Prémios Fórum SCP - regulamento

Estou a aproveitar que ainda não me deu o sono, e, no pressuposto de que será a opção B a escolhida (que me parece bastante realista), elaborei um regulamento. Gostava que me dissessem se vêm alguma omissão ou se têm alguma objecção fundamental (posso dizer que não sei se o ponto 3 é exequível no quadro do PhP Board, pelo menos para mais que uma distinção por membro).

Aqui mais uma vez vamos pela opinião da maioria.

Cá vai!

1. Âmbito

Os Prémios Fórum SCP serão atribuídos em princípio de forma anual, fora do período das férias de Verão.

A votação é aberta para as seguintes categorias:

Membros:

Membro do Ano
Carreira
Revelação
Humor
Cultura
Talibã
“Só quem não faz projectos é que não se engana”
Formação
Treinador de Bancada
Melga
“Por onde andas?”
Membro com melhor avatar (deve ser especificado qual)
Membro com melhor assinatura (deve ser especificada qual)
Miss Fórum SCP
Mister Fórum SCP

Outras categorias:

Melhor “post”
Melhor tópico

É dada aos foristas liberdade de interpretação quanto ao âmbito de cada categoria. Discussões sobre este tema poderão surgir em tópicos criados ou aproveitados para o efeito.

1. Sistema de votação

O sistema tem duas fases.

Na 1ª fase, cada membro nomeia até 3 membros (ou outros items) para cada categoria (mais que 3 votos em determinada categoria implicará a anulação da votação do membro nessa categoria), enviando essa votação por MP do Fórum (único meio admitido) ao responsável pelo apuramento da 1ª fase. Este é designado antes do início da 1ª votação, por consenso dos foristas. Cada voto conta um ponto. As categorias a votação, o início e o “deadline” para a votação serão publicados em tópico próprio.

Os resultados da 1ª fase serão publicados integralmente sobre a forma de tabelas pelo responsável pelo apuramento, aparecendo realçados os foristas apurados para a 2ª fase.

São apurados para a 2ª fase os 3 foristas mais votados. Foristas “ex aequo” no 3º lugar serão todos apurados, sendo ainda repescados membros que em determinada categoria distem menos de um voto do 3º lugar.

Na 2ª fase é publicada a lista de nomeações para cada categoria em tópico próprio resultante da 1ª fase, bem como o “deadline” para as votações. Nesta segunda fase:

• não serão aceites votos por MP
  • não se aplicará o sistema de sondagens do Fórum
  • a única via de participação aceite será uma mensagem pública no tópico referido, mencionando o voto para cada categoria (abstenções, votos brancos e nulos não terão influência no resultado final)
  • votos em mais do que um forista para determinada categoria contarão como votos nulos
  • serão permitidas edições dos votos até ao “deadline” anunciado

Os resultados serão integralmente publicados sobre a forma de tabelas pelo organizador da iniciativa. O vencedor de cada categoria será o que tiver mais votos. Se houver mais de um forista com o mesmo número de pontos no primeiro lugar, não se procederá a desempate, sendo todos os empatados nessa situação vencedores dessa categoria.

1. Prémios

Os moderadores e administradores do Fórum providenciarão para que os membros vencedores tenham a possibilidade de usar junto dos seus dados pessoais as distinções conferidas nesta iniciativa, até à próxima edição desta.

1ª adenda: originalmente tinha pensado que não haveria problema em que cada forista pudesse, se assim o entendesse, votar em si próprio. Com o sistema que vai ser adoptado, parece-me fazer mais sentido que:

• na 1ª fase da votação, auto-nomeações não sejam admitidas, contando como votos nulos

• na 2ª fase, elementos nomeados para determinada categoria não possam votar nessa categoria. Isto tem a desvantagem de impedir que esse forista vote noutra pessoa que ache mais merecedora nessa categoria, mas a vantagem (quanto a mim inestimável) de prevenir situações em que esse forista decide optar… pela abstenção, dado não ser permitido votar em si próprio.

Comentem sobre isto também.

Concordo com tudo, apenas acho que são muitas categorias para o inicio dos prémios.

Penso que nos deviamos agarrar a 5/6 categorias principais, ver como corre e ir adicionando mais categorias com o tempo caso sejam necessárias.

Eu vejo ai uma aspecto prático que pode ser um problema, que é a capacidade da Caixa de Mensagens Privadas.

Vou verificar se é possível aumentar o limite das caixas durante o periodo de votação, caso não seja, sugiro a criação de um endereço de email para o efeito. :wink:

3. Prémios

Os moderadores e administradores do Fórum providenciarão para que os membros vencedores tenham a possibilidade de usar junto dos seus dados pessoais as distinções conferidas nesta iniciativa, até à próxima edição desta.

Quanto a isto, não há problema. no novo sistema para o qual o Forum vai migrar, suporta esta funcionalidade.

