É com pena que vejo o meu rico Arsenal, exactamente na mesma!
Cometem infantilidades na defesa apesar de individualmente terem um excelente conjunto de jogadores (Toure, Gallas, Clichy, Eboué, Senderos). São excelentes jogadores, com uma técnica desenvolvida e apurada e mesmo assim, por vezes metem água. A meu ver, o problema está no trinco e por muito que aprecie o Gilberto Silva e lhe reconheça uma qualidade acima da média, já não tem nem de perto nem de longe a velocidade de outros tempos. Em contra ataques só consegue ganhar bolas através do seu sentido posicional, mas quando apanha pela frente jogadores tecnicamente desenvolvidos é constantemente papado em velocidade, deixando a defesa numa posição perfeitamente vulnerável. E o problema do Wenger reside exactamente aqui, é que criou uma equipa muito bem estruturada ofensivamente, mas não consegue capitalizar as opurtunidades em golos. O ano passado foi a equipa da Premier League que mais tempo jogava nos ultimos 20 metros adversários e mesmo assim ficou a 21 pontos do lider, Manchester United. A falta de eficácia constante, começa a ser um apanágio preocupante para o Arsenal, porque depois numa situação de contra-ataque chegam a perder jogos.
Tem um jogo bonito, vistoso, sexy, virtuoso e jovem mas falta pragmatismo. Pouco ou nada adianta andar ali á volta da baliza, rematar 5 vezes ao poste, sofrerem 7 penaltys não assinalados e apanharem sempre um guarda redes inspirado do outro lado. Se o Henry ainda conseguiu inverter/decidir jogos sozinho, agora não há ninguem! Um meio campo ofensivo jovem e com uma qualidade promissora e passivel de um futuro brilhante (Rosicky, Fabregas, Van Persie, Song, Denilson e Diaby). Falta a este meio campo, uma capacidade de remate de longa distância. Rosicky ainda cheira alguns golos de longe mas os seus remates não são propriamente a sua melhor arma, já Van Persie ainda consegue marcar alguns golos assim mas é pouco. É muito pouco se tivermos em conta a quantidade de minutos que eles jogam nos ultimos 20 metros, é pouco se tivermos em conta que não têm nenhum ponta de lança matador e é um pouco se tivermos em conta que ficaram sem Henry. É um clube que está longe de ser rico, mas com o encaixe financeiro da venda do Henry, poderiam perfeitamente ter aposta nem que seja num verdadeiro ponta de lança, não digo igual porque não existe, mas pelo menos com qualidade para jogar num clube grande. Sim, porque se pensam que o Eduardo da Silva de uma porcaria de um Dinamo de Zagreb, vai colmatar a saida do Henry bem podem esperar sentados.
Ps - O Manchester está com o mesmo problema, não tem pontas de lança! O meio campo pode ter o Melhor Jogador do Mundo e seu Sucessor, mas não podem colocar o Manchester nos ombros do Cristiano Ronaldo todos os dias.