Precisam-se Reforços Altos! - Mito ou realidade?

Em seguimento do que vi ser discutido noutro tópico, crio aqui um espaço dedicado a esta discussão.

Não há dúvida de que o Sporting tem uma equipa recheada de jogadores com 1,70m e que esse poderá ser um dos principais motivos para a falta de segurança nas bolas paradas defensivas e para a falta de sucesso nas bolas paradas ofensivas.

No entanto, a melhor equipa da actualidade, o Barcelona (campeão de Espanha e vencedor da Champions '09) é também ela uma equipa com um meio campo muito baixo, talvez à excepção do Keita.

O que pensam sobre este assunto?

Penso que falta a distinção: ‘‘Querem-se’’ ou ‘‘Precisam-se’’. Ou talvez não…

Jogadores altos é quase uma obrigação numa defesa. Geralmente os defesas laterais são jogadores de altura reduzida, mas até nesse posto existe quem prefira atletas altos.

A comparação com o Barcelona não é a melhor. Na sua defensiva, possuem dois atletas com uma altura igual, ou superior a 1,90m, sendo que outros, como o Abidal. Depois, quer Touré, quer Keita, ambos altos, conferem outro tipo de segurança defensiva. O Sporting não tem um único trinco. O Sergio Busquets tem quase 1,90m, também ajuda. E depois no ataque contam com dois atletas bastante altos: Ibrahimovic, com 1,95m e Henry, com 1,88m.

A diferença, é que no Sporting, só o Tonel é alto e nem sequer é muito utilizado. Curiosamente, quando joga, é um dos principais (aliás, é o principal) perigos para as redes adversárias em lances de bola parada.

Outro problema, nem se prende muito com a altura, mas muito não citam: Polga e Caneira, por exemplo, em termos de jogo aéreo, são fracos para a posição que ocupam. E os nossos laterais nem se fala.

O Carriço, com pouco mais de 1,80m, sente igualmente algumas dificuldades, como se pode comprovar ontem, apesar de neste caso a altura ser realmente o problema.

Mas já que se fala no Barça, não deixa de ser curioso que tirando a mega contratação que fizeram (curiosamente também um atleta alto), foi uma viga ucraniana para a defesa.

Dizer que o Barça é uma equipa baixa é um engano. Possuem bastantes jogadores altos. O que fazem é aliar esses atletas com outros mais criativos.

Concordo que o Sporting deveria ter “uma torre”, quer na sua defensiva, quer para o ataque, sem esquecer uma verdadeiro trinco, algo que nos passa ao lado desde Vidigal.

Realmente o título fica melhor com a dúvida relativamente ao “precisam-se”. Aquilo que temos lido é que de facto a altura “quer-se” (pelo menos no que à maioria dos foristas diz respeito) e como tal, não é aí que reside a dúvida.

Bem, apesar de perceber onde se quer chegar, tenho de dizer:

Eu antes de tudo, quero BONS JOGADORES ! Tecnicamente, tacticamente, com TALENTO para jogar á bola.

Prefiro um bom central de 1.80 m, a um defesa mau/tosco de 1.95 m, e por aí adiante… É que se fosse só pela altura e fisico, tinhamos ficado com o Purovic e as equipas da Noruega etc eram campeãs do mundo…

Agora, se os puder comprar e a escolher entre dois bons defesas, claro que prefiro o mais forte fisicamente, o mais alto, etc… e o mesmo é válido para as restantes posições.

Ora, no Sporting actual, se retirarmos da equação os maus jogadores que lá temos… e não são poucos, chegamos á conclusão que, antes de tudo, precisamos é de contratar… bons jogadores!

Um bom defesa-central, pois neste momento só temos o Carriço… Um bom lateral direito e um bom lateral-esquerdo pois neste momento não temos nenhum!.. E por aí adiante. Epah, mas se puderem ser bons e altos, tanto melhor, claro…

Segue a equipa utilizada pelo Barcelona no ultimo joga da liga dos campeões:

* 1 Víctor Valdés 183
* 2 Daniel Alves 173
* 3 Gerard Piqué 192
* 5 Carles Puyol 178
* 6 Xavi Hernández 170
* 8 Andrés Iniesta 170
* 9 Zlatan Ibrahimovic’ 195
* 10 Lionel Messi 169
* 15 Seydou Keita 183
* 16 Sergio Busquets 189
* 22 Eric Abidal 186

6 jogadores acima do 1m80cm dos quais 2 acima do 1m90cm.
Comparar esta equipa com a nossa, penso que seja um pouco exagerado ;D

Vuk10Bala, eu no post inicial falei apenas do meio campo do Barça, não da defesa, ou do ataque.

Por um lado, de facto o Messi, o Xavi e o Iniesta, talvez os 3 jogadores mais influentes, são de facto baixos.

Por outro lado, o facto de serem complementados por outros médios, defesas e avançados mais poderosos fisicamente, acaba por compensar a existência de 3 ou 4 “pigmeus” e ajuda a começar já a tirar conclusões sobre este tema.

precisamos de qualidade. se tem que estar associada à altura? não necessariamente. é um bónus…

exemplos: desde baresi a cannavaro; pirlo ou gattuso; iniesta ou xavi; romário ou rooney.
pontos em comum: qualidade e pouca altura (1,77 não é pouco, mas para o que aqui se discute… é)

Precisam-se de reforços com qualidade. Se se encontrar de igual qualidade e a preço semelhante, obviamente que se deve optar pelo mais alto e/ou poderoso fisicamente.

