é que isso só devia acontecer na época seguinte, pois assim, por exemplo, já Palhinha e Geraldes teriam uma época inteira, mais esta metade de rodagem com William e Adrien…

Esqueçam mas é os joguinhos do compôr o futuro plantel.

Foquem-se no que é preciso para o departamento de futebol e para que as decisões, sejam elas quais forem, tenham uma percentagem de acerto bem maior (olha já me dava por contente que tivessem o mesmo acerto que a maioria dos que sabem alguma coisa de futebol daqui do forum têm,… o que só por si diz tudo do nível actual).

Até lá, só por mero acaso é que poderemos vir a ter um plantel de jeito, é como jogar aos dados e sair sempre o 6. Pode acontecer, mas a lógica e a experiência demonstram que não vai acontecer. E não vale a pena fazer aqui uma lista das contratações/decisões que foram ao lado:

• no ultimo ano
  • que são iguais, em proporção, às que foram ao lado desde que o BdC está ao comando
  • que são iguais em proporção ao que se passa no clube nos últimos 10 anos.

Este é o problema de fundo. O resto, o que vocês discutem aqui, é um sub-produto. Um derivado desse primeiro.

:inde:

Enfim. Eu teria achado interessante que neste tópico: http://www.forumscp.com/index.php?topic=67943.0

Me tivessem contra argumentado relativamente que está escrito. Neste momento dá de facto para tudo.

E não me parece que contradiga o que referes neste teu, muito interessante, post. Concordo globalmente com o que dizes. Muitissimo foi feito. Em quase todas as vertentes. E ainda mais evidente em termos comparativos com anteriores direcções, também porque vínhamos dum autêntico buraco, quase sem fundo, em que fomos mergulhando paulatinamente após o último título. Onde a incompetência existia a níveis espero que jamais se repetirão.

Melhorou-se principalmente graças ao excelente aproveitamento dos jogadores formados na academia, à excelência do primeiro ano do Jardim que soube criar a espinha dorsal da equipa, e do primeiro ano do JJ, que a soube elevar a outro patamar. Mas tudo aquilo que foi contratado, salvo rarissimas excepções (Slim, Montero…), teve tudo uma taxa de aproveitamento ridiculamente baixa. Onde fomos equilibrando contas foi graças à venda de ativos com a prata da casa: Dier, Cedric, Ilori, Bruma, Joao Mario. Dos comprados externamente só o Slim nos deu bom dinheiro.

A realidade é esta: melhoramos muito no capítulo da valorização de ativos (bons treinadores, especialmente JJ mas também Jardim) e demonstramos excelente capacidade negocial na venda, fazendo mais valias excelentes, principalmente sabendo da nossa relação com os lideres de mercado da agenciação… e demonstramos excelente capacidade negocial nalguns casos mais bicudos (Bruma, Ilori…). O problema ainda por resolver, e muito sério, e esse sim que dpeende exclusivamente do “departamento de futebol”, está do lado do recrutamento e da gestão do plantel (sem excluir a gestão psicológica).

No campo das contratações/aquisições de jogadores para os A, continuamos na mesma sina.
No campo da gestão de ativos pelos clubes da 1a liga, continuamos igual.
No campo da influência dos agentes desportivos, CS, etc, continuamos igual.
No campo do recrutamento interno, continuamos muito parecidos.

E o continuar igual, quer só dizer, continuamos muito “amadores”, na minha opinião. E enquanto formos amadores nessa importante faceta, por muito bem que valorizemos (JJ), por muito bem que vendamos (BdC), se não sabemos comprar bem (quem??), se não soubermos influenciar bem (quem??)… então estamos a dificultar e de que maneira o eixo principal, que não é valorizar ou vender, mas sim pelo caminho ter sucesso desportivo.

Umas notas.

A gestão desportiva não é a mesma coisa que a gestão das contratações.

