Pré-eliminatória Champions

Devo ter sido o unico elemento do forum que viu o Viktoria Plzen - Steaua ao vivo…lol. (nao vos censuro, o futebol foi maltratado).

Obviamente que nao posso dizer que conheco o Steaua apenas por ter visto um jogo (apesar de ser o mais recente) mas aqui ficam algumas notas sobre a partida:

• Resultado enganador. Este foi um daqueles jogos em que a equipa favorita (Plzen) julga ter o jogo na mao e foi surpreendida pela eficacia dos romenos. O Plzen entra bem na partida e teve varias oportunidades para se adiantar no marcador. Ja’ na primeira mao tinha sido a melhor equipa, mas faltou-lhes sorte e (sobretudo) concentracao. Na segunda mao, no momento em que faz o 1-1, o Viktoria esta’ totalmente por cima no jogo e parece ter a partida controlada. O segundo golo aparenta ser inevitavel e a equipa da casa baixou um pouco a guarda. Pagou por isso, com erros defensivos pouco usuais e a matreirice dos romenos a fazer o resto.

• O arbitro das duas uma: ou adora a Romenia ou detesta a Rep. Checa. Decidiu sempre contra os checos, foi altamente contestado e a mim parece-me que dois dos golos romenos sao precedidos de falta. Ajudou a empurrar o Steaua para o resultado final que teve.

• A defesa do Steaua parece-me dura de rins, o meio campo forte fisicamente e o ataque muito eficaz. Tiveram poucas oportunidades mas aproveitaram quase todas. O treinador esteve tacticamente irrepreensivel e parece-me ser o ponto forte do clube neste momento. Sabem explorar muito bem falhas defensivas e percas de bola em zonas perigosas.

• O Felipe Teixeira e’ um mouro de trabalho e tem a matreirice dos jogadores muito experientes. Com um arbitro amigo, faz mossa (o penalty ganho contra o Plzen e’ um bom exemplo disso). E’ um daqueles jogadores chatos, que irritam os adeptos adversarios se o arbitro nao o colocar na linha.

• Em resumo, o jogo teve condicionantes unicas que tornaram possivel a goleada do Steaua, mas isso nao demonstra qualquer superioridade por parte da equipa romena. Diria que em 5 jogos com o Viktoria Plzen, o Steaua nao conseguiria ganhar mais do que um. Teem um bom treinador mas alguns dos jogadores sao troncos com olhos. Um Gelson em dia sim manda alguns deles para o oculista no dia seguinte. O Sporting, no entanto, tem de ser serio e nao relaxar em qualquer momento da partida. Foi isso que o Plzen fez e pagou caro por isso.