O sistema actual também o suporta apesar de ser necessário algumas marteladas (MOD’s).

Estou de acordo com o Avantix no que diz respeito ao excessivo número de categorias. Na minha opinião para além do “Membro do Ano” bastariam mais três ou quatro categorias como sejam “Formação”, “Melga”, “Treinador de bancada”.

Gostava de saber como é que se pretende calendarizar as duas fases.
O Ano será o desportivo ou o civil?

A criação de um mail no Gmail bastaria para esta e para as vindouras votações!!!

Eu vejo ai uma aspecto prático que pode ser um problema, que é a capacidade da Caixa de Mensagens Privadas.

Vou verificar se é possível aumentar o limite das caixas durante o periodo de votação, caso não seja, sugiro a criação de um endereço de email para o efeito. :wink:

No VBulletin sei que é possível. No PhP Board ignoro.

Há um problema fundamental com as votações por e-mail que já foi focado: a possibilidade de manipulação - alguém (que nem precisa de estar cá registado, basta que alguém “passe a palavra”) enviar uma mensagem dum endereço de e-mail qualquer a dizer “sou o forista X” e não sê-lo, participando indevidamente da votação ou causando confusões desnecessárias com determinados foristas.

Só vejo duas formas de contornar isto, ambas inexequíveis:

• enviar por MP o mail donde vai enviar a votação - não só tem o mesmo problema de capacidade das caixas, como vai obrigar a um processo adicional de conferência de endereços de e-mail
  • fazer uma lista pública dos endereços de e-mail que os foristas vão utilizar para a votação - aí já não há problemas com a capacidade das caixas de MP, mas continua o problema do passo adicional de conferência, adicionando o não dispiciendo problema de que muitos membros quererão manter privados os endereços de e-mail utilizados para o efeito.

O ideal seria mesmo alargar a capacidade das caixas de MP, ou fazer uma coisa mais sofisticada estilo “Nos dias X e Y votam os foristas de A a G, noutros votam…”. Fico a aguardar notícias da Administração.

A minha sugestão para o “downsizing” das categorias:

Membro do Ano
Humor
Cultura
Talibã
Formação
Treinador de Bancada
Melga
“Por onde andas?”
Melhor avatar (mencionando o primeiro utilizador no fórum)

Acho que se pode dizer que sendo este fórum bastante extenso, muitas pessoas (por mim falo) terão dificuldade em recordar-se de muitas assinaturas marcantes, pelo que eliminei este item.

O impacto visual dos avatares é maior, pelo que julgo que a categoria deve ser mantida. Eliminei a categoria “Carreira” (de algum modo repetido em relação a Membro do Ano, até porque se trata da primeira edição) e os Mister e Miss Fórum. :cry:

Dado que é a primeira edição talvez não se justifique também a atribuição de um prémio revelação, mas esta categoria é essencial em anos futuros.

Achei que, relativamente a “posts” e tópicos, seria muito difícil com o método de votação proposto chegar a uma “short list” de três. Lembro-me que em relação aos “threads” já houve uma tentativa de criar o “Hall of Fame”, tendo poucos foristas sugerido alguns tópicos, e muito menos ainda tido tempo ou pachorra para os consultar para emitir uma opinião. Penso por isso que a forma de criação do “Hall of Fame” terá de ser diferente, deixando a outros ilustres foristas o trabalho de concepção de um sistema que assegure a participação dos foristas.

Sobram 10 categorias, nas quais incorporei algumas sugestões adicionais em relação às propostas iniciais. Francamente, acho-as todas significativas e não tocava em nenhuma delas. Digam por favor o que pensam. Obrigado.

De certeza que o formato do Forum Predicitons League não te dava mais facilidade de manobra?

Exemplo:

Prémio Taliban - nomeação 1, nomeação 2, nomeação 3.
(explicação das nomeações)

Prémio Treinador de Bancada - nomeação 1, nomeação 2, nomeação 3

e assim por diante.

De certeza que o formato do Forum Predicitons League não te dava mais facilidade de manobra?

Exemplo:

Prémio Taliban - nomeação 1, nomeação 2, nomeação 3.

Prémio Treinador de Bancada - nomeação 1, nomeação 2, nomeação 3

e assim por diante.

Então mas não há um consenso que as nomações são por MP? Nesse caso, para que é que servem as explicações? :-s

E em que é que o formato que estás a sugerir difere do que vai ser adoptado, e quais as também diferentes (suponho) implicações no apuramento da votação?

Pensei que uma das linhas de “combate” era haver um tópico onde fossem visiveis as explicações, por isso estava a bater na tecla do FPL!
Sendo assim, PM will be!

:smiley:

Pensei que uma das linhas de "combate" era haver um tópico onde fossem visiveis as explicações, por isso estava a bater na tecla do FPL! Sendo assim, PM will be!