Mas prefiro um jogador bom e baixinho que um mau só porque é alto. A prioridade tem que ser jogadores com qualidade e talento para fazerem a diferença no Sporting.

PS: A minha opinião também é válida para os reforços que eu desejava ter para os lugares dos Dirigentes. Também preferia um com qualidade mesmo que fosse baixo em vez de um alto e que não me pareça ter qualidade, como é exemplo o anterior Presidente.

Logicamente tem de ser encontrado um equilíbrio. Uma equipa não deve ter só jogadores altos assim como não pode ter só jogadores baixos.
Hoje em dia cada vez mais as equipas apostam no poderio físico em detrimento da capacidade técnica e os lances de bola parada (ofensivos e defensivos) assumem também elevada preponderância na obteção de resultados.
No caso do Sporting como se sabe temos um plantel com uma média de alturas muito baixa quando comparada com as equipas europeias e por isso sentimos muitas dificuldades, quer em aproveitar lances na área contrária quer a defender.
Em provas europeias e também num campeonato físico como é o nosso parece-me fundamental a existência de jogadores altos e fortes fisicamente embora isto não signifique que tenham de ser toscos. O ideal mesmo é tentar aliar a compleição física às capacidades técnicas e tácticas.

A nossa equipa no ultimo jogo para a liga

Abel(1,78)--------------Carriço(1,82)----Polga(1,82)---------Caneira(1,78)

Adrien (1,75)      Moutinho ( 1,70)

Vuck (1,79) Matias (1,76) Izmalov(1,72)

Liedson (1,75)

Media= 1,767 cm

Não queria entrar por aí na vossa discussão, mas… por acaso, a última equipa do Sporting ontem:

Rui Patrício 188 cm
Pedro Silva 180 cm
Tonel 185 cm
Daniel Carriço 182 cm
Grimi 182 cm
Adrien 175 cm
João Moutinho 170 cm
Matías Fernández 176 cm
Pereirinha 173 cm
Izmailov 172 cm
Saleiro 186 m

Não há nenhum acima de 1.90 m, mas também eram 6 com ou mais de 1.80 m, e se calhar fazendo a média dessas duas equipas ficariam muito proximas… Mas, no fundo, isso não teria adiantado de muito ao Sporting, como sabemos.

O que faz a diferença no Barcelona, mesmo nos jogadores mais baixos é a sua imensa QUALIDADE, obvio. Podiam colocá-los a jogar contra uma selecção mista dos melhores e mais altos da Noruega, Finlandia, Suécia e Dinamarca juntas, e mesmo assim eu não duvidaria do vencedor…

Mas parece claro que as grandes equipas acabam sempre por tentar equilibrar os vários atributos: altura, velocidade e técnica.

O Vuk10Bala avançou com algumas posições onde a altura é mais importante. Eu posso tentar desenhar assim o onze colocando à frente a estatura que deveriam ter e, entre parêntesis, qual o jogador com o qual contamos para a posição:

GR: ALTO (Patrício)
DE: Baixo (Grimi)
DC: ALTO (Polga)
DC: ALTO (Carriço)
DD: Baixo (Abel)

MD C: Baixo ou ALTO (Moutinho)
MD C: ALTO (Veloso)

MA E: Baixo (Vukcevic)
MA C: Baixo (Matías)
MA D: Baixo (Izmailov)

AC: ALTO (Liédson)

Temos claramente 4 posições onde de facto precisamos de jogadores com mais altura, no entanto, uma delas é a posição do Liédson e outras duas são a dupla de trincos onde, face à baixa estatura do meio campo ofensivo, fariam falta dois trincos com altura.

Na defesa, em termos de estatura, o Polga está claramente a mais (ou a “menos”) mas não considero que se deva rejeitar a contratação de laterais baixos, porque é uma posição onde a agilidade e a velocidade são mais preciosas.

quantos jogadores com mais de 1,85 tem o fucolporto? :whistle:

quantos com mais de 1,80? :whistle:

pois…

eu quero é qualidade. altura, só se vier agarrada… ;D

Para o eixo da defesa:
sporting: carriço (1,82), tonel (1,85), caneira (1,78), polga (1,82) Media= 1,8175

porto: alves ( 1,89), rolando (1,89), maicon (1,90), coelho (1,92) Media= 1,9000

falo da equipa normalmente titular. porque o coelho e o maicon quase nem calçam e no balneário tanto me dá que tenham 1,50 como 2 metros.

Quanto ao Bruno Alves a altura pouco importa, o homem tem uma impulsão estupenda, só vi jogadores a saltarem assim na NBA, dúvido que haja sequer 5 jogadores de futebol em todo o mundo que consigam chegar lá tão acima quanto ele. É 1.89 mas deve equivaler a um jogador com uns 2.10.

O resto da defesa:

Fucile: 1.78
Sapunaru: 1.87
Pereira: 1.82
Miguel Lopes: 1.82

A média dos quatro habituais titulares: 184,5

Vê só o nosso meio campo… O mais alto tem 1,76m, torna-se impossível ganhar bolas aéreas no meio campo que é onde se define o jogo… Precisamos de alguém forte fisicamente no meio campo!

Não nego que precisamos, mas lá está, só altura por altura também não adianta… Tem de ter qualidade, capacidade de impulsão de jeito etc…

De resto, ainda há e até podia jogar o Veloso, que tem 1.80 m, mas também poucas vezes o vejo ganhar duelos nas bolas aéreas…