A ideia deste tópico é analisarmos o que está a faltar na forma como potenciamos o valor dos nossos jogadores jovens.
Alguns examplos.
O Geraldes. O Xico tá com 23 anos. Nos últimos fartos meses não jogou. Eu diria que nenhum clube paga mais de 2, 3M de euros para o vir cá buscar neste momento.
Aos 20 anos estava no Moreirense a jogar. Na época a seguir, com 21 decidimos emprestá-lo ao Rio Ave. Dai para cá pouco jogou.
Se aos 21 tivesse ficado no plantel, e sido aposta a titular, qual o valor que podia ter sido vendido no final dessa época? Não sabemos, mas eu suspeito que bem mais do que 2M.
O Jovane. Apareceu esta época, com 20 anos. A entrar e a marcar, alguns grandes golos. Penso que é mais ou menos consensual no forum que nunca vai ser uma estrela. Mas tem um valor de mercado.
Neste momento deixou de jogar, e falasse que pode ser emprestado para a Turquia. É dificil prever o futuro, mas eu acho que se terminasse a época a dar sequencia ao que mostrou no inicio, iamos ter o seu pico de valorizacão no verão. A estrategia que estamos a adoptar para a sua carreira, prevejo desvalorizacao do valor.
E podemos tb comparar com o que o Mendes tenta fazer. Meter os jogadores na montra cedo, aproveitar o hype da idade, e vender.
Quer-me parecer que nós tentamos modelar o jogador para tirarmos proveito desportivo. Tentamos modelar caracter, tentamos limar arestas, tirar o futebol selvagem, e ai entram os periodos de aprendizagem e os emprestimos.
O Mendes não quer saber para nada de rendimento desportivo, pq não é um clube. Quer montra, quer montra cedo e qt mais selvagens melhor, pq é isso que gera o hype, e aumenta o valor.
Outra questão importante, é que todos os jogadores jovens tugas querem sair cedo, nenhum quer fazer carreira em Portugal.
Estas são as minhas permissas. E a minha conclusão, é que deviamos adoptar a estratégia Mendes, mas sem o Mendes. Meter os talentos na montra, valorizar, e capitalizar rápido.
Com o dinheiro gerado, dinamizar a criacão destes talentos para alimentar a máquina, e trazer mais valias do estrangeiro com outra maturidade, como temos feito até com algum sucesso.
E isto pq nos vejo a perder o comboio. Não ganhamos nada de especial, os miudos não querem ficar, e näo fazemos dinheiro com eles.
O William, o Patricio, essa malta toda, saiu a mal, e deu a ganhar menos do que o que podia. Perdemos o ponto alto da valorizacão deles.
O que acham?