Isso ficará para a 2ª fase. Aí provavelmente nalguns casos referir-me-ei às nomeações que fiz na primeira (sobretudo se não aparecerem na “short list”), mas cada um fará como entender. :wink: :arrow:

Pensei que uma das linhas de "combate" era haver um tópico onde fossem visiveis as explicações, por isso estava a bater na tecla do FPL! Sendo assim, PM will be!

Isso ficará para a 2ª fase. Aí provavelmente nalguns casos referir-me-ei às nomeações que fiz na primeira (sobretudo se não aparecerem na “short list”), mas cada um fará como entender. :wink: :arrow:

Exacto!

Eu da lista de categorias ainda tirava duas, que acho que vão ser engraçadas para a palhaçada, mas … não sei se serão interessantes nesta primeira leva de votações.

Estas categorias são:
“Por onde andas?”

Exacto!

Eu da lista de categorias ainda tirava duas, que acho que vão ser engraçadas para a palhaçada, mas … não sei se serão interessantes nesta primeira leva de votações.

Estas categorias são:
“Por onde andas?”

A primeira foi sugerida pelo Francisco (com outro nome), como contraponto à de talibã.

A segunda não tem muito a ver com palhaçada: alguns membros deixaram de participar ou tornaram-se muito menos participativos, e acho interessante auscultar a opinião dos foristas sobre quais são aqueles cuja ausência é mais sentida.

Em relação ás categorias sugeridas, parece-me que é fácil perceber o que é que se pretende com as seguintes:
Membro do Ano
Humor
Formação
Treinador de Bancada
Melhor avatar
“Por onde andas?”
Embora em relação a esta última não veja grande interesse.

As categorias “Talibã” e “Só quem não faz projectos é que não se engana” que o Angel já explicou que aparecem como oposição uma à outra, vão dividir o fórum em dois, mas se calhar até será interessante ver os “talibãs” a votar nos melhores “projectistas” e vice-versa.

Não estou a ver muito bem é o que é que se pretende com “Cultura”, nem como é que se vai avaliar esse item.

Para o fim deixei a categoria “Melga”, que talvez seja aquela que pode gerar mais polémica, isto se a intenção for distinguir o membro mais chatoaqui do espaço. Se calhar vai ser melhor não ir por aí :oops:

(...)Para o fim deixei a categoria "Melga", que talvez seja aquela que pode gerar mais polémica, isto se a intenção for distinguir o membro mais chatoaqui do espaço. Se calhar vai ser melhor não ir por aí :oops:

Em vez de melga, porque não Spammer? :lol:

Em relação ás categorias sugeridas, parece-me que é fácil perceber o que é que se pretende com as seguintes: Membro do Ano Humor Formação Treinador de Bancada Melhor avatar "Por onde andas?" Embora em relação a esta última não veja grande interesse.

As categorias “Talibã” e “Só quem não faz projectos é que não se engana” que o Angel já explicou que aparecem como oposição uma à outra, vão dividir o fórum em dois, mas se calhar até será interessante ver os “talibãs” a votar nos melhores “projectistas” e vice-versa.

Não estou a ver muito bem é o que é que se pretende com “Cultura”, nem como é que se vai avaliar esse item.

Para o fim deixei a categoria “Melga”, que talvez seja aquela que pode gerar mais polémica, isto se a intenção for distinguir o membro mais chatoaqui do espaço. Se calhar vai ser melhor não ir por aí :oops:

Vinha mesmo agora postar sobre a Cultura! :slight_smile:

A intenção era, dado que isto é um fórum que vai para além do Desporto, que os foristas avaliassem qual o forista que gostam mais de ler acerca de temas não desportivos, basicamente na secção “Outros Assuntos”. Podia chamar-se “Extra-Desporto” ou “Este(a) sim, tem vida própria!” :lol: (“Private joke”, “sorry” :wink: ).

O prémio Melga só tem conotação pejorativa se as pessoas lha quiserem dar. Podem votar à vontade em mim para esse, que não me rala nada. :wink:

Quanto ao Prémio “Por onde andas?”, como já referi atrás, vejo todo o interesse nele. :arrow:

As categorias "Talibã" e “Só quem não faz projectos é que não se engana” que o Angel já explicou que aparecem como oposição uma à outra, vão dividir o fórum em dois

Acho que bem pelo contário. É mais verosímil que suceda que as diferentes facções tenham opções bastante coincidentes. Ou isso ou que se abstenham de votar na categoria em que mais facilmente se enquadrariam. :arrow:

Em relação à “Cultura” fiquei esclarecido.
Será uma categoria onde não poderei participar, porque basicamente venho aqui para discutir futebol e poucas vezes participo ou entro nos “Outros assuntos”, foi quase por acaso que hoje cheguei aqui e ao ler os titulos dos tópicos resolvi abrir este

Também não pretendo participar na categoria “Melga” prefiro distinguir quem se destaca pela positiva