Preparação Época 2024/2025

É difícil enquanto adepto preparar aquilo que é o 25/26 quando ainda deverão existir dúvidas acerca de quem será o treinador na próxima temporada. Confiando na conquista do campeonato, estou em crer que será o RB. O Sporting CP continua a ter as mesmas carências que tinha no mercado de Inverno: 1) lateral direito; 2) médio centro; 3) extremo; 4) PL.

Estou mentalmente preparado para a razia que vamos levar. Até porque o Sporting CP tem em mãos diversos jogadores que podem, eventualmente, sair.

Na baliza vais manter o Rui Silva, mas não sei até que ponto não se vai tentar colocar o Israel e o Callai. Se o Israel sair, faz sentido ir ao mercado buscar um guarda-redes suplente.

Na lateral direita vais ter de ir buscar um lateral-direito decente. O Fresneda deve sair em definitivo. O Esgaio também :raising_hands:.Não sei até que ponto não passará pelo regresso do Travassos.

No centro da defesa vais ter o St. Juste a andar daqui para fora. O Diomandé ou o Inácio sairão. Ficas com um Debast, Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio ou Diomandé. O Matheus Reis compõe o ramalhete. Não sei até que ponto não fará sentido ir buscar mais um central, de preferência, de pé esquerdo.

No meio campo, parece-me que o Morita sairá. O Bragança é uma incógnita. O Essugo deveria regressar. O Hjulmand é duvidoso que o consigamos segurar. Se sair, precisas de ir buscar um médio defensivo. Se não sair, continuas a precisar de ir buscar, pelo menos, um médio centro. Isto, partindo do pressuposto que o Simões contará.

Vamos ter de ir ao mercado buscar um substituto para o Gyokeres. Entre Trincão, Quenda e Pedro Gonçalves, estou em crer que sai pelo menos um. Vai precisar de substituto. O Geny deve manter-se.

Ou seja, não há dúvida nenhuma que o mercado há-de ser movimentado. Mais movimentado será se o Sporting CP B subir à II Liga (o que não acredito).

Existem duvidas de quem será o treinador de parte de quem? Só se for tuas (ou de alguns adeptos), porque não tenho qq duvida que é o RB, quer ganhe ou não o campeonato.

Apesar de concordar, parece que o Callai será o n2, mas idealmente acho que deviam sair os 2 e vir outro mais experiente.

Não acho que o Fresneda sai, acho que ganhou o lugar com o Borges, a não ser que ele não veja o Quaresma como central e aí fica este como o substituto, mas duvido, só deverá sair o Esgaio.
Quanto aos centrais o Matheus vai contar como defesa esquerdo e vem um central - segundo Abola até podem vir 2.

O Bragança para mim não conta, só deve voltar em Fevereiro, portanto não deve ter muitos minutos. Hjulmand deve ficar e parece que temos o Kocho fechado, fazendo com isso 4 médios (+Essugo e Simões), acho que fica a faltar mais uma opção.

Tudo indica que sai o Quenda, espero que não. De qq maneira precisamos de uns 2 extremos/MO.

Acho que é demasiada coisa para conseguirmos ter a estabilidade desejada, mas espero estar errado e conseguirmos fechar vários reforços até a epoca começar

concordando completamente contigo nesse aspeto mesmo assumindo que a continuidade do rui é certa( e eu também acho que é apesar de discordar e achar um erro) a natureza do futebol, do modelo de jogo e o próprio sistema é incerto e desconhecido. é o risco de ter um treinador “flexível” e “adaptável” que para mim é outra maneira de dizer um treinador sem convicções e princípios inegociáveis que definam um caminho claro para todos os intervenientes( adeptos, jogadores e a própria estrutura na preparação de épocas, que é o que se fala neste caso).
quando a mensagem é ganhar hoje e amanhã seja como for torna se um processo que já seria difícil para qualquer organização uma montanha enorme para escalar. e isto é independente da conquista ou não do campeonato

Pouca gente está a dar a importância devida a uma possível saída do Diomande. Temos, obrigatoriamente, no mínimo, de contratar um central com características parecidas. E mesmo assim acho pouco.

Pode ser na senda do Coates. Forte nos duelos aéreos e com espírito de liderança. O “diamante” foi um achado. Não há muitos como ele

1 Curtiu

Parece que as duas lacunas identificadas e não supridas em janeiro (falta de profundidade na frente e na lateral direita) estão a ser corrigidas com as entradas de Alisson e possível entrada de Vagiannidis. Se bem ou mal corrigidas só o tempo dirá.

Parece que todas as restantes entradas para a próxima época serão para responder a eventuais saídas. Kochorashvili por Morita, um central pelo St Juste, um jogador para a esquerda pelo Reis e um ponta de lança pelo Viktor.

