Prémios Stromp 2011 - 49ª edição [16 de Dezembro]

Francisco Stromp nasceu no dia 21 de Maio de 1892, no Largo do Intendente em Lisboa, e foi o primeiro grande símbolo do Sporting. Com três anos Francisco adoeceu e os médicos amigos e colegas de profissão do pai, aconselharam a família a sair de Lisboa, pois o menino precisava de ar livre. Mudaram-se para o Lumiar, que nessa época ficava fora da cidade. Foi lá que conheceu José Alvalade com o qual fundaria o Sporting Clube de Portugal em 1906, chegando a desempenhar as funções de vice-presidente do Clube.

Prémios Stromp [sup]wiki[/sup] - Edições anteriores.

[hr]

A 49.ª edição do Jantar Anual do Grupo Stromp terá lugar pelas 20 horas, no Hotel Real Palácio, em Lisboa.

Eis todos os galardoados:
Diogo Neves (atleta do ano)
Joana Ramos (atleta do ano)
Miguel Albuquerque (coordenador do ano)
Orlando Duarte (técnico do ano)
Gonçalo Alves (revelação do ano)
Rui Patrício (futebolista do ano)
Joaquim Carvalho (saudade)
João Mário (Academia Sporting)
Vítor Araújo (sócio do ano)
João Salvador Marques (dedicação)
Luís Godinho Lopes (dirigente do ano)
Anderson Polga (especial carreira)
Equipa de Karaté Juniores (especial europeu)
Museu Mundo Sporting (especial prestígio)
Futsal (especial mérito desportivo)
João Pina (europeu judo)
João Silva (europeu triatlo)
Francis Obikwelu (europeu atletismo)
Naide Gomes (europeu atletismo)
Diogo Chen (europeu ténis mesa)
Katerina Larsson (europeu triatlo)
Rodrigo Baltazar (europeu triatlo)
Diogo Tocha (europeu hóquei em patins)
Diogo Alves (europeu hóquei em patins)
Sérgio Paiva (europeu karaté)
Rodrigo Borrega (europeu karaté)
Nuno Silva (mundial special olymp. natação)
Ana Carvalho (mundial special olymp. natação)

Parabéns a quase todos! :clap:

A lista actualizada de TODOS os Prémios Stromp ao longo da história está aqui para que possam consultar:

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Prémios Stromp

talvez faltem uns muito poucos em anos mais recuados, mas a ser são mesmo muito poucos :wink:

Grande trabalho :clap:

Relativamente aos premiados:

O Grupo Stromp costuma justificar a atribuição dos prémios?

É que sinceramente não encontro justificação para o prémio de dirigente deste ano.

Os únicos dirigentes da actual direcção do Sporting que fizeram alguma coisa digna de registo em 2011 (estou a excluir as secções autónomas e refiro-me concretamente ao hóquei que era o que mais merecia) foram LD e PPC, não discuto se positivo ou negativo.

GL fez o quê? Só para eu perceber se estou enganado.

Há um prémio que eu acho bem entregue, e para bem dele, a “fome deu em fartura”.
É o prémio ao Vitor Araújo, que apesar de todas as suas debilidades, de se mover com dificuldade, vai a todo o lado com o Sporting.
O Vitor para quem não saiba é um senhor com cerca de 50 anos e que anda com 2 canadianas e que foi sempre presença assídua em todas as modalidades.
O Vitor nos seus tempos de jovem, apesar de ser epilético acompanhava o Sporting para fora de Portugal e SEMPRE nas modalidades. Em todas.
Um dia teve um acidente, ia a entrar num autocarro, caiu e outro autocarro passou-lhe por cima. Esteve internado muito tempo, ficou com a mobilidade muito reduzida, a mãe com quem vivia no Lumiar, com o desgosto faleceu e o Vitor ficou sózinho.
Penso que recebeu uma indmenização, ficou na casa onde já vivia e a sua unica paixão é o Sportng. Porque vive sózinho passa o tempo todo em Alvalade.
Encontrou na Torcida Verde algum apoio e por norma vai connosco ver os jogos fora em futebol, fica connosco em Alvalade e nas deslocações à luz(pavilhão) gosta muito de ir com o pessoal. o que é sempre um risco porque ir de metro e vir é sempre uma incógnita em relação às pedradas que levamos pelo caminho. Mais que uma vez tivémos que pedir à policia para o trazer para Alvalade nas carrinhas.
De vez em quando lá temos que chamar os médicos em Alvalade, ou em Belém, ou noutro qualquer lugar para o assistirem porque ele não toma a medicação, enerva-se e desmaia sem sabermos o que lhe fazer.
Ora o Vitor há uns tempos para cá parece que caiu no “goto dos dirigentes” e é vê-lo a ser homenageado, no relvado, em nucleos e agora como Prémio Stromp.
Tudo isto para mim é muito bonito, sim senhor.
No entanto, e isto é apenas a minha opinião, a homenagem maior que lhe poderiam fazer era dar-lhe um acompanhamento a nivel pessoal. Darem-lhe transporte aquando das deslocações, e levarem-no a ver o seu clube de paixão.
Já mais que uma vez, num dia de chuva torrencial eu e uma amiga viemos de propósito de Loures ao Lumiar para lhe dar boleia, porque ele não tinha como ir para casa.
Os dirigentes do Sporting, se o querem apaparicar dem-lhe estes mimos e será a sua maior alegria.
Temos depois outro Prémio Stromp, que é dado a um miudo que conheço desde que nasceu, o Sérgio Paiva, filho do meu amigo Nuno Paiva, mas que me parece muito precoce…

16-12-2011 [size=14pt][b]Luís Godinho Lopes: ‘Vim para garantir prestígio’[/b][/size]

No dia da entrega dos “Prémios Stromp 2011, Luís Godinho Lopes, presidente do Conselho Directivo do Sporting abordou vários assuntos do Clube, entre os quais, a importância dos sócios «leoninos». “Sempre disse que o nosso principal objectivo era o de reunir a família e, a família são os sócios, são os adeptos. Portanto, tudo o que podermos fazer para os juntar, será um prazer”.

