Jogadores altos é quase uma obrigação numa defesa. Geralmente os defesas laterais são jogadores de altura reduzida, mas até nesse posto existe quem prefira atletas altos.
A comparação com o Barcelona não é a melhor. Na sua defensiva, possuem dois atletas com uma altura igual, ou superior a 1,90m, sendo que outros, como o Abidal. Depois, quer Touré, quer Keita, ambos altos, conferem outro tipo de segurança defensiva. O Sporting não tem um único trinco. O Sergio Busquets tem quase 1,90m, também ajuda. E depois no ataque contam com dois atletas bastante altos: Ibrahimovic, com 1,95m e Henry, com 1,88m.
A diferença, é que no Sporting, só o Tonel é alto e nem sequer é muito utilizado. Curiosamente, quando joga, é um dos principais (aliás, é o principal) perigos para as redes adversárias em lances de bola parada.
Outro problema, nem se prende muito com a altura, mas muito não citam: Polga e Caneira, por exemplo, em termos de jogo aéreo, são fracos para a posição que ocupam. E os nossos laterais nem se fala.
O Carriço, com pouco mais de 1,80m, sente igualmente algumas dificuldades, como se pode comprovar ontem, apesar de neste caso a altura ser realmente o problema.
Mas já que se fala no Barça, não deixa de ser curioso que tirando a mega contratação que fizeram (curiosamente também um atleta alto), foi uma viga ucraniana para a defesa.
Dizer que o Barça é uma equipa baixa é um engano. Possuem bastantes jogadores altos. O que fazem é aliar esses atletas com outros mais criativos.
Concordo que o Sporting deveria ter “uma torre”, quer na sua defensiva, quer para o ataque, sem esquecer uma verdadeiro trinco, algo que nos passa ao lado desde Vidigal.