Não posso aceitar de bom tom que me digam que os 3 anos anteriores essa gestão desportiva foram um fracasso, quando os resultados/evolução do futebol do clube é absolutamente factual e nos permitiram à data de Maio 2016, estar colado aos rivais quando o fosso era abismal e isto com meios completamente diferentes.

Aliás e acrescento, acho tal ideia de uma injustiça profunda e atroz, demonstrando desrespeito por um trabalho de sapa onde a sobrevivência e sustentabilidade do clube eram a primeira prioridade, sem que tal impedisse que o futebol desse passos em frente, ano após ano.

Até mesmo nas contratações, tema do dia e após esta época e não me canso de o dizer, há 6 meses tão elogiadas na globalidade, não faz qualquer sentido meter tudo no mesmo saco. Nos resultados desportivos e financeiros dessas contratações, há um mundo de diferença para o outcome deste ano, comparado com o do ano passado, bem como o deste ano, para o de 2013.

Quase tudo em qualquer tópico deriva da opinião que cada um tem sobre as coisas. Logo, é quase sempre lançar dados e esperar que saia o número que se quer. São exercícios especulativos e debates sobre ideias.

Se alguém acha que por publicar um nome ele será contratado, vive num mundo de fantasia. Se alguém acha que por publicar um número que constitui o plantel ele será cumprido, vive nesse mundo de fantasia (ou noutro, mas é fantasia à mesma). Se alguém acha que é por discutir o departamento de futebol que as mudanças ocorrem, continua na fantasia. As ideias debatem-se e talvez cheguem a algum lado. Talvez alguém ande com tempo de ler uns fóruns e tal. Mas as ideias num fórum debatem-se porque as pessoas querem debater. E debatem.

Há anos que se debate aqui o estado da prospecção, do baixo rendimento de contratações, do facto que (queira-se ou não), seja em época de vacas magras, sejam essas vacas mais redondas, quem nos safa são os da casa, etc. Isso já é debatido há muito tempo. Há anos que se fala de outros factores, como a relação com agentes e fundos, o investimento ou poupança, etc.

Há coisas que se podem mudar em horas e deveriam ser mudadas. Não são e cada sócio deverá avaliar isso. Há outras que não. E a esmagadora maioria das sugestões daqui para a melhoria pecam por falta de informação. Há outras que são vincadamente apostas de quem manda e continuarão a sê-lo. Há até rumos que estão contra o que foi escrito no programa eleitoral porque o rumo foi avaliado, comparado, revisto e alterado.

[member=9277]Ravanelli, como sempre, na mouche.

Pois eu continuo ABSOLUTAMENTE convencido que a abordagem do SCP deveria ser SEMPRE a de comprar MUITO POUCO e MUITO BOM. Mesmo que isso significasse ficar com uma ou outra posição um bocado destapada.

Ninguém pode adivinhar 100% o rendimento de um jogador é verdade, mas uma coisa é comprar “um Petrovic” ou “um Rosell” e outra completamente diferente é comprar “um Teo Gutierrez” ou “um Bas Dost”. E não me digam que não se consegue perceber a diferença, porque eu não acredito nisso.

Pois eu prefiro contratar 2 “Bas Dosts ou Teos Gutierrez” e deixar 2 ou 3 posições mais destapadas (a colmatar com jogadores da formação por exemplo) a contratar 6 “Roseis” ou 6 “Petrovics”.

E depois há posições CRUCIAIS. O grande Lobanovski, a raposa do gelo, uma vez disse que para se construir uma grande equipa tem de se ter uma grande espinha dorsal. E eu concordo em absoluto! Posições CRUCIAS; Baliza, centro da defesa, centro do meio-campo e quem faz GOLOS. Depois disto assegurado, vai-se compondo o resto dos membros do corpo.

Espero que este ano, tenha sido uma lição para todos. :arrow:

O nosso Nani está num clube que para o ano nem à Europa deve ir (e vamos lá ver se não desce). O empréstimo do Campbell acaba no Verão, e não via com maus olhos uma eventual saída do Bryan (se desse para ganhar dinheiro com alguma chinesisse, melhor).
Nani, conosco, tinha novamente a possibilidade de lutar por títulos, já não vai para novo, e sem dúvida que se sente em casa por aqui, pelo que acho que é alcançável um acordo salarial dentro das nossas capacidades.

