Preparação Época 2024/2025

Gonçalo Inácio, Diomandé, Eduardo Quaresma e Debast.

EDIT: Só depois reparei que o @jperafita tinha respondido.

Percebo onde quer chegar, mas o problema do Porto e do United foi mesmo irem ao sabor dos treinadores e não haver uma linha condutora com uma visão mais a longo prazo.

O problema do United não está no facto de o Amorim não ter os jogadores que ele quer, está no facto de ter gastado muito dinheiro para satisfazer as vontades dos treinadores, sem uma estrutura que impusesse o critério necessário. O do Porto idem.

O problema do Porto e do United e que deixaram treinadores escolher os jogadores a dedo. A verdade e que uma equipa de scouting e o diretor desportivo vêm muito mais futebol do que o treinador em 90% dos casos.

Outra coisa é contratar jogadores que se adequem ao sistema do treinador. Provavelmente vamos contratar um lateral direito para jogar numa linha a 4 como o Rui Borges gosta, mas nao vai ser ele a dizer quem é que quer. No maximo apresentam-lhe uma lista de 2 ou 3 e ele escolhe daí. É um caso diferente

um aspeto que ajuda muito a essa conjugação de equipas e setores scouting/direção desportiva/ equipa técnica é ter uma filosofia e uma ideia de jogo clara, que seja facilmente explicada, interna e externamente, e observável, no campo.
treinadores pragmáticos e excessivamente flexíveis dificilmente vão conseguir essa ponto rebuçado entre modelo e recrutamento porque simplesmente não se sabe bem a intenção e, portanto, qual o perfil otimizado para a necessidade.

Concordo em absoluto contigo, o que não deve acontecer, como está aí escrito em algumas mensagens(não tuas), que o Scouting e o diretor desportivo é que devem escolher a táctica e os jogadores.

Se não houver confiança no treinador para definir a táctica, o perfil dos jogadores e depois escolher entre as opções do Scouting. Então é despedir o treinador

Continuamos interessados no Vaginas?

Já temos um DD mais forte a defender do que a atacar.
Queremos outro?
É que este grego não quer nada de nada com o golo.
Mas é que é zerinho mesmo nisso…

Pensei que queríamos um DD com capacidade ofensiva.

Posso ter muito azar no que vi dele, mas pareceu-me sempre alguem muito mais forte a atacar que a defender. Progride com bola, tem 1x1 e cruza bem

Mas nas suas stats como sénior, golos e assistências na entusiasmante liga grega, nem vê-las…
Vai fazer no SCP o que nunca fez no Pana? Duvido.
Conto com a ajuda do Presi Grego para não fazer acontecer!

Em relação ao lateral direito, esperava ate ao fim da epoca para ver o que a Juve queria fazer com o Alberto. Em relação ao Vagiannidis, parece-me ser na mesma linha que o Bah e o Joao Mario. Melhor que o Fresneda, ia render por ca mas dava jeito ter melhor

Quantos casos tens de jogadores que renderam muito mais no clube A do que no clube B? Interessa mais ele mostrar a qualidade do que as estatistica em si

Eu gostava de ver essas provas todas do Quaresma numa dupla de centrais. Nunca vi (em seniores). O que vi, é ao contrário.

Prefiro arriscar em gajos que renderam muito no clube A e vierem para cá tentar fazer o mesmo ou melhor do que tentar descobrir as exceções do contrário.
A gestão deve ser feita tendo como prática apostar no que é normal correr bem e não em acertar em coisas mais improváveis.

Haver exemplos de jogadores que correram mal noutros sitios e depois correram bem cá vale ZERO para mim. E sinceramente, não estou a ver assim muitos exemplos disso. Já do contrário, ui…

Mas OK. Bora lá tentar descobrir o que é mais improvável funcionar.
Fuck logic… Gostamos mesmo de dificultar a nossa própria vida.

Historicamente, que equipas portuguesas que jogam com dois centrais tiveram um quarteto superior? Não me recordo de nenhuma. Portanto, mantenho…

Até se poderia debater isso, contudo seria inteiramente irrelevante. A competitividade a que o Sporting terá de fazer frente também não tem nada a ver com o passado.

De bast,Quaresma e mateus perdem se a jogar com 2 centrais.
Geny extremo é banalissimo

Não consigo ver vantagem qualquer em mudar para defesa a 4…

Não encontro motivos para o Quaresma, não ser um grande Central a jogar numa dupla.

Importante acabar de uma vez por todas com as lesões e estar concentrado a jogar e deixar as suas correrias loucas.
Também é importante que o outro Central seja muito forte no jogo aereo.

Sim, mas o que eu disse foi sobre as estatísticas não sobre a qualidade, lê melhor. Não podemos ficar presos nas estatísticas se não conhecemos o jogador, olhar só para isso engana muito

Debast foi contratado jogando numa defesa a 4, Quaresma já evolui muito desde há 3/4 anos atrás que foi quando o viram a jogar numa defesa a 4 e o Matheus Reis é defesa esquerdo, não é central, tem pouca propensão ofensiva logo fica melhor como lateral do que ala (não sendo ainda assim suficiente para titular por ex)

Geny concordo que para extremo é mais limitado, no entanto, na nova tática terás sempre o apoio do n10 (Pote) e do lateral a subir, pode manter a mesma “dinâmica” ofensiva que tem

A competitividade está assegurada quando estamos a falar de uma equipa que conta com Diomandé, Gonçalo Inácio e Debast + Quaresma.
Repito: isto partindo do pressuposto que o Sporting CP jogará num esquema de 2 centrais.
Mas confesso que também não consigo perceber a desconfiança para com o Quaresma num sistema de 2 centrais e a inexistência dessa mesma desconfiança para com os demais colegas. É que a experiência dos demais é nas respectivas selecções e pouco mais.

Encontraste logo a seguir dois. :grin:

Eu não disse que desconfio apenas do Quaresma. Já houve a oportunidade de ver todos em dupla e fora seleções. De todos, o que me coloca mais dúvidas é o Quaresma. Mais coisas a corrigir.

O que eu não percebo são as certezas quando as evidências não são grande coisa (e não apenas nele).