Será interessante perceber como se gere a questão da posição 6. Mesmo que fique o Morten, acredito que o Sporting dê oportunidade a Arreiol, Brito e Felicíssimo de se mostrarem na pré-época e, posteriormente, se aparecer uma boa oportunidade negócio, logo se reforça a posição. Acredito que não seja prioridade até pela forma como tem sido gerida a profundidade nessa posição.

Não estou convencido que seja esse o plano. Por enquanto ficas com 4 centrais (muito bons) para aquilo que se prevê vir a ser um Sporting CP numa linha de 4.

A pre epoca deles está a ser feita agora, se não mostrarem o suficiente agora não vão contar para a proxima epoca como alternativas viaveis e terá que vir outro jogador.

1 Curtiu

Alguém já percebeu como é que o Borges quer montar a equipa para a próxima época ou vai ser só contratar por contratar e depois jogam os memos?

Deve jogar com a tatica que tinha no Guimarães e para além disso ele já disse que prefere planteis maiores, portanto é normal termos mais jogadores na proxima epoca

Acho estranho ele já mandar a esse nível

Estranho porquê? Se ele é o treinador…

O treinador deve treinar, não ser diretor desportivo. Tipicamente, o poder dos treinadores só alarga quando já existem resultados e sequência de estabilidade.

Ele tem contrato até ao fim da próxima época e os jogadores tipicamente são contratados a 5 anos.

Normalmente não é assim que funciona, no fim do dia ele é que tem de apresentar resultados. A grande maioria dos treinadores se começares com esse discurso do diretor desportivo, eles nem aceitam o cargo.

Nem por isso, o treinador define a tatica se depois tem input nos jogadores que vêm é outra conversa, mas o resto é com eles. Se fossemos falar de clubes mais pequenos podias ter razão, ou até na equipa B, por exemplo

O RA é o caso maus pratico de que as coisas não funcionam assim.

O Treinador tem de definir um perfil de jogar, e a estrutura apresentar algumas alternativas para depois em conjunto escolherem o alvo a tentar contratar.

Nem todos os jogadores se adaptam a todos os sistemas taticos.
Exemplos: de que serve uma equipa contratar um grande trinco defensivo que não sabe dar um chuto na bola e depois o treinador pretender que esse jogador sejá o principal organizador de jogo?
Ou se contratar um extremo que goste de jogar na linha e depois o treinador pretenda que o extremo caia sempre para o meio.

Obviamente que o treinador não negocia as aquisições, mas tem de ser peça fundamental na escolha dos alvos para se atacar

1 Curtiu

O RA é um caso de um treinador que tinha estabilidade e sequênica a longo prazo, e resultados.

3 meses já passaram e não vejo nem tátic definida, nem estas contratações apontam para algo em concreto.

Para mim uma coisa é procurar um perfil ou ter o poder de veto, que acho normal, outra coisa é definir quantos atletas se vão contratar. Não sei onde é que o Rui Borges tem crédito para poder definir o projeto futebolístico de um grande clube em Portugal.

Se quisereis um exemplo, o Enzo Maresca não manda no facto de o Chelsea ter 40 jogadores com contrato. Por outro lado, o Guardiola tem algum poder para poder escolher alvos, mas ainda assim não sei se tem a autoridade para mudar a linha condutora do Manchester City.

Acho difícil ter muito sucesso com plantéis muito extensos, quando se compete contra orçamentos maiores. Acho que faz mais sentido apostar mais em qualidade e usar a Academia para gerir TdL’s e jogos mais fáceis na Taça, p.ex.

Quem?

Quando contratamos o RB, já sabiamos que iriamos alterar drasticamente o projecto, embora dado as limitações até esteja a apostar no 3.5.2.
Quanto ao tema se pode vetar uma contratação, faz algum sentido. Se o treinador não acredita ou não gosto de um jogador porque o vamos contratar? para comer banco?

Não sei se o RB deu o aval ou se passou por ele a compra do BIEL, mas a realidade é que já passaram 2 meses e tem uma utilização ridicula.

Também tenho sido um pouco critico com o RB, embora tenha de compreender por aquilo que está a passar. Ninguém sonhou nesta fase ter Morita, Bragança, Pote e Simões lesionados.
Sendo que o Morten também falhou alguns jogos por lesão e\ou castigo.
O que não entendo é a escolhe dos Alas, a demora a mexer na equipa em alguns jogos e sinceramente na escolha no Felicissimo e Brito em detrimento do Arreiol ou até do Mendonça (continuo a achar que numa equipa com 5 defesas e um trinco como Debast ou Morten poderia ser opção).

Não ter jogadores “escolhidos”/validados pelo treinador pode originar o que está a acontecer ao Manchester United e ao Porto, não tem jogadores minimamente competentes para jogarem naquele tatica, até podem ter bons centrais mas nenhum deles sabe sair a construir.

Diomande, Inacio, Quaresma e Debast

1 Curtiu