16-12-2011
[size=14pt][b]Luís Godinho Lopes: ‘Vim para garantir prestígio’[/b][/size]
No dia da entrega dos “Prémios Stromp 2011, Luís Godinho Lopes, presidente do Conselho Directivo do Sporting abordou vários assuntos do Clube, entre os quais, a importância dos sócios «leoninos». “Sempre disse que o nosso principal objectivo era o de reunir a família e, a família são os sócios, são os adeptos. Portanto, tudo o que podermos fazer para os juntar, será um prazer”.
No que diz respeito ao sorteio dos 16-avos-de-final da Liga Europa, o dirigente disse que “depois de ganharmos o próximo jogo, logo vemos se houve facilidades ou não. Aliás, quando se passa várias fases de grupos é porque todas as equipas tem o seu valor e já vimos equipas conhecidas de todos serem derrotados por adversários que pareciam potencialmente mais fracos. Não é por acaso que hoje encontramos o Manchester United, o Manchester City, o FC Porto, que são clubes que nós achávamos que iriam continuar na Liga dos Campeões, estarem aqui.
Portanto, não há vencedores antecipados. Aquilo que quero é ganhar esta eliminatória, mas a minha principal preocupação neste momento é o próximo jogo, frente à Académica”.
Luís Godinho Lopes disse também que quer um Sporting estável. “É evidente que a nossa perspectiva é a de que a equipa se reforce e que tenha sustentabilidade. Creio que o Sporting tem tido excelentes nomes, tem tido uma formação que tem dado excelentes jogadores e o que falta é sustentar de forma continua a marca do Sporting.
Quando vim para o Sporting foi exactamente para criar estabilidade no futebol do Clube, foi para garantir que o Sporting terá o prestígio que todos nós queremos”.
‘Izmailov treina com alegria’
Sobre as declarações de Luís Duque que anunciou que o Sporting vai às compras ao mercado de inverno, o dirigente lembrou que “Luís Duque disse várias coisas. Disse que que era importante que isso acontecesse desde que as condições financeiras o permitissem. Eu ouvi as declarações dele, que foram claras, e ele é administrador da SAD, portanto, falou de forma responsável relativamente a essa matéria. Todos nós reconhecemos que em cada momento a equipa pode ser reforçada, mas o que está em causa é os jogadores que hoje temos e que têm qualidade. Isso já foi demonstrado. Já tivemos oportunidade de utilizar jogadores dos juniores que também já provaram o seu valor, portanto, a nossa preocupação é a de garantir que os jogadores do Sporting sejam os melhores”.
Quanto a Izmailov, dirigente explicou: “Cada um dos jogadores que se lesionou tem o seu percurso normal de recuperação e quando o treinador achar que eles podem jogar, jogarão. O Izmailov neste momento treina com alegria, com um sorriso nos lábios e isso é que é importante”.
Onyewu disse que sonhava tirar uma fotografia no final da época com quatro trofeus. Sobre esse assunto, Luís Godinho Lopes disse viver “jogo a jogo. Procuro ser realista e preocupo-me em ganhar jogo a jogo”.
Sobre a presidência da Liga, o presidente «leonino» disse apoiar Tiago Craveiro. “Entendo que Tiago Craveiro é um homem com muita qualidade, que conhece bem os vários cantos da Liga. Ele já fez um excelente trabalho como secretário-geral e acho que esta é a posição certa para ele. Estando em causa na Liga, mais do que matéria de futebol, porque disciplina, árbitros e tudo o resto passou para a Federação, entendo que na Liga, para além da organização de espectáculos, temos uma série de factores de negócio onde é necessário garantir o apoio as diversas equipas para que a Liga tenha sustentabilidade. Achei que devia indicar um homem do norte, um homem que já fez parte de uma direcção que representei há 12 anos. Foi aí que o conheci e gostei da forma como colaborei e lidei com ele. Entendi que era um homem que reúne condições para estar à frente da Liga”.
Sobre os resultados do Clube, Godinho Lopes considerou terem muito a ver com os resultados desportivos. “Se dissesse que a união não vem depois de se ganharem os jogos, estava a mentir. Por todo o trabalho que eu possa tentar fazer na direcção, é evidente que, no final, a união vem da função dos resultados desportivos. Sem resultados, sem consistência, e sem a vontade dos jogadores em querem deixar tudo dentro do campo, nada teria sucesso. Aliás, o trabalho que está a ser feito por Luís Duque, Carlos Freitas e Domingos Paciência tem mérito, porque os resultados têm permitido traduzir dentro do campo o que esperamos”.
Questionado sobre se alguma vez pensou em afastar Domingos Paciência quando os resultados ainda não eram tão consistentes, Luís Godinho Lopes salientou: “ Nada disso. Eu procuro, e tem sido apanágio da minha vida, escolher pessoas.
Desde muito cedo, desde os meus 26 anos, que lido com muita gente, que dirijo empresas e grupos, por isso, sempre quis escolher pessoas com qualidade e capacidade para os lugares. Se repararem sempre que falei em termos de Sporting, falei em equipa. Quando a equipa foi escolhida, foi que achei ser competente para o lugar.
Texto: Nélida Gomes