Apesar da qualidade inegável do Nani, não vejo onde o possamos encaixar na equipa, o Nani é jogador para 4x3x3. Na ala ia sentir dificuldades, não ia ter de certeza a magia que o Gelson tem, a SA não tem as habilitações para poder desempenhar esse papel.

A vir o Nani, só acho que vinha aumentar a folha salarial, e vinha aumentá-la bastante. Preferia alguém jovem que nos fizesse ter lucro no futuro.

Realmente que chatice, onde é que iamos encaixar um jogador com a qualidade do Nani num 4x4x2.

Creio que o Jesus também ficaria super incomodado por lhe darem um Nani e ele ter de pensar em todos os jogos porque raio não tinha um 2º avançado de nível mundial como tinha um extremo, ou vice versa.

Sim, concirdo, esse é para mim também o grande contra.
Mas ele na seleção não se deu mal com o 442 no Europeu a jogar como S.A.

Neste momento, e tendo em conta o regresso do Medeiros:

PL: Bas Dost, Castaignos
2AV: Alan Ruiz, Podence, André
EE: Bryan Ruiz, Medeiros
ED: Gelson, Geraldes
MO: Adrien, Gauld
MD: William, Palhinha
LE: Jefferson, Zeegelaar
DE: Semedo, Douglas, Pinto
DD: Coates, Oliveira
LD: Schelotto, Geraldes
GK: Patrício, Beto, Jug
polivalentes: Bruno César, Esgaio

Agora, resta saber se:

Castagnos e André se ficam ou saiem, conforme a avaliação nos próximos meses. IMO, mesmo se Castagnos ficasse (e André não) ia buscar alguém para 2AV / PL. Estão a falar do Nani, é uma ideia.
Campbell se é possível comprar a um bom preço ou não. De qualquer das formas, ficava com os três. O BRuiz está a ficar velhote e não aguenta jogos em cima de jogos, MAS continua a ser um jogador extremamente competente tacticamente. Não quero que se vá embora, gosto muito dele.

Medeiros é daqueles extremos que joga à esquerda ou à direita, a qualidade é quase igual seja de um lado ou outro. Já Geraldes pode jogar a 8 ou do lado direito, enquanto que Gauld pode jogar a 8 ou do lado esquerdo, e Podence pode jogar do lado direito ou a segundo avançado. Estes quatro são muito jeitosos, combinando com Gelson e um bom 8 e(se Adrien ficar, será ele), ficamos com uma data de boas opções para diferentes posições. Lembrar que o Bruno César também faz o centro e o lado esquerdo todo, de lateral a segundo avançado.

William ficar não será preciso comprar um 6, mas se for embora vai ter de ser. Mas o Palhinha é um bom projecto.

Na defesa, parece-me óbvio que quem vai de vela é o Douglas, e o Pinto vem para o lugar dele. Oxalá que seja um sentimento correcto. Vamos ficar com um lote interessante de jogadores para a defesa.

Os laterais… pois, não sei.

Nos guarda-redes estamos bem, não mexer por favor. :arrow:

“Vamos ficar com um lote interessante de jogadores para a defesa.”

Como assim?

Coates e Paulo Oliveira para jogar do lado direito. E Ruben Semedo e André Pinto para jogarem do lado esquerdo. Concordo que é um lote interessante para o centro da defesa.

Peço desculpa, estava a incluir os laterais também.

De qualquer das formas não acho assim tão interessante. Não acho o André Pinto nada por aí além e o resto mantém-se igual. (espero a saída do Douglas anyways).

Mesmo contado que o André Pinto não será uma mais valia, gosto muito dos outros três. E só tenho pena que tanto o Coates como o Paulo Oliveira se sintam mais confortáveis a jogar pela direito, porque senão acho que podiam dar uma dupla bastante interessante.