No que diz respeito ao sorteio dos 16-avos-de-final da Liga Europa, o dirigente disse que “depois de ganharmos o próximo jogo, logo vemos se houve facilidades ou não. Aliás, quando se passa várias fases de grupos é porque todas as equipas tem o seu valor e já vimos equipas conhecidas de todos serem derrotados por adversários que pareciam potencialmente mais fracos. Não é por acaso que hoje encontramos o Manchester United, o Manchester City, o FC Porto, que são clubes que nós achávamos que iriam continuar na Liga dos Campeões, estarem aqui.

Portanto, não há vencedores antecipados. Aquilo que quero é ganhar esta eliminatória, mas a minha principal preocupação neste momento é o próximo jogo, frente à Académica”.

Luís Godinho Lopes disse também que quer um Sporting estável. “É evidente que a nossa perspectiva é a de que a equipa se reforce e que tenha sustentabilidade. Creio que o Sporting tem tido excelentes nomes, tem tido uma formação que tem dado excelentes jogadores e o que falta é sustentar de forma continua a marca do Sporting.

Quando vim para o Sporting foi exactamente para criar estabilidade no futebol do Clube, foi para garantir que o Sporting terá o prestígio que todos nós queremos”.

‘Izmailov treina com alegria’

Sobre as declarações de Luís Duque que anunciou que o Sporting vai às compras ao mercado de inverno, o dirigente lembrou que “Luís Duque disse várias coisas. Disse que que era importante que isso acontecesse desde que as condições financeiras o permitissem. Eu ouvi as declarações dele, que foram claras, e ele é administrador da SAD, portanto, falou de forma responsável relativamente a essa matéria. Todos nós reconhecemos que em cada momento a equipa pode ser reforçada, mas o que está em causa é os jogadores que hoje temos e que têm qualidade. Isso já foi demonstrado. Já tivemos oportunidade de utilizar jogadores dos juniores que também já provaram o seu valor, portanto, a nossa preocupação é a de garantir que os jogadores do Sporting sejam os melhores”.

Quanto a Izmailov, dirigente explicou: “Cada um dos jogadores que se lesionou tem o seu percurso normal de recuperação e quando o treinador achar que eles podem jogar, jogarão. O Izmailov neste momento treina com alegria, com um sorriso nos lábios e isso é que é importante”.

Onyewu disse que sonhava tirar uma fotografia no final da época com quatro trofeus. Sobre esse assunto, Luís Godinho Lopes disse viver “jogo a jogo. Procuro ser realista e preocupo-me em ganhar jogo a jogo”.

Sobre a presidência da Liga, o presidente «leonino» disse apoiar Tiago Craveiro. “Entendo que Tiago Craveiro é um homem com muita qualidade, que conhece bem os vários cantos da Liga. Ele já fez um excelente trabalho como secretário-geral e acho que esta é a posição certa para ele. Estando em causa na Liga, mais do que matéria de futebol, porque disciplina, árbitros e tudo o resto passou para a Federação, entendo que na Liga, para além da organização de espectáculos, temos uma série de factores de negócio onde é necessário garantir o apoio as diversas equipas para que a Liga tenha sustentabilidade. Achei que devia indicar um homem do norte, um homem que já fez parte de uma direcção que representei há 12 anos. Foi aí que o conheci e gostei da forma como colaborei e lidei com ele. Entendi que era um homem que reúne condições para estar à frente da Liga”.

Sobre os resultados do Clube, Godinho Lopes considerou terem muito a ver com os resultados desportivos. “Se dissesse que a união não vem depois de se ganharem os jogos, estava a mentir. Por todo o trabalho que eu possa tentar fazer na direcção, é evidente que, no final, a união vem da função dos resultados desportivos. Sem resultados, sem consistência, e sem a vontade dos jogadores em querem deixar tudo dentro do campo, nada teria sucesso. Aliás, o trabalho que está a ser feito por Luís Duque, Carlos Freitas e Domingos Paciência tem mérito, porque os resultados têm permitido traduzir dentro do campo o que esperamos”.

Questionado sobre se alguma vez pensou em afastar Domingos Paciência quando os resultados ainda não eram tão consistentes, Luís Godinho Lopes salientou: “ Nada disso. Eu procuro, e tem sido apanágio da minha vida, escolher pessoas.

Desde muito cedo, desde os meus 26 anos, que lido com muita gente, que dirijo empresas e grupos, por isso, sempre quis escolher pessoas com qualidade e capacidade para os lugares. Se repararem sempre que falei em termos de Sporting, falei em equipa. Quando a equipa foi escolhida, foi que achei ser competente para o lugar.

Texto: Nélida Gomes

Eu ouvi agora o GL dizer que apoia o Couto Santos para a Liga.
Será possivel o nosso site ter metido uma argolada destas, é que dizem que ele apoia o Tiago Craveiro…

SL